Educação financeira

O que NUNCA fazer ao utilizar o cartão de crédito

O cartão de crédito não precisa ser seu inimigo se você utilizar todos seus benefícios como cashback e programas de fidelidade. Confira aqui o que fazer e o que nunca fazer na hora de comprar com cartão. Confira!

Anúncios

por Fernanda Weber

Publicado em 16/09/2021

Descubra que o cartão de crédito não é seu pior inimigo no orçamento

Vários cartões de crédito em uma carteira. Fonte: Pxhere
Vários cartões de crédito em uma carteira. Fonte: Pxhere

Ao utilizar o cartão de crédito, não vemos o dinheiro saindo da nossa carteira, afinal, tudo passa pela maquininha e o pagamento é automático.

Com isso, podemos ter a falsa impressão de que, na verdade, não estamos gastando dinheiro. Porém isso é uma grande ilusão.

Se você também já passou por isso e entende que precisa lidar melhor com o seu cartão de crédito, então confira nosso texto de hoje.

Isso porque, queremos te contar o que você pode ou não fazer com o seu cartão e, acima de tudo, mostrar que ele não precisa ser seu maior inimigo.

Quer descobrir o porquê? Então venha comigo!

Anúncios

O que não fazer com o cartão de crédito?

Antes de mais nada, precisamos te contar o que você nunca deve fazer ao utilizar um cartão de crédito. Afinal, sem essa reflexão, fica difícil entender quando ele será seu aliado.

Pois bem, quando você tiver o seu cartão, sempre encare ele como um meio de pagamento. Ou seja, lembre-se de que ele, em si, não é uma despesa e sim uma forma de pagar por suas compras (estas sim, são despesas).

Desse modo, evite as seguintes situações:

  • Entrar no crédito rotativo: situação na qual você não dá conta de pagar a fatura e o banco te ‘empresta’ o valor restante. Os juros desse crédito extra giram em torno de 15% ao mês e estão entre os mais altos do mercado.
  • Fazer o pagamento mínimo da fatura. Da mesma forma que o rotativo, essa alternativa é uma cilada. Sempre controle os gastos para pagar o valor total da fatura.
  • Emprestar o seu cartão para alguém. Lembre-se de que esse meio de pagamento é para uso pessoal e você é o responsável por pagar a fatura. Portanto, mesmo que seja uma pessoa muito próxima, evite a situação.
  • Sacar o limite disponível. Por mais que você esteja com a grana curta, sempre existe uma solução melhor. Ao sacar seu limite em um caixa eletrônico, você toma um empréstimo com juros altíssimos e, no outro mês, precisará pagar essa conta.

Quer saber mais sobre o crédito rotativo? Então confira esse conteúdo super legal que nossa equipe preparou para você:

Saiba o que é o crédito rotativo e como ele pode comprometer seu orçamento.

O que é o crédito rotativo do cartão de crédito?

Se você já ficou no vermelho com o cartão de crédito, já usou o crédito rotativo, mas talvez não saiba o que ele é e como funciona. É isso que queremos te mostrar agora.

Quando usar o cartão de crédito?

Homem entregando cartão de crédito para vendedora. Fonte: Pexels
Homem entregando cartão de crédito para vendedora. Fonte: Pexels

Ao ler o que acabamos de falar sobre o cartão de crédito, parece que ele esconde muitas armadilhas no nosso dia-a-dia. 

Mas, não precisa ser assim.

Como já dissemos na introdução, esse meio de pagamento não é nosso inimigo. Portanto, você pode utilizar seu cartão de crédito se tiver um bom controle das finanças e souber aproveitar benefícios como cashback e programa de fidelidade, por exemplo.

Não tem problema nenhum fazer suas compras no supermercado ou mesmo outros gastos do cotidiano usando a função de crédito.

Eu mesma faço isso!

Porém, faz parte do meu planejamento financeiro mensal, sendo assim, uso o cartão dentro do que posso.

Só para ilustrar, tenho um limite de gastos mensais com mercado, delivery, lazer, streaming, entre outros serviços. Desse modo, ao longo do mês, faço minhas compras no crédito para aproveitar o cashback, mas nunca ultrapasso o que já defini no início do mês.

Este é um jeito saudável de usar seu cartão de crédito!

Anúncios

Qual a melhor forma de usar o cartão de crédito?

Acho que já comecei a responder essa pergunta agora a pouco. Em suma, o melhor jeito de utilizar seu cartão de crédito é sabendo como aproveitar os benefícios da bandeira e que o banco oferece.

Por exemplo, as bandeiras Mastercard e Visa possuem programas de pontos, o Mastercard Surpreenda e o Vai de Visa. Para participar, o cliente precisa fazer o cadastro no site desses programas. 

Você já fez isso?

Outra maneira é ter um cartão sem anuidade e que ainda te dê cashback ou outro tipo de desconto interessante. Esses cartões existem e você, sem dúvida, encontrará um muito bom.

Ainda há os cartões com programas de milhas aéreas para quem viaja bastante. Ou seja, para usar esse meio de pagamento da melhor maneira possível, você precisa explorar todas as vantagens que ele oferece.

Só lembre-se de nunca estourar o orçamento, combinado?

Quais são os cuidados que devemos ter em comprar com o cartão de crédito?

Mulher sentada com cartão de crédito na mão e notebook em uma mesa. Fonte: Pexels
Mulher sentada com cartão de crédito na mão e notebook em uma mesa. Fonte: Pexels

Mas, antes de ir, não podemos deixar passar em branco alguns recadinhos importantes. Afinal, estamos tentando te mostrar que o cartão de crédito será um ótimo aliado no seu dia-a-dia se você utilizar todo seu potencial com controle.

Aproveitar os programas de fidelidade, de dinheiro de volta, de milhas para comprar passagens aéreas, descontos especiais, entre outras coisas, é excelente.

No entanto, você ainda precisa ter cuidado em:

  • manter o controle financeiro
  • não fazer muitas parcelas
  • ter um limite de compras
  • evitar custos e cartões desnecessários

Confira como cuidar de cada um desses pontos em seguida:

Manter o controle financeiro

Em resumo, para cuidar e manter o controle financeiro ao utilizar o cartão de crédito, você precisa evitar compras por impulso.

Afinal, quem vai pagar a conta depois?

Para te ajudar a não extrapolar seu orçamento, tenho uma sugestão de algo que já fiz. 

Para me ajudar a manter o foco, escrevi no meu cartão de crédito quais são meus objetivos principais (resumi em 5 palavras). 

Desse modo, quando pego o cartão para fazer uma compra que não estava planejada, ver essa pequena mensagem me ajuda a repensar o gasto.

Tente aplicar essa técnica também, acredito que pode funcionar!

Não fazer muitas parcelas

Sabe aquelas parcelinhas que fazemos ao comprar roupas, eletrônicos ou até umas besteiras?

Pois bem, precisamos ter cuidado com essa prática ao utilizar o cartão de crédito. Isso porque, de parcela em parcela, a soma da fatura fica enorme e talvez você não dê conta de pagar tudo.

Por isso, use o recurso de parcelamento com moderação!

Uma dica que posso te dar é: tenha um limite de quantas parcelas pode ter ativas no cartão, ou até mesmo estabeleça um valor máximo por mês com esse gasto.

Limite para compras

Para atrair mais clientes, os bancos, contas digitais e até mesmo lojas oferecem vários tipos de cartão de crédito que você pode utilizar como bem entender.

Em geral, o limite disponível para compras cresce com o tempo e, às vezes, chega a ser maior do que o seu salário.

Além disso, como temos o costume de usar mais de um cartão de crédito ao mesmo tempo, a soma de todos os limites pode ficar alta.

Diante disso, sempre cuide para que seus gastos não ultrapassem sua capacidade de pagar as faturas no final do mês.

Portanto, se o limite do seu cartão principal acabar, nada de sair correndo para usar outro cartão e ‘resolver’ seu problema. Antes disso, veja se o gasto extra cabe no seu orçamento!

Evitar custos e cartões desnecessários

Vários cartões de crédito em um bolso. Fonte: Pexels
Vários cartões de crédito em um bolso. Fonte: Pexels

Para finalizar, precisamos falar sobre custos e cartões desnecessários. Lembra que lá no início do texto falamos sobre o crédito rotativo e o pagamento mínimo da fatura?

Pois então, estes custos podem ser evitados se você usar seu cartão de crédito com moderação e levando seu controle financeiro a sério.

Ademais, atualmente você pode evitar o gasto com anuidade. Afinal, o mercado já disponibiliza diversos cartões (que são bons) sem custo anual. 

Pode ser uma boa economia!

Por fim, lembre-se de que você não precisa ter vários cartões de crédito, muito menos um para cada loja que frequenta. Apesar da oferta fácil, tenha em mente os perigos de ter um limite muito alto e também os custos de acumular tantos cartões.

Como transformar o cartão de crédito num aliado?

Veja como transformar o seu cartão em um aliado ao estabelecer um limite de gastos, evitar parcelamentos, fazer a gestão pelo aplicativo, entre outras ideias incríveis.

Sobre o autor

Fernanda Weber

Produtora de conteúdos digitais e redatora web com formação na área de Letras. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Financiamento Imobiliário Banco de Brasília: o que é?

Veja aqui quais são as vantagens e características do Banco de Brasília, um crédito com juros baixos e que te dá até 35 anos para pagar.

Continue lendo
content

3 máquinas cartão pagam na hora

Você é vendedor e está precisando resgatar o dinheiro das suas vendas? Leia o post de hoje e conheça 3 máquinas de cartão que pagam na hora

Continue lendo
content

Financiamento Balaroti ou Financiamento Leroy: qual o melhor?

Se você está pensando em construir ou reformar, confira aqui nosso conteúdo comparativo entre financiamento Balaroti ou financiamento Leroy.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o cartão de crédito Superdigital

Conheça o cartão de crédito Superdigital, o cartão ideal para os negativados, pois não exige comprovação de renda ou análise de crédito.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão C6 Business

Confira como fazer a solicitação do seu cartão C6 Business, o cartão exclusivo da conta digital C6 MEI ou PJ. Peça o seu e aproveite as vantagens!

Continue lendo
content

Como solicitar o Cartão Ourocard Universitário

Cartão Ourocard Universitário pode ser uma ótima opção para você que é estudante! Clique e saiba como pedir o seu com nosso passo a passo!

Continue lendo