Auxílio Governo

Conheça o benefício PIS/PASEP

Quer entender tudo sobre o abono salarial PIS/Pasep? Leia o post abaixo e fique por dentro das informações mais importantes sobre o assunto.

Anúncios

Entenda tudo sobre os benefícios PIS e Pasep 

Antes de mais nada, entenda o que é o PIS/Pasep. Fonte: Central Única dos Trabalhadores.
Antes de mais nada, entenda o que é o PIS/Pasep. Fonte: Central Única dos Trabalhadores.

O PIS e o Pasep são programas de integração do trabalhador com o desenvolvimento das empresas e órgãos públicos. Dessa forma, tratam-se de contribuições feitas por empresas privadas ou públicas, com o intuito de garantir benefícios ao trabalhador e, assim, realizar uma melhor distribuição de renda. Com isso, o benefício PIS/Pasep acaba auxiliando inúmeros trabalhadores e proporcionando-lhes uma melhor qualidade de vida. 

Como se inscrever no PIS/PASEP

Quer saber como se inscrever no PIS/Pasep? Leia o post e entenda tudo sobre o assunto!

Caso você não domine o assunto ou sinta que o seu conhecimento sobre o benefício PIS/Pasep ainda é insuficiente, continue a leitura do post e fique por dentro de todas as informações mais importantes sobre o assunto. Vem com a gente!

O que é o PIS/PASEP?

Leia o tópico abaixo e entenda o que, de fato, é o PIS/Pasep. Fonte: Pexels.
Leia o tópico abaixo e entenda o que, de fato, é o PIS/Pasep. Fonte: Pexels.

Antes de mais nada, é preciso entender o significado das siglas PIS e Pasep. Nesse sentido, PIS refere-se ao Programa de Integração Social e, Pasep, ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Dessa forma, o primeiro é destinado a servidores de organizações do setor privado e o segundo, do setor público. 

No caso do PIS, quem realiza o pagamento é a Caixa Econômica Federal. Já no caso do Pasep, quem fica responsável por executar esse pagamento é o Banco do Brasil. Contudo, como o programa tem o objetivo de distribuir melhor a renda entre os trabalhadores que recebem salários baixos, existem alguns pré-requisitos para se tornar um beneficiário. 

Siga com a leitura do post e veja se você se enquadra nas obrigações dos beneficiários PIS/ Pasep e entenda mais sobre o auxílio.

Quais os benefícios do PIS/PASEP?

Tendo em vista que o PIS/Pasep é um benefício que paga até um salário mínimo vigente aos trabalhadores que se encaixam nos pré-requisitos do auxílio, a sua maior vantagem é a renda extra proporcionada aos seus beneficiários. 

Portanto, se você se encaixa nas condições pré-estabelecidas, é possível contar com um dinheirinho a mais, para ajudar a manter as contas em dia e até tirar aquele sonho tão aguardado do papel. 

Atenção. A Maria quer falar com você.

banner image

Estamos enviando diversas opções de cartões e empréstimos pré-aprovados no WhatsApp.

Você será redirecionado a outro site

Quem tem direito ao auxílio?

Veja quem tem direito ao benefício PIS/Pasep. Fonte: Pexels.
Veja quem tem direito ao benefício PIS/Pasep. Fonte: Pexels.

Agora que você sabe do que se trata o benefício, quais são as suas principais vantagens e está a parte de outras informações importantes, é hora de conferir quem tem direito ao abono salarial. Nesse sentido, ainda que você trabalhe com carteira assinada, atualmente, não é garantia de que você receberá o valor do auxílio. Para isso, você precisa: 

  • Estar há pelo menos cinco anos inscrito no PIS/Pasep;
  • Receber até dois salários mínimos;
  • Ter trabalhado ao menos 30 dias no ano-base de pagamento;
  • Ter seus dados informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais. 

O abono é pago anualmente e as datas de pagamento seguem alguns critérios específicos, como mês de nascimento (PIS) e último número da inscrição (Pasep). Entretanto, é bem fácil saber a data em que o seu dinheiro estará disponível, caso você seja um beneficiário. Afinal de contas, esta informação é amplamente divulgada pelos canais oficiais do governo e das instituições financeiras responsáveis pelo pagamento.

Como saber se você receberá o PIS/PASEP?

Bom, por fim, se você não tem certeza se tem direito ao recebimento do benefício PIS/Pasep, não se preocupe. Existem formas simples e fáceis de consultar essa informação e se certificar sobre os seus direitos. 

Em primeiro lugar, caso você seja trabalhador do setor privado e queira saber se tem direito ao benefício, é preciso acessar os aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou Caixa Trabalhador ou, ainda, o portal Gov.br. Ademais, o colaborador também pode consultar o PIS no site da Caixa Econômica Federal. 

Em segundo lugar, se você for um colaborador do setor público e quiser saber se tem direito ao recebimento do benefício, você pode realizar uma consulta no site do Banco do Brasil, utilizando o seu CPF ou sua inscrição no Pasep. Além disso, você também pode consultar essa informação no app Carteira de Trabalho do Servidor e por meio da central de atendimento do Banco do Brasil, pelos telefones 4004 0001 ou 0800 729 0001. 

Por último, vale salientar que se você não é muito adepto às consultas por meios digitais, é possível verificar a sua situação quanto ao benefício PIS/Pasep no número 158, referente ao atendimento do Alô Trabalhador. Ademais, se quiser saber como se inscrever neste benefício, leia o conteúdo recomendado abaixo.

Como se inscrever no PIS/PASEP

Quer saber como se inscrever no PIS/Pasep? Leia o post e entenda tudo sobre o assunto!

Sobre o autor  /  Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o cartão de crédito Miles & More Classic

Você conhece o cartão de crédito Miles & More Classic? Ele oferece um bom programa de milhas. Quer saber mais? Então, leia este post.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão TudoAzul

O cartão TudoAzul oferece muitas vantagens e descontos para os clientes da Azul. Que tal conhecê-lo? Então, leia o post e confira!

Continue lendo
content

Conheça o financiamento Itaú

Você conhece o financiamento Itaú? Ele pode te ajudar a conquistar o sonho da casa própria. Leia este post e confira tudo sobre ele.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Empréstimo Eu quero grana ou Empréstimo Credistar: qual o melhor?

Está precisando de um dinheiro rápido e sem burocracias? Fazer um bom empréstimo pode ser uma boa solução. Conheça os empréstimos Eu quero grana e Credistar

Continue lendo
content

Conheça o crédito Banco do Brasil Crediário

O Banco do Brasil possui um crediário no cartão de crédito que permite parcelar as compras em até 48x com juros baixos. Saiba mais agora.

Continue lendo
content

Como funciona o estorno do cartão de crédito?

Realizou uma compra em seu cartão que você se arrependeu? Para isso, você precisará realizar o estorno do cartão de crédito. Confira aqui.

Continue lendo