Cartões

Como escolher cartão de crédito?

Escolher um cartão de crédito não é fácil. Por isso, trouxemos neste post as respostas para as 6 principais perguntas que você deve se fazer antes de escolher o seu. Continue a leitura e confira!

Anúncios

por Maria Luiza Ishimoto

23/05/2022 | Atualizado em 12/08/2022

Saiba aqui o que levar em consideração na hora de escolher um cartão novo

Como escolher o cartão de crédito ideal para você? Fonte: Pexels.
Como escolher o cartão de crédito ideal para você? Fonte: Pexels.

Atualmente, o número de pessoas que utilizam a função de crédito como forma de pagamento vem aumentando cada vez mais. Nesse sentido, é sempre importante saber como escolher seu cartão de crédito. Um dos fatores para tal, é o fato de que a modalidade é acessível e apresenta maior segurança, tal qual facilidade em realizar compras online.

À frente, logo do Itaú. Ao fundo, diversos cartões do Itaú.

Conheça todos os cartões Itaú

Confira aqui os principais cartões oferecidos pelo banco Itaú e veja qual deles atende às suas necessidades atuais.

 A quantidade de cartões de créditos emitidos cresce todos os dias, assim como o número de estabelecimentos que aceitam essa modalidade. Pensando nisso, trouxemos 6 principais perguntas que você deve se fazer antes de escolher seu cartão de crédito, confira!

Anúncios

6 perguntas que você deve se fazer antes de escolher cartão de crédito

Com a variedade de cartões disponíveis no mercado, pode ser difícil decidir qual melhor se encaixa dentro das necessidades e do seu perfil de crédito. É preciso analisar bem qual será sua finalidade de uso dentro dos seus objetivos.

Por se tratar de uma modalidade com maior facilidade de aprovação, pode acarretar em diversos problemas financeiros também. Nesse sentido, reunimos as seis principais questões que você deve levantar ao escolher seu cartão de crédito.

1. Quais são as minhas necessidades?

Primeiramente, a pergunta que você deve se fazer é: qual será a finalidade do meu cartão? Se será para fazer uma reforma na sua casa, para compras de alto valor ou até mesmo se será para o uso cotidiano.

Essas questões são importantes, pois existem diferentes estilos de cartões e cada um deles possui suas próprias especificidades. Então, caso seu objetivo seja fazer uma reforma em sua casa, vale considerar adquirir um cartão de uma loja de construção. Nesse exemplo, o cartão pode apresentar diversos descontos na rede de lojas escolhida.

Além disso, outros pontos a serem analisados são datas de pagamento, anuidades, juros e mais. O cartão de crédito requer um bom controle financeiro, tendo em vista que as taxas cobradas com relação aos atrasos são bem elevadas.

Cartões de fácil aprovação: solicite seu cartão

Confira aqui uma lista com os cartões que não têm um processo de análise tão rigoroso e escolha o seu.

Anúncios

2. Qual o seu score de crédito?

Verifique qual é o seu score de crédito. Fonte: Adobe Stock.
Verifique qual é o seu score de crédito. Fonte: Adobe Stock.

O score de crédito nada mais é do que uma análise dos hábitos de pagamento e relacionamento do cliente com o mercado de crédito. Nesse sentido, você consegue ter acesso ao seu score pela internet e ele pode ser muito importante na hora de escolher seu cartão de crédito.

Cada usuário possui uma pontuação que é influenciada por diversos fatores. Dentre eles estão os pagamentos de contas em dia, relacionamento financeiro com as empresas, o histórico de dívidas e até mesmo com seus dados cadastrais sempre atualizados.

Possuir um score alto é importante porque demonstra que seu compromisso com o pagamento está em dia. Com o “currículo” financeiro, fica mais fácil você ser aprovado em alguma linha de crédito, tendo em vista que as empresas utilizam do score como informação adicional.

3. Quais os bancos que você mantém um relacionamento?

Se você possui conta em algum banco, seja ela conta corrente ou poupança, vale a pena conferir os cartões disponíveis pela instituição. Essa dica é importante, uma vez que seu cartão de débito pode se tornar múltiplo, isto é, com a função crédito e débito.

Por mais que os cartões oferecidos por sua instituição não sejam tão alinhados com seus objetivos, podem ser uma boa porta de entrada. Isso porque ao manter-se em um bom relacionamento com as contas em dia, é provável que seu score aumente, o que facilitará na hora de pedir um novo cartão.

4. Qual a taxa de juros e anuidade do cartão?

Um assunto bem importante é o das taxas e anuidades do cartão. A maioria deles vem com essas cobranças, mas saiba que é possível zerá-las. Alguns cartões não possuem anuidade, já outros oferecem maneiras de você não ser cobrado por elas. Esse é um bom ponto a se levar em consideração ao escolher um cartão de crédito.

Se você procura cartões com muitos benefícios, tanto em viagens, quanto em descontos, você provavelmente será cobrado por isso. Os cartões que oferecem os planos mais básicos cobram geralmente em torno de R$200,00 por ano, podendo chegar até R$1.500,00 com os mais exclusivos.

Uma solução para aqueles que pretendem diminuir ou isentar essa taxa, é conferir as condições para tal. Dentre elas, as mais conhecidas giram em torno de um valor mínimo gasto com o cartão ou até mesmo a relação de fidelidade com a instituição.

Por fim, é muito importante que todas as informações estejam conferidas ao solicitar um cartão. A anuidade em conjunto com as taxas deve ter um valor que combine com seu bolso, caso contrário, vale a pena conferir outros modelos com taxas menores.

5. Quais são as vantagens e programas de descontos e benefícios?

Confira as vantagens do cartão. Fonte: Pexels.
Confira as vantagens do cartão. Fonte: Pexels.

Como citado no tópico anterior, existe a possibilidade de conseguir inúmeros benefícios dependendo do cartão escolhido. Para isso, devem ser observados diferentes aspectos, como a instituição escolhida, a bandeira e o modelo.

Podemos citar em primeiro plano, que as vantagens são muito abrangentes. Nesse sentido, você pode acumular uma pontuação e, depois, trocá-la por produtos, serviços ou até mesmo cashback. 

Além dos pontos, caso você queira por exemplo exclusividades ao viajar, saiba que os cartões de companhias aéreas oferecem algumas vantagens como o despacho de bagagens, translado,  prioridade na hora do embarque, upgrade de cabine e até mesmo acesso às salas Vip.

Existem outros modelos que oferecem melhores condições para aqueles que gostam de fazer compras, que possuem seguro de proteção de compras ou preço. Além disso, se o cartão for de uma rede de lojas, pode oferecer ainda inúmeros descontos em produtos e prazos maiores para pagamentos.

6. Qual o limite do cartão?

O limite que seu cartão possuirá depende da análise de crédito da instituição. Essa verificação levará em conta sua renda e todo seu histórico financeiro. Além do mais, provavelmente a instituição escolhida levará em conta o seu score.

Outro ponto importante é que para além do limite disponibilizado, seus gastos devem compatíveis com sua renda. Isso se deve ao fato de que os juros cobrados pelas instituições geralmente apresentam taxa elevada.

Por fim, podemos observar que para escolher o cartão de crédito é preciso observar muitos pontos. Esse cuidado se deve ao fato de que a modalidade pode apresentar muitos benefícios, porém carrega grande responsabilidade, tendo em vista que o não pagamento pode levar o consumidor a uma bola de neve financeira.

Agora que você já sabe escolher um cartão de crédito, que tal conferir algumas opções disponíveis no mercado? Então, leia o conteúdo recomendado abaixo e aproveite!

5 cartões com limite alto sem anuidade

Veja aqui opções de cartões que apresentam um bom limite, mas que não têm anuidade. Assim, poderá escolher a melhor opção.

Sobre o autor

Maria Luiza Ishimoto

Estudante de cinema na UFSC, já cursou 3 semestres em direito. Além de redatora, cria conteúdo e administra páginas no instagram. Tem uma grande paixão pela escrita e adora ler em seu tempo livre.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como solicitar o cartão Credicard Beta

Aprenda o passo a passo para solicitar o cartão Credicard Beta online, pelo site, ou via telefone ou então pelo aplicativo agora mesmo.

Continue lendo
content

Confira mais detalhes sobre a primeira parcela do 13° do INSS

Beneficiários começam a receber a primeira parcela do 13° do INSS no dia 25/04 e já podem consultar o calendário de pagamentos. Saiba mais!

Continue lendo
content

Banco BMG continua a expandir negócios no mercado varejista após nova parceria com a rede Le Biscuit

A nova parceria BMG e Le Biscuit deve beneficiar mais de 1 milhão de clientes por mês através de soluções de crédito inovadoras. Confira aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Cartão Porto Seguro ou Cartão Caixa Mulher: qual o melhor?

Decidir entre o cartão Porto Seguro e o Caixa Mulher não é uma tafera fácil. Por isso, no post de hoje fizemos um comparativo entre os dois modelos

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Chase Sapphire Reserve

Muitos bônus, pontos e até mesmo recompensas por gastos. Esse é o cartão Chase Sapphire Reserve. Conheça mais sobre as vantagens que ele oferece aqui.

Continue lendo
content

Vale a pena abrir conta no Banco Neon

Se você está pensando em ter uma conta digital, esse post é para você! Hoje falaremos sobre a conta do Banco Neon e mostraremos se vale a pena abrir ou não.

Continue lendo