Cartões

Como usar o cartão de crédito?

O cartão de crédito deve ser usado com sabedoria para evitar endividamento. Quer saber como funciona o cartão de crédito, o parcelamento e como usá-lo de forma inteligente? Continue com a gente ao longo do post!

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

30/06/2022 | Atualizado em 24/07/2022

Entenda como usar o cartão de crédito de forma inteligente

Em suma, confira aqui nossas dicas de como usar cartão de crédito. Fonte: Adobe Stock.
Em suma, confira aqui nossas dicas de como usar cartão de crédito. Fonte: Adobe Stock.

A vida requer planejamento e cautela para que estejamos tranquilos e possamos trabalhar, para alcançar nossos objetivos. Contudo, emergências acontecem e nem sempre sabemos como usar o cartão de crédito.

Por ser um recurso comum, mas usado na grande maioria das vezes de forma indiscriminada, não é visto com bons olhos. Mas, isso já é passado!

Como transformar o cartão de crédito num aliado?

Ter um cartão de crédito facilita (e muito) as nossas finanças. Mas, afinal de contas, você sabe o que fazer para usá-lo como um aliado? Te contamos tudo do assunto aqui.

Ao entender como usá-lo de forma inteligente e como funcionam os parcelamentos, você usa o cartão a favor das suas finanças.

Se você quer saber mais sobre o cartão de crédito, como funciona e como usá-lo, vem com a gente!

Os melhores apps de cartão de crédito

Na lista de melhores aplicativos de cartão, temos: Nubank, Ourocard, Banco Original e outros. Quer conferir a lista completa? Então, venha conosco e saiba mais!

Anúncios

Como usar o cartão de crédito pela primeira vez?

Ademais, saiba aqui como usar cartão de crédito pela primeira vez. Fonte: Adobe Stock.
Ademais, saiba aqui como usar cartão de crédito pela primeira vez. Fonte: Adobe Stock.

Se você conseguiu o seu primeiro cartão de crédito, terá agora uma responsabilidade maior sobre o seu dinheiro e suas contas. Além disso, a gestão de um cartão de crédito é completamente diferente de uma conta corrente ou débito.

Logo, o que é necessário saber para usar o seu cartão de crédito pela primeira vez?

O primeiro passo para usar o seu cartão de crédito é desbloqueá-lo. Alguns bancos oferecem a versão virtual para uso enquanto o cartão não chega. Contudo, assim que você recebê-lo, para usar, ele deve ser desbloqueado. Você pode fazer o desbloqueio em caixas eletrônicos, no próprio banco ou no aplicativo.

Contudo, caso fique em dúvidas, você pode entrar em contato com a central de atendimento do banco. Nesse canal de atendimento, eles ajudarão a desbloquear e usar o seu cartão de crédito da forma correta.

Depois de desbloqueá-lo, você irá cadastrar duas senhas, a senha do aplicativo e uma senha de 4 dígitos, que será usada para confirmar as compras e transações internas no app. 

Assim que o seu cartão for desbloqueado e a senha criada, poderá usar em todas as suas compras.

Como funciona o uso do cartão de crédito?

O funcionamento do cartão de crédito consiste em simular um empréstimo ou compra a prazo que permite o pagamento em até 40 dias, com ou sem juros, a depender da instituição.

Além de fazer compras com o cartão, você tem acesso a diversos benefícios próprios da bandeira, como programa de pontos e relacionamento ou da própria instituição financeira.

Além dessas características, o funcionamento do cartão de crédito consiste em aplicar juros nas compras parceladas. Eles são padrão, mas o limite de crédito que é concedido a você é com base na sua renda e histórico financeiro.

Como criar uma boa senha para o cartão de crédito?

Uma coisa é fato, você precisa definir uma senha fácil de memorizar, mas ao mesmo tempo, que seja segura. Para te ajudar na escolha, separamos algumas dicas, veja!

Anúncios

Como funcionam as compras parceladas no cartão de crédito?

O parcelamento é um ótimo recurso para trazer uma folga a mais para o bolso. Contudo, deve ser usado da forma correta, para evitar dívidas e excesso de juros. Para isso, entender o seu funcionamento é uma das melhores maneiras de prevenir o uso indevido das compras parceladas no cartão de crédito.

As compras parceladas não podem ultrapassar o limite total do seu cartão, independente de quantas vezes você parcele o valor. Contudo, algumas instituições têm um recurso chamado análise de crédito emergencial, que pode ser pago ou não.

Neste recurso, o banco ou emissora do cartão analisa as chances de você honrar com o seu compromisso de pagamento ao concederem crédito extra para comprar algo acima do seu limite.

Há, também, algumas contas digitais que trabalham com o recurso de limite elástico, e não cobram pela análise emergencial de crédito. Entretanto, isso varia de banco para banco e pode não ser um recurso encontrado em todos eles.

Voltando ao parcelamento das compras no cartão de crédito, elas funcionam da seguinte maneira: ao fazer a compra de um item ou a compra de um conjunto de itens, como as compras do mês para a sua casa, você tem a opção de parcelar o valor em uma determinada quantidade de vezes.

Esse acordo é feito diretamente com a emissora de crédito, logo, a quantidade de parcelas pode variar de um banco para o outro.

Assim, acontece a aplicação dos juros no número de parcelas escolhidas. Logo, quanto mais parcelas, mais juros. Todos os meses, no vencimento da sua fatura, você fará o pagamento das parcelas acordadas, e ao término das parcelas, terá a sua dívida quitada.

Como é feito o pagamento com cartão de crédito?

Você já parou para pensar em como funciona o pagamento com o cartão de crédito? São diversas ações e empresas envolvidas para que a transação seja concluída com sucesso, e dessa forma, você consiga fazer a sua compra.

Geralmente, quem está envolvido nessa transação é o portador, a credenciadora, a bandeira, o banco emissor e a loja. 

A primeira pessoa envolvida é o portador, ou seja, você. Para fazer a compra, você usa o cartão de crédito em uma determinada loja, seja ela física ou online.

Depois, entra a ação da credenciadora, a instituição de pagamento que faz a autorização e mediação de pagamentos direto com o Banco Central do Brasil. Essa etapa se refere ao nome que aparece no extrato ou cupom fiscal da sua compra.

No caso da credenciadora autorizar, ela envia o pedido para a empresa da bandeira do cartão, que opera também com licença do Banco Central. Ela não processa as transações, mas permite que elas ocorram. Depois disso, a bandeira envia o pedido ao banco emissor, que no caso é o banco do cartão que você está usando.

Se todas essas etapas foram bem-sucedidas, a última parte é passar pelo facilitador do pagamento. Caso seja uma loja física, são as maquininhas de cartão, por exemplo. 

Já se for uma loja online, pode ser o PayPal, Google Pay, Apple Pay, Samsung Pay, Adyen, etc. Com essa última autorização, a sua compra é autorizada e o valor descontado do limite total do seu cartão.

Todas essas operações acontecem naquele meio tempo em que colocamos a senha do cartão e esperamos a mensagem “transação aprovada” no visor da maquininha de pagamentos. Ou seja, a conexão de dados entre cada uma dessas instituições é muito rápida.

Qual é o melhor cartão de crédito da Caixa?

Está em dúvida de qual cartão de crédito da Caixa escolher? Listamos aqui algumas opções para te ajudar na escolha, saiba mais!

Como usar o cartão de crédito de forma inteligente?

Em síntese, saiba aqui como usar cartão de crédito de forma inteligente. Fonte: Adobe Stock.
Em síntese, saiba aqui como usar cartão de crédito de forma inteligente. Fonte: Adobe Stock.

O cartão de crédito é, sem sombra de dúvidas, um ótimo recurso para a nossa vida financeira. Se soubermos usar de forma inteligente, podemos ter a tranquilidade que precisamos para emergências ou fazer compras não programadas que, se fossem a vista, comprometeriam o nosso orçamento.

Para usar o seu cartão de crédito da melhor forma, leve em consideração alguns pontos, como:

Avalie o custo-benefício entre parcelar e pagar a vista

Ouvimos com muita frequência que pagar as compras a vista sempre é a melhor pedida. Contudo, essa afirmação nem sempre é a melhor escolha. Imagine a seguinte cena: você precisa comprar um telefone de R$2.000,00, pois o seu estragou. A loja oferece parcelamento em até 12x sem juros. O seu salário é de R$2.300,00 e você não tem nenhum dinheiro guardado.

Vale muito mais a pena parcelar sem os juros do que ficar completamente descapitalizado, não é mesmo? Por isso, sempre avalie as afirmações taxativas a respeito desse tema e qual é a realidade que mais faz sentido para você.

Para e-commerces, prefira usar o cartão virtual

O ambiente virtual torna os nossos dados mais suscetíveis a problemas graves, que podem culminar em compras no seu nome, cartão clonado, etc.

A grande maioria dos bancos oferece, hoje em dia, cartões virtuais com dados diferentes do físico, para você usar em compras online. Prefira usá-los ao fazer suas compras em e-commerces, e mantenha os seus dados protegidos.

Fique atento aos juros e vencimento da fatura

Os juros sobre a sua fatura, a cada dia após o vencimento, podem pesar o bolso ao fim de cada mês. Por isso, cuide qual é a data de vencimento e se programa para fazer o pagamento na data correta.

Tenha controle sobre o impulso de comprar

É uma tentação ver o limite do cartão disponível e não fazer aquela compra que queríamos há meses, mas que não é tão necessária. Para evitar esse problema, deixe o cartão físico em casa, se for possível ou estipule metas para o uso.

Por fim, esperamos que nosso conteúdo tenha te ajudado a entender como usar o cartão de crédito, e que agora sua experiência financeira seja ainda melhor.

Ademais, para mais dicas financeiras como essa, continue conosco e acompanhe mais artigos do blog, como esse que separamos exclusivamente para você adiante. Nos vemos lá!

Como escolher cartão de crédito?

Com tantas opções disponíveis no mercado, está cada vez mais difícil escolher a opção de cartão de crédito perfeita para você. Por isso, separamos algumas dicas, veja.

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conta especial para resgate do dinheiro esquecido deve ser prata ou ouro

Se você tem valor para sacar no Gov.br será necessário criar uma conta especial para resgate do dinheiro esquecido. Confira mais aqui!

Continue lendo
content

WhatsApp Pay ou PIX: qual o melhor em 2021?

Está na dúvida entre o WhatsApp Pay ou PIX? Te contamos aqui quais são as vantagens de cada um e qual é o melhor. Então, clique e confira!

Continue lendo
content

Veja como se prevenir do novo golpe da maquininha de cartão de crédito

Conheça detalhes sobre o novo golpe da maquininha de cartão com o visor danificado e o que fazer para se previnir!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Minimalismo financeiro: o que é

Você sabe do que se trata e como adotar o minimalismo financeiro? Te contamos tudo sobre o assunto aqui. Clique no post para conferir.

Continue lendo
content

Conheça o cartão Santander SX

O cartão Santander SX é internacional com bandeira Visa ou Mastercard e, ainda, conta com a possibilidade de isenção da anuidade. Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Quem tem direito ao empréstimo para PCD?

Se você é uma pessoa com deficiência e está buscando um empréstimo, esse post é para você. Confira as principais opções de empréstimo para PCD.

Continue lendo