Finanças

Conheça as principais fraudes de cartões de crédito

Você já foi alvo de uma clonagem de cartão ou outro tipo de golpe? Caso não tenha sido, queremos que a situação permaneça assim! Por isso, é melhor você conhecer quais são as principais fraudes acontecendo agora.

Anúncios

por Duda Razzera

02/11/2020 | Atualizado em 03/11/2020

Fraudes de cartões de crédito

No Brasil, desde o início da pandemia causada pelo Covid-19, o comércio eletrônico registra um aumento expressivo das compras online. Assim, você precisa ficar atento com as fraudes de cartões de crédito.

De acordo com os dados da pesquisa conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), esta alta das compras online ocorreu principalmente entre as camadas mais pobres da população.

Dentro deste cenário, considerando que o principal meio de pagamento no comércio online é o cartão de crédito, o número de fraudes de cartões de crédito cresceram no mesmo período. 

Um estudo feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas em conjunto com o Serviço de Proteção ao Consumidor do estado de São Paulo mostra que em apenas 12 meses, quase 9 milhões de brasileiros foram vítimas desse tipo de fraude. 

Continue lendo e descubra quais as fraudes de cartões de crédito mais utilizadas pelos golpistas contra os consumidores e como se prevenir. 

Quais são as fraudes de cartões de crédito mais comuns

Anúncios

Quais são as fraudes de cartões de crédito mais comuns?

Primeiramente, destacamos que conhecer as fraudes de cartões de crédito em pessoa em compras online é um bom começo para não ser mais uma vítima. Veja a seguir os principais métodos de golpes. Vamos lá!

Clonagem de cartões

Clonagem de cartões

Um dos mais conhecidos golpes em cartões de crédito é a clonagem. Esse crime já foi tão recorrente que é quase impossível listar todas as técnicas que utilizadas pelos bandidos. 

Com certeza, o método mais tradicional desse golpe, aplicado nos cartões físicos, é o uso dos “chupa-cabras”. Esse método utiliza pequenos dispositivos eletrônicos inseridos de forma clandestina nos leitores de cartão, que os tornam capazes de roubar os dados dos cartões dos clientes. Porém, só é válido para o método de leitura por tarja magnética do cartão. 

Ainda assim, com a disseminação dos chips e a tecnologia contactless com confirmação por senha, as clonagens de cartão praticamente desapareceram no país. Hoje, a maioria das fraudes de cartões de crédito acontece por meio virtual, através da utilização dos dados inseridos em páginas sem segurança na internet. 

Ademais, um risco alto neste momento de pandemia, são as compras pela internet em sites com páginas falsas cujo objetivo é pegar os dados inseridos pelo comprador e, quase que no mesmo momento, ser utilizado para saques ou compras em outros sites.  

Para os administradores de e-commerce, o grande problema é ter que lidar com tentativas de compras utilizando esses cartões clonados. Em 2017, o estudo feito pela Konduto mostra que, a cada 33 compras feitas no comércio digital brasileiro, pelo menos 1 foi feita utilizando cartões de crédito clonados.

Roubo de dados em ligações falsas

Anúncios

Roubo de dados em ligações falsas

Acredite se quiser, mas existem fraudes de cartões de crédito que envolvem o roubo dos dados por meio de ligações telefônicas. Muitas vezes os fraudadores se passam por alguém do banco precisando atualizar dados ou para confirmar a entrega de um cartão. Para as vítimas desatentas, entregam os dados do cartão e o código de segurança sem imaginar o risco que está passando. Logo, com dos dados em mãos, o criminoso tem acesso a um cartão para realizar compras online ou até outras operações.

Uso de máquinas com a tecnologia de aproximação NFC

Uso de máquinas com a tecnologia de aproximação NFC

Existem vários vídeos na internet com brasileiros muito assustados com a nova tecnologia de pagamento por aproximação, o NFC. Comerciantes que desconheciam a inovação de pagamento e ficam com medo pela facilidade com que se pode utilizar o método em fraudes de cartões de crédito.

Desta forma, alguém mal intencionado pode digitar valores em uma máquina de cartões e aproximar de bolsas e carteiras em um ônibus ou metrô e, sem que as pessoas percebam, pode efetuar vários golpes com valores de até R$50.  

Essa tecnologia já está presente em mais de 90% das máquinas de cartões no comércio brasileiro há uns 7 anos. Contudo, somente em 2017 que os brasileiros passaram a conhecer a tecnologia de aproximação em pulseiras, cartões e até mesmo por meio de celulares com a tecnologia NFC. 

Fraudes de cartões de crédito

Compras feitas em sites sem certificado de segurança (Cadeado)

A compra online é novidade para milhões de brasileiros em 2020. Muitos começaram a usar o cartão em aplicativos como Uber e iFood.

Depois da boa experiência de compra, ganham confiança para efetuar compras usando o smartphone ou computador.

Assim, é nesse momento que, sem muita experiência, acabam caindo em páginas sem segurança de criptografia e acabam com os dados dos cartões roubados digitalmente. 

Sequestro de dados dos cartões de clientes por funcionários mal intencionados

Sequestro de dados dos cartões de clientes por funcionários mal intencionados

Primeiramente, precisamos destacar que, em lojas físicas ou online, alguns funcionários podem salvar os dados de cartões de clientes.

Então, conseguem vender para quadrilhas especializadas nesses tipos de crimes. Aliás, esses golpes começam com valores de centavos para validar os cartões ativos. Então, depois de um determinado tempo, esses mesmos cartões são usados para compras maiores.

Assim como, uma grande dificuldade de rastrear a origem de seu uso. Quando os donos dos cartões de créditos percebem os valores indevidos nas faturas, já pode ser tarde demais para recuperar. 

Prevenção contras estes golpes contra os consumidores.

Prevenção contras estes golpes contra os consumidores. 

Todos os métodos apresentados nesse artigo sobre fraudes de cartões de crédito podem ser prevenidos com informação sobre os devidos cuidados. Os consumidores precisam se manter atualizados e sempre muito atentos nos momentos que forem usar seus cartões, seja em lojas onlines ou físicas. 

Veja abaixo alguns exemplos: 

Inscreva-se para receber alertas no aplicativo do seu banco

Inscreva-se para receber alertas no aplicativo do seu banco

Primeiramente, os especialistas em fraudes de cartões de crédito afirmam que a melhor maneira de se proteger é por meio do cadastro para receber notificações por e-mail, no app do banco ou por SMS, sempre que seu cartão for usado para uma compra.

Dessa forma, é possível informar em tempo real quando alguma compra é efetuada, podendo assim, bloquear o cartão e entrar em contato com a operadora para contestar aquela compra fraudulenta. 

Cuidado com os sites em que você salva as informações do cartão

Cuidado com os sites em que você salva as informações do cartão

Não é infalível, mas quanto menos lugares onde você compra online ou salva os números dos cartões, menos pontos para os criminosos invadirem seus dados pessoais.

Por isso, busque sempre por sites que tenham o certificado de segurança, o famoso cadeado. Uma boa sugestão é o uso de soluções de pagamentos como o PayPal, Apple Pay, Google Pay ou opções semelhantes que gerem um número de conta temporário para cada transação.

Seja cauteloso! Afinal, o seu dinheiro é suado, não é mesmo?

Seja cauteloso! Afinal, o seu dinheiro é suado, não é mesmo?

Antes de mais nada, entenda que, todo link em um e-mail ou uma oferta muito boa para ser verdadeira em um site desconhecido pode estar buscando um meio de enganá-lo para obter detalhes do cartão de crédito e informações pessoais. 

Relate a cobrança fraudulenta

Relate a cobrança fraudulenta

Ocasionalmente, mesmo com todo cuidado, você pode cair em uma fraude. Informe imediatamente à empresa do cartão de crédito e bloqueie o cartão. E a polícia?

Em resumo, as fraudes de cartões de crédito são tão recorrentes que a polícia não vai atrás.

Assim, dificilmente a polícia irá atrás de um caso isolado de golpe de uma unica pessoa.

O que acontece na prática, são investigações em busca de quadrilhas que aplicam os golpes em vários usuários.

Contudo, mesmo assim, é muito importante que você faça o boletim de ocorrência para ajudar a polícia encontrar os criminosos e prende-los.

Fraudes que acontecem  nos negócios

Fraudes que acontecem nos negócios

Frequentemente, os crimes de roubos por meio de cartão de crédito não atinge apenas os consumidores.

Ainda assim, os comerciantes que não possuem uma boa gestão de suas transações por cartões de crédito e débito também podem ser lesados por funcionários e clientes mal intencionados.

Vamos descobrir como isso é feito! Mas antes, vamos mostrar riscos que envolve o negócio e não só o prejuízo do golpe em si.

Os principais riscos das fraudes para os negócios

Os principais riscos das fraudes para os negócios

Ser vítima de um golpe traz vários outros problemas para o seu negócio. Os riscos de fraudes levam a consequências não só financeiras, mas também de reputação. Veja quais são eles.

Receber multas

As multas são aplicadas quando as administradoras de cartão de crédito colocam sua empresa em um programa de chargeback. Isso acontece quando um grande número de fraudes são sofridas e superam a taxa de 1% ou outras métricas pré-definidas.

Como se não bastasse, as cobranças são realizadas em dólar e são aplicadas de forma progressiva. Ainda assim, se o problema continuar, as multas aumentam.

Recusa de vendas

Recusa de vendas

É aplicada pelos bancos que não têm programas de chargebacks, mas têm uma pontuação para a reputação das lojas. Nesse caso, o score da empresa influencia a autorização da venda. Portanto, quando há muitas fraudes de cartão de crédito, a nota cai e as instituições financeiras negam o pedido.

Experiência negativa do consumidor

Experiência negativa do consumidor

Sofrer muitos golpes faz sua empresa cair em descrédito perante os consumidores. Os clientes ficam com medo de terem seus dados vazados ou utilizados de forma indevida e deixam de fazer suas compras no estabelecimento físico ou virtual.

Os tipos de fraude no cartão de crédito

Os tipos de fraude no cartão de crédito

Existem vários tipos de golpe aplicados no varejo. As fraudes com cartão de crédito mais comuns são as que listamos abaixo. Veja!

Chargeback Fraudes de cartões de crédito

Chargeback

Este golpe é comum no Brasil e acontece 100% no digital. Refere-se à contestação da compra feita no cartão de crédito.

Apesar de ser um procedimento de segurança para os consumidores, em vez de uma fraude, consiste em um golpe quando pessoas mal-intencionadas usam a facilidade do estorno para deixar de pagar os produtos.

Além disso, para os comerciantes, podem ser aplicadas as multas já citadas, o que faz seu negócio perder ainda mais dinheiro.

Troca de máquina Fraudes de cartões de crédito

Troca de máquina

Neste tipo de golpe, funcionários acabam fazendo a troca das máquinas de cartão, em algumas vendas, cuja a mesma esteja vinculada a ela mesma ou para outras pessoas.

Empresas que não fazem controle diário das vendas, podem perder muito dinheiro até que descubram o golpe.

Em alguns casos, podem levar meses para identificar as quebras nas vendas e, em alguns casos, o funcionário já tenha pedido demissão e está aplicando o golpe em outras empresas.

Como prevenir as fraudes no seu comércio

Como prevenir as fraudes no seu comércio

Em primeiro lugar, a prevenção de fraudes de cartão depende de alguns cuidados no processo de concessão de crédito aos clientes. Portanto, as vendas a prazo precisam ser analisadas para evitar imprevistos.

Para chegar a esse patamar e garantir que seu negócio esteja protegido, vamos mostrar algumas medidas importantes. Acompanhe!

Investimento em tecnologia

Investimento em tecnologia

De ante mão, é importante saber que, os sistemas de gestão e automação financeira (ERPs) previnem os golpes pois possibilitam a confirmação dos dados e evitarem os chargebacks.

Esse processo acontece por meio da funcionalidade de conciliação financeira. Desta forma, com a integração dos pagamentos recebidos, fica mais fácil fazer a análise dos valores e descobrir se houve fraudes no mesmo dia.

Anda assim, para compras com valores mais altos, outro exemplo são as ferramentas de análise de crédito. Com elas, você descobre o score do cliente, qual é seu histórico pelo Cadastro Positivo e chega à conclusão sobre o parcelamento da compra.

Investir em serviços de análise de crédito

Investir em serviços de análise de crédito

Os cancelamentos estão entre as principais fraudes de cartões de crédito. Por isso, é importante garantir que o cliente tenha boa reputação, score. Você deve usar ferramentas especializadas para essa finalidade. Elas devem abranger:

  • consulta ao histórico do consumidor;
  • verificação de anotações no órgão de proteção ao crédito;
  • análise de documentos;
  • relação entre gastos mensais e renda para saber o comprometimento;
  • conferência de status na Receita Federal, se o cliente for pessoa jurídica.
Investir em treinamento para as equipes

Investir em treinamento para as equipes

Os colaboradores devem saber o que fazer para evitar fraudes de cartões de crédito. Eles são a linha de frente e precisam ter atenção. É importante que eles estejam preparados para identificar golpes e agir de maneira proativa perante o fraudador.

Por fim, forneça os treinamentos necessários e realize atualizações sempre que necessário. Assim, as fraudes com cartão serão menores e o resultado positivo sentido no seu faturamento.

Investir em atualização dos dados dos clientes

Investir em atualização dos dados dos clientes

Principalmente no comercio online, o banco de dados com as informações dos clientes é essencial para garantir uma análise correta. Ele deve permanecer atualizado, porque o score do cliente muda e seu comportamento também pode ser modificado, a depender da situação pela qual passa.

Por exemplo, se ele perder o emprego, poderá ficar inadimplente. Nesse caso, mesmo que ele seja historicamente um bom pagador, é indicado evitar as vendas a prazo. Além disso, o banco de dados atualizado evita fraudes de cartões de crédito.

Em outras palavras, quando o consumidor vai fazer uma compra, você confere os dados do cartão e outros para garantir que todos eles condizem com a verdade.

Dessa forma, sua empresa deixa de ser vítima e toma decisões mais acertadas.

Com a finalidade de ajudar, todas essas dicas servem para melhorar a análise no processo de vendas e evitar qualquer fraude de cartões de crédito.

A partir de agora, basta aplicar as boas práticas como consumidor e, se for um comerciante, contar com a tecnologia para alcançar bons resultados e não ter prejuízos com os golpistas.

Ademais, agora que você conheceu as principais fraudes de cartões de crédito, que tal aprender um pouco mais sobre como ganhar dinheiro na internet? Ao invés de perdê-lo! Clique no botão abaixo e descubra.

Sobre o autor

Duda Razzera

Economista e Autora Empreendedora. Atua como produtora, revisora e gestora de conteúdo, além de ser estrategista de marketing. Escreve sobre a vida freelancer, empreendedorismo e economia, tendo como propósito auxiliar as pessoas a conquistar a autonomia financeira e ser protagonista da própria história.

Em Alta

content

O que fazer com a nota de 200 reais

A nova nota de 200 reais foi lançada em 2020 com novo design do lobo-guará. E para usar bem as suas, saiba como economizar e ter renda extra.

Continue lendo
content

Planejamento Previdenciário 2021: comece a se organizar

Você sabe como se organizar para o planejamento previdenciário 2021? Te contamos tudo sobre o assunto aqui. Clique no post e confira!

Continue lendo
content

Cartão de crédito Harley-Davidson®: como funciona

O cartão Harley-Davidson® foi feito para os amantes da marca e da liberdade! Ele conta com seguros e assistências exclusivos para viagens. Saiba mais aqui!

Continue lendo

Cartões

Conheça tudo sobre o cartão Losango

Conheça todas as vantagens do cartão Losango e das outras soluções financeiras da empresa. Conte com a praticidade e segurança dessa empresa que está há 46 anos no mercado.

Empréstimo Losango: saiba como conseguir dinheiro rápido

Quem é a Losango?

Conforme mencionamos, a empresa privada está há mais de 40 anos no mercado. Desde 1971.

O objetivo da Losango é descomplicar a vida financeira de seus clientes. Tanto pessoas físicas quanto empresas, principalmente varejistas.

O seu slogan é “Conte com a gente” e ela busca trazer soluções que fazem jus a esse lema.

Serviços oferecidos pela Losango

Produtos e serviços oferecidos pela Losango

Conforme mencionamos, a Losango oferece diferentes soluções financeiras. Primeiramente, é interessante detalharmos o empréstimo pessoal e o crediário.

Nessas ofertas de crédito, você consegue parcelar o valor solicitado em até 24x. Ademais, você também pode solicitar seguros, como: Seguro contra acidentes, Seguro Pessoal,. Seguro Proteção financeira e Seguro cartão de crédito.

Crediário

Crediário Losango

O crediário Losango é uma boa alternativa quando você precisar comprovar um produto específico, como um notebook ou smartphone para o trabalho. Afinal, o valor desses produtos pode ser alto e o crediário permite o parcelamento em até 24x.

Então, você só precisa ir até uma das unidades, são mais de 16 mil estabelecimentos, e fazer o crediário.

Para isso, você vai precisar dos seus documentos de identificação, comprovante de renda e comprovante de residência. Afinal, você passará por uma análise de crédito.

Losango para empresas

Conforme mencionamos, a Losango também tem soluções financeiras para empresas. Alguns dos serviços disponíveis são:

  • Conexão Varejo. Investimento em treinamento e capacitação de equipes junto dos parceiros;
  • CredNet. Realização de operações de crédito com serviço de financiamento de negócio;
  • TRS. Sistema de integração de automação comercial para aprovar crédito por seus clientes;
  • Crediário Pessoa Jurídica. Parcelamento de compras em até 45 vezes.

Dessa forma, as soluções para empresas buscam auxiliar na compra de itens específicos em grande volume, na contratação de linhas de crédito e no investimento em capacitação e treinamento ou em um sistema de automação.

CDC Losango

Outra solução interessante é o o CDC (Crédito Direto ao Consumidor). Assim como no crediário e empréstimo pessoal, você pode parcelar o valor em até 24x.

Dessa forma, basta ir até uma das unidades com seus documentos, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda.

Para realizar a quitação do valor você pode optar pelo carnê, cheque, débito automático ou DDA (Débito Direto Autorizado).

Além disso, é interessante mencionarmos que você pode escolher o CDC Premium. Assim, ele é uma boa alternativa para comprar bens duráveis e serviços. Pois oferece taxas bem vantajosas e a possibilidade de parcelar, conforme mencionamos.

Entretanto, destacamos que você também passará por uma análise de crédito. Por isso, você precisa ter o nome limpo e uma boa pontuação de crédito.

Está com o score baixo? Clique no botão abaixo e conheça outras opções para você.

Quais os tipos de cartões Losango?

Conheça os cartões de crédito Losango

Mas as facilidades não param por aí! Como mencionamos, você pode solicitar o cartão Losango.

A instituição oferece diferentes modalidades para diferentes públicos. Por isso, iremos detalhar as vantagens de cada uma abaixo. Continue lendo!

Cartão de crédito Losango Viva Internacional

Cartão de crédito Losango Viva Internacional

Primeiramente, temos a opção do cartão de crédito Losango Viva Internacional. Essa é uma alternativa para clientes mais exclusivos. Portanto, as vantagens são bem exclusivas também. Confira:

  • Seguro Proteção de Preço. Cobertura de até 30 dias para reembolso da diferença do preço menor;
  • Seguro Proteção contra danos, furtos e roubos. Cobertura de até 45 dias após a compra, com substituição;
  • Direto a até 4 cartões adicionais;
  • Participação no programa de fidelidade “Vai de Visa”;
  • Pagamento de ingressos de cinema, teatro e espetáculos em até 70 dias;
  • Possibilidade de pagar a fatura em até 40 dias.
Cartão de crédito Losango Viva Nacional

Cartão de crédito Losango Viva Nacional

Em seguida, temos o cartão de crédito Losango Viva Nacional. Diferente do anterior, ele é mais abrangente.

Então, você só precisa ter 18 anos e comprovar a renda de R$1045 reais (um salário mínimo).

Dentre as vantagens do cartão, podemos destacar:

  • Pagamento de ingressos de cinema, teatro e espetáculos em até 70 dias;
  • Participação no programa de fidelidade “Vai de Visa”;
  • Pagamento da fatura em até 40 dias;
  • Direito de até 4 cartões adicionais com cobertura nacional.
Segunda Via Da Fatura Do Cartão Visa Losango - Compartilhar Cartão
Cartão de crédito Losango Visa

Cartão de crédito Losango Visa

O cartão de crédito Losango Visa é parecido com o Viva Nacional.

Dessa forma, os critérios para solicitar são iguais. E os benefícios também:

  • Pagamento de ingressos de cinema, teatro e espetáculos em até 70 dias;
  • Participação no programa de fidelidade “Vai de Visa”;
  • Pagamento da fatura em até 40 dias;
  • Direito de até 4 cartões adicionais com cobertura nacional.

Mas, você também tem outras vantagens extras, como:

  • Envio da fatura pelo correio;
  • 13 opções diferentes para data de vencimento da fatura;
  • Acesso a descontos e promoções exclusivas no Clube de Ofertas.
Cartões de Lojas Losango

Cartões de Lojas Losango

Basicamente, os cartões de Lojas Losango são parceiras com grandes marcas. Ou seja, lojas como a Hering e Ricardo Eletro emitem seus cartões com a empresa.

Dessa forma, os clientes Losango podem realizar compras em outros segmentos. E contar com benefícios exclusivos.

Além disso, por conta da bandeira Visa, as outras vantagens são bem semelhantes aquelas do Losango Visa. Contudo, você não tem 13 opções diferentes para data de vencimento da fatura.

Empréstimo Losango: como conseguir dinheiro rápido - Senhor Finanças
Cartão de Crédito Losango Carrinho Cheio

Cartão de Crédito Losango Carrinho Cheio

O cartão Carrinho Cheio é uma boa alternativa para quem faz compras em supermercados frequentemente. Dentre as vantagens principais, temos:

  • eguro Proteção de Preço. Cobertura de até 30 dias para reembolso da diferença do preço menor;
  • Seguro Proteção contra danos, furtos e roubos. Cobertura de até 45 dias após a compra, com substituição;
  • Direto a até 4 cartões adicionais;
  • Participação no programa de fidelidade “Vai de Visa”;
  • Pagamento de ingressos de cinema, teatro e espetáculos em até 70 dias;
  • Possibilidade de pagar a fatura em até 15 dias;
  • Escolha dentre 13 opções de data de vencimento da fatura;
  • Direito a saques em caixas da rede Banco24Horas e Rede Plus6.
Os cartões Losango valem a pena?

Os cartões Losango valem a pena?

Primeiramente, precisamos destacar que o cartão Losango tem a bandeira Visa. Ademais, dependendo da sua necessidade e perfil de crédito, você pode ter cobertura nacional ou internacional.

Ademais, a Losango oferece outras alternativas de crédito, como empréstimo pessoal e crediário. Assim como seguros e o CDC.

A renda mínima exigida para pessoa física é de apenas um salário mínimo (R$1.045 reais), o que é bem razoável. Por outro lado, a instituição exige comprovação de renda e nome limpo. Então, se esse não for o seu caso, esse cartão não é para você.

Mas, se você cumprir esses critérios, o cartão Losango também oferece diversos benefícios e vantagens exclusivas, como descontos, promoções e um app que te possibilidade gerenciar suas finanças pessoais.

Quer saber mais sobre os cartões Losango para tomar sua decisão? Clique no botão abaixo.

Você também pode gostar

content

Empreendedorismo feminino cresce durante a pandemia

Ainda que enfrentem dificuldades na hora de conseguir crédito para negócio próprio no Brasil, o empreendedorismo feminino cresceu desde 2020.

Continue lendo
content

Conheça o empréstimo Agibank para negativados

Conheça o empréstimo Agibank para negativados. Se está com o nome sujo e com as contas no vermelho, pode ser uma boa alternativa para você.

Continue lendo
content

Conheça o cartão Bradesco Elo Internacional Básico

Você conhece o cartão Bradesco Elo Internacional Básico? Ele pode te ajudar nas compras do dia a dia. Leia este post e saiba mais!

Continue lendo