Educação financeira

O que NÃO fazer para aumentar score de crédito

Você sabia que não ter contas no seu CPF faz com que seu score de crédito não aumente no Serasa? Pois confira essa e outras dicas do que você não pode fazer se quiser ver sua pontuação aumentar. Saiba mais em seguida.

por

Fernanda Weber

Publicado em

ANÚNCIOS

Saiba o que prejudica sua pontuação no Serasa

O Serasa Score mede a sua pontuação como consumidor. Fonte: Senhor Finanças / Serasa.

Aumentar o score de crédito é essencial para todos os consumidores. Afinal, com uma boa pontuação nos birôs de crédito, conseguimos financiamentos, crediários e outros serviços com juros reduzidos.

Mas, você sabe dizer o que é essa tal pontuação? Para o que ela serve? E, principalmente, o que você não deve fazer se quiser que seu score aumente?

Para responder a estas perguntas e te mostrar o que prejudica a sua pontuação, fizemos este artigo super completo. Continue a leitura e descubra!

O que é Serasa Score?

Em suma, o Serasa Score é a pontuação que você recebe de acordo com seu histórico como consumidor. 

Para que esse score seja registrado, a empresa considera as contas que você possui em seu nome, se está tudo em dia, como você lida com seu cartão de crédito, entre outras coisas.

Para aumentar seu score de crédito, é importante que você mantenha seu cadastro atualizado no Serasa e também não tenha pendências.

Assim sendo, nada de entrar no cheque-especial ou aderir ao pagamento mínimo do cartão de crédito!

Isso porque esses fatores diminuem sua pontuação e mostram que você não é um bom pagador.

Mas, se você está se perguntando para o que serve essas coisas, já temos a resposta, confira, a seguir.

Para que serve o score de crédito?

Seu score de crédito serve como uma ferramenta para saber se você é um bom pagador ou não. De acordo com sua pontuação, é possível fazer uma análise de risco do seu perfil.

Em outras palavras, sua pontuação dá uma noção de qual a chance de você pagar ou não uma conta.

Além disso, esses dados são usados por bancos, financeiras, lojas de varejo, enfim, por lugares que concedem algum tipo de crédito, como:

  • crediário;
  • cartão de crédito;
  • financiamento de imóvel e veículo;
  • empréstimo pessoal.

Até mesmo empresas de telefonia e TV por assinatura fazem a consulta no Serasa Score. Por isso, é importante saber como aumentar seu score de crédito e também o que não fazer para se prejudicar.

5 coisas que você NÃO deve fazer para aumentar o score de crédito

Passe a ser um bom consumidor com o score ‘verde’. Fonte: Serasa.

Pois bem, como você já deve ter percebido, não só aumentar, como também conservar um bom score de crédito é importante. No entanto, mais do que pagar as contas em dia, existem outras coisas que você pode colocar em prática para te ajudar.

Pensando nisso, queremos te contar algumas coisas que você deve evitar ao máximo para que sua pontuação finalmente fique positiva. Vamos lá!

1. Não ter contas no seu CPF

Ao contrário do que muita gente pensa, ter contas cadastradas no seu CPF não prejudica sua pontuação.

O que atrapalha são contas não pagas!

Desse modo, para conseguir aumentar seu score de crédito, nada melhor do que colocar as contas da sua casa (água, luz, telefone, etc.) em seu nome. Ademais, também pode manter uma ou duas contas bancárias.

Isso mostra aos birôs de crédito (Serasa e SCPC, por exemplo), que você tem responsabilidades em seu nome e consegue honrar os compromissos.

ANÚNCIOS

2. Esquecer de pagar contas de água e luz

Então, de nada adianta ter as contas em seu CPF, mas não pagá-las em dia!

Portanto, sempre pague em dia despesas, como conta de luz, água, condomínio e qualquer outro gasto que tenha.

Se quiser que sua pontuação realmente aumente, precisa estar em dia com qualquer pagamento. 

3. Atrasar pagamento de cartão de crédito

Assim como pagar as contas da casa é fundamental, você nunca deve deixar a fatura do cartão de crédito para trás.

Ou seja, evite ao máximo fazer apenas o pagamento mínimo, parcelar as faturas ou entrar no crédito rotativo. Esses serviços escondem juros altíssimos e afetam sua pontuação.

Por isso, para aumentar seu score de crédito, o cartão de crédito precisa ser uma das prioridades do orçamento.

Se você tem problemas com o uso deste meio de pagamento e sempre acaba gastando mais do que deveria, confira o artigo que deixamos abaixo. Nele explicamos algumas dicas para evitar gastar demais e depois cair na cilada do crédito rotativo!

Conteúdo Recomendado
veja como utilizar o cartão de crédito sem torná-lo seu inimigo

O que NUNCA fazer ao utilizar o cartão de crédito

Não caia no crédito rotativo, pague sempre o total da fatura e nunca saque o limite disponível. Confira essas e outras dicas que vão te ajudar a lidar melhor com o cartão

4. Não atualizar informações no Cadastro Positivo

Tem gente que pensa que os órgãos como o Serasa, por exemplo, só consideram aquilo que você faz de ruim como consumidor. Ou seja, só calcula as contas que não pagou.

Mas, não é bem assim!

A empresa conta com um serviço chamado Cadastro Positivo que você nunca deve deixar desatualizado. Isso porque esse cadastro é como se fosse o currículo da sua vida financeira.

Com isso, sempre que você atualizar seus dados cadastrais, pagar as contas em dia e manter o saldo bancário positivo, consegue aumentar seu score de crédito.

5. Realizar muitas solicitações de crédito

Você sabia que toda vez que pede um novo cartão de crédito ou solicita aumento de limite os bancos analisam seu score? E mais, quanto mais análises seu perfil tiver, pior será a sua pontuação?

Pois é isso mesmo!

Toda vez que uma instituição consulta seu perfil e nega algum serviço, como o aumento de limite, isso fica registrado no seu histórico. Desse modo, ao solicitar outro pedido, o possível credor tem mais chances de negar seu pedido porque pode ver que outros bancos ou financeiras, por exemplo, negaram também.

Ou seja, não faça pedidos de crédito a toda hora de forma alguma!

Aumentar score de crédito: hora da ação!

Faça seu Cadastro Positivo no site ou app. Fonte: Pexels.

Agora que você já conhece algumas formas que fazem seu score de crédito não aumentar, é hora de partir para a ação!

Isto é, começar a pôr em prática algumas dicas que demos e também, criar seu cadastro de consumidor no Serasa, se ainda não tiver.

Esse cadastro é, em resumo, muito simples: você precisa acessar o site do Serasa ou então baixar o app e preencher algumas informações. Depois disso, já pode conferir sua pontuação.

Além disso, é fundamental fazer a consulta de forma recorrente, isso ajuda sua pontuação a aumentar.

E lembre-se, o score vai de 0 a 1000 e quanto mais alto, melhor!

Por fim, se você está enrolado com dívidas no cartão de crédito, aluguel ou outras contas, temos uma sugestão: que tal conseguir melhorar seu score ao sair das dívidas de uma vez por todas?

Para isso, confira abaixo o nosso guia exclusivo que vai te ajudar nessa tarefa.

Conteúdo Recomendado
quitar dívidas

Quitar Dívidas: Guia definitivo 2021

Para quitar as dívidas é preciso negociar com o credor e aproveitar os feirões com descontos. Então, se está precisando de ajuda, confira nosso guia que pode te ajudar

Fernanda Weber

Produtora de conteúdos digitais e redatora web com formação na área de Letras. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Cartões

Como solicitar o Cartão BTG+ Black

BTG+ Black é uma modalidade de cartão de crédito com uma série de vantagens e benefícios exclusivos. Clique e saiba como solicitar o seu!

por

Aline Saes

Publicado em

| Atualizado em

Cartão BTG+ Black

Cartão BTG+ Black

Muita gente ainda não sabe que é possível ter uma conta digital no BTG + que possibilita usufruir de uma série de vantagens, além de poder solicitar o seu próprio cartão BTG+ Black. E esse é um cartão bastante interessante para quem tem renda mais alta e pretende ter investimentos com o banco BTG.

Pois a versão Black do cartão de crédito possui uma série de benefícios BTG adicionais, além da cobertura nacional e internacional com todas as vantagens da bandeira Mastercard.

Ou seja, o cliente tem benefícios a mais em relação às demais categorias de cartão de crédito do BTG (Gold e Platinum). Além disso, poderá contar com a bandeira mais aceita por estabelecimentos no mundo, com seu programa exclusivo de benefícios Mastercard Surpreenda.

Principais vantagens BTG+ Black

Principais vantagens BTG+ Black

Muita vantagem em um só cartão, não é?

Mas além disso, o cliente BTG+ Black poderá contar também com uma versão virtual do seu cartão para compras online e de serviços digitais, além de poder pagar por aproximação com o serviço Contactless.

Mas atenção, pois a versão BTG + Black não é isenta de anuidade. Ou seja, você precisa pagar uma taxa anual de 1080 reais, ou 12 x de 90 reais mensais.  Porém a depender do seu perfil consumidor pode valer a pena por conta dos muitos benefícios e programas de vantagens extras com acúmulo maior de pontos, etc.

Também não se esqueça de toda a praticidade que poderá ter com suas transações financeiras facilmente administradas diretamente através do aplicativo do BTG+, que lhe permite consultar saldo e valor de fatura, ajustar limite e utilizar seu cartão virtual.

Então, se quiser fazer a solicitação do seu cartão BTG+ Black , continue lendo nosso artigo. Pois criamos um passo a passo com todas as informações que você irá precisar para solicitar o seu cartão, a partir de diferentes canais.

E para simplificar, conheça a seguir a lista de principais vantagens do cartão de crédito BTG+ Black:

  • Processo de solicitação totalmente online;
  • Uso nacional e no exterior;
  • Chip de segurança com geolocalização;
  • Pagamento por aproximação Contactless;
  • Aceito em milhares de estabelecimentos e sites nacionais e internacionais da bandeira Mastercard;;
  • Controle do cartão pelo app BTG+;
  • Mastercard Airport Concierge;
  • Assistência Global para emergências;
  • Assistente de viagens exclusivo;
  • Benefícios e facilidades associados a sua conta digital;
  • Mastercard Surpreenda;
  • Anuidade zero sem valor mínimo de gastos mensais;
  • Mastercard Travel Rewards;
  • Programa Invest+ (opcional) para você começar a investir;
  • Saques na rede Banco24Horas;
  • Acesso a carteiras digitais, como Apple Pay e Google Pay;
  • Alteração do limite a qualquer momento;
  • Acesso a cartão virtual para compras online e de serviços digitais, como Netflix, Ifood, Uber, etc;
  • Parcelamento da fatura em até 24 meses;
  • Sala VIP no aeroporto de Guarulhos;
  • Dois tipos de seguro: proteção de preços e garantia estendida para produtos comprados usando o seu cartão.
  • Mastercard Airporto Experiences pelo programa LoungeKey;
  • Boingo WiFi.

Portanto, confira o que trouxemos para você a seguir!

Passo a passo para solicitar Cartão BTG+ Black

Passo a passo para solicitar Cartão BTG+ Black

Como queremos facilitar todo o processo de solicitação do seu BTG+ Black ainda mais fácil, criamos esse passo a passo. Com ele, você poderá entender a melhor forma de fazer o pedido do seu cartão de crédito a partir de diferentes canais, como online, telefone e pelo app.

Vamos lá?

Solicitar online

Solicitar online

Você sabia que solicitar o seu cartão BTG+ Black pela internet é a maneira mais prática de obter seu cartão? Pois tudo depende apenas de você e poderá fazer a qualquer momento. Mas primeiro você precisa ter sua conta digital no site do BTG+.

Então, primeiro é preciso que você acesse o site do banco BTG e clique na opção “abrir minha conta” no alto da página do lado direito.

Após fazer isso você irá ver uma página que lhe pede para preencher um formulário de cadastro com alguns documentos e informações pessoais. E entre as informações que serão necessárias estão:

  • RG, CNH ou CPF;
  • Número de telefone;
  • Endereço de e-mail;
  • Data de nascimento;
  • Usuário e senha para login na plataforma digital.

Então, você receberá um e-mail e um SMS com os códigos que receber para fazer o login em sua conta digital diretamente no aplicativo no smartphone.

E, após uma rápida análise de seus documentos e informações pessoais, você poderá acessar sua conta digital e solicitar também o seu cartão de crédito BTG+ Black. Finalmente, após uma análise de crédito, você saberá se tem a aprovação ou não para ter um cartão da modalidade Black.

Assim, se você preencher todos os requisitos de score de crédito, o seu cartão vai chegar no endereço que está em seu cadastro na sua conta digital. E tudo o que ocorre com seu cartão pode ser administrado através do app do BTG+.

Solicitar via telefone

Solicitar via telefone

Já para quem ainda prefere fazer a solicitação do cartão BTG+ Black através do atendimento telefônico, também será possível. Para tanto, será preciso ligar diretamente com a Central de Relacionamento do BTG de segunda à sexta-feira (exceto feriados) das 08h às 22h, através dos seguintes números de telefone:

  • 3003-9500 - (Capitais e regiões metropolitanas)
  • 0800-777-9500 - (Demais localidades)

Dessa forma você irá conversar diretamente com um atendente, informando que você quer abrir uma conta digital e também solicitar um cartão de crédito na modalidade Black. Assim, você conseguirá fazer o seu cadastro na conta digital do BTG+ e também fazer a solicitação do cartão BTG+ Black em seguida..

Baixar aplicativo

Baixar aplicativo

Será sempre preciso fazer o download do aplicativo do banco, já que é somente através dele que você consegue gerenciar sua conta e cartão de crédito diretamente pelo celular.

E para fazer esse download você pode acessar diretamente o site do BTG+. Pois logo na página principal do site há um botão que te direciona para iniciar o download do aplicativo.

Assim, basta que você clique no botão “Baixe o app”. Mas caso prefira, também é possível realizar o download diretamente pela loja de apps do seu celular tanto para sistema IOS (Apple) ou para Android. Mas sempre se certifique de que acessou a página de downloads do aplicativo oficial do banco, tenha cuidado com falsos apps.

Então, após baixar o aplicativo você consegue fazer o seu cadastro para ter a sua conta digital BTG + e fazer a solicitação diretamente pelo app do seu cartão BTG+ Black.

Cartão BTG+ Platinum ou Cartão BTG+ Black?

Cartão BTG+ Platinum ou Cartão BTG+ Black?

De maneira geral os benefícios da versão Platinum e da BTG+ Black são bem semelhantes. Todavia, quem adquirir o Black irá ter acesso a algumas vantagens exclusivas, como as salas VIP no aeroporto de Guarulhos, e também os serviços da rede LougeKey..

Além disso, os clientes do BTG+ Black podem acessar o programa Invest+ com vantagens na pontuação em relação ao cartão Platinum. O sistema Invest + permite que parte dos gastos em compras com seu cartão de crédito sejam revertidos para um programa de cashback diretamente em um fundo de investimentos do BTG Pactual. 

Assim, quem tem o BTG+ Black consegue reverter 1% dos seus gastos com o cartão para esse fundo de investimentos. Ou seja, você gasta e ainda recebe 1% do que gastou de volta como um investimento!

E para que entenda, a versão do cartão de crédito Platinum conta com uma taxa de anuidade menor em relação à Black, mas possui menos vantagens e converte apenas 0,75% dos seus gastos em investimentos no sistema Invest+. 

Já o cartão BTG+ Black oferece mais benefícios adicionais, mas também cobra taxa de anuidade mais alta, no valor de 1080 reais, ou 12 vezes de 90 reais. 

BTG+ PlatinumBTG+ Black
Renda MínimaNão informadaNão informada
Anuidade12 x de R$45 reais ou R$540 reais12 x de R$90 reais ou R$1080 reais
BandeiraMastercardMastercard
CoberturaInternacionalInternacional
BenefíciosMastercard Surpreenda, Mastercard Rewards e Travel; Invest+ com 0,75% dos gastosMastercard Surpreenda, Mastercard Rewards e Travel, Sala VIP e Invest+ com 1% dos gastos
Continuar Lendo

Em Alta