Auxílio Governo

Auxílio Governo em Portugal: Família e Comunidade

O auxílio do governo para famílias e comunidades, em Portugal, garante acesso a apoio em caso de maternidade solo, vulnerabilidade social, problemas psiquiátricos, entre outros. Quer saber como se inscrever? Então, confira o post em seguida.

Anúncios

por Fernanda Weber

Publicado em 19/02/2022

Conheça mais sobre o apoio social Família e Comunidade, disponível em Portugal

Confira como funciona o apoio para família em Portugal. Fonte: Pexels.
Confira como funciona o apoio para família em Portugal. Fonte: Pexels.

Para quem mora em Portugal e exerce uma atividade remunerada, a Segurança Social oferece uma série de benefícios e serviços que ajudam o trabalhador. Nesse sentido, destacamos o apoio à Família e Comunidade, um tipo de auxílio do governo em Portugal.

A partir desse apoio, você e sua família têm acesso a centros de lazer, apoio psiquiátrico, suporte em caso de situação vulnerável e refeições nos locais de convivência.

Além disso, esse auxílio garante mais bem-estar para as famílias e comunidades das regiões em que está disponível. Portanto, vale a pena saber mais sobre os apoios que o seguro social garante e é isso que te mostramos em seguida, confira!

Anúncios

O que é o auxílio governo Família e Comunidade?

O auxílio do governo para família e comunidade, em Portugal é um apoio social que pretende garantir acesso a equipamentos e serviços para que todos tenham melhores condições de vida.

Esse apoio faz parte dos programas da Segurança Social que, entre outras coisas, garante os direitos básicos de todos os trabalhadores. Só para ilustrar, é por meio do seguro social que você garante subsídios, pensões, abonos, apoios e programas sociais.

Assim sendo, esse auxílio visa garantir que quem contribui para a segurança possa ter bem-estar e esteja protegido de forma equivalente em todo o território português.

Ademais, o programa Família e Comunidade e todas as suas áreas de atuação se destinam justamente para esse público. Ou seja, para todas as pessoas que participam de um grupo social que possuam um centro de acolhimento próximo da sua morada.

Qual o objetivo do auxílio?

Os auxílios são para todas as pessoas. Fonte: Pexels.
Os auxílios são para todas as pessoas. Fonte: Pexels.

Tendo em vista que o auxílio do governo de Portugal para famílias e comunidades se divide em até 9 categorias diferentes, podemos dizer que os objetivos variam de acordo com a resposta que o cidadão precisa.

No entanto, podemos destacar que os principais objetivos deste apoio social são:

  • prestar atendimentos a quem precisa;
  • dar informações e orientações;
  • evitar que ocorram situações de exclusão social e econômica;
  • fomentar a participação de todos na família e comunidade;
  • promover o bem-estar de todos;
  • satisfazer as principais necessidades dos cidadãos atendidos pelos diferentes apoios.

Assim sendo, podemos dizer que os objetivos desse auxílio do governo coberto pela Segurança Social giram em torno de garantir que famílias carentes e em situações vulneráveis tenham acesso a todos direitos enquanto cidadãos e trabalhadores.

Anúncios

Como funciona?

Em suma, todos os cidadãos podem participar dos apoios garantidos pelo programa para família e comunidade. Porém, em Portugal, o auxílio do governo varia de uma zona de residência para outra.

Desse modo, o sistema funciona de formas diferentes nas diversas partes do país.

Além disso, para poder ter acesso aos serviços e equipamentos oferecidos, o cidadão precisa ter cadastro na Segurança Social e ser elegível para o tipo de resposta que deseja.

Sendo assim, o programa de apoio funciona de acordo com a disponibilidade e capacidade dos centros de atendimento, do tipo de serviço oferecido e da situação do cadastrado.

Ademais, cada tipo de apoio tem regras e condições próprias. Por isso, antes de qualquer coisa, é fundamental que você esteja ciente do regulamento de cada um. Afinal, em caso de incumprimentos, você pode perder o benefício.

Ainda em tempo, se você procura por mais informações sobre serviços sociais em Portugal, aproveite para conferir como funciona o Subsídio Social de Desemprego. Para isso, nossa equipe já preparou um texto exclusivo, que você pode conferir logo abaixo.

subsídio social de desemprego

O que é o subsídio social de desemprego?

O Subsídio Social de Desemprego é um auxílio financeiro extra para quem é segurado da Segurança Social e ainda está sem trabalho depois do primeiro benefício. Saiba mais.

Quais os benefícios?

Sem dúvida, o auxílio do governo em Portugal, para famílias e comunidade, tem benefícios que justificam sua existência. 

Nesse sentido, podemos destacar:

  • apoio a famílias em situação vulnerável;
  • assistência psiquiátrica;
  • áreas de lazer e para férias;
  • acesso à alimentação para quem está numa situação econômica difícil;
  • apoio à famílias com filhos recém-nascidos;
  • alojamento temporário para quem esteja sem abrigo por algum motivo.

Quem tem direito ao auxílio do governo em Portugal?

Para que todos os benefícios propostos pelo auxílio do governo às famílias e comunidades seja posto em prática, em Portugal, o programa propõe a existência de 9 tipos de respostas.

Como vamos mostrar em seguida, cada uma delas tem uma finalidade e se destina a um público. Além disso, nem todos os serviços são oferecidos em todas as zonas de residência. Por isso, é essencial consultar quais destes são acessíveis em seu local de morada.

  • Atendimento e acompanhamento social: se destina a quem está em situação de vulnerabilidade social;
  • Ajuda alimentar: para pessoas e famílias desfavorecidas;
  • Grupo de autoajuda: para jovens e adultos que possuem deficiência, problemas psiquiátricos ou tenham outros problemas que demandem atendimento;
  • Centro de alojamento: abrigo temporário para quem está de passagem, não tem onde morar ou se encontra em emergência social;
  • Centro de apoio à vida: para mulheres que estejam grávidas ou com filhos recém-nascidos sem o apoio familiar, sem estabilidade emocional, sem condições econômicas ou que exerçam uma atividade que coloca em risco a vida da mãe e do bebê;
  • Refeitório social: disponível para os cidadãos que não tenham condição econômica para prover toda a sua alimentação;
  • Centro de férias e lazer: acessível a todas as pessoas;
  • Centro comunitário: acesso restrito às famílias e comunidades de uma zona de residência específica;
  • Comunidade de inserção: serviço disponível para pessoas e famílias que se encontram em situação vulnerável. Por exemplo: mães solteiras, ex-reclusos ou sem-abrigo.

Como se inscrever no auxílio governo em Portugal para família e comunidade?

Com o auxílio do governo em Portugal sua família tem mais qualidade de vida. Fonte: Pexels.
Com o auxílio do governo em Portugal sua família tem mais qualidade de vida. Fonte: Pexels.

Pois bem, não podemos negar que contar com o auxílio do governo de Portugal, em caso de necessidade, é fundamental para a garantia do bem-estar das famílias e comunidades.

Assim sendo, para ter acesso aos apoios do programa para famílias, você pode ir até uma das instituições que prestam esse serviço. Também existe a possibilidade de consultar a Segurança Social para saber se o serviço de que precisa está disponível perto da sua morada.

Por fim, se você mora em Lisboa, consegue ter acesso ao auxílio por meio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Em síntese, para cada uma das respostas que o auxílio do governo pretende dar, em Portugal, você depende das vagas existentes. Ou seja, depois que faz a sua inscrição, pode ser necessário aguardar algum tempo até ter acesso aos serviços que precisa.

Enquanto isso, vale a pena conferir mais informações e vantagens de aderir a Segurança Social. Para isso, continue a leitura com o post recomendado em seguida.

Segurança Social em Portugal: o que é?

A Segurança Social é um órgão do governo que busca garantir acesso de todos os trabalhadores a boas condições de vida, de moradia e de bem-estar. Veja como aderir.

Sobre o autor

Fernanda Weber

Produtora de conteúdos digitais e redatora web com formação na área de Letras. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Crédito Pessoal Banco CTT: o que é?

Confira as vantagens que o Banco CTT oferece em seu crédito pessoal online com montante de até 50.000€ e sem comissão de abertura.

Continue lendo
content

Cartão WiZink Rewards ou Cartão WiZink Flex: qual o melhor?

Cartão WiZink Rewards ou WiZink Flex? Ambos oferecem bandeira Visa e bons benefícios. Descubra aqui qual deles tem mais vantagens para você

Continue lendo
content

Recomendador Senhor Finanças – Conheça a Conta à Ordem BIG Júnior

Com a conta BIG Júnior, o menor de idade pode movimentar seu dinheiro com um cartão de débito e acessar os canais em linha. Saiba mais aqui.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão Moey!

O cartão Moey! oferece muitas vantagens para os seus clientes em Portugal. Quer saber como solicitá-lo? Então, leia este post e saiba mais!

Continue lendo
content

Cartão de crédito Cartão EuroBic Classic: o que é o EuroBic Classic?

O cartão de crédito EuroBic Classic apresenta um pacote de seguros exclusivo. Quer saber mais sobre ele? Então, leia o post e confira!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Classic Montepio

Veja aqui como solicitar o cartão português Classic Montepio e ter uma opção de crédito com cash advance e até 50 dias para pagar.

Continue lendo