Educação financeira

Como investir o seu FGTS em 2021

Você pode investir o seu FGTS em 2021 de diversas formas, como quitando dívidas, ou investindo em aposentadoria privada e ações. Saiba mais em nosso artigo!

Anúncios

por Fernanda Weber

Publicado em 23/04/2021

Investir o seu FGTS

Veja como investir seu FGTS ainda este ano. Foto: Pixabay
Veja como investir seu FGTS ainda este ano. Foto: Pixabay

Se você tem direito a sacar o FGTS porque é seu mês-aniversário, porque foi demitido ou porque o saque emergencial está liberado, nada melhor do que dar um bom destino para esse dinheiro. Por isso, vamos te mostrar como investir o seu FGTS

Em suma, o fundo de Garantia por Tempo de Serviço só é liberado em casos específicos como os que falamos acima. Assim sendo, é bom aproveitar as oportunidades para encontrar opções melhores para colocar seu dinheiro.

Veja a seguir onde você pode aplicar o valor do seu fundo para que ele renda mais e tenha acesso ao dinheiro quando quiser.

Anúncios

Onde investir dinheiro com o seu FGTS?

Mesmo que o FGTS renda cerca de 4% ao ano, sua liquidez é muito baixa. Você só pode ter acesso ao dinheiro quando o governo libera condições especiais ou no momento em que é demitido sem justa causa.

Por isso, pensar em outros lugares para investir o seu FGTS é uma ótima ideia. Para isso, você pode procurar por investimentos como:

  • Renda Fixa: em que você empresta dinheiro para bancos, empresas e até para o governo em troca de juros.
  • Renda Variável: onde você se torna acionista de empresas com capital aberto e recebe os lucros desses negócios.

Além disso, dentro de cada um desses tipos, há diversas opções. Com certeza, uma delas estará de acordo com o seu perfil.

Quais são as formas de investir o seu FGTS?

Invista o dinheiro do seu fundo e tenha mais qualidade de vida. Foto: Unsplash
Invista o dinheiro do seu fundo e tenha mais qualidade de vida. Foto: Unsplash

Existem diversas formas de você investir seu FGTS, mas primeiro, você precisa se planejar. Ou seja, antes de aplicar seu dinheiro, veja quais são as melhores opções neste momento:

  • Se você tem dívidas, pague-as.
  • Caso queira ter um dinheiro guardado, monte uma reserva.
  • Depois que isso estiver feito, comece a pensar no seu futuro com uma aposentadoria alternativa.
  • Por fim, vale a pena começar a investir na renda variável.

Veja tudo isso em mais detalhes:

Anúncios

Quitar dívidas e criar reserva de emergência

Em primeiro lugar, se você tiver acesso ao dinheiro do FGTS, opte por quitar dívidas. Nesse sentido, procure quitar as dívidas que possuam mais juros, como o cheque especial e o crédito rotativo, por exemplo.

Em segundo lugar, você pode pensar em uma maneira de investir o seu FGTS. Assim sendo, nossa sugestão é procurar montar uma reserva para emergências. Aqui o ideal é juntar uma quantia que seja equivalente a 6 meses do seu custo de vida.

Para deixar o dinheiro investido, uma boa ideia é procurar por títulos de renda fixa como o Tesouro Direto e o CDB. 

A poupança, apesar de ser muito conhecida, não é uma opção boa pois rende muito pouco e você estará, na prática, perdendo dinheiro. Isso porque os juros sobre o dinheiro alocado nela rendem menos do que a inflação.

Investir na aposentadoria

Depois que você organizar suas dívidas e tiver uma reserva, pode investir o seu FGTS no seu futuro. Isto é, criar uma aposentadoria para complementar a renda, afinal, não tem como contar apenas com o seguro do INSS.

Para tal, vale a pena procurar por investimentos de longo prazo, com mais de 5 anos. Isso porque eles rendem mais do que os títulos com vencimento de curto e médio prazo (até 5 anos).

Assim sendo, você pode optar por fazer um plano de previdência privada (saiba mais no link que deixei abaixo), investir em um título de LCA ou LCI, ou ainda, procurar por títulos do Tesouro Direto com rentabilidade calculada com base no IPCA.

Tudo sobre o fundo de previdência privada

Veja o que é e como você pode começar a investir em uma aposentadoria por meio de um fundo de previdência privada, uma alternativa super interessante.

Comprar ações e diversificar carteira de investimentos

Por fim, vale investir seu FGTS em ações e outros ativos de renda variável para diversificar sua carteira.

No entanto, antes de sair investindo todo seu dinheiro, minha dica é estudar bem as empresas. Nesse sentido, sempre é bom fazer algum curso sobre como investir na bolsa de valores e conhecer outras pessoas que investem.

Para isso, estude por meio de canais do Youtube ou então com os cursos gratuitos oferecidos pela B3 (bolsa de valores brasileira), pela FGV e pelo Serasa.

Além disso, invista nesse mercado quando já tiver suas dívidas quitadas e a sua reserva de emergência pronta.

É melhor guardar ou investir o seu FGTS?

Você tem, em suma, duas opções para o dinheiro do seu FGTS:

  1. Deixar ele no fundo, não mexer e contar com a rentabilidade de 4% ao ano sem liquidez (não poder sacar quando quiser).
  2. Sacar o valor autorizado e pagar dívidas, investir em renda fixa, renda variável ou na sua previdência privada.

Dentre essas opções, eu considero a segunda opção melhor pois, ao invés de guardar o dinheiro, você estará investindo em opções melhores. 

Isso porque, se você optar por um título do Tesouro Direto, por exemplo, pode conseguir liquidez diária.

Na prática isso significa que, além de fazer seu dinheiro render juros num ativo super seguro, você tem acesso ao dinheiro no momento em que precisar.

Quais as alternativas a não ser investir o seu FGTS?

Prefira manter seu dinheiro no fundo ou então investido. Foto: Unsplash
Prefira manter seu dinheiro no fundo ou então investido. Foto: Unsplash

Como já adiantei, você tem como alternativa manter o dinheiro no fundo e não usá-lo para investir.

Outra alternativa é pagar suas dívidas ou amortizar parte de um financiamento ou empréstimo. Além disso, ainda há a opção de usar o dinheiro para comprar algo que você precise (de verdade) como um celular novo ou então algum eletrodoméstico.

Aqui, o importante é não manter o dinheiro oriundo do FGTS em sua conta corrente. Afinal, se o dinheiro fica lá, rapidinho vamos encontrando coisas para comprar e, quando nos damos conta, já gastamos tudo sem saber direito onde.

Assim sendo, se não tiver segurança para investir ou não estiver precisando do dinheiro, minha sugestão é manter o dinheiro aplicado no fundo neste momento. Depois, com o tempo, você pode aproveitar uma nova oportunidade de fazer o saque.

Por isso, antes de qualquer coisa, monte um planejamento financeiro e inclua o FGTS nessa equação. Veja como montar uma planilha de controle de forma simples:

Planilha de controle financeiro: como montar

Aprenda o que é essencial aparecer no seu controle financeiro para que nada saia do controle. Também vamos te mostrar como montar a sua planilha financeira.

Sobre o autor

Fernanda Weber

Produtora de conteúdos digitais e redatora web com formação na área de Letras. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

7 vantagens do cartão de crédito do banco Inter

Conheça as 7 vantagens do cartão de crédito do banco Inter e como solicitá-lo. Ademais, conheça as boas práticas para conseguir a aprovação.

Continue lendo
content

Descubra como pagar o Uber com PicPay e ganhar cashbak!

Se você não sabe como pagar o Uber com PicPay, saiba que está perdendo a oportunidade de ganhar cashback com as corridas. Confira!

Continue lendo
content

Como solicitar o crédito construção Leroy

Na Leroy Merlin você tem acesso a um crédito extra para sua construção por meio do cartão de crédito Celebre. Veja aqui como ter o seu.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

35 Dicas de como ganhar dinheiro em casa

Veja 35 ideias de como ganhar dinheiro em casa, desde trabalhos como freelancer, vendendo comida ou produtos digitais! Clique e confira mais.

Continue lendo
content

Maior sucesso da história da Netflix, Alerta Vermelho, deve virar franquia

O filme Alerta Vermelho da Netflix tem duas sequências planejadas após estrondosas 328,8 milhões de horas de exibição. Veja mais aqui!

Continue lendo
content

Como solicitar cartão Pan Consignado

O cartão Pan Consignado está disponível para consignados, mesmo negativados, tem anuidade isenta e limite de 2x seu benefício. Solicite o seu!

Continue lendo