Auxílio Governo

Como se inscrever no PIS/PASEP

Já ouviu falar sobre o PIS/Pasep, mas não sabe como é feita a inscrição nos programas? Leia o post abaixo e veja como é simples fazer esse processo.

Anúncios

Entenda como é feita a inscrição no PIS/Pasep

Confira no post como se dá o processo de inscrição no PIS/Pasep. Fonte: Pexels.
Confira no post como se dá o processo de inscrição no PIS/Pasep. Fonte: Pexels.

Que o PIS/Pasep são programas feitos para promover a integração do trabalhador no crescimento das organizações, você provavelmente já sabe. Entretanto, você sabe como se dá o processo de inscrição, para ter acesso a esses programas? Se a sua resposta é não, confira este post na íntegra e entenda tudo sobre o assunto. 

Como se cadastrar no PIS/PASEP?

Antes de se aprofundar nos processos de cadastro do PIS e do Pasep, é importante relembrar qual empresa é responsável pelos programas. Nesse sentido, o PIS (Programa de Integração Social) destina-se aos funcionários do setor privado, enquanto o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é exclusivo para os trabalhadores do setor público. 

Além disso, vale relembrar que a Caixa Econômica Federal administra o PIS e o Banco do Brasil é responsável pela administração do Pasep. Entender quais instituições financeiras são responsáveis pelo gerenciamento de cada programa é algo que faz diferença na hora do cadastramento. 

Dessa forma, para se cadastrar no PIS, existem dois caminhos viáveis. No primeiro deles o cadastro deve ser feito pelo empregador na Caixa Econômica Federal. Já o segundo, é feito pelo próprio funcionário, no portal do DATAPREV. 

No caso do Pasep, o cadastramento só pode ser feito pela empresa e, para isso, basta que a organização apresente uma solicitação escrita em uma agência do Banco do Brasil. Se o empregador é cliente do banco, o cadastro deve ser feito pelos canais de atendimento disponíveis. 

É preciso mencionar que o cadastramento no PIS/Pasep é feito apenas uma vez e deve ser feito assim que ocorre a sua primeira admissão. 

Como receber o benefício?

Veja abaixo como receber o pagamento PIS/Pasep. Fonte: Pexels.
Veja abaixo como receber o pagamento PIS/Pasep. Fonte: Pexels.

Para receber o benefício, os servidores precisam se enquadrar nos requisitos pré-estabelecidos e ficar de olho nas datas de pagamento de cada programa. Contudo, se você possui conta no banco responsável pela administração do seu benefício, não há com o que se preocupar. 

Isso porque o depósito do benefício é feito automaticamente na sua conta e fica à disposição dos seus gastos. Assim, basta sacar a quantia logo que sentir necessidade. Simples, não é mesmo?

Atenção. A Maria quer falar com você.

banner image

Estamos enviando diversas opções de cartões e empréstimos pré-aprovados no WhatsApp.

Você será redirecionado a outro site

Como sacar o PIS/PASEP?

Por fim, você deve estar atento às formas de sacar o PIS/Pasep. Nesse sentido, você pode receber o PIS por meio de crédito em conta nas agências e caixas eletrônicos Caixa, nas lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui, com o uso do Cartão Cidadão. 

No caso do Pasep, o colaborador também recebe o valor direto em sua conta e pode sacá-lo em uma agência BB, com o documento de identificação e CPF do beneficiário. Além disso, você também pode fazer um TED via caixa eletrônico ou por meio do site oficial do banco.

Ademais, se você quiser saber mais sobre esses benefícios, acesse o nosso conteúdo recomendado abaixo.

Confira o calendário para o pagamento do PIS/PASEP

Veja quando o pagamento do PIS/Pasep será realizado e programe os seus gastos com mais discernimento e responsabilidade. Confira no post!

Sobre o autor  /  Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Descubra como ganhar dinheiro divulgando ofertas

Quer fazer uma renda extra online? Pois você pode ganhar dinheiro divulgando ofertas da Submarino, Americanas e Shoptime! Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Como solicitar seu cartão Marisa

Saiba como solicitar o cartão Marisa online, nas lojas físicas, via telefone ou pelo aplicativo. Além de conhecer suas vantagens.

Continue lendo
content

Tesouro IPCA ou Tesouro Selic: qual o melhor investimento?

Na hora de escolher Tesouro IPCA ou Tesouro Selic, você deve entender do que se trata cada um deles e as diferenças. Confira aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como criar o seu Plano de Previdência

Plano de previdência privada pode ser uma ótima escolha para o seu futuro e para sua estabilidade após a aposentadoria. Saiba mais sobre isso

Continue lendo
content

Projeto de Lei aprovado pelo Senado assegura o custeio da perícia do INSS pelo Poder Executivo

Com a aprovação do Projeto de Lei do senador Sérgio Petecão, o executivo deve custear a perícia do INSS até o fim de 2024. Veja mais aqui!

Continue lendo
content

Os 9 piores cartões de crédito que você deveria evitar!

Os piores cartões de crédito vão desde opções simples como o Caixa SIM até cartões exclusivos como Safra Black. Confira 9 deles aqui!

Continue lendo