Cartões

5 desvantagens do cartão de débito em 2021

O cartão de débito possui desvantagens, como ausência de cashback e de programa de milhas. Quer saber outras? Então, confira aqui.

Anúncios

Será que há desvantagens em usar o cartão de débito ao invés do crédito?

Confira porque usar o cartão de débito não é tão vantajoso. Fonte: Unsplash.
Confira porque usar o cartão de débito não é tão vantajoso. Fonte: Unsplash.

Sempre usei muito o cartão de débito pois acreditava que era melhor pagar tudo à vista e não arcar com a fatura no final do mês. No entanto, de uns tempos para cá, passei a me perguntar porque tanta gente usa o cartão de crédito e quais são as desvantagens do cartão de débito.

Depois disso, fui atrás de algumas informações e hoje quero compartilhar com você as conclusões que cheguei!

Por exemplo, entendi que o cartão de débito é um meio de pagamentos que funciona como o nosso dinheiro em papel. Assim sendo, as compras são sempre feitas à vista.

Além disso, ele não costuma ter benefícios como cashback, programa de milhas e de pontos. E, por isso, fiquei me perguntando, será que é realmente melhor comprar no débito?

Diante de tudo isso, te convido a vir comigo e descobrir a resposta para essa pergunta!

Anúncios

O que é um cartão de débito?

Em suma, o cartão de débito é um meio de pagamento em que o dinheiro sai da sua conta na mesma hora em que realiza suas compras.

Desse modo, precisa ter saldo disponível na conta corrente para realizar os pagamentos. Afinal, não há limite de crédito.

Por conta disso, esse meio de pagamento é muito comparado com as notas de dinheiro. Porém, com o adicional da segurança de não precisar andar com o papel na carteira.

Mas, o que tem de diferente entre o cartão de débito e de crédito?

Basicamente, enquanto que no débito você faz pagamentos à vista, no crédito esse pagamento será sempre no prazo. 

Seja para pagar tudo em 30 dias ou não, com o cartão de crédito você conta com um limite pré-aprovado para usar. Como se fosse um empréstimo!

Além disso, ao comprar no prazo você se compromete a pagar o valor do ‘empréstimo’ na data prevista, algo que não existe no débito.

E antes que pense que o cartão de crédito é um inimigo seu no dia a dia, confira no artigo abaixo como fazer dele seu maior aliado nas compras.

Como transformar o cartão de crédito num aliado?

Está com problemas com o cartão de crédito? Então, veja aqui como transformar ele num aliado para o seu dia a dia com dicas simples e práticas.

Descubra as 5 maiores desvantagens do cartão de débito

O cartão de débito possui alguns pontos negativos. Fonte: Pexels.
O cartão de débito possui alguns pontos negativos. Fonte: Pexels.

Você sabia que uma das maiores desvantagens do cartão de débito é o risco de entrar no cheque-especial?

Pois é isso mesmo!

Como o dinheiro sai da sua conta no momento da compra, se você não tiver saldo suficiente, mas tiver limite de cheque-especial, o pagamento é efetivado. Depois disso, você precisa pagar os juros desse pequeno empréstimo.

Mas, essa não é a única desvantagem deste meio de pagamento. Portanto, confira outros pontos negativos do cartão para pagamentos à vista, a seguir.

Anúncios

1. Não é possível acumular pontos e milhas

Sem dúvida, uma das principais desvantagens do cartão de débito é o fato de que, muitas vezes, eles não possuem programas de pontos ou milhas aéreas.

Dessa forma, você não consegue juntar pontos para trocar por benefícios e passagens aéreas depois de um tempo.

Só para ilustrar, sabe aqueles cartões que contam com vantagens como 1 ponto a cada real ou dólar gasto?

Pois então, a maioria dos cartões de débito não possuem esse benefício. E, os que possuem, geralmente somam menos pontos de acordo com o valor gasto.

2. Não tem cashback

Já viu aqueles anúncios de cartões que devolvem parte do dinheiro gasto nas compras? 

Então, o popular cashback muitas vezes não está disponível para o cartão de pagamentos à vista.

Assim sendo, a ausência de cashback também é uma das maiores desvantagens do cartão de débito!

Só para você ter uma ideia, as empresas gigantes no setor de cashback no Brasil, como a Méliuz e a Ame, possuem apenas cartões de crédito. 

Outro exemplo é o Nubank, que possui um programa de cashback que permite acumular dinheiro de volta apenas para compras no crédito.

3. Não oferece programa de recompensas

Assim como não há programa de pontos e nem cashback, a maioria dos cartões de débito também não possui um programa de recompensas.

Basicamente, nesses programas, você tem acesso a benefícios de acordo com seu gasto mensal. 

No entanto, como no débito você paga na hora, não acumula esse benefício. Na prática, é como se você pagasse com dinheiro à vista, como já falamos antes.

Com isso, você deixa de ganhar prêmios, produtos e até mesmo de participar de sorteios.

4. Não possui seguros e proteções

Se você está pensando: mas, como assim o cartão de débito não tem segurança?

Então, calma que eu já vamos explicar!

Apesar de oferecer mais segurança do que andar com dinheiro nas mãos, o cartão de débito tem como desvantagens a ausência de seguros associados e de proteções.

Ou seja, ele não oferece seguros adicionais, como os descritos abaixo.

  • Seguro médico em viagens;
  • Seguro ao alugar automóveis;
  • Proteção de preço que garante a você o melhor preço para cada produto que compra;
  • Garantia estendida ao comprar produtos originais;
  • Proteção em caso de roubos e furtos;
  • Proteção de bagagem e de bilhetes quando os voos atrasam.

5. Não influencia seu score de crédito

Você sabia que, para aumentar seu score de crédito no Serasa ou SPC, por exemplo, precisa ter contas e compromissos no seu nome?

Exatamente isso!

Portanto, como o pagamento no cartão de débito não é uma conta que fica marcada no seu nome, ele não faz seu score aumentar. E, a gente sabe que quanto maior nosso score, melhor, não é mesmo?

Por isso, entendemos que essa é uma das desvantagens do cartão de débito.

Assim sendo, se quer deixar seu histórico de crédito melhor, precisa ter contas no seu nome, como conta de água, luz ou telefone. 

Além disso, o cartão de crédito, como é um tipo de empréstimo, também funciona para deixar seu score mais “verde”.

O que NÃO fazer para aumentar score de crédito

Você sabia que não ter contas no seu CPF faz com que seu score de crédito não aumente no Serasa? Confira essa e outras dicas se quiser ver sua pontuação aumentar.

Quando usar o cartão de débito?

Confira como usar seu cartão de débito. Fonte: Pexels.
Confira como usar seu cartão de débito. Fonte: Pexels.

Mas antes que você saia correndo para cortar seu cartão de débito, queremos fazer um adendo!

Apesar de ter várias desvantagens, o cartão de débito ainda pode ser útil em algumas situações. Por isso, mesmo que eu use mais meu cartão de crédito neste momento, ainda mantenho um que possua a função de débito junto.

Confira abaixo alguns motivos para usar o meio de pagamentos à vista.

  • Se o seu cartão oferece benefícios como cashback ou recompensas mesmo no débito;
  • Caso tenha um bom desconto na compra de um produto à vista;
  • Se você está negativado e/ou não consegue controlar os gastos com o cartão de crédito;
  • Ao fazer saques em caixas eletrônicos sempre usar o débito e NUNCA sacar o limite de crédito.

E, por falar no que você nunca deve fazer com o seu cartão de crédito, o saque no limite não é a única atitude. Por isso, recomendamos que você confira o que mais não é saudável fazer com seu cartão de crédito no artigo aqui embaixo.

8 dicas para controlar gastos no cartão de crédito

Controlar os gastos no cartão de crédito pode começar ao deixar de parcelar suas faturas e diminuir o limite do cartão. Confira mais dicas!

Sobre o autor

Fernanda Weber

Produtora de conteúdos digitais e redatora web com formação na área de Letras. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Em Alta

content

Como funciona o LATAM Pass Internacional

Conheça o programa LATAM Pass Internacional e como funciona para acumular, resgatar e converter os pontos e aproveitar os benefícios para viajar.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Magalu

Veja aqui como solicitar o cartão Magalu e ter para si um cartão sem anuidade, com cashback e ótimo para fazer as compras do dia-a-dia.

Continue lendo
content

Saúde Financeira: como organizar suas finanças pessoais

saúde financeira é algo muito importante para a sua vida. Então, aprenda o que é e como organizar melhor suas finanças para isso.

Continue lendo

Cartões

Credicard On: novo app da Credicard

Conheça o Credicard On, novo app da rede Credicard. Ele é perfeito para organizar suas finanças pessoais e ter mais autonomia financeira.

Aplicativo Credicard On

A Credicard é pioneira na área de cartão de crédito no Brasil. Ela é uma administradora de pagamentos que faz parte do grupo do Banco Itaú Unibanco. No final de 2020, essa empresa apresentou muitas novidades em uma coletiva de imprensa virtual, dentre elas podemos destacar o lançamento do Credicard On.

Ele é uma plataforma online que foi desenvolvida com base nos feedbacks dos usuários do Credicard Beta. Essa novidade faz parte do reposicionamento da marca. Além disso, temos os novos lançamentos: uma conta digital e um novo cartão de crédito.

Se você deseja aumentar a sua autonomia financeira e organizar as suas finanças, essas novidades da Credicard podem ajudar nesse processo. Pensando nisso, neste texto separamos as principais informações sobre o Credicard On e os produtos e serviços  financeiros vinculados a ele. Continue a leitura e confira!

Conta Digital Credicard

Impulsionado pelo crescimento das fintechs que oferecem serviços financeiros no formato totalmente virtual, assim como pelo feedback dos clientes que participaram da comunidade Beta. A Credicard lançou em dezembro de 2020, a sua conta 100% digital e gratuita. 

Agora, você tem mais uma opção para realizar suas movimentações bancárias e usufruir de produtos e serviços financeiros de qualidade. Lembre-se de que por meio de uma conta digital é possível visualizar toda sua vida financeira, bem como organizar o fluxo de entrada e saída de dinheiro.

Vale destacar que até o momento estão liberados nessa conta apenas alguns serviços, como depósitos, transações via Pix (transferência ou pagamento realizado de maneira instantânea), TEDs, investimentos e transferências entre contas da Credicard.

Mas, fique tranquilo, pois já está previsto para o primeiro trimestre de 2021, a inclusão de novas funcionalidades na conta para facilitar a vida dos usuários. Dentre elas podemos destacar o pagamento de boletos, a recarga de celular e os saques nas Redes 24 horas.

Essa conta digital pode ser aberta e administrada por meio do aplicativo para celular Credicard On. O app é outra novidade da empresa, que você conhecerá no decorrer do texto.

Novo cartão Credicard

O cartão de crédito Credicard Beta, será substituído por outro cartão, denominado apenas de Credicard. Ele vai manter o mesmo design minimalista, sem numeração impressa e com o nome do usuário grafado no verso. Esse visual ajuda a garantir a segurança do usuário em caso de roubo ou extravio do cartão.

Ele também conta com a tecnologia NFC, ou seja, há suporte para pagamentos por aproximação. Isso facilita muito a vida do usuário no momento da compra. Esse cartão estará vinculado com a nova conta digital da Credicard, bem como poderá ser solicitado e administrado pelo aplicativo Credicard On. 

É importante mencionar que será possível utilizar o cartão antes da versão física chegar na sua casa, já que você pode emitir um cartão virtual por meio do app. Além disso, como o cartão não tem numeração, você pode emitir dois tipos de cartão virtual, um para compras recorrentes e outro com validade de apenas 24 horas para compras pontuais.

Com esse novo cartão também é possível participar do programa de cashback, que permite que o cliente possa ter um percentual do dinheiro utilizado na compra de volta na fatura, no momento esse percentual é de 1%, mas pode sofrer alterações.

Outra novidade é que você poderá cadastrar o cartão nas carteiras digitais, como Samsung Pay, Apple Pay e Google Pay. E o limite do cartão de crédito pode ser aumentado a cada três meses, desde que o cliente pague em dia as suas faturas e continue com o nome limpo no Serasa.

Características gerais do cartão

A seguir, você tem acesso a um resumo das informações sobre o novo cartão Credicard:

Renda mínimaNão exigida
AnuidadeIsento
BandeiraVisa Platinum
CoberturaInternacional
BenefíciosPrograma cashback
Características gerais do cartão Credicard

Se você gosta de cartões temáticos, a Credicard em parceria com a Universal Studios, vão emitir cartões com temas de filmes, como De Volta para o Futuro, Shrek, Minions, entre outros. 

Também será possível emitir cartão com o tema do game Assassin’s Creed devido a parceria com a Ubisoft. Esses cartões são limitados, bem como será cobrada uma taxa adicional para a sua emissão devido ao licenciamento de uso das imagens.

O que é o Credicard On?

O Credicard On é o novo app da Credicard, que foi desenvolvido de acordo com as opiniões da comunidade criada no aplicativo do Credicard Beta, onde era possível pedir mudanças, avisar sobre bugs, dar feedbacks, entre outros.

Ele é um aplicativo muito intuitivo e rápido, pois foi construído por meio de uma tecnologia inovadora. É possível baixá-lo tanto pela Apple Store quanto pelo Google Play. Nesse app, você poderá fazer toda a movimentação da sua conta digital da Credicard, como transferências, pagamentos, recarga de celular, saques, entre outros.

Também poderá solicitar o seu cartão de crédito, bem como acompanhar a fatura, gerar os cartões virtuais, bloquear o cartão, aumentar o limite, entre outros. Isso facilitará todo o controle dos gastos e você conseguirá usar o seu dinheiro de maneira mais inteligente.

E mais!

Vale destacar que o cliente terá acesso a uma loja de benefícios com diversas opções no qual ele poderá selecionar aquelas que mais se encaixam nas suas necessidades. Dentre esses benefícios podemos mencionar os descontos em mais de 50 empresas parceiras, como Natura, Vivara, Le Postiche, Studio Z, Magalu, Extra, Netshoes, entre outros.

Para usar esses descontos, é necessário acessar o app Credicard On para gerar e baixar os cupons para comprar nas lojas credenciadas. No aplicativo também é possível acessar a comunidade beta, no qual você pode dar feedbacks ou tirar dúvidas relacionadas ao funcionamento do app e o uso do cartão de crédito.

Além disso, a Credicard pretende ajudar os seus clientes a equilibrar as suas finanças. Por isso, ela fez uma parceria com um app de inteligência artificial. Assim, você poderá trocar ideias com a Olívia por meio de um chat, no qual ela analisa o perfil financeiro do cliente e ajuda com dicas sobre finanças pessoais.

Quais as vantagens do Credicard On?

O Credicard On foi desenvolvido com base no feedback dos usuários do Credicard Beta, por isso ele apresenta muitas funcionalidades que atendem as necessidades dos seus atuais e futuros clientes.

Portanto, essa plataforma permite customizar a experiência do cliente dentro do app, já que foi construída por meio de tecnologia inovadora. Além disso, ela apresenta outras vantagens, como:

  • Uso imediato do cartão após aprovação;
  • Loja de benefícios e de descontos;
  • Acesso ao programa de inclusão financeira;
  • Acesso ao programa de cashback;
  • Emissão de cartão virtual 24 horas;
  • Emissão de cartão virtual recorrente;
  • Pagamento por aproximação;
  • Entre outros.

Você ainda tem a possibilidade de participar do programa Iphone para sempre, no qual a compra do smartphone é facilitada, bem como a troca do aparelho após 21 meses. Além disso, você conta com todos os benefícios do Visa Platinum sem pagar nada por isso.  Dentre esses benefícios podemos destacar aqueles relacionados com viagens, como:

  • Serviço de assistência em viagem;
  • Serviço de saque emergencial;
  • Seguro para veículos de locadora;
  • Substituição emergencial de cartão;
  • Proteção de compra;
  • Seguro de proteção de preços;
  • Garantia estendida original;
  • Free valet em restaurantes;
  • Free valet em shoppings;
  • Visa checkout;
  • Visa médico online;
  • Seguro de emergência médica internacional;
  • Entre outros.

Portanto, tanto o app quanto a conta digital e o novo cartão de crédito apresentam muitas vantagens que podem ser exploradas pelos usuários da Credicard. Por isso, no momento de escolher qual será o seu novo cartão leve em consideração essas informações.

Como solicitar o cartão de crédito?

O novo cartão de crédito da Credicard poderá ser solicitado por meio do site oficial ou do aplicativo Credicard On. No caso do site, você precisa clicar no botão “eu quero”, preencher todas as informações solicitadas na proposta e aguardar a aprovação do cartão.

Já no app, é necessário baixá-lo por meio das lojas de aplicativos Google Play ou Apple Store. Na sequência, você deve clicar no botão “quero um cartão” e preencher a proposta para aguardar a aprovação.

Após a solicitação do cartão, seu perfil passa por uma análise em 15 dias e, se aprovado, você recebe um e-mail ou SMS avisando da aprovação. Ou, ainda, você pode acompanhar o processo por meio do site ou do app Credicard On. Em 20 dias você receberá no endereço indicado na proposta a versão física do cartão.

Lembre-se de que você pode usá-lo imediatamente, ou seja, não precisa esperar ele chegar na sua casa. É possível emitir um cartão virtual por meio do aplicativo e realizar as suas compras.

Caso você não seja aprovado, será enviado um e-mail explicando qual o motivo da sua reprovação, ou seja, se tiveram restrições internas ou externas e qual foi essa restrição. Também será repassada as instruções para que você possa regularizar a sua situação e fazer uma nova tentativa para conseguir obter sucesso no processo.

Quem está negativado pode obter o cartão?

Como você viu anteriormente, existem restrições que podem prejudicar a sua aprovação no momento de solicitar o cartão. Então, você deve estar pensando: os negativados não poderão ter acesso ao cartão? Se você está nessa situação, não se preocupe, a Credicard também pensou em você. 

Em parceria com o Serasa, eles criaram um programa de inclusão financeira em formato de game. É uma forma interativa e intuitiva de você conseguir resolver os seus problemas e no final adquirir o seu cartão Visa Platinum com diversas vantagens.

Nesse caso, após abrir a conta digital o usuário precisa cumprir missões de educação financeira para limpar o seu nome e conseguir emitir o seu cartão de crédito ou, ainda, aumentar o seu limite.

Esse game tem três etapas, na primeira o Serasa oferece informações sobre a situação atual do cliente, bem como dicas para que ele possa organizar as finanças pessoais e conseguir tirar seu nome da lista de inadimplentes.

Já na segunda, é necessário cumprir missões dentro da conta digital, que podem incluir o pagamento de uma fatura, fazer uma transferência bancária, entre outros. Na terceira etapa, se o cliente conseguir vencer todas as missões, acontece a aprovação e a emissão do cartão de crédito com limite de R$ 300,00.

Caso você não consiga completar as missões ou não tenha condições de quitar as dívidas e limpar o seu nome, poderá emitir o cartão desde que faça um investimento na conta digital que servirá de limite para o cartão.

Por exemplo, se você fizer um investimento de R$ 500,00, esse será o limite do seu cartão de crédito até conseguir limpar o nome para usufruir do limite que o banco disponibiliza.

Quem tem os outros cartões como deve proceder?

Se você tem o Credicard Beta, precisa apenas atualizar o app e solicitar a segunda via do cartão para ter acesso ao novo modelo. Já os demais cartões, exceto o Credicard Black, é necessário criar a conta digital e fazer a proposta para adquirir o novo cartão.

Mas, fique tranquilo, se você não quiser fazer esse processo, pode continuar utilizando os seus cartões normalmente, bem como o antigo app da Credicard. Mas é importante mencionar que a empresa está estudando como será o processo de migração dos outros cartões para a nova plataforma, já que a Credicard pretende manter apenas um app.

Vale destacar também que no momento você não consegue mais solicitar os outros cartões da Credicard no site. Portanto, existe uma grande possibilidade do novo cartão substituir futuramente também o Credicard Zero, o Credicard Black, entre outros.

Agora que você já conhece o Credicard On e suas funcionalidades, bem como sabe que ele é o elo que une a conta digital e o novo cartão de crédito. Fica mais fácil analisar se vale a pena adquirir mais um cartão ou, ainda, se é viável trocar os cartões Credicard atuais pelo novo.

É importante que você analise todas as vantagens e veja se essas novidades apresentadas no lançamento dessa nova plataforma podem agregar valor na sua vida. Assim, você terá mais segurança para tomar a decisão que pode ajudar a alavancar a sua vida financeira.

Gostou de saber um pouco mais sobre o Credicard On? Agora clique no botão abaixo e conheça mais sobre o Credicard Beta.

Você também pode gostar

content

Como simular financiamento Caixa?

Você conhece o financiamento Caixa? Ele é uma ótima oportunidade para você conquistar o sonho da casa própria. Confira!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Pan: confira o passo a passo para ter o seu

Confira como solicitar o cartão Pan e aproveite um produto com anuidade zero e controle total dos gastos pelo aplicativo. Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Empréstimo Santander ou Empréstimo Agibank: qual o melhor?

Confira como funciona e compare o empréstimo Santander ou empréstimo Agibank para escolher o melhor consignado para os seus objetivos.

Continue lendo