Finanças

6 tipos de aposentadoria no Brasil

Você conhece os tipos de aposentadoria no Brasil? Se ainda não, confira agora as opções para se aposentar e também como pode fazer isso antes do tempo.

Anúncios

por Fernanda Weber

Publicado em 22/04/2021

Conheça os tipos de aposentadoria no Brasil

Confira os tipos de aposentadoria no Brasil. Foto: Pexels
Confira os tipos de aposentadoria no Brasil. Foto: Pexels

Sem dúvida, a previdência social garante que muitas pessoas não fiquem sem renda depois que param de trabalhar. Por isso, é importante conhecer os tipos de aposentadoria no Brasil e ver em qual modalidade você se encaixa.

A aposentadoria no país é garantida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Este órgão regula, inspeciona e homologa o serviço social brasileiro. Ele também protege o trabalhador em caso de acidente que cause invalidez temporária ou permanente.

No entanto, em virtude de diversas questões sociais e políticas, muitas pessoas acabam recorrendo a outros tipos de aposentadoria, além da pública. Para entender melhor sobre tudo isso, siga com a gente.

Anúncios

Saiba como planejar sua aposentadoria

Além da aposentadoria pelo INSS, você pode se planejar para ganhar mais dinheiro quando não puder trabalhar. Para isso, uma boa ideia é planejar seu orçamento e investir todos os meses pelo menos um pequeno valor.

Dessa forma, vale a pena conferir planos de previdência privada ou até mesmo opções conservadoras como a poupança e os títulos do Tesouro Direto.

O mais importante é todos os meses colocar um pouco de dinheiro em um ou mais tipos de investimentos. 

Como se trata de um investimento de longo prazo, com o tempo esse dinheiro vai render mais e você poderá, inclusive, adiantar sua aposentadoria em alguns anos, pois poderá viver com os juros do seu dinheiro aplicado.

Saiba o que é a poupança programada

Conheça um dos tipos de investimentos mais seguros que existem: a Poupança Programada. Além disso, veja como ter esse serviço e as vantagens dele.

Quais são os tipos de aposentadoria no Brasil?

Veja as diferentes formas para se aposentar no Brasil. Foto: Pexels
Veja as diferentes formas para se aposentar no Brasil. Foto: Pexels

Nem todas as pessoas se encaixam no mesmo tipo de aposentadoria no Brasil, por isso, vamos te mostrar os mais comuns.

Além disso, lembre-se de que, para abrir o processo junto ao INSS, você precisará de alguns documentos como, por exemplo: RG, CPF e todas as carteiras de trabalho ou comprovantes de contribuição ao instituto.

Também vai precisar de documentos específicos de cada tipo de aposentadoria, como vamos mostrar agora:

Anúncios

Aposentadoria por tempo de contribuição

Esse é, sem dúvida, um dos tipos de aposentadoria mais conhecidos no Brasil. No entanto, depois da última reforma na previdência, essa modalidade está com os dias contatos.

Isso porque apenas quem completou o tempo mínimo de contribuição até 12 de novembro de 2019 pode solicitá-la. Ou seja, homens com 35 anos de contribuição ou mulheres com 30 anos.

Outros trabalhadores que começaram a trabalhar antes de 2019 podem se encaixar em uma das regras de transição. Mas, por conta do fator previdenciário, esta opção pode se tornar pouco vantajosa.

Aposentadoria especial por tempo de contribuição

Nesta modalidade, o trabalhador ou trabalhadora precisa estar em contato direto com agentes nocivos que prejudiquem a sua saúde.

O tempo de contribuição varia de acordo com a periculosidade e condições de trabalho. Assim sendo, o tempo é entre 15 e 25 anos de contribuição.

Aqui, a reforma também mudou algumas regras. Antes, não era necessário uma idade mínima para se aposentar.

No entanto, depois da reforma, há uma idade mínima para solicitar a aposentadoria:

  • 60 anos de idade e 25 de contribuição para baixo risco.
  • 58 anos de idade e 20 para risco médio.
  • 55 anos de idade e 15 para risco alto.

Além disso, vale lembrar que esse é um dos tipos de aposentadoria mais difícil de conseguir, pois as empresas dificultam muito o processo e você precisará de documentos que comprovem sua exposição aos agentes nocivos.

Aposentadoria por idade

Este é um dos tipos de aposentadoria no Brasil em que a idade conta como fator essencial. Assim sendo, homens com 65 anos e mulheres com 60 podem dar entrada no processo de aposentadoria.

Mas, não basta apenas ter a idade correta. Para se aposentar nesta modalidade você precisa ter contribuído ao menos 180 meses, ou seja, 15 anos.

Além disso, o pagamento de atrasados não conta nesses 180 meses. Portanto, se você tiver a idade correta, confira se possui pelo menos 15 anos de contribuição ao INSS.

Ademais, trabalhadores rurais, pescadores artesanais e indígenas que comprovem sua condição podem se aposentar 5 anos antes. Isto é, 60 anos para homens e 55 para mulheres.

Aposentadoria por invalidez

Quando o trabalhador, por acidente ou doença, perdeu a capacidade de trabalhar e gerar sua renda ele pode solicitar a aposentadoria por invalidez.

Nesses casos, de acordo com as novas regras, o INSS concede o benefício por 12 meses num primeiro momento. Depois disso, a cada 2 anos uma perícia médica precisa ser feita para constatar se a pessoa ainda está inválida.

Ou seja, na prática a aposentadoria por invalidez, mesmo que permanente, precisa ser renovada a cada 24 meses.

Aposentadoria por idade da pessoa com deficiência

Pessoas com deficiência (PCD) se encaixam num dos tipos de aposentadoria no Brasil. No entanto, para ter direito a esta modalidade, o trabalhador precisa seguir as regras da aposentadoria por idade.

Em outras palavras, o PCD precisa ter trabalhado e ainda contribuído regularmente para o INSS para ter direito a esta aposentadoria.

O que muda é a idade mínima, que fica em 60 anos para homens e 55 anos para mulheres. Além disso, a regra dos 180 meses de contribuição segue sendo válida.

Aposentadoria por tempo de contribuição do professor

Por fim, o último dos tipos de aposentadoria mais comuns no Brasil é a do tempo de contribuição para professores que atuem na rede básica (ensino infantil, fundamental e médio).

Para que o professor possa ter acesso a este tipo de aposentadoria, precisa:

  • Ter um tempo mínimo de atuação: 30 anos para homens e 25 para mulheres.
  • Desse período, 10 anos precisam ser, obrigatoriamente no ensino público e 5 ocupando o mesmo cargo.

Qual tipo de aposentadoria é mais vantajosa?

A previdência privada é a aposentadoria mais vantajosa. Foto: Pexels
A previdência privada é a aposentadoria mais vantajosa. Foto: Pexels

Em suma, os tipos de aposentadoria no Brasil apresentam sempre vantagens e desvantagens. 

Nesse sentido, a aposentadoria por tempo de contribuição não oferecia benefícios ao cidadão, portanto, mesmo que você ainda tenha direito, nossa sugestão é procurar outros tipos que possam ser melhores.

Além disso, para receber o teto da aposentadoria, você precisa de pelo menos 35 anos de contribuição, de acordo com as novas regras.

Por isso, mesmo que a previdência social seja importante para garantir vários direitos aos trabalhadores, minha sugestão é procurar por mais opções que complementam sua renda lá no futuro.  

Assim sendo, estude a opção de fazer um plano de previdência privada e tenha mais segurança no futuro sem precisar depender do governo. Para isso, confira o artigo que preparei explicando tudo sobre o assunto:

Saiba tudo sobre o Fundo de Previdência Privada

Neste artigo vamos te contar tudo sobre os fundos de previdência privada, quais as vantagens e desvantagens e como você pode investir no seu futuro com tranquilidade.

Sobre o autor

Fernanda Weber

Produtora de conteúdos digitais e redatora web com formação na área de Letras. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como solicitar o Decolar Santander Visa Platinum

Descubra como solicitar o Cartão Decolar Santander Visa Platinum online ou pelo aplicativo, além de conhecer quais são os benefícios.

Continue lendo
content

Cartão PagBank ou Cartão BMG: qual escolher?

Cartão PagBank ou cartão BMG? Qual cartão escolher? Leia este post e descubra qual é o melhor produto financeiro para o seu dia a dia.

Continue lendo
content

Nubank lança cartão de crédito sem anuidade para clientes PJ

O novo cartão de crédito Nubank PJ é gratuito, internacional, não cobra anuidade e nem taxas de manutenção. Conheça tudo sobre ele agora mesmo!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como abrir conta digital Mercado Pago menor de idade

Você é um jovem de 13 a 17 anos? Solicite então a sua conta digital Mercado Pago menor de idade e gerencie as suas finanças de onde estiver.

Continue lendo
content

Das páginas para as telas — conheça algumas das adaptações mais bem sucedidas do cinema!

As adaptações de livros para filmes se tornaram um negócio rentável em Hollywood. Mas, você sabe quais são elas? Confira aqui algumas das produções mais populares!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Cetelem

Que tal conhecer um cartão Cetelem? Ele é um produto financeiro consignado com diversas vantagens. Leia este post e saiba mais!

Continue lendo