Dicas

Elementos que mais baixam seu score de crédito

Se você está com o score baixo e não sabe o motivo, que tal conhecer os principais elementos que mais baixam seu score de crédito? Leia este post e confira todas as informações que separamos para você.

Anúncios

por Tathiane Mantovani

Publicado em 10/02/2021

Elementos que mais baixam seu score de crédito

Sem análise do score de crédito
Elementos que mais baixam seu score de crédito. Fonte: Google.

Mas, afinal, o que é score de crédito? Ele é a pontuação que um CPF recebe de acordo com o seu perfil, o seu histórico financeiro e a sua relação com as modalidades de crédito disponíveis no mercado. Essa pontuação é definida pelos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC.

O score segue uma escala de 0 a 1000, no qual a pessoa que tem menos de 300 pontos apresenta alto risco de inadimplência. Já aquela que tem entre 300 e 700 tem risco moderado. Enquanto, a pessoa que tem mais de 700 pontos tem baixo risco de se tornar inadimplente.

Você sabe por que pessoas com um ótimo score de crédito perdem pontuação de repente? Existem alguns fatores que podem baixar o seu score. Ficou curioso para saber quais são esses elementos?

Então, continue a leitura e confira todas as informações que separamos para você. Acompanhe!

Anúncios

Serasa Score: a sua reputação no mercado de crédito

Serasa Score
Serasa Score. Fonte: Serasa

O Serasa Score é um tipo de score de crédito que indica o nível de credibilidade que determinada pessoa tem diante da sua situação financeira, ou seja, uma espécie de currículo financeiro.

Como mencionamos anteriormente, essa pontuação leva em consideração os hábitos de pagamento de uma pessoa e o relacionamento dela com as modalidades de crédito, como cartão de crédito, cheque especial, empréstimos, financiamentos, entre outros.

Portanto, dívidas negativas e regularizadas recentemente, consultas realizadas na base da Serasa pelos fornecedores, informações do Cadastro Positivo (hábitos de pagamentos) e dados cadastrais formam a base de cálculo do Serasa Score.

Quanto maior for o seu score de crédito, maior é a probabilidade de você conseguir cumprir seus compromissos financeiros nos próximos 12 meses. Já o contrário, quanto mais baixo o seu score, menores são as chances de você ser um bom pagador.

Por isso, instituições financeiras, seguradoras, construtoras, imobiliárias, operadoras de Internet e telefonia, operadoras de cartão de crédito, lojas, entre outros estabelecimentos levam muito em consideração a sua pontuação no momento de aprovar o seu crédito.

Dessa forma, quanto mais próximo de 1000, maiores são as suas chances de conseguir um empréstimo, financiamento, cartão de crédito, compras parceladas, assinatura de serviços, entre outros produtos ou serviços de crédito.

Mas, afinal, como você consegue verificar o seu Serasa Score? Para isso, você precisa acessar o site oficial e clicar em “entrar”. Na sequência, insira o seu CPF e a sua senha. Caso você ainda não tenha cadastro, basta fazê-lo e continuar a consulta.

Assim, que você acessar o Serasa Score poderá visualizar a sua pontuação, bem como conseguirá consultar os motivos que aumentam ou diminuem os seus pontos. Dessa forma, você já sabe como proceder para melhorar o seu score de crédito.

Quais os elementos que mais baixam seu score de crédito?

O que é score para empréstimo pessoal?
Quais os elementos que mais baixam seu score de crédito? Fonte: Google.

Agora vamos conversar sobre os principais fatores que podem baixar o seu score de crédito. Isso mesmo! Existem elementos que podem prejudicar a sua pontuação. Muitas pessoas reclamam que o seu score de crédito caiu e que não sabem o motivo pelo qual isso aconteceu.

Pensando nisso, separamos aqui alguns desses fatores para que você possa conhecê-los e evitá-los no seu dia a dia. Assim, é possível manter o seu score de crédito com uma pontuação excelente para obter credibilidade e, consequentemente, crédito no mercado. Vamos lá!

Anúncios

Fazer muitas solicitações de cartão de crédito

Fazer muitas solicitações de cartão de crédito. Fonte: Pexels.

Isso mesmo! Fazer muitas solicitações de cartão de crédito pode prejudicar a sua pontuação no Serasa Score. Especialmente, se esses pedidos forem feitos em bancos digitais. Nesse caso, se você não for aprovado na primeira tentativa, espere, no mínimo, seis meses para fazer uma nova solicitação.

Outros comportamentos que podem baixar o seu score, é possuir muitos cartões de crédito. Não existe a necessidade de ter vários cartões, um ou dois, no máximo, já são suficientes para você fazer as suas compras parceladas sem complicar o seu orçamento.

Ademais, pedir constantemente o aumento do limite do cartão também pode ser um sinal de alerta. Em vez disso, faça o pagamento das suas faturas em dia e use o limite atual de maneira correta. Assim, o próprio banco faz uma análise do seu histórico e aumenta automaticamente o seu crédito.

Ter financiamentos ou crédito negado

Ter financiamentos ou crédito negado. Fonte: Pexels.
Ter financiamentos ou crédito negado. Fonte: Pexels.

Se você tem financiamentos ou empréstimos negados, também pode ficar com o score baixo. Já que isso é um sinal de que você está com o nome sujo. Então, antes de fazer uma solicitação nessas modalidades de crédito, organize a sua vida financeira. Dessa forma, a probabilidade de você conseguir a aprovação é muito maior.

Atrasar as contas básicas

Atrasar as contas básicas. Fonte: Pexels.
Atrasar as contas básicas. Fonte: Pexels.

Não pagar em dia as contas básicas e rotineiras, como água, luz, Internet e telefone, demonstram que você não tem comprometimento e faz uma má gestão das suas contas. Já que essas contas representam a sua subsistência. 

Por isso, esse comportamento pode baixar o seu score de crédito. Para evitar esse tipo de problema, faça um planejamento financeiro, bem como coloque essas contas em débito automático. Assim, você não corre o risco de não pagá-las porque esqueceu.

Ademais, pagar qualquer conta atrasada pode prejudicar o seu score, em especial, as parcelas de financiamentos ou de empréstimos ou, ainda, as faturas do cartão de crédito. Nesse caso, o impacto na sua pontuação é maior, pois, provavelmente, o seu nome será incluído nos órgãos de proteção ao crédito.

Usar constantemente o cheque especial

Usar constantemente o cheque especial. Fonte: Pexels.
Usar constantemente o cheque especial. Fonte: Pexels.

O cheque especial é aquele limite que você tem na sua conta corrente, ele normalmente ajuda a pagar as contas quando não tem saldo suficiente na conta. Mas você deve evitar usar esse crédito por mais de 10 dias ou, ainda, usar constantemente sem cobrir.

O fato de usá-lo não prejudica diretamente o seu score, mas quando as instituições financeiras acionam aos órgãos de proteção ao crédito devido ao seu comportamento. O seu CPF é negativado e você perderá muitos pontos no score.

Fazer mau uso do cartão de crédito

Fazer mau uso do cartão de crédito. Fonte: Pexels.
Fazer mau uso do cartão de crédito. Fonte: Pexels.

Mas, afinal, o que é fazer o uso incorreto do cartão de crédito? Nesse caso, é fazer parcelamento de contas muito altas, exceder o limite de crédito, fazer apenas o pagamento mínimo da fatura, entre outros.

Para evitar esse tipo de comportamento, que, por sua vez, pode baixar muito o seu score. Você precisa usar o cartão de maneira consciente, ou seja, gaste apenas o que você consegue pagar. Dessa forma, é possível evitar problemas com o cartão.

Fazer declaração de falência

Fazer declaração de falência. Fonte: Pexels.
Fazer declaração de falência. Fonte: Pexels.

Sim! Declarar falência de pessoa física ou jurídica pode prejudicar o seu score. Esse comportamento afirma para o mercado que você não tem dinheiro. Se isso acontecer você não tem como arcar com as suas despesas, então, não pode ter crédito disponível.

Diante disso, tente resolver os seus problemas financeiros sem tomar essa decisão, caso contrário o seu score vai diminuir e pode demorar muito para voltar a subir nos próximos doze meses.

Ter dívidas ativas cobradas por empresas terceirizadas

Ter dívidas ativas cobradas por empresas terceirizadas. Fonte: Pexels.
Ter dívidas ativas cobradas por empresas terceirizadas. Fonte: Pexels.

Você tem dívidas ativas cobradas por empresas terceirizadas quando deixa de pagar o financiamento de um veículo ou um imóvel, por exemplo. Já que essa dívida é vendida para uma empresa terceirizada de cobrança.

Por isso, é essencial que você tente renegociar a sua dívida com a instituição financeira antes que ela seja repassada para uma terceirizada. Lembre-se de que é possível perder até 300 pontos automaticamente no seu score quando esse tipo de situação acontece. 

Fazer renegociação de dívidas de forma recorrente

Fazer renegociação de dívidas de forma recorrente. Fonte: Pexels.
Fazer renegociação de dívidas de forma recorrente. Fonte: Pexels.

Renegociar dívidas constantemente pode demonstrar que você não tem controle financeiro. Além disso, toda vez que você faz uma renegociação à instituição financeira avisa os órgãos de proteção ao crédito.

Então, o Serasa consegue identificar que você está sendo um mau pagador. Isso pode reduzir de maneira rápida e drástica a sua pontuação no score. Por isso, é essencial que você consiga fazer um planejamento financeiro para quitar suas contas no prazo correto.

Não ter conta no seu nome influencia score de crédito

Não ter conta no seu nome. Fonte: Pexels.
Não ter conta no seu nome. Fonte: Pexels.

Isso mesmo! É imprescindível que você tenha contas no seu nome, pois é somente dessa forma que os órgãos de proteção ao crédito conseguem monitorar os seus hábitos de pagamento e, consequentemente, aumentar ou diminuir o seu score.

Então, se você tem mais de 18 anos e tem renda própria, não deixe de colocar algumas contas essenciais no seu CPF, como água, luz, telefone e Internet. Assim como pagar elas em dia. Dessa forma, o Serasa e o SPC entendem que você tem bons hábitos de pagamento e, por isso, pode ter um score maior.

Não atualizar seus dados nos órgãos de proteção ao crédito

Não atualizar seus dados nos órgãos de proteção ao crédito. Fonte: Pexels.
Não atualizar seus dados nos órgãos de proteção ao crédito. Fonte: Pexels.

Manter seus dados cadastrais atualizados nos órgãos de proteção ao crédito é essencial para que você tenha um bom score. Lembre-se de que esse processo é gratuito no site do Serasa. Dessa maneira, você demonstra que se preocupa com a disponibilização de informações corretas para as empresas que fazem pesquisas neste órgão.

Fazer muitas consultas sobre o seu CPF afeta score de crédito

Fazer muitas consultas sobre o seu CPF. Fonte: Pexels.
Fazer muitas consultas sobre o seu CPF. Fonte: Pexels.

Todas as compras e contas que você tem estão vinculadas ao seu CPF. Então, quando você precisa comprar algo parcelado, solicitar um cartão de crédito ou fazer a instalação da Internet, precisa cadastrar o seu CPF junto a esse fornecedor.

Nesse processo, a empresa faz consultas nos órgãos de proteção ao crédito para saber se você tem algum risco de inadimplência. Se você é consultado com frequência, representa que existe uma instabilidade financeira.

Por isso, tente mesclar as formas de pagamento das suas compras, ou seja, compre no débito ou no dinheiro também. Além disso, faça solicitações de empréstimos, financiamentos ou cartões de crédito apenas quando for realmente necessário.

Lembre-se de que cada consulta no Serasa ou no SPC fica registrada em apenas 90 dias. Por isso, fique atento para não haver muitas pesquisas do seu CPF em um curto período. Caso contrário, a sua pontuação pode ser prejudicada.

Não comprar a prazo

Não comprar a prazo. fonte: Pexels.
Não comprar a prazo. fonte: Pexels.

Como vimos anteriormente, é importante que você mescle as formas de pagamento das suas compras. Isso não quer dizer que não pode mais realizar compras parceladas. Pelo contrário, você precisa efetuá-las para que os órgãos de proteção ao crédito entendam os seus hábitos de pagamento.

Sem essas informações fica inviável saber se você é um bom pagador ou não. Assim, esses órgãos não podem ajustar a sua pontuação de acordo com a sua realidade. Portanto, compre a prazo sempre que possível, mas não exagere. Assim como fazer um bom planejamento financeiro para não entrar em um ciclo de endividamento.

Quanto tempo leva para o score de crédito aumentar?

Veja 7 dicas interessantes de como aumentar score em 2021.
Quanto tempo leva para o score de crédito aumentar? Fonte: Google.

Como vimos durante o texto, o score de crédito é dinâmico e depende do comportamento do consumidor. Portanto, não tem como mensurar um tempo exato para que o seu score de crédito aumente. 

Lembre-se de que você precisa ter bons hábitos de pagamento, bem como evitar todos os elementos que apresentamos neste texto. Dessa forma, é possível dar subsídios para que os órgãos de proteção ao crédito analisem o seu perfil e aumentem o seu score constantemente.

Dica bônus: Score Turbo

Utilize o Score Turbo.
Dica bônus: Score Turbo. Fonte: Serasa Experian.

O Score Turbo foi criado pelo Serasa para ajudar os brasileiros a melhorar a sua pontuação de maneira mais rápida. Dessa forma, ele apresenta ofertas do Serasa Limpa Nome para que você mantenha o seu Cadastro Positivo ativo e, consequentemente, aumente o seu Serasa Score.

Para isso, é necessário acessar o site ou o app do Serasa, bem como localizar e clicar no ícone do Score Turbo. Na sequência, consulte as suas dívidas no Serasa Limpa Nome e escolha aquelas que tem oferta Turbo disponível.

Em seguida, se organize para pagá-las em dia. Se você conseguir fazer o pagamento dentro do prazo. Após a baixa e a atualização do seu Cadastro Positivo, o score aumenta automaticamente.

Agora que você já sabe quais são os elementos que mais baixam o seu score de crédito, bem como conhece o Score Turbo que pode turbinar a sua pontuação. Que tal conferir 15 dicas para conseguir uma boa pontuação? Então, clique no botão abaixo e aproveite a leitura!

Sobre o autor

Tathiane Mantovani

Jornalista (Mtb 0012333/PR), Estrategista de Conteúdo, Redatora SEO, Conteudista EAD e Escritora com mais de 9 livros publicados nas áreas de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Estudante de Jornalismo e Publicidade. Bacharel em Administração. Especialista em Marketing de Conteúdo, Design Instrucional, Gestão de Pessoas e Psicopedagogia Institucional. Apaixonada pela arte da escrita e amante dos livros técnicos.

Em Alta

content

Máquina de Cartão Cielo Zip: o que é e como funciona

A Cielo ZIP é uma máquina de cartão prática e compacta, que cabe no bolso e aceita pagamentos no crédito e débito em mais de 80 bandeiras. Confira!

Continue lendo
content

9 benefícios do Cartão Ayrton Senna Itaucard

Conheça os 9 benefícios do Cartão Ayrton Senna Itaucard. Descubra se esse cartão de crédito é o ideal para suas necessidades financeiras.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Unicred Platinum

Quer fazer o cartão Unicred Platinum, mas não sabe como? Confira no post o passo a passo para fazer a solicitação deste produto financeiro.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Novo golpe com NFTs atinge artistas na internet

Fique de olho no novo golpe com NFTs, onde os golpistas transformam e vendem arte no meio digital sem a permissão dos artistas!

Continue lendo
content

Fintech Sim oferece até R$30 mil reais em empréstimo pessoal sem garantia

O empréstimo pessoal Sim oferece até R$30 mil e facilita o pagamento em até 36 vezes. E o melhor: sem garantia. Confira!

Continue lendo
content

Governo inicia testes do Documento Nacional de Identidade, ou DNI

Através do Documento Nacional de Identidade, o DNI, os brasileiros não precisarão andar com os documentos impressos. Entenda.

Continue lendo