Dicas

Como limpar o nome online agora mesmo

Descubra agora como limpar seu nome online. Siga os passos nesse artigo se você deseja limpar seu nome na praça, para que possa ter acesso a mais opções na sua jornada para liberdade financeira!

Anúncios

por Duda Razzera

03/07/2020 | Atualizado em 12/07/2022

Como limpar o nome online

Uma das maiores dúvidas dos brasileiros é como limpar o nome online.

Segundo uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) em parceria com o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), 48% dos brasileiros já esteve negativado nos últimos 12 meses.

É quase metade dos consumidores do país! 

Ademais, ainda segundo a pesquisa, 36% dos brasileiros ficam zerados ao final do mês. Ou seja, pagam as contas em dia, mas não possuem nenhuma quantia para emergências.

Talvez por conta disso, além de outros fatores, em torno de 22% dos entrevistados afirmaram que deixam de quitar compromissos financeiros com frequência. 

Por fim, um fato interessante é que 38% dos entrevistados afirmaram que passaram a ter um orçamento financeiro mais equilibrado depois de ter sido negativado. 

Não é segredo para ninguém o quanto é desagradável ter o nome sujo na praça.

A inadimplência pode te trazer muitos problemas, como por exemplo:

Dificuldade para conseguir crédito, impossibilidade de conquistar metas financeiras (como comprar uma casa, um carro, fazer uma viagem) e até mesmo te tornar inapto para um trabalho (como no caso de cargos públicos). 

Por conta disso e tantas outras situações, é mais do que necessário que você descubra como limpar nome online e iremos te ensinar ao longo deste artigo. Siga em frente!

image

Anúncios

Consulte o seu CPF

Conforme afirmamos, são mais de milhões de brasileiros que possuem dívidas em seus nomes. Ou seja, estão inadimplentes e com o nome restrito em algum órgão de crédito.

Por isso, é tão importante entender como limpar o nome sujo e equilibrar sua vida financeira, trazendo mais paz de espírito e liberdade. 

O primeiro passo para isso é entender qual é a sua dívida.

Isso porque muitos indivíduos estão negativados, mas não têm ideia disso.

Os motivos são diversos, mas principalmente quando as pessoas se mudam e esquecem de atualizar seus cadastros e acabam pulando o pagamento de alguma fatura, por exemplo.

Por isso mesmo a transformação digital é fundamental, e recomendamos que você habilite suas faturas digitais e débito automático de assinaturas e serviços essenciais como água, luz e telefone. 

Nesse contexto, você precisa consultar o seu CPF. E é possível fazer isso de forma gratuita no Serasa Consumidor. Assim, você descobre a situação do seu CPF de forma rápida e segura. 

Contudo, é importante ressaltar que você pode regularizar sua situação de duas maneiras. E elas dependem da situação em que você se encontra. 

image

Pague as suas dívidas

A primeira situação é quando você quita suas dívidas. Para isso, pode realizar um acordo com seu credor e quitar de uma vez só ou em parcelas. 

Entretanto, pode ser que você tenha dívidas com mais de um credor e precisa organizar seu orçamento para negociar os pagamentos. As parcelas não podem comprometer mais do que 30% da sua renda, segundo orientações da Febraban. 

Também ressaltamos que após realizar a quitação ou acordo, o credor precisa retirar o seu nome dos órgãos de restrição de crédito em até 5 dias úteis. Caso isso não ocorra, ele pode ser penalizado com danos morais, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Por outro lado, se você não cumprir o acordo, seu nome será negativado outra vez. 

image

Anúncios

Espere a prescrição da dívida

A segunda situação em que você pode se encontrar é o superendividamento. Ou seja, suas dívidas estão muito acima da sua capacidade de pagamento mensal.

Nesse contexto, você provavelmente utiliza-se de crédito em sua rotina para conseguir se sustentar. 

Provavelmente isso aconteceu porque você parcelou em muitas vezes e perdeu o controle, utilizou o crédito rotativo do cartão de crédito, realizando o pagamento mínimo.

Ou então, financiou um carro ou apartamento e não conseguiu cumprir com o pagamento no prazo adequado ou até mesmo perdeu o prazo de pagamento de serviços essenciais, como água e luz. Quitar as dívidas então, iria comprometer mais do que 30% do seu orçamento. 

Muitas pessoas que se encontram nessa situação esperam que a dívida prescreva. O prazo estabelecido pelo Código Civil são 5 anos. Após esse tempo, a sua dívida prescreve, ou seja, não pode mais ser cobrada e sem o seu nome permanecer negativado. 

Cinco anos, contudo, é muito tempo para ficar com o nome restrito e enfrentar a dificuldade dos negativados.

Por isso, se você está superendividado, uma recomendação é quitar uma dívida de cada vez, sem comprometer seu orçamento com todos os credores. Comece pela dívida menor. 

Ademais, se o credor acionar o Judiciário antes do prazo de prescrição, você ainda será executado. Sendo assim, não conte com a prescrição como uma forma de limpar seu nome. 

image

Como limpar o nome online no Serasa

O Serasa promove o Feirão Limpa Nome online. Ele também ocorre presencialmente e tem as mesmas condições. Contudo, sem a comodidade de limpar o nome online.

Ademais, o serviço online está disponível o ano inteiro no site do órgão, diferente do presencial.

Mas é importante ressaltar que no momento do feirão é quando as empresas que participam oferecem os melhores descontos. 

Contudo, se durante esse período você não estiver em condições de negociar, pode contar com o Serasa Limpa Nome o ano todo e economizar tempo e esforço para limpar o seu nome, com um processo 100% online. 

Para iniciá-lo você deve entrar no site e realizar o login. Logo após, você será direcionado para a página com as propostas das empresas participantes e os planos de pagamento disponíveis. Depois de aceitar o acordo é só imprimir o boleto e realizar o pagamento. Simples assim!

image

Como limpar o nome online no SPC

Uma parceria entre a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e o SPC possibilitou a negociação das dívidas em uma plataforma de negociação similar a do Serasa. Os passos a ser seguidos são exatamente os mesmos.

image

Como limpar o nome online no SCPC Boa Vista

Para limpar o nome online no SCPC Boa Vista você precisa acessar o site e realizar o seu login.

Depois, consultar seu CPF de forma gratuita e acessar todos os acordos disponíveis com as empresas participantes.

Caso você não encontre um valor satisfatório, pode fazer uma contraproposta.

Ao fechar o acordo é só realizar a geração do boleto e efetuar o pagamento conforme o negociado.

image

Outras empresas que limpam o nome online

É importante ressaltar que existem outras empresas que te ajudam a limpar o nome online, são fintechs e bureaus de crédito que oferecem diversas soluções. Por meio dessas empresas você consegue negociar suas dívidas online e gratuitamente.

O que acontece é que os credores repassam uma taxa ao site por cada negócio realizado. O sistema é bem similar ao do Boa Vista, oferecendo acordos com valores e prazos de pagamento pelas plataformas. 

Ao encontrar um plano que fique bom para o seu bolso basta gerar o boleto e realizar o pagamento. 

Por existirem diversas empresas desse tipo o mercado é bem competitivo e muitas vezes oferecem ótimas condições, até mesmo melhores do que se você realizasse um acordo diretamente com o credor.

Em alguns casos, é possível conseguir um desconto de até 90% para quitação à vista e prazos mais longos e com taxas menores em caso de parcelamento.

Algumas dessas empresas conseguem limpar nome online em menos de 24 horas! Algumas opções são: QueroQuitar, BLU365 e Acordo Certo

Recomendamos que você realize simulações em todas as plataformas citadas e escolha a ideal para você e seu orçamento. 

image

Benefícios de manter o nome limpo

Conforme mencionamos, manter seu nome negativado nunca é uma boa opção. Os benefícios de limpar o nome online são diversos. 

O primeiro deles, com certeza, é o mental. Seu psicológico é afetado por conta das dívidas, da preocupação, da pressão… E quitá-las ou negociá-las é uma ótima maneira de se libertar desse peso sob seus ombros. 

Ademais, ter uma vida financeira saudável é sinônimo de relações pessoais, principalmente amorosas, saudáveis também. Segundos pesquisas, mais de 46% dos casais brasileiros brigam por questões financeiras e as dívidas são a segunda maior causa para divórcios no país. 

Não ficar sob estresse constante devido à preocupação também melhora sua saúde física e produtividade no trabalho, que te renderá mais dinheiro e você conseguirá a liberdade financeira ainda mais rápido.

Ou seja, mais qualidade de vida em todos os aspectos. 

Além disso, ser visto como um bom pagador perante o mercado também melhora seu score de crédito e permite que você tenha acesso a diversos produtos financeiros que otimizam sua vida financeira, te dão mais flexibilidade e tornam seus sonhos possíveis em menos tempo, mas com parcimônia financeira. 

image

Como saber se o seu nome está limpo

Para verificar se o seu nome está limpo é preciso consultar seu CPF, conforme informamos no início desse texto.

É preciso verificar em todos os órgãos de crédito, ou então, por meio das empresas que oferecem o serviço de consulta ao CPF.

A maioria é gratuita, como:

image

Como conseguir crédito após limpar o nome online

O tempo estipulado pelo Código Civil é o de 5 dias úteis após quitar as dívidas junto ao credor ou realizado o acordo de parcelamento. 

Depois disso, você não estará mais negativado e poderá construir sua reputação de bom pagador outra vez e até mesmo conquistar crédito no mercado. 

image

Empresas que oferecem empréstimo para limpar o nome

Caso você esteja na segunda situação que mencionamos no início, ou seja, não tenha uma capacidade mensal de pagar todas as suas dívidas, uma solução é trocar uma dívida maior por uma menor.

Existem empresas que fornecem empréstimo para negativados de forma online, como:

É uma forma de limpar o seu nome de forma que o seu orçamento não fique desequilibrado e você corra o risco de ser incapaz de pagar o acordado e iniciar o ciclo do negativado outra vez.

image

Nome limpo: hora de se organizar!

Agora que você quitou suas dívidas ou conseguiu um acordo que cabe no seu bolso é hora de parar e refletir.

Comece seu planejamento financeiro do zero.

Não é hora de se desesperar, contudo, e sim de fazer escolhas financeiramente inteligentes. 

O primeiro conselho, que é óbvio mas a maioria não segue, é não gastar mais do que você ganha.

Corte gastos desnecessários e mantenha o valor dos custos fixos (água, luz, telefone, etc.) guardado.

Cuidado na hora da alimentação, comer fora pode ser uma roubada para o seu orçamento! Separe uma média de valor por dia e não passe disso. 

Se você é casado ou tem filhos adolescentes, junta a família para conversar sobre finanças pessoais e o que irá mudar daqui em diante. Uma frente unida e organizada é fundamental para manter as contas em dia.

Você conta com fatura digital, débito automático, cartão de débito para negativados (assim você pode controlar os gastos dos filhos!), dentre diversas outras opções para controle de gastos em tempo real. 

Pensar em renda extra também é importante para que você consiga sempre garantir o valor das parcelas e fazer com que você quite as dívidas até mais rápido. Existem diversas opções online, que você pode fazer aos finais de semana. 

Ademais, lembre-se de que se sua tentativa de conciliação não der certo, você pode entrar em contato com o órgão de Defesa do Consumidor ou com a Defensoria pública para fazer a negociação.

O importante é sempre manter a calma e não comprometer mais do que você pode. 

Outra questão importante é não fornecer seus dados pessoais para terceiros.

No país, a cada 17 segundos uma pessoa é vítima de roubo de identidade.

Sendo assim, sempre confira seu CPF e caso encontre seu nome negativado, analise se todas as dívidas foram realizadas por você mesmo.

Você pode utilizar o serviço do AntiFraude do Serasa e monitorar seu CPF 24 horas por dia. Você recebe alerta toda vez que seu nome é consultado e também consegue monitorar a situação do seu CPF. 

image

E agora?

Agora você já sabe quais as desvantagens de manter o nome sujo e como limpar nome online em todos os órgãos de restrição de crédito mais importantes.

Lembre-se de que organização financeira é fundamental e você deve utilizar apenas 30% da sua capacidade de pagamento mensal para dívidas.

Caso contrário, é muito provável que seu nome fique negativado outra vez.

Faça simulações, troque dívidas maiores por menores, tente quitar à vista e faça escolhas inteligentes. 

Sobre o autor

Duda Razzera

Economista e Autora Empreendedora. Atua como produtora, revisora e gestora de conteúdo, além de ser estrategista de marketing. Escreve sobre a vida freelancer, empreendedorismo e economia, tendo como propósito auxiliar as pessoas a conquistar a autonomia financeira e ser protagonista da própria história.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como ganhar dinheiro com vídeos no YouTube

Saiba aqui como ganhar dinheiro com vídeos no YouTube, como funcionam as regras de monetização de conteúdo na plataforma e como é pago.

Continue lendo
content

Conheça a conta BTG

Com a conta BTG, organizar suas finanças e investimentos nunca foi tão prático! Veja tudo o que essa conta isenta de tarifas pode oferecer.

Continue lendo
content

Descubra agora mesmo como colocar música no status do WhatsApp!

Aprenda a colocar música no status do WhatsApp e crie momentos incríveis para compartilhar com os seus contatos! Veja aqui como fazer.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

11 vantagens do cartão Meu Pag Mastercard

Conheça 11 vantagens do cartão Meu Pag Mastercard e quais são suas características. Confira se é o cartão ideal para seu perfil.

Continue lendo
content

Cartão Standard Mastercard: como funciona

Descubra como funciona o cartão Mastercard em sua versão Standard e aproveite o programa de fidelidade Mastercard Surpreenda. Saiba mais!

Continue lendo
content

6 vantagens do cartão de crédito Nubank

Conheça as vantagens do cartão de Crédito Nubank, o querido "roxinho", como é conhecido por seus usuários, e como solicitar um.

Continue lendo