Finanças

Fevereiro registra alta de 1,01% na inflação com impacto em todos os setores

No segundo mês do ano, a alta da inflação chegou a 1,01% e atingiu o maior nível desde 2015. Setores da educação e alimentação foram os mais impactados. Veja mais aqui!

Anúncios

Educação teve um aumento de 0,31 ponto percentual, enquanto alimentação chegou a 0,27. Saiba mais a seguir!

Inflação no Brasil aumenta 1,01% em fevereiro. Fonte: Adobe Stock.
Inflação no Brasil aumenta 1,01% em fevereiro. Fonte: Adobe Stock.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação no Brasil subiu cerca de 1,01% em fevereiro. Assim, com base nos dados fornecidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), esse é o maior patamar para o mês desde 2015, quando o aumento foi de 1,22%. 

Estudos feitos pela entidade detectaram altas em todos os setores de produtos e serviços. Em primeiro lugar está o segmento da educação, com alta de 5,61% e 0,31 de ponto percentual. Logo após, o setor de alimentos teve um aumento de 1,28% com 0,27 de ponto percentual. As duas divisões são responsáveis por aproximadamente 57% do IPCA no último mês. 

Mesmo com o aumento impressionante em fevereiro, os dados ficaram dentro do intervalo previsto no quadro geral. Isso porque apesar de a taxa acumulada pela inflação este ano chegar a casa dos 1,56%, ela fechou em 10,54% nos últimos 12 meses. A projeção, segundo especialistas, era entre 10,36% e 10,69%, com uma média de 10,47%. 

Em entrevista ao portal de notícias G1, o gerente responsável pela apuração dos percentuais, Pedro Kislanov, informou que o motivo de a educação ter alcançado o maior nível percentual em fevereiro se dá por conta do início do ano letivo, incorporado no IPCA.

Reajuste anual do salário mínimo para 2022

O piso mínimo mensal teve um reajuste de R$112,00 e fechou em R$1.212,00 para este ano. Confira!

Segundo os dados apresentados pelo IBGE, esses foram os setores que mais tiveram alteração inflacionária em fevereiro:

  • Educação: 5,61%
  • Artigos de residência: 1,76%
  • Alimentação: 1,28%
  • Vestuário: 0,88%
  • Despesas pessoais: 0,64%
  • Habitação: 0,54%
  • Saúde: 0,47%
  • Transporte: 0,46%
  • Comunicação: 0,29%

Expectativa para 2022

Apesar da queda recente do dólar, os preços elevados das commodities em decorrência do conflito no leste europeu entre Rússia e Ucrânia, além do novo aumento nos combustíveis fósseis no país ainda causam preocupação. Em 2021, a inflação fechou na casa dos 10,06% no Brasil, registrando o maior número desde 2015.

Por fim, a média projetada para este ano por analistas de mercado é de 5.65%. No entanto, especialistas financeiros apontam um IPCA superando a margem de 6% até o final de 2022. 

Em Alta

content

PagBank é cartão de crédito? Saiba a resposta aqui!

Afinal, PagBank é cartão de crédito? Vem saber tudo sobre o que o banco digital pode te proporcionar, como a opção de cartão sem anuidade.

Continue lendo
content

O empréstimo Livre Digital é confiável?

O empréstimo Livre Digital é confiável e ainda oferece várias vantagens aos seus clientes, como parcelamento em até 12x. Confira aqui!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito LATAM Pass Itaucard Visa Infinite

Programa de pontos, promoções no Clube LATAM Pass e muito mais benefícios você encontra no cartão de crédito LATAM Pass Itaucard Visa Infinite. Saiba mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como abrir conta à ordem BBVA Maisblue

A conta à ordem BBVA Maisblue dá acesso a cartões de crédito e de débito com boas condições e mais uma série de vantagens. Veja como aderir.

Continue lendo
content

Como saber se tem milhas no cartão de crédito?

Conheça as milhas no cartão de crédito, como acumular pontos para trocar por produtos ou serviços e como consultar seu extrato atualizado.

Continue lendo
content

Crédito Habitação CTT ou Crédito Habitação Novo Banco: qual o melhor?

Comparamos o crédito habitação CTT, com adesão online e juros reduzidos com o do Novo Banco, com facilidades ao associar vendas. Confira!

Continue lendo