Dicas

10 dicas de como economizar dinheiro para investir

Você anda se perguntando como economizar dinheiro para investir? Pois são suas mudanças de hábito que irão ajudar. Clique e sabia como!

Anúncios

por Aline Saes

Publicado em 23/02/2021

Saiba como economizar dinheiro em 2021

Saiba como economizar dinheiro em 2021
Saiba como economizar dinheiro em 2021

Você também anda sonhando com conseguir economizar mais e assim realizar todos os seus sonhos, metas financeiras e objetivos ainda esse ano? Pois saiba que não está sozinho, existem muitas pessoas que têm dificuldades e não sabem como economizar dinheiro.

E nós sabemos que conseguir se organizar para juntar dinheiro não é uma tarefa fácil e simples. Ainda mais quando você não tem o costume de planejar e organizar suas finanças de maneira geral, certo? 

Mas não se preocupe, porque nós vamos lhe ajudar com esse artigo, em que juntamos uma série de dicas e informações valiosas para você entender de vez como economizar dinheiro em 2021!

E se está com curiosidade continue com a gente, e confira tudo o que precisa saber a seguir. Assim, vai tirar finalmente suas metas financeiras do papel e começar a colocar em prática boas decisões financeiras. Inclusive, começar a investir!

Vamos lá?

Anúncios

Passo a passo de como economizar dinheiro para investir

Passo a passo de como economizar dinheiro para investir
Passo a passo de como economizar dinheiro para investir

Nós sabemos que conseguir economizar dinheiro pode ser difícil para você. Mas em geral, não é uma questão de falta de dinheiro, e sim uma falta de planejamento e de educação financeira.

Mas quem não gostaria de fechar o mês positivo, sem dívidas em aberto e pagando taxas de juros, não é? Além disso, ainda poder fazer uma reserva de emergência e ter um pouco de dinheiro para investir.

Isso mesmo que você leu: investir! Pois nós não queremos que você simplesmente junte dinheiro. Nós queremos que você saiba boas formas de como economizar dinheiro para investir.

Pois poupar e investir não tem nada a ver com deixar de usar o seu dinheiro para o seu benefício. Pelo contrário! Já que ter uma reserva de emergência, e saber fazer o seu dinheiro render com investimentos, vai te trazer muita paz de espírito e tranquilidade.

Muito mais do que gastar e depois arcar com as consequências, não é? Então, vamos ao passo a passo para você saber como economizar dinheiro.

Cortando gastos que não são essenciais

Cortando gastos que não são essenciais
Cortando gastos que não são essenciais

Pode parecer muito óbvio, mas tudo o que não gerenciamos com cuidado vamos acabar perdendo o controle. E viver gastando sem ter uma boa noção de como estão as suas finanças é um verdadeiro tiro no pé.

Portanto, um primeiro bom passo para saber como economizar dinheiro, é fazer uma lista com todos os seus gastos que não são essenciais. Ou seja, aqueles gastos que você poderia muito bem não ter feito.

E eles podem parecer pequenos e inofensivos no momento, mas lá na frente podem se acumular e virar uma grande bola de neve de taxas de juros e dívidas. Principalmente se você fizer esses gastos à prazo no se cartão de crédito.

Então, pense em ter as seguintes atitudes em relação aos seus gastos:

  • Analise todos os gastos não essenciais a curto e longo prazo;
  • E dê especial atenção aos gastos com grande número de parcelas;
  • Assim, faça uma reflexão sobre seu perfil de gastos e de que forma isso pode estar atrapalhando o seu objetivo de economizar dinheiro;
  • Finalmente, realize cortes de gastos não essenciais. Mas faça isso de forma inteligente, selecionando aqueles que são mais prejudiciais às suas finanças e que estão ocorrendo com maior frequência.

Anúncios

Quitar dívidas 

Quitar dívidas 
Quitar dívidas 

Eis outra dica que pode parecer boba e simples, mas muita gente fica sem saber por onde começar a economizar enquanto ainda está com muitas e muitas dívidas. E isso se relaciona ao item anterior, o de gastos não essenciais.

Pois se as suas dívidas começaram a se acumular por conta de gastos que não são essenciais, o corte desse tipo de gasto já vai facilitar para que você quite suas dívidas de uma vez!

Portanto:

  • Faça uma avaliação de parcelamentos que sejam muito grandes, também de empréstimos ou financiamentos com altas taxas de juros por inadimplência. Pois essas são as primeiras da lista de dívidas que você deve quitar;
  • Além disso, saiba quais dívidas oferecem uma boa amortização de juros no caso de você antecipar parcelas do pagamento. Portanto, procure pagar à vista as parcelas restantes e ganhe desconto na taxa de juros. Vai economizar dinheiro assim. 
  • Por último, pense na possibilidade de transferir suas dívidas com empréstimos e financiamentos de um banco para o outro. Nesse caso, procure por bancos que ofereçam melhores condições para quitar suas dívidas.

Viu só quantas atitudes e decisões boas para que você entenda de vez como economizar dinheiro em 2021? Mas não acaba aí, confira pois temos muito mais.

Busque sempre taxas de juro mais baixos

Busque sempre taxas de juro mais baixos
Busque sempre taxas de juro mais baixos

Temos certeza de que você sabe que as taxas de juros são grandes vilões das suas finanças pessoais, certo? Mas se não sabe, fique de olho!

Pois seja com a fatura do cartão de crédito, ou com as altíssimas taxas de juros do cheque especial, você acabará gastando muito mais pela falta de planejamento financeiro. Então, procure manter boas atitudes de gastos para evitar precisar apelar para crédito fácil, mas com altas taxas de juros.

Então, se for precisar de uma linha de crédito:

  • sempre procure por aopções com taxas de juros mais baixos;
  • e mantenha uma boa nota de crédito, pagando sempre suas contas em dia e quitando suas dívidas. Assim, conseguirá menores taxas de juros quando precisar de crédito.

Gaste sempre menos do que você ganha

Gaste sempre menos do que você ganha
Gaste sempre menos do que você ganha

Este é um lema essencial para você levar para a sua vida se quer aprender como economizar dinheiro para investir! Pois quem perde a noção do seu orçamento e começa a gastar muito mais do que ganha, começa também a acumular dívidas e a perder dinheiro com taxas de juros.

E assim, nunca conseguirá economizar dinheiro para uma reserva de emergência e para iniciar sua própria carteira de investimentos. Portanto, preste atenção na sua organização financeira e no seu orçamento doméstico.

  • Anote a sua renda mensal e quais são os seus gastos essenciais, como contas, planos de saúde, estudos, mercado, etc;
  • Controle o quanto da sua renda mensal você está comprometendo com seus gastos, e elimine tudo o que for possível;
  • Mantenha sempre um controle de quanto entra e quanto sai em seu orçamento a curto e longo prazo. Ou seja, anote gastos pontuais e também aqueles em parcelas longas;

Cria a sua própria planilha de gastos

Cria a sua própria planilha de gastos
Cria a sua própria planilha de gastos

Como uma boa forma de complementar as dicas anteriores relacionadas ao controle dos seus gastos a curto e longo prazo, você deve criar a sua própria planilha de gastos. Ou seja, uma tabela em que você controla tudo o que sai do seu orçamento.

Assim, nunca mais vai ficar surpreso quando chegar ao fim do mês com o saldo negativo e sem dinheiro para pagar sua fatura ou suas contas. Pois você vai ter pleno conhecimento de tudo o que você gastou e ainda tem que pagar.

E a planilha pode ser semanal, mensal e anual. Vá preenchendo até que se torne um hábito diário e você passe a entender quais são seus hábitos de consumo e que tipos de gastos anda priorizando.

Dessa forma, vai ficar muito mais fácil cumprir as outras dicas e entender como economizar dinheiro para investir! E você pode contar com vários aplicativos de planejamento financeiro para facilitar a sua vida.

Evite pagar suas contas após o vencimento

Evite pagar suas contas após o vencimento
Evite pagar suas contas após o vencimento

Pois isso é uma dica essencial para não acabar criando uma bola de neve com taxas de juros por atrasos. Portanto, priorize seus gastos essenciais e não deixe suas contas vencerem, pois os juros podem doer depois.

Junte o pagamento de suas contas todos no mesmo dia

Junte o pagamento de suas contas todos no mesmo dia
Junte o pagamento de suas contas todos no mesmo dia

Esta dica simples vai lhe ajudar a controlar suas despesas e o quanto ainda tem realmente disponível para gastos não essenciais. Por exemplo, você pode juntar todas as datas de vencimento de contas importantes (como água, luz, gá, etc), para o mesmo dia em que o seu salário cair na sua conta.

Dessa forma, o valor que sobrar na sua conta já estará livre de pagamentos essenciais. E nesse sentido, ter uma planilha de gastos vai te ajudar a saber quais parcelas ainda faltam cair, e o quanto pode gastar em coisas não essenciais.

Pense em possibilidades de como economizar dinheiro ao aumentar a sua renda

Pense em possibilidades de como economizar dinheiro ao aumentar a sua renda
Pense em possibilidades de como economizar dinheiro ao aumentar a sua renda

Se para você apenas cortar gastos supérfluos não é o suficiente, pois ainda assim gasta muito com as coisas essenciais que não pode cortar, essa dica é para você.

Já que é sempre possível pensar em alternativas para ter uma renda extra. Por exemplo, você pode ganhar dinheiro através de programas de cashback e benefícios ao fazer compras em apps ou com seu cartão de crédito.

Além disso, pode pensar em um trabalho que garanta renda extra mas não comprometa tanto o seu tempo e o seu primeiro trabalho. Por exemplo, pode atuar como freelancer, ou fazer doces e alimentos para vender.

Saiba dizer não aos gastos supérfluos

Saiba dizer não aos gastos supérfluos
Saiba dizer não aos gastos supérfluos

Pois se você decide que quer mudar seus hábitos e melhorar sua organização financeira para saber como economizar dinheiro, também é preciso aprender a dizer não. Ou seja, elimine gastos por impulso ou por pressão social.

Pois se você sente que acaba cedendo demais aos seus impulsos e ao que os outros lhe dizem, é hora de aprender a se priorizar. E se um convite para sair, ou um planejamento de uma viagem com os amigos estão fora do seu orçamento, é preciso ser firme e não estragar todo o seu esforço em  se planejar e aprender como economizar dinheiro. 

Coloque uma reserva financeira como sua meta 

Coloque uma reserva financeira como sua meta 
Coloque uma reserva financeira como sua meta 

É preciso criar uma série de metas e objetivos financeiros para que fiquemos firmes em nosso planejamento. Portanto, crie e mentalize uma reserva financeira como uma das suas principais metas esse ano.

Portanto, procure reservar a mesma quantia que se propôs todos os meses. E depois, não retire o dinheiro da sua reserva, mantenha-se firme na sua meta.

E além de criar a sua reserva, agora que você sabe como economizar dinheiro, que tal começar a pensar em investir também? Pois vamos falar mais sobre essa outra boa opção para multiplicar sua reserva financeira, a seguir.

Comece a investir hoje

Comece a investir hoje
Comece a investir hoje

Bom, agora que você já tem uma boa ideia de como economizar dinheiro com as nossas 10 dicas incríveis, é hora de pensar no mundo dos investimentos. E pode parecer difícil, mas se você conseguir uma reserva financeira para apostar nos investimentos, vai ser fácil começar.

Portanto, confira a seguir algumas informações e dicas para você saber como investir o dinheiro que economizou com bastante esforço. Assim, esse ano você ainda vai multiplicar a sua reserva financeira:

Investimentos em títulos públicos

Investimentos em títulos públicos
Investimentos em títulos públicos

Em geral, títulos públicos como o Tesouro Direto são ótimas opções para quem está iniciando nos investimentos. Pois é uma aplicação em ativos de renda fixa. 

Ou seja, é similar à poupança por ser mais estável e segura, com poucos riscos do seu dinheiro desvalorizar. Além disso, os títulos públicos têm rentabilidade mais atrativa para investidores iniciantes.

Pense em fazer um consórcio

Pense em fazer um consórcio
Pense em fazer um consórcio

Essa dica é para quem está planejando adquirir um bem de alto valor como um imóvel ou um veículo, mas não quer cair nos prazos enormes de um financiamento. Pois o consórcio funciona como uma poupança, em que você se une a outras pessoas físicas ou jurídicas com interesse igual. 

E mensalmente todos pagam um mesmo valor e concorrem a receber a carta de crédito para adquirir o bem desejado. E então, continuam pagando as parcelas até que o consórcio seja quitado.

Aplique em ações

Aplique em ações
Aplique em ações

Este tipo de investimento ocorre nos ativos de renda variável. Portanto, possuem maior risco, mas também podem trazer ótimos rendimentos para os investidores. Mas é um tipo de investimento que demanda uma maior educação financeira e um tempo para ficar sabendo do que acontece no mundo financeiro e da Bolsa de Valores.

E assim chegamos ao fim de nosso artigo com uma série de dicas e informações sobre como economizar dinheiro para investir. Portanto, se você queria mesmo aprender como economizar e começar a investir, agora ficou muito mais fácil, não é?

Então, não perca tempo e comece a colocar essas atitudes e novas metas em prática para ter sua reserva financeira e poder investir ainda esse ano.

Sobre o autor

Aline Saes

Mestre em História Social pela USP, com ênfase em História das Mulheres. É escritora autônoma para variados nichos desde história e finanças, até beleza e saúde. Sempre apaixonada pela escrita, tem como missão levar informação para as pessoas de forma simples e atrativa. Vê a importância em saber mais sobre a sociedade e tudo que nos cerca.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como solicitar cartão para negativado

Conheça as opções de cartão para negativado em 2021 e comece esse ano com maior autonomia financeira e facilidades na hora de usar seu dinheiro.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Digimais

Descubra o passo a passo para solicitar o cartão Digimais online, via telefone ou pelo aplicativo. Além de analisar se é a alternativa certa para você.

Continue lendo
content

Conheça o empréstimo FinanZero

Você conhece o FinanZero? Ele é um buscador online de empréstimos que pode te ajudar a encontrar a melhor opção. Leia o post e saiba mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como acessar a fatura do Credicard?

Se você possui o cartão Credicard e está tendo dificuldades em visualizar a fatura, o post é para você. Continue a leitura e aprenda o passo a passo!

Continue lendo
content

9 empresas de empréstimo online para 2022

Elencamos as melhores empresas de empréstimo online para você começar 2022 com o pé direito e livre de dívidas. Clique aqui e veja quais são!

Continue lendo
content

Saiba quais são os seu direitos ao realizar um investimento

Você sabia que o Código de Defesa do Consumidor também ampara investidores que contrataram corretoras e outras instituições? Saiba mais aqui!

Continue lendo