Finanças

Dicas para aumentar score em 2021

Começar 2021 com o score mais alto é uma ótima pedida, não é? Dessa forma, você tem mais acesso ao mercado de crédito e mais autonomia financeira. Por isso, confira nossas dicas para aumentar o score em 2021. Vamos lá!

Anúncios

por Fernanda Weber

03/02/2021 | Atualizado em 15/06/2021

Aumentar score em 2021

Aumentar score em 2021
Aumentar score em 2021

Seja para contratar um empréstimo, seja para ter um cartão de crédito, você precisa ter um bom score nos órgãos de análise de crédito. Por isso, veja agora como aumentar score em 2021 e, com isso, ter uma vida mais tranquila.

Ao longo deste artigo, vamos te dar várias dicas de como você pode aumentar seu histórico e assim, conseguir acesso a mais serviços bancários.

Afinal, pessoas com um score baixo têm mais dificuldade para conseguir serviços como cartão de crédito, empréstimos, financiamentos, entre outros.

Mas, antes disso, você sabe como funciona esse tal de score de crédito? Pois continue com a gente e descubra a seguir!

Anúncios

Como funciona o score de crédito?

Como funciona o score de crédito?
Como funciona o score de crédito?

Em suma, o score de crédito é como se fosse uma régua em que você pode medir como é o seu relacionamento com o mercado.

Essa régua avalia a sua relação com o dinheiro e o modo como costuma pagar todas as suas contas.

Para fazer isso, existem instituições de análise de crédito como, por exemplo, o SPC e a Serasa. Neste artigo vamos falar mais especificamente da Serasa, mas, de modo geral, todos os outros órgãos de proteção do crédito funcionam da mesma maneira.

Enfim, órgãos como a Serasa avaliam se você paga suas contas em dia, contrata muitos serviços financeiros e mais uma série de métricas.

A partir disso, eles te atribuem uma nota, que mostra qual é o seu perfil como cliente. Essa nota pode ir de 0 a 1000, sendo que, quanto mais próximo de 1000, melhor.

Para que fique mais fácil de entender qual é o seu perfil, essa nota é dividida em 3 faixas:

  • 0 a 300 – cliente de alto risco
  • 301 a 700 – cliente de risco moderado
  • 701 a 1000 – cliente de baixo risco

Ou seja, se você tiver uma nota maior que 700, a chance de conseguir contratar qualquer serviço bancário é maior.

Além disso, os bancos sempre consultam a base de dados da Serasa quando você procura por algum serviço.

Por isso, é importante saber como aumentar seu score ainda em 2021 e assim, ter acesso a todos os serviços de seu banco. Veja como fazer isso na sequência:

Como aumentar o score rápido em 2021

Se você precisa aumentar seu score rápido em 2021, é importante seguir algumas dicas. Por exemplo:

  • Mantenha sempre seu nome limpo
  • Não atrase o pagamento de nenhuma conta
  • Use apenas 30 % do limite do seu cartão de crédito
  • Evite ao máximo o uso do cheque especial
  • Tenha algumas contas em seu nome
  • Faça o cadastro positivo
  • Use o score turbo da Serasa

Além disso, também vale ficar atento aos feirões que algumas empresas fazem para que você consiga renegociar dívidas com super descontos.

A própria Serasa tem o seu feirão, mas existem ainda empresas como a Acordo Certo e a QuiteJá. Por meio delas você consegue ver quais são suas dívidas ativas e negociá-las com descontos.

Ademais, você também pode consultar regularmente o site ou app da Serasa para saber como está o seu score.

A cada acesso que você faz você demonstra que tem interesse em saber da sua situação e seu score pode, inclusive, aumentar por conta disso.

Anúncios

7 dicas para aumentar score em 2021

7 dicas para aumentar score em 2021
7 dicas para aumentar score em 2021

Depois que você viu como aumentar seu score em 2021 de maneira rápida, é preciso entender como colocar em prática o que já dissemos.

Por isso, confira agora, em detalhes, 7 dicas para ter um score maior no final deste ano.

Sem dúvida, se você conseguir colocar em prática boa parte dessas dicas, seu score vai aumentar bastante.

Mas não se esqueça, para que tudo dê certo, você precisa começar a se organizar financeiramente e, para isso, nada melhor do que uma ajuda extra.

Portanto, antes de conferir as dicas, entenda como organizar as finanças pessoais evitando o cheque especial:

Quando podemos utilizar o cheque especial?

Saiba quando utilizar o cheque especial, como ele funciona e quais são os juros desse tipo de crédito!

1- Manter o nome limpo

Em primeiro lugar, para aumentar o score em 2021, você precisa estar com o nome limpo.

Para isso, nada melhor do que se organizar, como já falamos. E, ainda, pagar todas as suas dívidas.

Aliás, essa deve ser a sua primeira atitude neste ano.

Vire a chave da sua vida, organize seu dinheiro e pague todas as dívidas em aberto.

Para que isso seja possível, vale a pena conferir as datas do Feirão Limpa Nome Serasa ou ainda outros eventos que dêem descontos nas dívidas. Só para ilustrar, nesses eventos, você pode conseguir até 90% de desconto.

Além disso, depois que limpar seu nome, sugerimos que você cuide para manter a situação sob controle.

Nesse sentido, você pode adotar um padrão de vida que seja adequado para a sua renda e também pode abrir mão de alguns serviços que custam muito caro, como cartão de crédito ou conta bancária com anuidade.

Hoje em dia já existem excelentes opções que não te cobram nada.

2- Deixar as contas em dia

Uma outra dica fácil de ser colocada em prática para aumentar score neste ano é pagar todas as contas em dia.

Parece até um pouco bobo, no entanto, se você atrasar um dia uma conta como a do telefone ou internet, o seu score já cai.

Portanto, fique atento às datas de vencimento de suas contas e pague tudo até o dia correto.

Para facilitar você pode, por exemplo, cadastrar para que contas fixas sejam em débito automático ou então tentar colocar suas contas para vencerem próximas do seu pagamento.

Com isso, você evita que falte dinheiro no final do mês para pagar aquela continha que vence lá pelo dia 28, quando você já não tem mais grana sobrando.

Além disso, tome cuidado para sempre ter saldo na sua conta corrente, em caso de cadastrar o débito automático. Se você não tiver saldo mas o cheque especial puder ser usado, a conta será debitada.

Assim, você estará com o saldo negativo e usando o limite do cheque especial e, dependendo de quanto tempo essa situação durar, pagará caro por esse descuido.

Uma última dica para manter as contas organizadas é usar algum aplicativo de organização financeira.

Em algumas opções, você já pode cadastrar todas as contas nas datas de vencimento e, dessa forma, seu planejamento fica mais fácil.

3- Usar apenas 30% do cartão de crédito

O cartão de crédito é um dos serviços mais comuns fornecidos pelos bancos e demais instituições financeiras.

Hoje em dia, até mesmo lojas de varejo como a Pernambucanas, a Riachuelo e a Magazine Luiza já fornecem cartões de crédito com bandeira para seus clientes.

Cada instituição oferece várias opções de cartões. Sendo que eles podem ir de versões mais básicas, sem anuidade ou renda mínima, até cartões premiums, com anuidades de mais de R$1 mil.

Mas, um serviço que é tão comum também esconde seus riscos se não for bem utilizado.

Por isso, sempre tenha o controle da sua fatura do cartão de crédito e use ele somente quando for necessário.

Para compras do dia-a-dia no supermercado, por exemplo, o ideal é sempre ter dinheiro para pagar à vista ou então, se preferir, usar a função de débito.

Além disso, nossa sugestão é nunca comprometer mais do que 20% do seu orçamento mensal com a fatura do cartão.

Dessa forma você garante que terá dinheiro para pagar o total e assim manter seu nome limpo e as contas em dia. Todas essas situações vão ajudar a aumentar seu score em 2021.

Por fim, nunca use mais do que 30% do limite que está disponível. Deixe o restante para situações de emergência ou então simplesmente esqueça que ele existe.

Caso você não consiga controlar bem seus gastos com cartão de crédito, dê uma olhada nas dicas que preparamos sobre esse assunto:

10 opções de cartão de crédito com score baixo

Separamos 10 opções de cartões que podem te aprovar caso seu score (pontuação) de crédito seja baixo!

4- Evitar o cheque especial

A quarta dica que você pode por em prática para aumentar o score em 2021 é evitar, de todas as maneiras, entrar no cheque especial.

Caso você não saiba, o cheque especial é um linha de crédito pré-aprovada que está disponível na sua conta corrente. Para usar esse crédito, você não precisa dar nenhum sinal nem pedir autorização do banco.

Basta que uma conta seja descontada e que não haja dinheiro suficiente e pronto, seu limite será usado e, enquanto o saldo estiver negativo, você paga juros por isso.

Como o serviço é automático, não depende de autorização e o banco nunca sabe quando e como você vai usá-lo, as taxas de juros são altíssimas. O que faz desse serviço um dos vilões de qualquer orçamento.

5- Manter contas em seu nome

Você sabia que ter algumas contas no nome pode ajudar a aumentar seu score em 2021?

Isso mesmo!

Se você tiver algumas contas como o aluguel, internet e energia creditados em seu CPF, os órgãos de análise de crédito conseguem acompanhar e definir melhor qual é o seu perfil como cliente.

Dessa maneira, se você mantiver as contas em seu nome e não atrasar o pagamento delas, cada vez que você consultar seu score, terá a chance de ver que ele aumentou.

Portanto, se você mora com alguém, é o responsável por pagar algumas contas e está com tudo em dia, transfira essas contas para o seu nome.

Mas lembre-se de que é importante pagar tudo dentro da data correta e, para que seja mais fácil, você pode cadastrar a opção de débito em conta. Essa opção vai te dar mais segurança e comodidade.

6- Fazer o cadastro positivo

Em suma, o cadastro positivo é um histórico de seu comportamento como consumidor. Ao fazer o cadastro, você autoriza que órgãos como a Serasa reúnam informações a respeito das compras que faz com seu CPF e, principalmente, como paga por elas.

Dessa forma, é como se fosse o seu currículo financeiro e quanto mais positivo ele for, melhor para você. É um jeito simples de mostrar para lojas, bancos e outras empresas que você é um bom pagador.

Ou seja, toda vez que você pagar uma conta em dia, manter seu saldo bancário positivo e quanto menos vezes contratar serviços de crédito, melhor para você.

Mantendo o cadastro positivo, será mais fácil aumentar o score em 2021.

7- Usar o Score Turbo

Já falamos antes que você pode usar alguns feirões e sites para fazer o pagamento de suas dívidas.

No entanto, se não quiser esperar mais tempo, pode negociar suas dívidas por conta própria e usar o Score Turbo que a Serasa oferece para conseguir ver todas as suas dívidas ativas e negociá-las.

Assim que o seu pagamento for confirmado, em até 72 horas o seu score é turbinado. Dessa forma, uma ótima maneira de aumentar seu score em 2021 é usar essa opção.

Aumentar score em 2021: mãos à obra!

Aumentar score em 2021: mãos à obra!
Aumentar score em 2021: mãos à obra!

Depois de todas essas dicas, é a sua hora de agir para aumentar seu score ainda em 2021.

Você deve começar pagando suas dívidas e organizando as finanças pessoais. Depois que fizer isso, procure sempre manter o nome limpo e também pagar as contas em dia.

Vale lembrar de não usar o limite do cheque especial e também controlar o uso do cartão de crédito, para dar conta de pagar o total da fatura todos os meses.

Lembre-se também de manter algumas contas no seu nome, pois assim fica mais fácil para as instituições de análise de crédito avaliarem o seu perfil.

Ademais, você pode cadastrar pedir para que essas contas sejam debitadas automaticamente da sua conta para não correr o risco de atrasar nenhuma delas.

Confira ainda seu cadastro positivo no site ou aplicativo do Serasa, ele é o seu currículo como bom pagador e é muito importante que esteja positivo.

Por fim, se você precisar de mais dicas para organizar sua vida financeira e assim aumentar seu score, continue sua leitura:

Melhores aplicativos para organizar finanças

Que tal começar 2021 com novos hábitos? Ter uma vida financeira saudável é um bom início. Conheça aqui os melhores aplicativos para organizar sua vida financeira em 2021!

Sobre o autor

Fernanda Weber

Produtora de conteúdos digitais e redatora web com formação na área de Letras. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como solicitar o crédito imobiliário Creditú

O crédito imobiliário Creditú é a solução perfeita para quem quer comprar um imóvel. Para mais informações sobre a solicitação, confira aqui.

Continue lendo
content

Qual é o limite do cartão Ourocard BB Empreendedor?

Você sabe qual é o limite do Ourocard BB Empreendedor? Te contamos tudo sobre o assunto aqui. Clique no post para conferir.

Continue lendo
content

Microcrédito para desempregado: como conseguir?

Se você quer saber mais sobre o microcrédito para desempregado e o que ele pode fazer pelos seus negócios, este post foi feito para você. Confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Cartão de crédito Lanistar: o que é o Lanistar?

Você conhece o novo lançamento da Lanistar? Por meio do cartão Chrome Volt é possível usar até 8 cartões em um único plástico. Saiba mais!

Continue lendo
content

Superdigital ou C6: como escolher o seu?

Superdigital ou C6 Bank? Ambos os cartões tem cobertura internacional, os benefícios da bandeiras Mastercard e isenção de anuidade. Confira!

Continue lendo
content

Credicard Zero Mastercard está dizimando a concorrência

Descubra quais os benefícios e vantagens do cartão de crédito Credicard Zero Mastercard e o motivo dele estar passando na frente do Nubank no mercado.

Continue lendo