Educação financeira

Qual o melhor investimento para aposentadoria?

Veja aqui como você pode iniciar uma reserva financeira para o futuro e não precisar depender da Previdência social do governo em sua aposentadoria.

Anúncios

por Fernanda Weber

27/04/2021 | Atualizado em 08/06/2021

Invista dinheiro para ter uma aposentadoria tranquila

Faça investimentos para aposentadoria e tenha um futuro mais tranquilo. Foto: Unsplash
Faça investimentos para aposentadoria e tenha um futuro mais tranquilo. Foto: Unsplash

Quem não quer ter uma aposentadoria mais tranquila, não é mesmo? Pois é, para que isso aconteça, nada melhor do que começar a fazer algum investimento para a aposentadoria e não precisar contar com a Previdência Social no futuro.

Sem dúvida, viver de renda é o sonho de muitos brasileiros. No entanto, isso não vem do nada. Afinal, antes de alcançar a independência financeira, você precisa se planejar e começar a investir na sua aposentadoria.

Para que fique mais fácil de se organizar, preparamos um conteúdo especial sobre esse tema. Por isso, veja agora como fazer o planejamento da sua aposentadoria, como se preparar e onde investir seu dinheiro.

Anúncios

Qual a melhor forma de garantir uma boa aposentadoria?

Antes de mais nada, queremos dizer que não tem nada de errado em começar a pensar na aposentadoria desde cedo. Aliás, quanto antes melhor.

Por isso, mesmo que a maioria das pessoas ao seu redor não esteja preocupada com a aposentadoria e deixe tudo a cargo da Previdência Social, você pode fazer diferente.

Para garantir seu futuro e fazer investimentos para sua aposentadoria, primeiro você deve se planejar. Em seu planejamento, inclua as perguntas: quanto, quando e como. Veja:

  • Quanto? Defina qual é o valor que precisa receber de retorno por mês para viver de renda e manter seu padrão de vida. Lembre-se de que não é o valor atual e sim uma projeção para o futuro.
  • Quando? Aqui, saiba quando você pretende se aposentar: 10, 20, 30 anos, por exemplo. Nesse caso, avalie qual é o tempo que resta para fazer um investimento para aposentadoria.
  • Como? De que forma você vai garantir a sua renda para o futuro e quanto precisa investir por mês para alcançar sua meta de acordo com o quanto pretende receber e o prazo que já estipulou.

Além disso, temos uma dica importante: continue investindo mesmo depois que se aposentar. Isso garante que sua renda continuará crescendo.

Afinal, vivemos muito mais do que antigamente e, não adianta projetar uma renda para viver até os 75 anos. É preciso pensar em como manter uma renda recorrente pelo resto da sua vida.

6 tipos de aposentadoria no Brasil

Você conhece os tipos de aposentadoria no Brasil? Se ainda não, confira agora as opções para se aposentar e também como pode fazer isso antes do tempo.

Como se preparar para fazer investimento na aposentadoria?

Comece o quanto antes a investir na aposentadoria. Foto: Pexels
Comece o quanto antes a investir na aposentadoria. Foto: Pexels

Mesmo que você já tenha passado dos 40 anos e ainda não tenha feito nenhum investimento para aposentadoria, saiba que ainda dá tempo de fazer isso.

O único detalhe é que, provavelmente, você precisará investir mais todos os meses do que alguém que começou antes. No entanto, independente da idade, não desista e saiba que sempre há tempo para se preparar para a ‘melhor idade’.

Para isso, o mais importante é desenvolver o hábito de investir todos os meses durante todo o prazo que você estipulou no seu planejamento.

Além disso, lembre-se de que para viver de renda no futuro, você deve evitar, ao máximo, contar com esse dinheiro antes do tempo. Afinal, a aposentadoria é um investimento para o longo prazo (estamos falando de pelo menos 15 anos).

Para emergências, você deve ter uma reserva financeira separada, com pelo menos 6 meses do seu custo de vida. Ao ter essa reserva, você se previne de contratempos e pode focar no seu futuro.

Ademais, uma dica fundamental é revisar o seu plano para se aposentar regularmente. Ou seja, ver se as suas metas continuam as mesmas, se você pode aumentar o valor mensal dos investimentos e também avaliar se os investimentos estão dando o retorno esperado.

Tem gente que faz isso uma vez por ano ou a cada seis meses, por exemplo. Você pode encontrar o melhor jeito de acordo com os seus objetivos. 

Neste ponto, o mais importante é fazer a revisão mesmo e ver se tudo está se encaminhando da forma como gostaria.

Como criar o seu Plano de Previdência

Um plano de previdência privada pode ser uma ótima escolha para o seu futuro e para sua estabilidade após a aposentadoria. Saiba mais sobre isso.

Anúncios

Qual o melhor investimento para a aposentadoria?

Em primeiro lugar, queremos dizer que não existe investimento certo para aposentadoria. O que existe é o investimento mais adequado para as suas necessidades e para o seu perfil de investidor.

Mas, mesmo assim, podemos te dar algumas dicas:

  • Para começar, não aposte na poupança. Mesmo que ela seja super segura, sua rentabilidade é muito baixa e não compensa no longo prazo.
  • Depois disso, busque diversificar seus ativos. Dessa forma, nunca invista todo o seu dinheiro em apenas um tipo de investimento. Se você diversificar, pode contar com a valorização de um ativo para compensar a desvalorização de outro e assim, ficar menos exposto aos riscos do mercado.

Nesse sentido, procure por investimentos de longo prazo pois eles possuem maior rentabilidade. 

Na renda fixa, em que você empresta dinheiro para bancos ou para o governo, as melhores opções são: CDB, LCI, LCA e ainda o Tesouro Direto. 

Em suma, esses investimentos costumam pagar boas taxas de juros, principalmente se você deixar o dinheiro aplicado até o vencimento do papel.

Além desses, você também pode procurar por opções para investir em renda variável. Nesse tipo de investimento, você adquire uma cota de um fundo ou então parte de empresas (ações).

Para investir nesse mercado, os fundos imobiliários (FIIs) são uma ótima opção para o longo prazo. Além deles, podemos citar também as ações, nas quais você deve procurar por empresas sólidas e que paguem bons dividendos.

Qual o melhor título do Tesouro para conseguir a aposentadoria?

O Tesouro Direto IPCA + é uma boa opção de investimento. Foto: Pixabay
O Tesouro Direto IPCA + é uma boa opção de investimento. Foto: Pixabay

Como já falamos, o Tesouro Direto é uma boa opção de investimento para a aposentadoria. Dentre todas as opções disponíveis, o Tesouro Direto IPCA + é, sem dúvida, o melhor para a aposentadoria.

Isso porque esse tipo de ativo tem a rentabilidade atrelada a uma taxa de juros fixa por mês mais a variação do IPCA (inflação).

Com isso, se a inflação subir, você não perderá dinheiro como acontece em outros investimentos. Assim sendo, está mais protegido de variações do mercado.

Além disso, o prazo de vencimento do Tesouro IPCA + costuma ser bastante longo. Isso garante que a sua rentabilidade aumente ao longo do tempo, especialmente se você investir de forma constante nesses títulos e não retirar o dinheiro antes do prazo.

Por fim, se você ainda não começou a montar sua aposentadoria porque não consegue sair das dívidas ou sequer economizar, veja o artigo que deixei linkado abaixo. Nele, vou te ensinar como sair das dívidas e ter um bom planejamento.

Como investir o seu FGTS em 2021

Você pode investir o seu FGTS em 2021 de diversas formas, como quitando dívidas, ou investindo em aposentadoria privada e ações. Saiba mais em nosso artigo!

Sobre o autor

Fernanda Weber

Produtora de conteúdos digitais e redatora web com formação na área de Letras. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Em Alta

content

Minha Casa Minha Vida e Casa Verde e Amarela: quais as diferenças

Você sabe quais são as diferenças entre os programas Minha Casa Minha Vida e Casa Verde Amarela? Te contamos aqui. Clique e descubra!

Continue lendo
content

Conheça o curso de inglês online Wlingua

Através do curso de inglês online Wlingua, você aprende inglês de forma dinâmica e facilitada. Se interessou? Conheça o curso aqui.

Continue lendo
content

Como solicitar cartão Express

Quer comprar roupas ganhando benefícios? Então, aprenda a solicitar o cartão Express. Uma parceria da rede de lojas Express com o Comenity Bank.

Continue lendo

Contas digitais

Nubank tem conta digital para negativados

A conta digital para negativados Nubank facilita a vida financeira de quem está com nome sujo. E, ainda, oferece cartão de crédito sem anuidade e com muitos benefícios, como o programa Mastercard Surpreenda. Saiba como abrir a sua aqui!

Conta digital para negativados

Existe uma conta digital para negativados? Se você está com o nome sujo, não se preocupe! A resposta para essa pergunta é sim.

Sabemos que imprevistos acontecem. Um problema de saúde inesperado, um reparo imprevisto na casa ou no carro. Ou então, o desemprego que chega de forma brusca. Essas situações podem fazer com que você contraia dívidas por conta de um desequilíbrio financeiro. Assim, o seu nome fica negativado junto aos órgãos de proteção ao crédito, como SPC/Serasa.

Nesse contexto, ter uma vida bancária pode se tornar uma situação difícil, não é mesmo? O que antes era algo corriqueiro se torna quase impossível. E é nesse momento que surge uma solução prática: uma conta digital para negativados.

Mas, afinal, como ter uma conta digital com o nome sujo? É o que veremos, a seguir. Continue lendo!

Como solicitar cartão Nubank para negativados

Saiba tudo sobre o cartão Nubank para negativados. Ele não tem anuidade e, ainda, conta com um aplicativo exclusivo para controle dos gastos. Confira como conseguir o seu

O que é uma conta digital e qual o seu diferencial?

Primeiramente, é importante destacar que uma conta digital é bem menos burocrática. Esse é o seu grande diferencial. Ademais, elas podem ser abertas ou fechadas de forma rápida e prática, pela internet. Ou seja, não há a necessidade de ir presencialmente até uma agência do banco em questão.

Além disso, a rotina financeira de quem possui uma conta digital é muito mais simples. O cliente consegue controlar sua conta e monitorar suas transações em tempo real direto pelo aplicativo.

E, sim, a maioria dos bancos tradicionais já permitem o controle da sua conta corrente online. Contudo, diferente da conta corrente, a conta digital permite que você abra ou encerre operações pela internet também, sem precisar enfrentar filas. E esse também é um grande apelo desse tipo de conta.

De fato, a conta digital está transformando a forma como lidamos com o nosso dinheiro.

O processo é desburocratizado, sem a necessidade de preencher diversos formulários ou compilar mais documentos que você consegue contar.

Ademais, não precisa baixar um aplicativo de segurança no computador ou validar uma chave de segurança no caixa eletrônico, como antigamente. Agora, quanto mais ágil, transparente e sem burocracia for a abertura de uma conta, melhor. Além disso, muitas contas digitais oferecem isenção de tarifas ou o pagamento apenas se você, de fato, utilizar algum dos serviços.

Descomplicar sua vida financeira te ajudará a reequilibrar suas contas e limpar o seu nome. E, assim, recuperar seu score de crédito e sua fama de mau pagador desaparecerá por completo.

A conta digital te ajuda a ressignificar o seu relacionamento com o dinheiro, mantendo o controle de suas finanças pessoais literalmente na palma de sua mão.

Conta digital Nubank

A NuConta disponibiliza a maioria dos serviços que são oferecidos por uma conta corrente tradicional, tais como: depósitos, pagamento de boletos, transferências, etc. Ademais, o Nubank também está começando a oferecer cartão de crédito junto com a conta digital para negativados também.

Isso porque o banco tem o objetivo de provocar uma verdadeira revolução do segmento bancário, simplificando a vida financeira dos consumidores e dando mais acesso aos até então desbancarizados.

Ademais, a NuConta não possui nenhuma tarifa ou taxa de manutenção. A única taxa cobrada é para o saque no débito. Mas, diferente de muitas contas correntes, a conta digital do roxinho é totalmente transparente. Ou seja, você não enfrenta nenhum tipo de informação escondida em seu contrato ou em suas tarifas.

De fato, os clientes do banco Nubank costumam economizar em torno de R$40,00 reais por mês em tarifas se compararmos com os bancos tradicionais.

Conta digital para negativados da Nubank

Quem está com o nome sujo na praça tem muita dificuldade para conseguir um cartão, quanto mais crédito. Mas, pensando nisso, o Nubank resolveu criar a conta digital NuConta para negativados. Ela não é uma conta corrente, mas oferece todos os serviços de uma conta corrente convencional, tais como: transferência, depósitos, pagamentos por boleto, etc.

O Nubank tem como propósito desburocratizar o mercado financeiro e facilitar o acesso aos produtos bancários, principalmente para quem é desbancarizado ou está cansado da cobrança excessiva de taxas pelos bancos tradicionais.

Além disso, é importante ressaltar que a NuConta não cobra nenhuma tarifa ou taxa de manutenção. Você só precisa pagar uma taxa para realizar o saque no débito. Ademais, a conta digital é super transparente com qualquer tarifa ou taxa existente, você não tem nenhuma surpresa ou é imprevistos!

Assim, você tem acesso a tecnologia de uma empresa reconhecida pelo seu atendimento humanizado, desfruta das funcionalidades práticas do aplicativo e, ainda, consegue facilitar sua vida financeira com transferências ilimitadas e desburocratização nas transações.

Além disso, ao ter uma conta digital para negativados, você já pode pensar no seu cartão Nubank, mesmo estando com o nome sujo.

Como abrir uma conta digital no Nubank

Primeiramente, ressaltamos que você pode abrir uma conta digital conhecida como NuConta diretamente do conforto de sua casa. O grande roxinho opta por um processo simples e desburocratizado.

Assim, tudo que você precisa fazer é acessar ou site ou o app do Nubank é informar seu nome completo, CPF e seu e-mail.

Depois, você precisa confirmar algumas informações e fornecer alguns outros dados solicitados, tais como: número do RG, comprovante de residência, etc.

Para enviar os documentos para o banco você deve tirar uma foto dos mesmos. Em seguida, também precisa tirar uma foto segurando seu documento de identificação.

Por fim, deverá assinar um contrato digital.

Lembramos que você precisa se certificar de que os documentos estão legíveis na foto e aparecem por completo. Caso contrário, o seu cadastro pode vir a ser negado. Além disso, a foto com seu documento é fundamental para provar que você é, de fato, o titular da conta.

Quanto tempo demora para criar uma conta digital?

O tempo para a conta ser criada, como você deve imaginar, depende de cada instituição financeira na qual fez o processo.

No Nubank, o cadastro é realizado pelo aplicativo e a conta digital para negativados é aberta em poucos minutos. A aprovação, contudo, pode levar alguns dias. Assim, normalmente todas as funções da conta digital demoram, em média, até três dias para serem liberadas.

Contudo, é interessante destacar que em certos casos, o cliente consegue realizar depósitos por boleto ou transferências para mesma titularidade logo depois de realizar o cadastro.

O que fazer depois de abrir uma conta digital?

Depois de conseguir abrir uma conta digital para negativados é importante que você saiba como descobrir se o seu nome está negativado. Isso porque, ao descobrir isso, você saberá também o motivo e como resolver a questão.

Tanto o site do Serasa como do Boa Vista SCPC disponibilizam essas informações de forma gratuita. Assim, você só precisa realizar um cadastro rápido e conferir o status do seu nome.

No SPC, por sua vez, você pode acessar tanto o site quanto deslocar-se até um posto de atendimento. Entretanto, o serviço é pago.

Assim, mesmo você já conseguindo abrir sua conta digital é importante compreender o motivo pelo qual seu nome está sujo para não repetir essa situação. Ademais, você precisa saber como limpar o seu nome para ter acesso a outros tipos de produtos bancários também.

Para sair das listas dos órgãos de proteção ao crédito você precisa entrar em contato com a empresa de cobrança ou, então, a própria empresa, para renegociar o pagamento ou quitar a dívida.

Normalmente, se o valor for muito alto, é possível realizar um parcelamento. E, assim que você realizar o pagamento da primeira parcela, o seu nome deve sair da lista em até 5 dias úteis. Contudo, se você não honrar as próximas parcelas, o seu nome ficará negativado outra vez.

Agora, saiba mais sobre o cartão Nubank que você terá acesso em sua conta digital para negativados no conteúdo recomendado abaixo.

Como solicitar cartão Nubank para negativados

Saiba tudo sobre o cartão Nubank para negativados. Ele não tem anuidade e, ainda, conta com um aplicativo exclusivo para controle dos gastos. Confira como conseguir o seu

Você também pode gostar

content

Quais faculdades participam do Fies 2021?

Deseja ingressar na faculdade com Fies? Contamos nesse post quais são as faculdades participantes do programa em 2021. Clique e confira.

Continue lendo
content

Conheça o The Platinum Card da American Express

Um dos cartões mais populares para o público de alta renda é o The Platinum Card da American Express. Leia o nosso texto e descubra mais ele.

Continue lendo
content

4 vantagens do cartão Latam Itaucard Gold

Descubra quais as principais vantagens do Cartão Latam Itaucard Gold e se ele é ideal para suas necessidas e rotina financeira no texto a seguir.

Continue lendo