Educação financeira

Qual o melhor investimento para aposentadoria?

Veja aqui como você pode iniciar uma reserva financeira para o futuro e não precisar depender da Previdência social do governo em sua aposentadoria.

Anúncios

por Fernanda Weber

27/04/2021 | Atualizado em 08/06/2021

Invista dinheiro para ter uma aposentadoria tranquila

Faça investimentos para aposentadoria e tenha um futuro mais tranquilo. Foto: Unsplash
Faça investimentos para aposentadoria e tenha um futuro mais tranquilo. Foto: Unsplash

Quem não quer ter uma aposentadoria mais tranquila, não é mesmo? Pois é, para que isso aconteça, nada melhor do que começar a fazer algum investimento para a aposentadoria e não precisar contar com a Previdência Social no futuro.

Sem dúvida, viver de renda é o sonho de muitos brasileiros. No entanto, isso não vem do nada. Afinal, antes de alcançar a independência financeira, você precisa se planejar e começar a investir na sua aposentadoria.

Para que fique mais fácil de se organizar, preparamos um conteúdo especial sobre esse tema. Por isso, veja agora como fazer o planejamento da sua aposentadoria, como se preparar e onde investir seu dinheiro.

Anúncios

Qual a melhor forma de garantir uma boa aposentadoria?

Antes de mais nada, queremos dizer que não tem nada de errado em começar a pensar na aposentadoria desde cedo. Aliás, quanto antes melhor.

Por isso, mesmo que a maioria das pessoas ao seu redor não esteja preocupada com a aposentadoria e deixe tudo a cargo da Previdência Social, você pode fazer diferente.

Para garantir seu futuro e fazer investimentos para sua aposentadoria, primeiro você deve se planejar. Em seu planejamento, inclua as perguntas: quanto, quando e como. Veja:

  • Quanto? Defina qual é o valor que precisa receber de retorno por mês para viver de renda e manter seu padrão de vida. Lembre-se de que não é o valor atual e sim uma projeção para o futuro.
  • Quando? Aqui, saiba quando você pretende se aposentar: 10, 20, 30 anos, por exemplo. Nesse caso, avalie qual é o tempo que resta para fazer um investimento para aposentadoria.
  • Como? De que forma você vai garantir a sua renda para o futuro e quanto precisa investir por mês para alcançar sua meta de acordo com o quanto pretende receber e o prazo que já estipulou.

Além disso, temos uma dica importante: continue investindo mesmo depois que se aposentar. Isso garante que sua renda continuará crescendo.

Afinal, vivemos muito mais do que antigamente e, não adianta projetar uma renda para viver até os 75 anos. É preciso pensar em como manter uma renda recorrente pelo resto da sua vida.

6 tipos de aposentadoria no Brasil

Você conhece os tipos de aposentadoria no Brasil? Se ainda não, confira agora as opções para se aposentar e também como pode fazer isso antes do tempo.

Como se preparar para fazer investimento na aposentadoria?

Comece o quanto antes a investir na aposentadoria. Foto: Pexels
Comece o quanto antes a investir na aposentadoria. Foto: Pexels

Mesmo que você já tenha passado dos 40 anos e ainda não tenha feito nenhum investimento para aposentadoria, saiba que ainda dá tempo de fazer isso.

O único detalhe é que, provavelmente, você precisará investir mais todos os meses do que alguém que começou antes. No entanto, independente da idade, não desista e saiba que sempre há tempo para se preparar para a ‘melhor idade’.

Para isso, o mais importante é desenvolver o hábito de investir todos os meses durante todo o prazo que você estipulou no seu planejamento.

Além disso, lembre-se de que para viver de renda no futuro, você deve evitar, ao máximo, contar com esse dinheiro antes do tempo. Afinal, a aposentadoria é um investimento para o longo prazo (estamos falando de pelo menos 15 anos).

Para emergências, você deve ter uma reserva financeira separada, com pelo menos 6 meses do seu custo de vida. Ao ter essa reserva, você se previne de contratempos e pode focar no seu futuro.

Ademais, uma dica fundamental é revisar o seu plano para se aposentar regularmente. Ou seja, ver se as suas metas continuam as mesmas, se você pode aumentar o valor mensal dos investimentos e também avaliar se os investimentos estão dando o retorno esperado.

Tem gente que faz isso uma vez por ano ou a cada seis meses, por exemplo. Você pode encontrar o melhor jeito de acordo com os seus objetivos. 

Neste ponto, o mais importante é fazer a revisão mesmo e ver se tudo está se encaminhando da forma como gostaria.

Como criar o seu Plano de Previdência

Um plano de previdência privada pode ser uma ótima escolha para o seu futuro e para sua estabilidade após a aposentadoria. Saiba mais sobre isso.

Anúncios

Qual o melhor investimento para a aposentadoria?

Em primeiro lugar, queremos dizer que não existe investimento certo para aposentadoria. O que existe é o investimento mais adequado para as suas necessidades e para o seu perfil de investidor.

Mas, mesmo assim, podemos te dar algumas dicas:

  • Para começar, não aposte na poupança. Mesmo que ela seja super segura, sua rentabilidade é muito baixa e não compensa no longo prazo.
  • Depois disso, busque diversificar seus ativos. Dessa forma, nunca invista todo o seu dinheiro em apenas um tipo de investimento. Se você diversificar, pode contar com a valorização de um ativo para compensar a desvalorização de outro e assim, ficar menos exposto aos riscos do mercado.

Nesse sentido, procure por investimentos de longo prazo pois eles possuem maior rentabilidade. 

Na renda fixa, em que você empresta dinheiro para bancos ou para o governo, as melhores opções são: CDB, LCI, LCA e ainda o Tesouro Direto. 

Em suma, esses investimentos costumam pagar boas taxas de juros, principalmente se você deixar o dinheiro aplicado até o vencimento do papel.

Além desses, você também pode procurar por opções para investir em renda variável. Nesse tipo de investimento, você adquire uma cota de um fundo ou então parte de empresas (ações).

Para investir nesse mercado, os fundos imobiliários (FIIs) são uma ótima opção para o longo prazo. Além deles, podemos citar também as ações, nas quais você deve procurar por empresas sólidas e que paguem bons dividendos.

Qual o melhor título do Tesouro para conseguir a aposentadoria?

O Tesouro Direto IPCA + é uma boa opção de investimento. Foto: Pixabay
O Tesouro Direto IPCA + é uma boa opção de investimento. Foto: Pixabay

Como já falamos, o Tesouro Direto é uma boa opção de investimento para a aposentadoria. Dentre todas as opções disponíveis, o Tesouro Direto IPCA + é, sem dúvida, o melhor para a aposentadoria.

Isso porque esse tipo de ativo tem a rentabilidade atrelada a uma taxa de juros fixa por mês mais a variação do IPCA (inflação).

Com isso, se a inflação subir, você não perderá dinheiro como acontece em outros investimentos. Assim sendo, está mais protegido de variações do mercado.

Além disso, o prazo de vencimento do Tesouro IPCA + costuma ser bastante longo. Isso garante que a sua rentabilidade aumente ao longo do tempo, especialmente se você investir de forma constante nesses títulos e não retirar o dinheiro antes do prazo.

Por fim, se você ainda não começou a montar sua aposentadoria porque não consegue sair das dívidas ou sequer economizar, veja o artigo que deixei linkado abaixo. Nele, vou te ensinar como sair das dívidas e ter um bom planejamento.

Como investir o seu FGTS em 2021

Você pode investir o seu FGTS em 2021 de diversas formas, como quitando dívidas, ou investindo em aposentadoria privada e ações. Saiba mais em nosso artigo!

Sobre o autor

Fernanda Weber

Produtora de conteúdos digitais e redatora web com formação na área de Letras. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Review cartão Mooba Visa 2021

Confira o review cartão Mooba Visa para descobrir as suas principais características, como cobertura, anuidade, vantagens e muito mais!

Continue lendo
content

BNDES oferece nova linha de crédito de até R$21 mil para microempreendedores

Com o empréstimo BNDES para MEI, você pode aumentar o caixa da sua empresa em até R$21 mil reais e começar a investir nos seus sonhos! Confira mais aqui!

Continue lendo
content

Como desbloquear cartão Santander SX

Está com dificuldades de realizar o desbloqueio do seu cartão? Veja aqui o que deve ser feito para desbloquear cartão Santander SX.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Caixa Simples ou Caixa Elo Nanquim: qual o melhor?

Caixa Simples ou Caixa Elo Nanquim? Sabemos que a CEF é um dos maiores bancos do Brasil, mas qual o cartão ideal para o seu bolso e perfil de crédito?

Continue lendo
content

Conheça a conta digital Voltz

Você já conhece a conta digital Voltz? Com diversos benefícios, sem dúvidas é uma excelente opção para você. Clique e saiba mais.

Continue lendo
content

5 melhores cartões de crédito de supermercado

Descubra quais são as 5 melhores opções de cartões de crédito de supermercado em 2020 e saiba qual o ideal para o seu perfil.

Continue lendo