Finanças

Como criar o seu Plano de Previdência

Um plano de previdência privada pode ser uma ótima escolha para o seu futuro e para sua estabilidade após a aposentadoria. Saiba mais sobre isso.

Anúncios

por Aline Saes

02/03/2021 | Atualizado em 30/06/2021

Está na hora de pensar no seu futuro

Pense no futuro
Pense no futuro

Sabemos que a maioria das pessoas pensa mais no presente do que no futuro. E ainda mais quando o assunto é suas finanças e seu patrimônio no longo prazo, quase ninguém pára para pensar em como vai estar daqui a 20 ou 30 anos, certo? E por isso resolvemos criar um artigo exclusivo sobre o Plano de previdência. 

Pois cada vez mais é essencial que você tenha seu plano de previdência privada, já que a Previdência Social do governo federal passa por uma fase difícil. E nem sempre o que se ganhará com o INSS será o suficiente para viver uma aposentadoria plena e confortável.

Portanto, está na hora de pensar mais no seu futuro. E criar o seu Plano de Previdência é a forma perfeita de fazer isso! Assim, se ficou com interesse e quer saber mais sobre essa forma de investir em você e no seu patrimônio futuro, venha com a gente. Confira tudo o que reunimos de informações para você, a seguir. 

Anúncios

Como montar um Plano de Aposentadoria?

Montar plano de aposentadoria
Montar plano de aposentadoria

Quem não quer um futuro financeiro melhor para si mesmo, não é? Pois pensar em ter que trabalhar para compor renda, ou simplesmente para ter uma boa estabilidade financeira depois da velhice, é algo muito ruim, certo?

E se para resolver o seu futuro financeiro nós te dissermos que a solução pode ser investir em um plano de aposentadoria? Pois é! Contratar um plano de previdência privada pode fazer toda a diferença. Mas você sabe como montar o seu?

 Então, para lhe ajudar, reunimos as principais informações de que você vai precisar para montar um plano de aposentadoria privada. 

O que é um plano de aposentadoria?

O que é um plano de aposentadoria?
O que é um plano de aposentadoria?

A aposentadoria é aquele momento que uma pessoa encerra sua vida ativa profissionalmente falando. Ou seja, é quando você parar de trabalhar para receber renda. Portanto, é preciso ter uma fonta de renda que não seja a do seu trabalho, certo?

Pois é aí que entra um bom plano de previdência privada para a sua aposentadoria. E para que entenda melhor o que é essa previdência privada, pense nela como uma espécie de poupança que você acumulou por um longo período, justamente com a finalidade de ser sua renda após parar de trabalhar.

E para ter uma boa renda, pode ser arriscado apostar somente na sua aposentadoria pelo INSS, ou seja, pela Previdência Social do governo federal. Assim, fazer um plano de previdência privada vai te assegurar renda de maneira independente ao INSS, além de poder facilitar sua vida com:

  • Liberdade para contribuir da maneira que achar melhor;
  • Prazos podem ser de acordo com a vontade do cliente, diferentemente do INSS, que tem valores e prazos pré-definidos.
  • E alguns tipos de plano de previdência privada permitem que você resgate todo o seu investimento de uma vez, ou aos poucos. Fica à sua escolha.

Viu só quantas vantagens em relação à Previdência Social? Então, agora que está com interesse, vamos lhe ensinar como montar o seu plano de previdência privada para sua aposentadoria.

Vamos lá?

Como investir o seu FGTS em 2021

Você pode investir o seu FGTS em 2021 de diversas formas, como quitando dívidas, ou investindo em aposentadoria privada e ações. Saiba mais em nosso artigo!

Anúncios

Qual o plano de previdência privada ideal?

O plano ideal
O plano ideal

Como já dissemos, a previdência privada te oferece uma série de benefícios em relação à previdência social do governo. Ou seja, você terá muito mais liberdade quanto à prazos, valores e resgates de dinheiro. 

Mas isso tudo irá depender do tipo de plano de previdência privada que você escolher. Assim, é preciso entender que existe um grande variedade de planos para sua escolha, e cada um pode oferecer condições diferentes para seu investimento de longo prazo.

Os principais tipos de previdência privada que você encontra se dividem em duas formas:

  • PGBL – Plano Gerador de Benefício Livre;
  • VGBL – Vida Gerador de Benefício Livre.

E a principal diferenciação entre eles é em relação à maneira com que o Imposto de Renda (IR) é calculado para cada um deles. Ou seja, o PGBL geralmente se indica para quem faz a declaração do Imposto de Renda completa, pois tanto o aporte financeiro quanto os seus rendimentos vão incidir sobre a alíquota do IR.

Já o VGBL nós indicamos principalmente para quem faz a declaração simplificada do Imposto de Renda, pois o IR irá incidir calculando apenas sobre os juros da sua aplicação financeira.

Como fazer um Plano de Previdência Privada?

Como fazer
Como fazer

Por ser um tipo de investimento de longo prazo, fazer um plano de previdência privada requer alguns cuidados da mesma forma que os demais tipos de investimentos. 

Portanto, tenha em mente alguns passos simples para fazer o seu plano de aposentadoria privada de forma simples e prática. Dessa forma, não vai errar na hora de escolher o seu plano ideal. Vamos lá!

Defina o momento certo

momento certo
momento certo

Ou seja, saiba qual é a hora certa para você começar a investir em um plano de aposentadoria. Pois não existe um momento ideal para todo mundo, cada um saberá de suas circunstâncias pessoais e metas financeiras de longo prazo.

Mas entenda, quanto antes você iniciar o seu plano de previdência, menor será o valor que precisará investir mensalmente e maior será o rendimento que terá ao se aposentar. Entendeu?

Por exemplo, quem começa a investir em um plano de previdência privada aos 25 anos e quer se aposentar aos 60, precisará investir um valor menor do que alguém que começa aos 40 anos e também quer se aposentar aos 60 anos.

Pois o tempo de investimento será menor. E quanto mais tempo você investir, menos dinheiro vai precisar separar para isso todos os meses, e mais rendimentos terá para o seu futuro financeiro após a aposentadoria.

Ou seja, não existe um momento certo para todos. Mas é essencial que você defina qual é o momento certo para você e para o que você deseja no seu futuro. E todos queremos uma aposentadoria com dignidade e tranquilidade após tantos anos de trabalho, não é? Então, pense nisso e defina suas metas de quando começar.

Defina quanto vai investir em seu plano de previdência privada

Defina quanto vai investir em seu plano de previdência privada
Defina quanto vai investir em seu plano de previdência privada

Pense em como é importante ter uma carteira de investimentos diversa. Ou seja, é interessante pensar em não colocar toda a sua reserva financeira apenas no seu plano de previdência privada, mas em diferentes fundos de investimento e ativos financeiros. Entende?

Além disso, pense na expectativa de vida da população brasileira. E também quantos anos ainda você pretende ficar na ativa trabalhando. Dessa forma, será mais fácil identificar qual é a quantia certa para investir em seu plano de previdência privada.

E para definir esse valor, sugerimos que pense em três fatores principais:

  1. Qual valor vai investir mensalmente;
  2. Qual o período de renda que você pretende ter antes de se aposentar;
  3. E por quanto tempo você irá receber aquele benefício no qual investiu por longo prazo, após se aposentar.

Assim, ficará mais fácil traçar suas estratégias e separar um valor total e mensal para escolher um plano de previdência privada. Agora está mais claro, não é? Esperamos que sim!

Faça simulações para seu plano ideal

Faça simulações para seu plano ideal
Faça simulações para seu plano ideal

Além de tudo, você pode contar com ferramentas de simulação de planos de previdência privada. Ou seja, as plataformas de investimentos que oferecem a modalidade previdência privada em geral oferecem a oportunidade de simular como seria aquele fundo.

Assim, não perca essa oportunidade e faça várias simulações a partir dos fatores que citamos anteriormente. E para facilitar o seu trabalho de simular, listamos todas novamente de forma simples e prática.

Então, pegue papel e caneta para anotar tudo o que precisa pensar para fazer a sua simulação de um plano de previdência privada:

  • Qual será o período de investimento, ou seja, por quantos anos pretende contribuir com o plano;
  • Também, qual será o valor que vai investir mensalmente;
  • Pense também em qual é o rendimento que procura e qual é o que vai ter na prática;
  • Leve em consideração a sua renda mensal atual;
  • E lembre-se da incidência das alíquotas do Imposto de renda;
  • Reflita também sobre qual é a renda pretendida ao final do plano de previdência privada;
  • Também qual será o período pretendido de benefício, ou seja, por quanto tempo você pretende receber seus rendimentos;
  • Finalmente, leve em conta a variação da inflação sobre a rentabilidade do seu plano de previdência privada.

Assim, fica bem mais simples realizar sua simulação e descobrir qual será o plano de previdência privada ideal para você, certo? Agora basta saber onde procurar por estes planos. E isso nos leva ao passo seguinte.

Onde procurar bons planos de previdência privada?

Onde procurar bons planos de previdência privada?
Onde procurar bons planos de previdência privada?

Em geral, a maioria das instituições financeiras – sejam elas bancos ou corretoras financeiras – irão lhe oferecer a opção de ativos de previdência privada. Portanto, é essencial que você pesquise muito bem as condições que cada uma pode te oferecer antes de fechar qualquer plano de previdência privada.

Lembre-se que isso é um investimento de longo prazo, às vezes maior do que 30 anos. Então, seja cauteloso na hora de procurar por boas instituições financeiras para confiar o seu dinheiro, certo?

Entre nos sites de cada instituição, procure pelas condições dos planos de previdência privada. Anote tudo, e então faça simulações a partir dos fatores pessoais que falamos anteriormente. 

Após isso, refaça tudo em outra instituição financeira. E finalmente, compare todos os resultados das simulações que você obteve. Apenas assim você poderá fazer uma estratégia de investimentos em previdência de forma segura e inteligente para o seu futuro.

Por que fazer um Plano de Previdência Privada?

Por que fazer um Plano de Previdência Privada?
Por que fazer um Plano de Previdência Privada?

Nós já falamos que é muito importante ter uma visão de futuro. Ou seja, pensar na sua estabilidade financeira no longo prazo. Principalmente para o período em que você não poderá mais estar atuando profissionalmente para garantir a sua renda mensal, certo?

Além disso, ressaltamos que depender exclusivamente da Previdência Social tem se tornado um risco. Já que o INSS tem enfrentado algumas crises, e há muita imprevisibilidade em relação a como estará a Previdência Social quando você for realmente precisar dela.

Portanto, investir em um plano de previdência privada é algo muito benéfico para você no longo prazo. E garante tranquilidade para pensar no futuro, tanto o seu quanto o da sua família. Viu só quanta vantagem? 

Mas para que fique ainda mais claro, nós reunimos os principais benefícios de um plano de previdência privada. Então, confira nossa lista a seguir:

Principais vantagens de um plano de previdência privada

Principais vantagens de um plano de previdência privada
Principais vantagens de um plano de previdência privada
  • Poupança que você vai acumulando de forma consistente, pensando nos seus objetivos para sua renda futura;
  • Investimento de longo prazo que rende juros para você, ou seja, sua aposentadoria é maior do que na previdência social;
  • Maior segurança para a aposentadoria, pois não há risco de as condições mudarem a todo momento, como no INSS;
  • Riscos e ganhos de acordo com a escolha do plano, pois fica a seu encargo escolher o plano ideal para você;
  • Variados formatos tanto para aplicar, quanto para resgatar, podendo ser tudo de uma vez ou em parcelas mensais;
  • Portabilidade gratuita. Ou seja, você vai poder transferir a sua aplicação para planos diferentes e totalmente grátis quando quiser.

E aí o que achou? Aposto que agora ficou mais claro qual é a importância de um bom plano de previdência privada atualmente. Além disso, está mais fácil entender quais são as características desse tipo de investimento, e quais fatores levar em consideração na hora de escolher o seu.

Portanto, desejamos boa escolha e bons investimentos em seu futuro!

10 Dicas de como economizar para investir

Se você quer investir esse artigo vai lhe ajudar com dicas para começar a economizar para isso

Sobre o autor

Aline Saes

Mestre em História Social pela USP, com ênfase em História das Mulheres. É escritora autônoma para variados nichos desde história e finanças, até beleza e saúde. Sempre apaixonada pela escrita, tem como missão levar informação para as pessoas de forma simples e atrativa. Vê a importância em saber mais sobre a sociedade e tudo que nos cerca.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Manauara de 11 anos lança livro para incentivar a educação financeira para crianças

Jovem manauara de 11 anos lança obra sobre educação financeira para crianças e a importância de aprender sobre o tema ainda na infância.

Continue lendo
content

Cashback cartão Digio: como funciona?

Se você quer saber como funciona o cashback cartão Digio e descobrir sobre suas inúmeras vantagens, clique neste post e confira!

Continue lendo
content

Empreendedorismo feminino cresce durante a pandemia

Ainda que enfrentem dificuldades na hora de conseguir crédito para negócio próprio no Brasil, o empreendedorismo feminino cresceu desde 2020.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

10 opções de empréstimo online na hora

Que tal conhecer 10 opções de empréstimo online na hora? Então, faça a leitura do nosso post e confira todas as informações sobre elas.

Continue lendo
content

Cartão de crédito Mattress‌ ‌Firm‌: como funciona

O Mattress Firm é um cartão de loja voltado para o uso na rede, ele oferece aos clientes mais opções de compra. Quer saber mais? Confira o post.

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Inter Limite Investido

O cartão de crédito Inter Limite Investido não tem anuidade e traz benefícios incríveis, como o programa Mastercard Surpreenda. Confira!

Continue lendo