Dicas

Como Evitar Golpes no PIX

Já ouviu falar de golpes no PIX? Pois eles são muitos e podem te prejudicar. Mas é fácil evitar cair nesses golpes. Então confira nossas dicas para se proteger!

por

Aline Saes

Publicado em

ANÚNCIOS

Tenha cuidado ao utilizar o PIX

Tenha cuidado ao utilizar o PIX

O PIX é um sistema de pagamentos online que o Banco Central lançou há pouquíssimo tempo, no final de 2020. E rapidamente se tornou uma das formas mais populares de se fazer transferências e pagamentos, tanto entre pessoas físicas, como para estabelecimentos comerciais, compras online, etc. Mas fique atento, pois começaram a aparecer alguns tipos de golpes no PIX. 

Pois como tudo que as pessoas começam a usar amplamente e envolve dinheiro, logo os oportunistas começam a desenvolver formas de enganar e tirar vantagens dos usuários. Portanto, é preciso ter cuidado ao utilizar o serviço, para evitar todo o tipo de golpes no PIX.

Então, se você também está usando bastante o PIX para pagamentos e transferências, esse artigo é para você! Pois aqui reunimos tudo o que você precisa saber para não acabar caindo em esquemas de oportunistas que querem seus dados e seu dinheiro.

Portanto, continue lendo e confira nosso artigo especial sobre golpes no PIX!

Como fazer o cadastro no PIX de forma correta

Como fazer o cadastro no PIX de forma correta

Primeiro de tudo, você precisa entender que muitas vezes os esquemas para enganar as pessoas já começam antes mesmo de elas terem acesso ao PIX. Ou seja, durante o cadastro para utilizar o serviço.

Então, reunimos aqui um passo a passo para você não errar na hora de fazer o seu cadastro e acabar caindo em golpes no PIX. Portanto, se você ainda vai fazer o seu cadastro para usar esse meio de pagamento, é importante que continue lendo.

Os golpes em geral acontecem quando os clientes não têm ainda disponível o cadastro oficial pelas plataformas digitais do seu banco, como o internet banking (site) ou no aplicativo oficial.

Pois a alta procura pelo cadastro no PIX acabou gerando essas oportunidades de golpes através de falsos cadastros, em sites que são clones dos oficiais das instituições financeiras. Além disso, podem existir aplicativos que simulam os aplicativos oficiais do seu banco, então tenha sempre certeza de estar baixando o correto.

Assim é preciso evitar golpes no PIX, que podem ocorrer nos seguintes momentos do seu cadastro:

  • Coleta de suas informações bancárias (número de conta, agência, senha) quando for fazer o login em sites ou aplicativos falsos que se passam pelas plataformas oficiais de bancos e instituições financeiras;
  • Também o roubo das suas informações quando for cadastrar suas chaves PIX, já que estas podem ser dados como: CPF, e-mail, número de celular, CNPJ. Portanto, os golpistas coletam essas informações enquanto você acha que está se cadastrando para o PIX.
Conteúdo Recomendado

Como ganhar dinheiro com o PIX

Saiba tudo sobre como ganhar dinheiro facilmente usando o PIX no aplicativo PicPay

Segurança para não cair em golpes no PIX

Segurança para não cair em golpes no PIX

Portanto, fique sempre atento aos locais em que preenche seus dados. E nesse sentido, o Banco Central lançou uma regra para restituir valores que estão sob suspeita de fraude nas transações financeiras.

Além disso, você pode contar com o sistema de segurança do Banco Central para controle de fraudes, e possíveis reembolsos a quem se prejudicar com estes tipos de golpes no PIX. 

Assim, o banco responsável pelo PIX também pode tomar algumas medidas de segurança, como:

  • O banco pode analisar os dados da transação PIX, como as chaves que estão em uso, e conferir com os dados das pessoas que a transação financeira envolve;
  • E caso o banco tenha alguma suspeita, ele deverá informar ao cliente que a transação está “em análise”
  • Portanto, em caso de suspeita, o banco poderá reter o pagamento ou transferência por até 30 minutos (durante o dia), ou por até 1 hora (durante a noite).

Mas você cliente também pode contribuir para evitar golpes no PIX. Por exemplo, ao conferir os dados da pessoa que você vai enviar os valores, e se certificar de que estão corretos com o que você estava esperando.

O que é o phishing?

O que é o phishing?

O phishing é uma técnica de golpe. O nome vem da palavra em inglês que significa “pesca”, ou seja, é uma forma de os golpistas conseguirem pescar as informações das pessoas que enganam através da internet. E a isca da pesca é a promessa de cadastro no PIX e transferências de valores.

E em relação aos golpes no PIX, já sabe-se de mais de 60 sites falsos que se aproveitam das pessoas para aplicar golpes através da técnica de phishing, Portanto, tome cuidado extra sempre que for realizar um cadastro através do site do seu banco.

Conteúdo Recomendado

Chegou o registro de chaves PIX do Nubank

Confira tudo sobre como registrar suas chaves PIX no Nubank!

Os golpes no PIX através do phishing em geral ocorrem através das seguintes estratégias:

  • A pessoa acaba se enganando com o site falso e clica para fazer algum download, ou apenas ao acessar o site já ocorre um download oculto. E é assim que um software malicioso se instala em seu computador ou celular para pescar seus dados;
  • Também existem falsas promoções na internet, que levam a pessoa a preencher seus dados em formulários. E assim suas informações vão parar nas mãos de golpistas;
  • Mas os golpes no PIX em sua maioria ocorrem quando um site falso solicita que você preencha um cadastro de fachada para usar o serviço de pagamento. Dessa forma, os golpistas roubam seus dados e você nem se dá conta.

Porém, não se preocupe, é fácil e simples evitar esse tipo de golpes no PIX. Tudo o que você precisa fazer é ficar atento e ter algumas atitudes e hábitos sempre que for fazer alguma coisa envolvendo seus dados na internet.

E nós reunimos algumas dicas para lhe ajudar a entender mais sobre isso, então confira a seguir!

Como escapar de golpes no PIX?

Como escapar de golpes no PIX?

Escapar da estratégia de golpistas para roubar seus dados pode ser muito simples. Pois bastam algumas mudanças de hábitos e atitudes na internet, E, claro, uma boa dose de atenção e desconfiança, certo? Então confira a seguir nossas dicas para evitar cair em golpes no PIX.

ANÚNCIOS

Atente-se na hora do cadastro

Atente-se na hora do cadastro

É muito importante que você saiba quais são as plataformas digitais oficiais do seu banco ou instituição financeira. Pois a maioria dos golpes no PIX ocorrem através de sites e aplicativos falsos.

Assim, redobre a sua atenção quando for buscar pelo site do banco, e tenha sempre certeza de que está fazendo o cadastro na plataforma oficial e segura. Em geral, as instituições financeiras requerem que você instale um software de segurança em seu computador para poder usar os serviços online.

Então, tenha certeza de possuir esses softwares em seu computador. E claro, nunca faça cadastro quando não tiver 100% de certeza de que está no site correto, com segurança. Em qualquer caso de dúvida, contate a Central de Atendimento do seu banco e se informe sobre os endereços das plataformas digitais oficiais.

E caso encontre algum site falso se passando pela plataforma oficial de um banco, relate essa situação imediatamente à instituição. Assim vai evitar que mais pessoas façam cadastros nos locais errados e percam suas informações para golpistas.

Mas lembre-se: as instituições financeiras nunca vão pedir senhas ou códigos de validação fora de seus canais digitais oficiais. Portanto nunca forneça nenhum dado, senha ou código a qualquer um que se comunicar dizendo ser da instituição financeira.

Mantenha-se atento e desconfie desse tipo de atitudes antes de fazer qualquer cadastro.

Cuidado com links encurtados

Cuidado com links encurtados

Outro meio muito comum de roubar dados ou instalar softwares mal intencionados em seus dispositivos eletrônicos é através de links. Pois em geral as pessoas podem acabar por clicar nos links de maneira distraída.

Então, quando alguém lhe enviar um link, você deve ter as seguintes atitudes de segurança:

  • Nunca clique em links encurtados, pois eles escondem qual a sua verdadeira origem e para onde estão direcionando a pessoa que clica neles;
  • Também jamais clique em links de origem desconhecida. Ou seja, links de pessoas ou instituições que você não sabe bem quem são. 
  • Mas também tenha cuidado extra com links de pessoas que você conhece. Pois se os links são estranhos, fora de contexto, existe a possibilidade da pessoa ter um software mal intencionado no aparelho, e ele está enviando links fingindo ser a pessoa. Portanto, nunca clique antes de conferir com a pessoa se é ela mesma e se o link é confiável;

Não saia clicando em nada antes de ler

Não saia clicando em nada antes de ler

Essa dica é uma extensão da dica anterior. Pois muitas pessoas perdem suas informações para golpistas ao clicar em links de forma distraída, sem ler do que se trata antes.

Portanto, quando estiver navegando por sites na internet, jamais clique em propagandas suspeitas, ou em links que não conheça a origem ou para onde te direcionam. Muito cuidado ao clicar em links de download.

Então, tenha atenção em dobro para links em sites suspeitos, ou que não conheça. E também desconfie sempre de links em mensagens, mesmo que tenha sido uma pessoa que você conhece que enviou.

Leia com atenção a mensagem que vem junto com o link, seja no celular ou computador. E principalmente, desconfie sempre de links que chegam através de mensagens de Whatsapp ou por E-mail. Pois é dessa forma que muita gente cai em golpes, inclusive em golpes no PIX.

Não forneça senha e tokens fora do app

Não forneça senha e tokens fora do app

Muitas vezes você poderá receber mensagens de SMS, pelo Whatsapp ou por E-mail pedindo informações de confirmação de cadastro. Em geral, esses golpes chegam pedindo para que você forneça sua senha ou códigos de confirmação dos seus dados de cadastro.

Por exemplo, quando você cadastra suas chaves PIX, algumas estratégias de golpistas envolvem mensagens pedindo senhas, códigos ou tokens por fora do aplicativo do seu banco. 

E nesses casos, fique atento e jamais forneça qualquer senha, código ou dado de confirmação de cadastro fora das plataformas oficiais da sua instituição financeira. Apenas faça isso dentro de um ambiente seguro e com identificação do seu banco.

Não compartilhe códigos de verificação

Não compartilhe códigos de verificação

Assim como falamos anteriormente, um tipo de golpe que se tornou muito comum no Brasil é através de códigos de verificação. Por exemplo, o golpista tem seus dados de login, mas não tem a sua senha. 

E para conseguir essa informação, ele pode pedir a mudança de senha. Assim, ele entra em contato com você se passando pela instituição financeira, e pede que lhe envie o código de confirmação que chegou em seu e-mail.

Mas se você enviar esse código, o golpista poderá alterar sua senha e terá acesso ao seu login na instituição financeira. E isso não ocorre apenas com golpes no PIX, mas para invadirem o seu Whatsapp, E-mail, e seu login em diversas plataformas online.

Portanto, jamais compartilhe qualquer tipo de código de verificação com ninguém! E as instituições financeiras já deixam bem claro que nunca irão entrar em contato pedindo nenhum código de verificação ou senha.

Então, caso isso aconteça, tenha certeza de que é um golpe!

Verifique o remetente do e-mail de confirmação

Verifique o remetente do e-mail de confirmação

Outra forma de roubar seus dados cadastrais é através de falsos e-mails de confirmação. Por exemplo, sempre que você finalizar o seu cadastro de chaves PIX, a instituição vai lhe enviar um e-mail informando o cadastro.

Porém, os golpistas podem aproveitar para enviar um falso e-mail de confirmação para você. Dessa forma, você pode acabar clicando no link que vem junto com o e-mail, pensando estar confirmando seu cadastro. Mas estará apenas caindo em golpes no PIX.

E isso serve para qualquer tipo de cadastro online que você fizer e receber e-mails de confirmação. Portanto, sempre verifique o remetente daquele e-mail, para ter certeza de que quem enviou foi a instituição financeira de verdade.

Em geral, esse tipo de e-mail falso pode ser facilmente identificado por erros na mensagem, dados errados, etc. Então, não abra o e-mail em qualquer caso de suspeita e relate o que ocorreu.

Verifique o número de onde foi enviado o SMS

Verifique o número de onde foi enviado o SMS

Da mesma maneira do que ocorre com os falsos e-mails, você também pode ser alvo de mensagens de SMS falsas. Ou seja, os golpistas irão se passar pela instituição verdadeira, enviando links ou pedindo informações de verificação através da mensagem.

Então, sempre verifique qual foi o número que enviou o SMS. Assim, vai poder checar se é um número válido daquela instituição, e somente após se certificar disso poderá responder. Porém, as instituições financeiras avisam que jamais enviam mensagens de SMS solicitando qualquer informação.

Portanto, se receber esse tipo de mensagem SMS, desconfie e não informe nenhum dado. Pois com certeza será mais um entre tantos golpes no PIX que já existem e fazem muitas vítimas todos os dias.

E nenhum cuidado é pouco! Então fique atento e se proteja contra todos esses tipos de golpes no PIX e na internet como um todo. Pois no ambiente digital existem diversos meios de você perder dados para golpistas, então é sempre bom ter uma dose de desconfiança na internet.

Agora, fique atento e se proteja de golpes no PIX

Agora, fique atento e se proteja de golpes no PIX

E assim chegamos ao fim de nosso artigo especial sobre golpes no PIX, o que são e como se proteger deles quando for fazer seu cadastro ou suas transações financeiras. Mas além disso, também falamos dos tipos mais comuns de golpes que ocorrem na internet.

Portanto, não é apenas na hora de se cadastrar ou usar o PIX, mas sempre que for preencher dados ou clicar em links. Ou mesmo quando receber mensagens de e-mail, whatsapp, ligações. 

Assim, a melhor forma de se proteger de golpes no PIX e em geral, é através das seguintes atitudes de segurança:

Resumindo as atitudes para manter sua segurança

  • Sempre checar se está em uma página oficial da instituição financeira, e que a página oferece proteção aos seus dados cadastrais;
  • Também desconfie sempre de mensagens com links, sejam elas de pessoas que conhece ou não. 
  • Nunca clique em links encurtados, pois podem camuflar sua origem e destino;
  • Além disso, jamais forneça qualquer dado pessoal ou código de verificação fora das plataformas oficiais das instituições;
  • E verifique sempre quem enviou aquele e-mail de confirmação, ou qual número enviou aquele SMS pedindo sua senha de acesso. 
  • Finalmente, tenha sempre em mente que nenhum banco ou instituição financeira irá entrar em contato fora de seus canais oficiais. E jamais irão pedir que você informe seus dados pessoais, senhas de acesso ou códigos de verificação.

Viu só como são pequenas atitudes de desconfiança e atenção que farão toda a diferença para a sua segurança? E dessa forma você evita toda a dor de cabeça de ter dados nas mãos de golpistas.

Portanto, esperamos que agora se sinta mais apto a evitar todo o tipo de golpes no PIX e na internet como um todo. Assim, vai poder utilizar o PIX para seus pagamentos de maneira bem mais tranquila. E o melhor de tudo, ficar sem se preocupar com seus dados nas mãos de pessoas mal intencionadas, não é?

Conteúdo Recomendado

Conheça principais fraudes de cartões de crédito

Saiba aqui quais são as principais fraudes aplicadas nos cartões de crédito e como se proteger dessas ameaças

Mestre em História Social pela USP, com ênfase em História das Mulheres. É escritora autônoma para variados nichos desde história e finanças, até beleza e saúde. Sempre apaixonada pela escrita, tem como missão levar informação para as pessoas de forma simples e atrativa. Vê a importância em saber mais sobre a sociedade e tudo que nos cerca.

Cartões

Conheça o cartão de crédito Sicredi Gold

O cartão de crédito da categoria Gold oferece inúmeros benefícios e é ágil, prático e seguro. Com ele, você pode trocar seus pontos por produtos, serviços, passagens aéreas e itens desde o vestuário até diárias de hotéis.

por

Duda Razzera

Publicado em

| Atualizado em

Cartão de crédito Sicredi Gold

Conheça o cartão de crédito Sicredi Gold

O cartão de crédito Sicredi Gold é um ótimo cartão para quem deseja autonomia financeira. Assim como praticidade e segurança no dia a dia.

Então, você precisa comprovar uma renda mínima de R$2.500. Ademais, precisa pagar uma anuidade de R$144 ou 12x de R$12.

Além disso, você conta com os benefícios da bandeira Visa ou Mastercard. Ou seja, fica ao seu critério qual escolher. Aliás, você também pode participar dos programas de recompensas das redes emissoras. Assim como o próprio programa da Sicredi.

Logo, você ganha um ponto a cada dólar que gasta em compras. Então, acumulando os pontos, você pode trocar por eletrodomésticos, eletrônicos, vestuário, passagens aéreas, cashback em fatura. Entre diversas outras possibilidades que você encontra na plataforma online.

Sendo assim, de forma resumida, aqui estão as características gerais do cartão:

Renda mínimaR$2.500
AnuidadeR$144 ou 12x de R$12
BandeiraVisa ou Mastercard
CoberturaInternacional
BenefíciosVai de Visa, Mastercard Surpreenda, Programa de pontos Sicredi
Tabela de benefícios - Cartão Sicredi

Além disso, é interessante destacar que você pode solicitar cartões adicionais. Aliás, eles também usufruem dos benefícios do cartão titular. Mas, no site da cooperativa não está claro quantos cartões você pode solicitar a mais.

Além disso, é possível negociar o valor da anuidade e também da renda mínima. Mas, dependerá da sua análise de crédito e relacionamento com a instituição financeira.

A seguir, iremos detalhar as características gerais do cartão de crédito Sicredi Gold. Assim como seus benefícios. Vamos lá!

O que são cooperativas?

O que são cooperativas?

Conforme mencionamos, uma cooperativa de crédito é uma instituição financeira. Contudo, a diferença é que ela oferece serviços e produtos exclusivos para seus cooperados.

Dessa forma, os clientes se tornam "donos" da cooperativa, participando da gestão e usufruindo dos produtos e serviços.

Além disso, o cooperado também usufrui dos serviços tradicionais bancários, como: aplicações financeiras, empréstimos, financiamentos, conta corrente e cartão de crédito.

Entretanto, o que é ser "dono" de uma cooperativa? Em linhas gerais, você participa da distribuição de lucros. Dessa forma, em caso de prejuízo, ele também será rateado entre os associados. Mas, não precisa se assustar!

As cooperativas contam com o FGCoop  (Fundo Garantidor de Cooperativismo de Crédito). Então, esse fundo é bem similar ao FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Sendo assim, ele protege os depósitos que você realiza na cooperativa, caso a mesma tenha prejuízos.

Aliás, assim como o FGC, o FGCoop possui o limite de até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ e por instituição financeira. Então, você fica seguro!

E os benefícios do cartão de crédito Sicredi Gold? Descubra na sequência!

Benefícios do Cartão Sicredi

Benefícios do Cartão Sicredi

Primeiramente, é importante ressaltarmos que você conta com cobertura internacional. Tanto da bandeira Mastercard quando da bandeira Visa.

Ademais, as condições de pagamento são mais flexíveis. Você pode parcelar suas compras em até 12x. Além disso, pode pagar sua fatura em até 40 dias. Para isso, deve acompanhar no app Sicredi a melhor data de compra e então, contar com esses dias a mais.

Conforme mencionamos, você também acumula pontos com o programa da cooperativa. Sendo assim, você ganha 1 ponto a cada dólar que gastar em compras.

Depois, pode trocar os pontos por passagens aéreas, diárias de hotel, eletrônicos, cashback em fatura, itens de vestuário, artigos de decoração, dentre diversos outros itens de outras categorias.

Além disso, também pode transferir os pontos para programas como TudoAzul, Smiles e LATAM Pass.

Programas de Recompensa

Programas de Recompensa

O programa de Recompensas da Sicredi funciona por acúmulo de pontos. Então, a cada dólar que você gasta em compra, ganha 1 ponto. Essa é a paridade. Ademais, o prazo de validade dos pontos é de 24 meses. Portanto, fique atento!

Conforme mencionamos, você pode trocar seus pontos por artigos das mais diversas categorias, além de passagens aéreas e diárias em hotéis. Além disso, se preferir, pode transferir os pontos para LATAM Pass, Smiles ou TudoAzul. Contudo, apenas 10 mil pontos por vez, tudo bem?

Dessa forma, para quem deseja realizar a transferências, é interessante aproveitar as promoções. Ou seja, quando você tem acesso a transferências bonificadas. Assim, você pode ter bônus de até 100% sobre o valor dos pontos transferidos.

Como solicitar cartão Sicredi Gold

Benefícios do Cartão Sicredi Visa Gold

Abaixo estão os benefícios oferecidos pela categoria Gold da rede Visa:

  • Central de atendimento Visa
  • Seguro para veículos de locadora
  • Serviço de assistência de viagem
  • Serviço de saque emergencial
  • Substituição emergencial do cartão
  • Garantia estendida original
  • Proteção de compras
  • Proteção de preços
  • Vai de Visa
  • Visa Checkout
Benefícios do cartão Sicredi Mastercard Gold

Benefícios do cartão Sicredi Mastercard Gold

Abaixo estão os benefícios oferecidos pela categoria Gold da rede Mastercard:

  • Seguro Proteção de Preço
  • Seguro Proteção de Compras
  • Garantia Estendida Original
  • Mastercard Global Service
  • Mastercard Surpreenda
9 benefícios do Sicredi Gold

Como solicitar o cartão de crédito

Primeiramente, você entra no site oficial da cooperativa Sicredi. Então, role a barra até o centro da página. Lá, você encontrará três opções: Black, Platinum e Gold. Na categoria Gold, clique em "Peça Já".

Depois, você descobrirá que precisa ir até uma unidade Sicredi para solicitar o cartão. Por isso, informe sua localização e encontre a unidade mais próxima.

Antes de ir até uma, separe seus documentos de identificação. Assim como o comprovante de renda e o comprovante de residência.

Aliás, lembre-se de que a renda mínima é de R$2.500 mil e que você passará por uma análise de crédito. Ou seja, a cooperativa irá avaliar seu histórico de pagamentos, comportamento como consumidor e pontuação de crédito. Assim como outros requisitos específicos não informados.

Apesar de você não poder solicitar o cartão de crédito Sicredi Gold por telefone, você pode tirar dúvidas. Assim, se esse for o caso, você pode ligar na Central de Atendimento. Os números são os seguintes:

  • 3003 4770 - Capitais e regiões metropolitanas
  • 0800 724 4770 - Demais localidades
O cartão Sicredi Gold vale a pena?

O cartão Sicredi Gold vale a pena?

Primeiramente, se você tem renda mínima de R$2.500 e deseja um cartão de crédito, já vale a pena analisar esse cartão. Além disso, se você busca por autonomia financeira e praticidade, o Sicred Gold também é uma boa alternativa.

Afinal, você conta com o app Sicredi. Ele é bem intuitivo e muito seguro. Então, você consegue resolver sua vida financeira com alguns cliques. Ao invés de ir até uma agência, por exemplo.

Sendo assim, você pode consultar seu saldo e extrato. Assim como todas as informações sobre sua fatura do cartão de crédito. Além disso, consegue realizar pagamentos e transferências, bem como gerenciar seus investimentos.

Ademais, pode consultar sua senha e limite de crédito. Aliás, até mesmo simular um financiamento de carro.

Por fim, se você gosta de se aventurar e viajar, os programas de pontos das bandeiras e da própria cooperativa são bem vantajosos. E você conta com cobertura internacional. A anuidade, por sua vez, não é muito alta, visto os benefícios que acompanham o cartão de crédito Sicredi Gold.

Se você ainda está na dúvida, sugerimos clicar no botão abaixo e conhecer melhor os benefícios do cartão.

Continuar Lendo

Em Alta