Educação financeira

O que NÃO fazer para aumentar score de crédito

Você sabia que não ter contas no seu CPF faz com que seu score de crédito não aumente no Serasa? Pois confira essa e outras dicas do que você não pode fazer se quiser ver sua pontuação aumentar. Saiba mais em seguida.

Anúncios

Saiba o que prejudica sua pontuação no Serasa

O Serasa Score mede a sua pontuação como consumidor. Fonte: Senhor Finanças / Serasa.
O Serasa Score mede a sua pontuação como consumidor. Fonte: Senhor Finanças / Serasa.

Aumentar o score de crédito é essencial para todos os consumidores. Afinal, com uma boa pontuação nos birôs de crédito, conseguimos financiamentos, crediários e outros serviços com juros reduzidos.

Mas, você sabe dizer o que é essa tal pontuação? Para o que ela serve? E, principalmente, o que você não deve fazer se quiser que seu score aumente?

Para responder a estas perguntas e te mostrar o que prejudica a sua pontuação, fizemos este artigo super completo. Continue a leitura e descubra!

O que é Serasa Score?

Em suma, o Serasa Score é a pontuação que você recebe de acordo com seu histórico como consumidor. 

Para que esse score seja registrado, a empresa considera as contas que você possui em seu nome, se está tudo em dia, como você lida com seu cartão de crédito, entre outras coisas.

Para aumentar seu score de crédito, é importante que você mantenha seu cadastro atualizado no Serasa e também não tenha pendências.

Assim sendo, nada de entrar no cheque-especial ou aderir ao pagamento mínimo do cartão de crédito!

Isso porque esses fatores diminuem sua pontuação e mostram que você não é um bom pagador.

Mas, se você está se perguntando para o que serve essas coisas, já temos a resposta, confira, a seguir.

Para que serve o score de crédito?

Seu score de crédito serve como uma ferramenta para saber se você é um bom pagador ou não. De acordo com sua pontuação, é possível fazer uma análise de risco do seu perfil.

Em outras palavras, sua pontuação dá uma noção de qual a chance de você pagar ou não uma conta.

Além disso, esses dados são usados por bancos, financeiras, lojas de varejo, enfim, por lugares que concedem algum tipo de crédito, como:

  • crediário;
  • cartão de crédito;
  • financiamento de imóvel e veículo;
  • empréstimo pessoal.

Até mesmo empresas de telefonia e TV por assinatura fazem a consulta no Serasa Score. Por isso, é importante saber como aumentar seu score de crédito e também o que não fazer para se prejudicar.

Atenção. A Maria quer falar com você.

banner image

Estamos enviando diversas opções de cartões e empréstimos pré-aprovados no WhatsApp.

Você será redirecionado a outro site

5 coisas que você NÃO deve fazer para aumentar o score de crédito

Passe a ser um bom consumidor com o score 'verde'. Fonte: Serasa.
Passe a ser um bom consumidor com o score ‘verde’. Fonte: Serasa.

Pois bem, como você já deve ter percebido, não só aumentar, como também conservar um bom score de crédito é importante. No entanto, mais do que pagar as contas em dia, existem outras coisas que você pode colocar em prática para te ajudar.

Pensando nisso, queremos te contar algumas coisas que você deve evitar ao máximo para que sua pontuação finalmente fique positiva. Vamos lá!

1. Não ter contas no seu CPF

Ao contrário do que muita gente pensa, ter contas cadastradas no seu CPF não prejudica sua pontuação.

O que atrapalha são contas não pagas!

Desse modo, para conseguir aumentar seu score de crédito, nada melhor do que colocar as contas da sua casa (água, luz, telefone, etc.) em seu nome. Ademais, também pode manter uma ou duas contas bancárias.

Isso mostra aos birôs de crédito (Serasa e SCPC, por exemplo), que você tem responsabilidades em seu nome e consegue honrar os compromissos.

2. Esquecer de pagar contas de água e luz

Então, de nada adianta ter as contas em seu CPF, mas não pagá-las em dia!

Portanto, sempre pague em dia despesas, como conta de luz, água, condomínio e qualquer outro gasto que tenha.

Se quiser que sua pontuação realmente aumente, precisa estar em dia com qualquer pagamento. 

3. Atrasar pagamento de cartão de crédito

Assim como pagar as contas da casa é fundamental, você nunca deve deixar a fatura do cartão de crédito para trás.

Ou seja, evite ao máximo fazer apenas o pagamento mínimo, parcelar as faturas ou entrar no crédito rotativo. Esses serviços escondem juros altíssimos e afetam sua pontuação.

Por isso, para aumentar seu score de crédito, o cartão de crédito precisa ser uma das prioridades do orçamento.

Se você tem problemas com o uso deste meio de pagamento e sempre acaba gastando mais do que deveria, confira o artigo que deixamos abaixo. Nele explicamos algumas dicas para evitar gastar demais e depois cair na cilada do crédito rotativo!

veja como utilizar o cartão de crédito sem torná-lo seu inimigo

O que NUNCA fazer ao utilizar o cartão de crédito

Não caia no crédito rotativo, pague sempre o total da fatura e nunca saque o limite disponível. Confira essas e outras dicas que vão te ajudar a lidar melhor com o cartão

4. Não atualizar informações no Cadastro Positivo

Tem gente que pensa que os órgãos como o Serasa, por exemplo, só consideram aquilo que você faz de ruim como consumidor. Ou seja, só calcula as contas que não pagou.

Mas, não é bem assim!

A empresa conta com um serviço chamado Cadastro Positivo que você nunca deve deixar desatualizado. Isso porque esse cadastro é como se fosse o currículo da sua vida financeira.

Com isso, sempre que você atualizar seus dados cadastrais, pagar as contas em dia e manter o saldo bancário positivo, consegue aumentar seu score de crédito.

5. Realizar muitas solicitações de crédito

Você sabia que toda vez que pede um novo cartão de crédito ou solicita aumento de limite os bancos analisam seu score? E mais, quanto mais análises seu perfil tiver, pior será a sua pontuação?

Pois é isso mesmo!

Toda vez que uma instituição consulta seu perfil e nega algum serviço, como o aumento de limite, isso fica registrado no seu histórico. Desse modo, ao solicitar outro pedido, o possível credor tem mais chances de negar seu pedido porque pode ver que outros bancos ou financeiras, por exemplo, negaram também.

Ou seja, não faça pedidos de crédito a toda hora de forma alguma!

Aumentar score de crédito: hora da ação!

Faça seu Cadastro Positivo no site ou app. Fonte: Pexels.
Faça seu Cadastro Positivo no site ou app. Fonte: Pexels.

Agora que você já conhece algumas formas que fazem seu score de crédito não aumentar, é hora de partir para a ação!

Isto é, começar a pôr em prática algumas dicas que demos e também, criar seu cadastro de consumidor no Serasa, se ainda não tiver.

Esse cadastro é, em resumo, muito simples: você precisa acessar o site do Serasa ou então baixar o app e preencher algumas informações. Depois disso, já pode conferir sua pontuação.

Além disso, é fundamental fazer a consulta de forma recorrente, isso ajuda sua pontuação a aumentar.

E lembre-se, o score vai de 0 a 1000 e quanto mais alto, melhor!

Por fim, se você está enrolado com dívidas no cartão de crédito, aluguel ou outras contas, temos uma sugestão: que tal conseguir melhorar seu score ao sair das dívidas de uma vez por todas?

Para isso, confira abaixo o nosso guia exclusivo que vai te ajudar nessa tarefa.

quitar dívidas

Quitar Dívidas: Guia definitivo 2021

Para quitar as dívidas é preciso negociar com o credor e aproveitar os feirões com descontos. Então, se está precisando de ajuda, confira nosso guia que pode te ajudar.

Sobre o autor  /  Fernanda Weber

Produtora de conteúdos digitais e redatora web com formação na área de Letras. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Fintech C6 Bank oferece seguro para sua conta digital

Visando mais segurança aos seus clientes, o C6 Bank oferece seguro em parceria com a Zurich em sua conta digital. Confira mais detalhes!

Continue lendo
content

Como ganhar dinheiro no Cuponomia? Veja nossas dicas

Quer ganhar descontos e dinheiro pelo celular, sem precisar sair de casa? Então descubra como ganhar dinheiro no Cuponomia e se surpreenda!

Continue lendo
content

Conheça o aplicativo LiveScore

O LiveScore é um aplicativo gratuito para que você confira as principais informações do futebol mundial e acompanhe os lances do seu time.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o Bom Pra Crédito

A Bom Pra Crédito é uma plataforma online para solicitar empréstimos, saiba aqui as vantagens desse serviço e como solicitar o seu!

Continue lendo
content

Como acessar o Serasa Consumidor

Ter acesso a sua pontuação do score é mais fácil que você imagina. Quer ver só? Então, veja aqui como acessar o Serasa Consumidor.

Continue lendo
content

Cartão Porto Seguro ou Cartão BMG: qual o melhor?

Confira a análise completa do cartão Porto Seguro ou cartão BMG, opções completas para quem quer organizar a vida financeira, veja aqui.

Continue lendo