Finanças
Fevereiro registra alta de 1,01% na inflação com impacto em todos os setores
No segundo mês do ano, a alta da inflação chegou a 1,01% e atingiu o maior nível desde 2015. Setores da educação e alimentação foram os mais impactados. Veja mais aqui!
Anúncios
Educação teve um aumento de 0,31 ponto percentual, enquanto alimentação chegou a 0,27. Saiba mais a seguir!
De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação no Brasil subiu cerca de 1,01% em fevereiro. Assim, com base nos dados fornecidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), esse é o maior patamar para o mês desde 2015, quando o aumento foi de 1,22%.
Estudos feitos pela entidade detectaram altas em todos os setores de produtos e serviços. Em primeiro lugar está o segmento da educação, com alta de 5,61% e 0,31 de ponto percentual. Logo após, o setor de alimentos teve um aumento de 1,28% com 0,27 de ponto percentual. As duas divisões são responsáveis por aproximadamente 57% do IPCA no último mês.
Mesmo com o aumento impressionante em fevereiro, os dados ficaram dentro do intervalo previsto no quadro geral. Isso porque apesar de a taxa acumulada pela inflação este ano chegar a casa dos 1,56%, ela fechou em 10,54% nos últimos 12 meses. A projeção, segundo especialistas, era entre 10,36% e 10,69%, com uma média de 10,47%.
Em entrevista ao portal de notícias G1, o gerente responsável pela apuração dos percentuais, Pedro Kislanov, informou que o motivo de a educação ter alcançado o maior nível percentual em fevereiro se dá por conta do início do ano letivo, incorporado no IPCA.
Reajuste anual do salário mínimo para 2022
O piso mínimo mensal teve um reajuste de R$112,00 e fechou em R$1.212,00 para este ano. Confira!
Segundo os dados apresentados pelo IBGE, esses foram os setores que mais tiveram alteração inflacionária em fevereiro:
- Educação: 5,61%
- Artigos de residência: 1,76%
- Alimentação: 1,28%
- Vestuário: 0,88%
- Despesas pessoais: 0,64%
- Habitação: 0,54%
- Saúde: 0,47%
- Transporte: 0,46%
- Comunicação: 0,29%
Expectativa para 2022
Apesar da queda recente do dólar, os preços elevados das commodities em decorrência do conflito no leste europeu entre Rússia e Ucrânia, além do novo aumento nos combustíveis fósseis no país ainda causam preocupação. Em 2021, a inflação fechou na casa dos 10,06% no Brasil, registrando o maior número desde 2015.
Por fim, a média projetada para este ano por analistas de mercado é de 5.65%. No entanto, especialistas financeiros apontam um IPCA superando a margem de 6% até o final de 2022.
Aline Barbosa
Tathiane Mantovani
Editor(a) sênior
Em Alta
BMG Internet Banking: como entrar no Meu BMG?
O internet banking é o serviço de banco online do BMG e dá acesso a todas as informações da conta. Confira aqui como consultar saldos e mais.
Continue lendoPara que serve o cartão Neo?
Você já conhece o cartão Neo do Bradesco? Clique aqui no post para conhecê-lo e para ficar por dentro de todas as suas vantagens. Confira!
Continue lendo5 melhores cartões de crédito de supermercado
Descubra quais são as 5 melhores opções de cartões de crédito de supermercado em 2020 e saiba qual o ideal para o seu perfil.
Continue lendoVocê também pode gostar
Investir com banco ou corretora?
Para decidir investir com banco ou corretora saiba que bancos podem oferecer taxas maiores, mas corretoras demandam uma nova conta. Entenda!
Continue lendoProva de Vida do INSS 2021: como fazer?
É aposentado ou pensionista? Então chegou a hora de fazer a prova de vida do INSS. Aqui te explicamos tudo sobre o assunto! Clique e confira!
Continue lendoComo conseguir crédito pessoal rápido em 2021
Conheça as melhores opções de crédito pessoal rápido e compare taxas, prazos e valores para organizar as suas finanças. Confira aqui!
Continue lendo