Cartões
Como usar o cartão de crédito?
O cartão de crédito deve ser usado com sabedoria para evitar endividamento. Quer saber como funciona o cartão de crédito, o parcelamento e como usá-lo de forma inteligente? Continue com a gente ao longo do post!
Anúncios
por Maria Luísa Barbosa
Entenda como usar o cartão de crédito de forma inteligente
A vida requer planejamento e cautela para que estejamos tranquilos e possamos trabalhar, para alcançar nossos objetivos. Contudo, emergências acontecem e nem sempre sabemos como usar o cartão de crédito.
Por ser um recurso comum, mas usado na grande maioria das vezes de forma indiscriminada, não é visto com bons olhos. Mas, isso já é passado!
Ao entender como usá-lo de forma inteligente e como funcionam os parcelamentos, você usa o cartão a favor das suas finanças.
Se você quer saber mais sobre o cartão de crédito, como funciona e como usá-lo, vem com a gente!
Como usar o cartão de crédito pela primeira vez?
Se você conseguiu o seu primeiro cartão de crédito, terá agora uma responsabilidade maior sobre o seu dinheiro e suas contas. Além disso, a gestão de um cartão de crédito é completamente diferente de uma conta corrente ou débito.
Logo, o que é necessário saber para usar o seu cartão de crédito pela primeira vez?
O primeiro passo para usar o seu cartão de crédito é desbloqueá-lo. Alguns bancos oferecem a versão virtual para uso enquanto o cartão não chega. Contudo, assim que você recebê-lo, para usar, ele deve ser desbloqueado. Você pode fazer o desbloqueio em caixas eletrônicos, no próprio banco ou no aplicativo.
Contudo, caso fique em dúvidas, você pode entrar em contato com a central de atendimento do banco. Nesse canal de atendimento, eles ajudarão a desbloquear e usar o seu cartão de crédito da forma correta.
Depois de desbloqueá-lo, você irá cadastrar duas senhas, a senha do aplicativo e uma senha de 4 dígitos, que será usada para confirmar as compras e transações internas no app.
Assim que o seu cartão for desbloqueado e a senha criada, poderá usar em todas as suas compras.
Você será redirecionado a outro site
Como funciona o uso do cartão de crédito?
O funcionamento do cartão de crédito consiste em simular um empréstimo ou compra a prazo que permite o pagamento em até 40 dias, com ou sem juros, a depender da instituição.
Além de fazer compras com o cartão, você tem acesso a diversos benefícios próprios da bandeira, como programa de pontos e relacionamento ou da própria instituição financeira.
Além dessas características, o funcionamento do cartão de crédito consiste em aplicar juros nas compras parceladas. Eles são padrão, mas o limite de crédito que é concedido a você é com base na sua renda e histórico financeiro.
Como funcionam as compras parceladas no cartão de crédito?
O parcelamento é um ótimo recurso para trazer uma folga a mais para o bolso. Contudo, deve ser usado da forma correta, para evitar dívidas e excesso de juros. Para isso, entender o seu funcionamento é uma das melhores maneiras de prevenir o uso indevido das compras parceladas no cartão de crédito.
As compras parceladas não podem ultrapassar o limite total do seu cartão, independente de quantas vezes você parcele o valor. Contudo, algumas instituições têm um recurso chamado análise de crédito emergencial, que pode ser pago ou não.
Neste recurso, o banco ou emissora do cartão analisa as chances de você honrar com o seu compromisso de pagamento ao concederem crédito extra para comprar algo acima do seu limite.
Há, também, algumas contas digitais que trabalham com o recurso de limite elástico, e não cobram pela análise emergencial de crédito. Entretanto, isso varia de banco para banco e pode não ser um recurso encontrado em todos eles.
Voltando ao parcelamento das compras no cartão de crédito, elas funcionam da seguinte maneira: ao fazer a compra de um item ou a compra de um conjunto de itens, como as compras do mês para a sua casa, você tem a opção de parcelar o valor em uma determinada quantidade de vezes.
Esse acordo é feito diretamente com a emissora de crédito, logo, a quantidade de parcelas pode variar de um banco para o outro.
Assim, acontece a aplicação dos juros no número de parcelas escolhidas. Logo, quanto mais parcelas, mais juros. Todos os meses, no vencimento da sua fatura, você fará o pagamento das parcelas acordadas, e ao término das parcelas, terá a sua dívida quitada.
Como é feito o pagamento com cartão de crédito?
Você já parou para pensar em como funciona o pagamento com o cartão de crédito? São diversas ações e empresas envolvidas para que a transação seja concluída com sucesso, e dessa forma, você consiga fazer a sua compra.
Geralmente, quem está envolvido nessa transação é o portador, a credenciadora, a bandeira, o banco emissor e a loja.
A primeira pessoa envolvida é o portador, ou seja, você. Para fazer a compra, você usa o cartão de crédito em uma determinada loja, seja ela física ou online.
Depois, entra a ação da credenciadora, a instituição de pagamento que faz a autorização e mediação de pagamentos direto com o Banco Central do Brasil. Essa etapa se refere ao nome que aparece no extrato ou cupom fiscal da sua compra.
No caso da credenciadora autorizar, ela envia o pedido para a empresa da bandeira do cartão, que opera também com licença do Banco Central. Ela não processa as transações, mas permite que elas ocorram. Depois disso, a bandeira envia o pedido ao banco emissor, que no caso é o banco do cartão que você está usando.
Se todas essas etapas foram bem-sucedidas, a última parte é passar pelo facilitador do pagamento. Caso seja uma loja física, são as maquininhas de cartão, por exemplo.
Já se for uma loja online, pode ser o PayPal, Google Pay, Apple Pay, Samsung Pay, Adyen, etc. Com essa última autorização, a sua compra é autorizada e o valor descontado do limite total do seu cartão.
Todas essas operações acontecem naquele meio tempo em que colocamos a senha do cartão e esperamos a mensagem “transação aprovada” no visor da maquininha de pagamentos. Ou seja, a conexão de dados entre cada uma dessas instituições é muito rápida.
Como usar o cartão de crédito de forma inteligente?
O cartão de crédito é, sem sombra de dúvidas, um ótimo recurso para a nossa vida financeira. Se soubermos usar de forma inteligente, podemos ter a tranquilidade que precisamos para emergências ou fazer compras não programadas que, se fossem a vista, comprometeriam o nosso orçamento.
Para usar o seu cartão de crédito da melhor forma, leve em consideração alguns pontos, como:
Avalie o custo-benefício entre parcelar e pagar a vista
Ouvimos com muita frequência que pagar as compras a vista sempre é a melhor pedida. Contudo, essa afirmação nem sempre é a melhor escolha. Imagine a seguinte cena: você precisa comprar um telefone de R$2.000,00, pois o seu estragou. A loja oferece parcelamento em até 12x sem juros. O seu salário é de R$2.300,00 e você não tem nenhum dinheiro guardado.
Vale muito mais a pena parcelar sem os juros do que ficar completamente descapitalizado, não é mesmo? Por isso, sempre avalie as afirmações taxativas a respeito desse tema e qual é a realidade que mais faz sentido para você.
Para e-commerces, prefira usar o cartão virtual
O ambiente virtual torna os nossos dados mais suscetíveis a problemas graves, que podem culminar em compras no seu nome, cartão clonado, etc.
A grande maioria dos bancos oferece, hoje em dia, cartões virtuais com dados diferentes do físico, para você usar em compras online. Prefira usá-los ao fazer suas compras em e-commerces, e mantenha os seus dados protegidos.
Fique atento aos juros e vencimento da fatura
Os juros sobre a sua fatura, a cada dia após o vencimento, podem pesar o bolso ao fim de cada mês. Por isso, cuide qual é a data de vencimento e se programa para fazer o pagamento na data correta.
Tenha controle sobre o impulso de comprar
É uma tentação ver o limite do cartão disponível e não fazer aquela compra que queríamos há meses, mas que não é tão necessária. Para evitar esse problema, deixe o cartão físico em casa, se for possível ou estipule metas para o uso.
Por fim, esperamos que nosso conteúdo tenha te ajudado a entender como usar o cartão de crédito, e que agora sua experiência financeira seja ainda melhor.
Ademais, para mais dicas financeiras como essa, continue conosco e acompanhe mais artigos do blog, como esse que separamos exclusivamente para você adiante. Nos vemos lá!
Maria Luísa Barbosa
Tathiane Mantovani
Editor(a) sênior
Em Alta
Cartão Ourocard pré-pago: como funciona
O cartão Ourocard pré-pago não exige renda mínima e oferece benefícios, como isenção de anuidade e programa Vai de Visa. Conheça mais detalhes aqui!
Continue lendoComo solicitar o cartão Caixa Grafite
Quer solicitar o seu cartão Caixa Grafite para usufruir de todos os seus benefícios? Te contamos tudo sobre o processo de solicitação aqui.
Continue lendoQual é o limite do cartão Ourocard BB Empreendedor?
Você sabe qual é o limite do Ourocard BB Empreendedor? Te contamos tudo sobre o assunto aqui. Clique no post para conferir.
Continue lendoVocê também pode gostar
Como ganhar dinheiro vendendo doces? Confira as dicas!
Confira algumas formas de ganhar dinheiro vendendo doces e melhore a sua renda mensal de maneira simples. Saiba mais no artigo e comece hoje!
Continue lendo4 motivos para ter um cartão Original Mastercard
Descubra 4 motivos para ter um cartão Original Mastercard. Saiba se esse é o cartão de crédito ideal para sua rotina diária.
Continue lendoConheça o financiamento Santander
Você conhece o financiamento Santander? Ele pode ser uma ótima opção para você comprar o seu imóvel. Leia este post e saiba mais!
Continue lendo