Finanças

Entenda como funciona o Serasa Score

Você quer ter um cartão de crédito? Ou então solicitar um empréstimo online? Para isso, você precisa ter uma boa pontuação de crédito. Mas, antes, você deve compreender como funciona o Serasa Score. Vamos lá!

Anúncios

Serasa Score

Entenda como funciona o score do Serasa

Se você deseja ter um cartão de crédito. Ou então, solicitar um empréstimo online, passará por uma análise de crédito. Sendo assim, a empresa avaliará o seu Serasa Score.

Portanto, essa é uma pontuação que você recebe segundo o seu comportamento como consumidor. Assim como seu histórico de pagamentos.

Então, a empresa consegue analisar o seu perfil de crédito e que risco de inadimplência você apresenta. Ou seja, a probabilidade de que você pagar ou não suas contas em dia nos próximos 12 meses.

Portanto, quanto maior sua pontuação, mais acesso você pode ter aos produtos de crédito do mercado. Afinal, bancos, lojas e outras instituições financeiras consultam o seu score antes de decidir lhe conceder um crédito.

Aliás, essa pontuação é vinculada ao seu CPF. Ademais, ela varia entre 0 e 1.000 pontos.

Conforme mencionamos, o seu histórico de negativação, bem como de pagamentos é levado em consideração. Assim como a atualização do seu cadastro e relacionamento com outras empresas.

Ou seja, se você já tem um financiamento ou empréstimo. Ou então, se já possui um cartão de crédito e como são os seus pagamentos. Você paga em dia? Atrasa com frequência? Todas essas questões tem um peso no seu score.

Mas, como ele realmente funciona? É o que apresentaremos no texto abaixo. Continue lendo!

O QUE É O SERASA SCORE?

Anúncios

O que é o Serasa Score?

Conforme mencionamos, essa pontuação tem um grande peso na concessão de crédito. Afinal, ela indica a sua credibilidade como pagador. Portanto, esse score funciona como um índice de confiança. Ou seja, se os bancos e financeiras podem confiar em você e lhe conceder um empréstimo, por exemplo.

Portanto, quanto mais próximo de 1.000 pontos você tiver, melhor. Mas, como consultar o seu score? Basicamente, você precisa entrar no site da Serasa. Então, pode consultar seu CPF de formar gratuita.

Para isso, deve digitar o número no campo informado. Depois, deve digitar sua senha. Mas, fique tranquilo! Caso ainda não possua um cadastro, pode realizá-lo na hora. Então, já conseguirá ver a sua pontuação na Serasa! Bem simples, não é mesmo?

Sendo assim, essa pontuação é muito importante na hora de decidirem se você terá acesso a um cartão ou empréstimo online. Ou seja, é um índice de como você se comporta no mercado. Assim como se relaciona com as empresas.

Então, os bancos e fintechs analisam a pontuação, bem como outros dados sobre você, antes de fornecer o crédito. Conforme mencionamos, você passará não só por uma análise de crédito, mas de risco também.

Mas, se você tem o score baixo significa que não conseguirá ter um cartão ou solicitar um empréstimo? Não necessariamente! Aliás, existem diversas opções para quem possui um score baixo.

Essa pontuação não é uma forma de puni-lo, mas de encontrar a melhor solução financeira que cabe no seu bolso. Ademais, te ajuda a não entrar na zona do superendividamento, fornecendo um crédito maior do que sua capacidade financeira.

Contudo, o que de fato compõe essa pontuação de crédito? É o que iremos descobrir a seguir. Vamos lá!

O que compõe o Serasa Score?

O que compõe o Serasa Score?

Conforme mencionamos, a pontuação é baseada em informações sobre seu comportamento e histórico de pagamentos. Portanto, ela é fundamental para uma análise de crédito e de risco.

Ademais, a pontuação varia entre 0 a 1.000 pontos. Assim, essa pontuação é registrada com base em um modelo estatístico que avalia perfis semelhantes ao seu. Mas, não se preocupe com essas questões complexas!

Então, o que você precisa saber é que o score leva em consideração as seguintes informações:

  • Dados cadastrais;
  • Histórico de negativação;
  • Relacionamento com bancos, lojas e outras instituições financeiras;
  • Histórico de pagamentos;
  • Consultas realizadas por outros clientes da Serasa.

Ademais, é importante ressaltar que a pontuação da Serasa é dinâmica. Ou seja, o cálculo acontece no momento da consulta. Assim, levando em consideração as informações em tempo real, que estão disponíveis na base de dados.

Caso você possua um score baixo, algumas alternativas para aumentá-lo é pagando suas contas em dia e mantendo seus dados cadastrais atualizados. Assim como limpar o seu nome.

Por que a pontuação é importante?

Anúncios

Por que a pontuação é importante?

Primeiramente, destacamos outra vez o quanto uma pontuação alta é importante. Afinal, ela te ajudará a ter mais acesso ao crédito.

Entretanto, a Serasa não tem nenhum poder de decisão nessa concessão. Ou seja, depende completamente dos critérios do banco ou da financeira em que você solicitou o crédito.

Mas, é claro que a Serasa colabora para essa decisão. Pois fornece o seu score para as empresas. Ademais, uma ótima forma de você aumentar sua pontuação é cadastrando-se no Cadastro Positivo.

Basicamente, esse cadastro reúne todo o seu histórico de crédito. Ou seja, não apenas as contas que você não pagou em dia ou deixou de pagar. Sendo assim, ao manter o Cadastro Positivo ativo, você mostrará seu histórico em operações e solicitações, como: cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e outras contas.

Portanto, esse cadastro auxilia a avaliação individual do seu CPF por parte das empresas. Sendo assim, ao ter o cadastro ativo, você fornece informações ainda mais precisas sobre seu histórico de crédito.

Conforme mencionamos, a pontuação da Serasa é dinâmica. Ou seja, é calculada na hora. Sendo assim, algumas das informações que podem alterar sua pontuação são:

  • Atualização do CEP do seu endereço residencial:
  • Presença ou ausência de dívidas em seu nome, vencidas ou negativas;
  • Entrada ou saída de uma empresa;
  • Presença ou ausência de consultas à Serasa por parte de outras empresas.

E como consultar o seu score? Descubra o passo a passo a seguir.

Como consultar o score na Serasa?

Como consultar o score na Serasa?

Primeiramente, você precisa acessar site do score. Em seguida, deve preencher os seus dados cadastrais. Quanto mais completo e assertivo, melhor. Em seguida, sua pontuação irá aparecer automaticamente na tela.

Ademais, você também consegue verificar o score médio de pessoas na mesma região que você (CEP) e na sua faixa etária.

Ou seja, não só você consegue saber sua pontuação, mas entender “onde” você fica entre seus similares. Aliás, isso facilita para você conseguir administrar sua vida financeira com equilíbrio.

Afinal, o próprio site do score fornece informações e dicas de como você pode aumentar sua pontuação. Além disso, pela plataforma, você consegue acompanhar as mudanças do seu score e acompanhar sua evolução.

Ademais, você também pode contratar o Serasa Antifraude. Então, com esse serviço, é possível monitorar seu CPF 24 horas por dia. Assim como ser notificado em caso de mudança ou consulta do mesmo. Aliás, existem alguns planos diferentes e você pode escolher aquele que cabe no seu bolso.

Mas, o que significa exatamente ter uma pontuação alta? Continue lendo e descubra!

O que significa ter uma pontuação de crédito alta?

O que significa ter uma pontuação de crédito alta?

Primeiramente, quanto mais alta a sua pontuação, melhor. Ou seja, se o seu score é alto, significa que você tem mais chance de pagar suas contas em dia nos próximos 12 meses. Aliás, isso importante bastante para a concessão de crédito por parte de bancos, fintechs e financeiras.

Conforme mencionamos, o score é um índice de confiança. Assim auxiliando as empresas a medir a sua capacidade de honrar seus compromissos financeiros.

Ademais, todas as maiores economias do mundo utilizam um modelo estatístico para realizar a análise de risco do perfil dos consumidores. Sendo assim, não é nada fora do comum. Portanto, você precisa saber sua pontuação e entender como melhorá-la, se for necessário.

Mas, como funciona a pontuação? Basicamente, como a pontuação varia de 0 a 1.000, o risco fica calculado a seguinte forma:

  • até 300 pontos: o consumidor apresenta alto risco de inadimplência;
  • de 300 a 700 pontos: o consumidor apresenta risco médio de inadimplência;
  • acima de 700 pontos: o consumidor apresenta baixo risco de inadimplência.

Contudo, é importante ressaltar que cada empresa tem seus próprios critérios de avaliação. Ou seja, enquanto um banco pode lhe conceder um crédito mesmo você apresentando médio risco, outra empresa pode não aprovar seu perfil.

Uma forma de aumentar o seu score é com o Cadastro Positivo. Explicaremos mais na sequência.

Por que o Cadastro Positivo é bom para o seu score?

Por que o Cadastro Positivo é bom para o seu score?

Conforme mencionamos, uma forma de aumentar sua pontuação é realizando sua inscrição no Cadastro Positivo. Assim, esse cadastro te ajudará a fornecer informações de crédito e risco com maior precisão.

Portanto, manter o cadastro ativo pode te ajudar a melhorar seu score. Afinal, as contas pagas em dias ficam computadas e também seu histórico de financiamentos e outros produtos de crédito. Logo, não cadastra apenas as informações de contas vencidas ou negativadas.

Sendo assim, quanto mais tempo você estiver sem negativação, melhor para sua pontuação de crédito.

Conforme mencionamos, a Serasa não decide se você recebe o crédito ou não. Ou seja, ela apenas faz a análise do seu perfil baseando-se em dados.

Portanto, o processo final de avaliação e aprovação depende dos critérios de cada banco ou financeira.

Ademais, é importante que você saiba que nem todos os fatores que compõe a pontuação dependem de você. Algumas vezes, não tem nenhuma ação necessária, apenas tempo para reduzir o impacto negativo no seu score.

Por isso, mantenha um comportamento financeiro saudável. Aliás, essa é a melhor forma de conseguir aumentar seu score e mantê-lo acima da média.

Ademais, você também pode utilizar o Score Turbo. Descubra o que é no próximo tópico!

O que é o Score Turbo?

O que é o Score Turbo?

Por fim, é interessante mencionarmos o Score Turbo. Assim, o objetivo dessa funcionalidade é te motivar a pagar as contas em dia. Mas, como o Turbo faz isso? Basicamente, ele te manda ofertas disponíveis no Serasa Limpa Nome. Assim como recebe alguns incentivos para manter o seu Cadastro Positivo ativo.

Então, ao fechar um acordo “turbinado” e pagá-lo, você consegue aumentar seu score em até 25 pontos! Dessa forma, será possível conseguir menores taxas de juros ou até mesmo conseguir ser aprovado em algum produto de crédito.

Para se inscrever, basta clicar aqui. Assim, você conseguirá consultar suas dívidas de forma gratuita no Serasa Limpa Nome. Ademais, consegue verificar se há alguma oferta Turbo disponível e selecioná-la para pagamento. Sem atrasos, é claro!

Além disso, se for de sua preferência, pode verificar todas essas informações pelo app da Serasa. Ele está disponível tanto na Google Play quanto na Apple Store.

Pronto! Agora você já está turbinado. De forma muito rápida e prática, não é mesmo?

Então, como aumentar o meu Serasa Score?

Como aumentar o meu Serasa Score?

Conforme você pode perceber, ter o nome limpo é fundamental para manter um bom score de crédito. Afinal, se você estiver negativado, isso significa que não tem um bom histórico de pagamento. Assim como apresenta risco de inadimplência para o banco ou financeira.

Mas, temos boas notícias! No Serasa Limpa Nome você encontra ofertas com até 90% de desconto. Ademais, você nem precisa negociar com a empresa. Assim, é só gerar o boleto da oferta e fazer o pagamento. Aliás, de forma 100% online!

Entretanto, é importante ressaltar que o seu score não aumenta de forma automática. Assim, é preciso um tempo para o Serasa avaliar esse seu pagamento e verificar o seu novo hábito de bom pagador.

Além disso, lembre-se de que estar no Cadastro Positivo também é uma forma de oferecer informações mais precisas. Portanto, aumentando suas chances da pontuação subir mais rápido.

Ademais, se você está com o score baixo, mantenha contas no seu nome e em dia. Aliás, uma forma de fazer isso é colocá-las em débito automático. Logo, não há o risco de esquecer da data de vencimento!

Por incrível que pareça, pedir crédito também é uma forma de aumentar seu score. Assim, você pode optar por um cartão de crédito para negativados ou para quem tem score baixo.

Isso porque ao solicitar crédito, ser aprovado e manter o pagamento em dia, você não só melhora seu histórico, mas também seu perfil de consumo.

Agora que você entendeu como o Serasa Score funciona, está na hora de aumentar sua pontuação, não é mesmo? Aliás, você entendeu que para isso precisa ter o nome limpo.

Portanto, clique no botão abaixo e saiba como limpar seu nome mesmo com pouco dinheiro.

Em Alta

content

Como economizar dinheiro ganhando pouco

Aprenda como economizar dinheiro ganhando pouco, confira as dicas que separamos para que você ponha em prática ainda esse ano.

Continue lendo
content

7 respostas sobre o cartão Porto Seguro

Elencamos as principais dúvidas sobre o cartão Porto Seguro e fornecemos as 7 respostas para você saber tudo sobre o cartão.

Continue lendo
content

Elementos que mais baixam seu score de crédito

Você sabe por que o seu score está baixo? Então, leia este post e saiba quais são os elementos que mais baixam seu score de crédito.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como desbloquear o cartão Neon

Não sabe o que deve fazer para desbloquear o cartão Neon e usufruir de todos os seus benefícios? Então, confira este post que vamos te ajudar!

Continue lendo
content

Veja como economizar no supermercado e evite gastos supérfluos

Confira algumas dicas de como economizar no supermercado e enxugar o orçamento para evitar dívidas, seja objetivo e planeje seu limite.

Continue lendo
content

Como solicitar o empréstimo Banco do Brasil Consignado

Saiba aqui como solicitar o empréstimo Banco do Brasil Consignado. Ele oferece crédito com até 96 meses para pagar e até 180 dias para quitar a 1ª parcela.

Continue lendo