Educação financeira

Quitar Dívidas: Guia definitivo 2021 para ficar no azul

Para quitar as dívidas, nada melhor do que negociar com o credor e aproveitar os feirões com descontos, não é verdade? Então, se você está precisando de ajuda para se livrar das dívidas, leia este post e confira as nossas dicas.

Anúncios

por Fernanda Weber

Publicado em 05/08/2021

Quitar as dívidas não é impossível e podemos provar!

Mude seus hábitos e quite as dívidas. Fonte: Pexels
Mude seus hábitos e quite as dívidas. Fonte: Pexels

Você sabia que 7 a cada 10 brasileiros colocam em risco o orçamento mensal para tentar pagar as contas que estão em aberto? Pois é isso mesmo, para conseguir quitar as dívidas de um mês, muita gente acaba “transferindo” o problema para o mês seguinte.

No entanto, no longo prazo esse comportamento pode gerar uma bola de neve em que as dívidas se acumulam. Por isso, é muito importante ter um bom planejamento financeiro, saber exatamente quanto entra e sai de dinheiro todos os meses e, assim, pagar tudo em dia e, ainda, economizar um pouco.

Além disso, se você já tem dívidas, saiba que quitá-las não é impossível. Mas, exige disciplina, sacrifício, comprometimento e, claro, mudança de comportamento.

Assim sendo, se esse é um dos seus objetivos para esse ano, confira em seguida algumas dicas de como se livrar, de uma vez por todas, dos credores que vivem te ligando!

Guia de como sair das dívidas

Se você está precisando organizar a sua vida financeira, não perca tempo! Baixe o nosso e-book e confira as nossas dicas para sair das dívidas agora mesmo!

Anúncios

O que é quitar dívida?

De acordo com o Dicionário Online de Português, quitar significa pagar ou ainda, cessar uma dívida.

Assim sendo, quando você quita uma dívida significa que está amortizando parte ou todo o saldo devedor junto ao seu credor.

Quando se está endividado, a quitação de dívidas começa com a consolidação delas. Ou seja, seu primeiro passo é juntar todas as contas atrasadas, considerar os juros e ter um panorama do seu real estado de endividamento.

Além disso, para garantir que você consiga pagar suas dívidas, precisa montar um bom planejamento. Ademais, nunca comprometa mais do que 30% do seu salário com contas, como financiamentos e empréstimos pessoais.

Se quer entender melhor outros conceitos do planejamento financeiro, nossa sugestão é que confira o conteúdo que a equipe do Senhor finanças preparou para explicar a diferença entre poupar, economizar e investir. Saiba mais a seguir:

sair das dívidas

Diferença entre poupar, economizar e investir

Poupar, economizar e investir são palavras com significados parecidos, mas com pequenas diferenças entre si. Saiba todas elas agora.

Quais os principais motivos para o endividamento?

Existem diversas causas para o endividamento. Fonte: Pexels
Existem diversas causas para o endividamento. Fonte: Pexels

Existem vários motivos para o endividamento. Hoje, vamos te mostrar 8 deles para que você conheça e deixe de praticá-los, confira, a seguir.

  1. Má gestão financeira: nada mais é do que a dificuldade para controlar o orçamento familiar, saber quanto entra e sai de dinheiro, por exemplo;
  2. Inexistência de uma reserva de emergência: ter um dinheiro disponível para quando tiver algum problema evita contrair dívidas nesses momentos;
  3. Consumo excessivo: sempre avalie bem o que vai comprar ou não e se pergunte se realmente precisa. Além disso, evite comprar itens somente porque estão na promoção, afinal, às vezes o barato sai caro e você acaba adquirindo algo que não tinha necessidade;
  4. Cheque especial e crédito rotativo: ambos são serviços de crédito fácil e pré-aprovados. No entanto, os juros desses dois produtos podem chegar a 400% por ano e facilmente a dívida pode virar uma bola de neve;
  5. Crediário: sem dúvida, o parcelamento de lojas ajuda a comprar uma geladeira nova, um celular mais moderno, mas esse recurso deve ser usado com moderação para não comprometer o orçamento;
  6. Empréstimos pessoais: cada vez está mais fácil contratar crédito pessoal. Porém, esse recurso deve ser usado somente em caso de emergências ou, então, para quitar dívidas com juros mais elevados (cheque especial e crédito rotativo, por exemplo);
  7. Falta de renda: o orçamento precisa caber dentro da sua renda. Isto é, se sai mais dinheiro do que entra: você precisa diminuir os gastos, fazer renda extra ou os dois ao mesmo tempo; 
  8. Financiamento: apesar de antecipar o sonho da casa própria, nem sempre compensa, pois trata-se de uma dívida longa que demanda estabilidade e comprometimento.

Anúncios

Como quitar dívidas com bancos?

Caso as suas dívidas sejam com um banco, como é o caso de financiamentos e empréstimos, você pode quitá-las ao negociar com a instituição.

Se as prestações estão muito elevadas e os juros cobrados são altos, você pode sentar com o seu gerente e consultar outras opções de juros.

Além disso, se considerar que o banco não está atendendo a sua demanda, existe a possibilidade de pedir a portabilidade do crédito. Ou seja, trocar a dívida de instituição e passar a pagá-la por meio de outra financeira.

Ademais, lembre-se de seguir a recomendação do Banco Central e nunca comprometer mais do que 30% da sua renda.

Como quitar dívida com desconto?

Para que você consiga quitar as suas dívidas com desconto, pode aproveitar algumas dicas como:

  • conferir quando o Serasa faz feirões especiais de negociação. Nesses eventos você pode conseguir até 80% de desconto;
  • ter dinheiro para pagar a dívida à vista. Aqui, vale lembrar que você pode juntar o montante original da dívida e depois negociar com o credor;
  • negociar sempre. Não importa o tamanho ou tipo de dívida, sempre negocie para conseguir mais benefícios.

Como quitar dívidas altas?

Em suma, se as suas dívidas estão muito altas e você já não dá mais conta de pagar os juros precisa, primeiro, mudar seus hábitos.

Nesse sentido, um planejamento financeiro ajuda a equilibrar as contas. Além disso, ao planejar os gastos você pode se organizar para começar a quitar as dívidas.

Ao escolher as dívidas que pagará primeiro, sempre escolha as que possuem as maiores taxas de juros.

Ademais, lembre-se de que não é impossível pagar todos os débitos, por maiores que sejam. No entanto, você precisa se comprometer com o planejamento e seguí-lo à risca para que funcione.

Atenção: como não criar dívidas novas

Viva mais tranquila sem se preocupar com dívidas. Fonte: Pexels
Viva mais tranquila sem se preocupar com dívidas. Fonte: Pexels

É bastante comum ouvirmos expressões como “O dinheiro entra a conta-gotas e sai de balde”. Porém, você não precisa seguir esse ditado só porque a maioria das pessoas acredita nisso.

Você pode virar essa chave, principalmente para não criar novas dívidas assim que quitar as suas. Nesse sentido, precisa mudar a forma como enxerga o dinheiro pois:

  • não é algo que apenas ricos possuem;
  • não tem nenhum problema cuidar e controlar os gastos, aliás, isso é muito mais saudável;
  • quanto melhor você se organizar agora, mais tranquilo será o seu futuro.

Assim sendo, para não cair na cilada das dívidas, mantenha-se firme no planejamento financeiro, tenha metas de acordo com seus ganhos e gastos e tenha uma reserva de emergência. Afinal, nunca se sabe quando vai precisar de dinheiro.

Mas, acima de tudo, invista em sua educação financeira e aprenda tudo que pode para sempre estar em dia com as contas. 

Para isso, estamos aqui para te ajudar e elaboramos um guia super completo para você baixar e ler com calma. Desse modo, antes de ir, confira o e-book exclusivo em que te ensinamos como sair das dívidas ainda em 2021!

Guia de como sair das dívidas

Se você está precisando organizar a sua vida financeira, não perca tempo! Baixe o nosso e-book e confira as nossas dicas para sair das dívidas agora mesmo!

Sobre o autor

Fernanda Weber

Produtora de conteúdos digitais e redatora web com formação na área de Letras. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Saiba quais são as principais vantagens cartão AME Digital

Você já conhece o cartão AME? Ele possui diversos benefícios para você! Clique aqui e confira quais são as vantagens cartão AME.

Continue lendo
content

Conheça o cartão Bradesco Platinum

Está procurando por um cartão que te oferece diversas vantagens no dia a dia mas não sabe escolher? Leia o artigo e conheça o Bradesco Platinum.

Continue lendo
content

5 melhores corretoras para day trade

É investidor e quer começar a operar na modalidade Day Trade? Confira o post de hoje e conheça as melhores corretoras para day trade

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça a corretora Biscoint: mais que uma exchange

Veja como funciona a corretora Biscoint que compara as melhores condições de compra e venda de criptos para você. Saiba mais aqui.

Continue lendo
content

Como solicitar Empréstimo pessoal Jeitto

O empréstimo pessoal Jeitto pode ser uma boa opção de crédito rápido e online. Saiba como solicitar o seu, com esse passo a passo.

Continue lendo
content

Como solicitar a conta digital Neon

A conta Neon é digital, prática e oferece app exclusivo e cartão virtual! Confira como solicitar online e aproveitar todas essas vantagens.

Continue lendo