Dicas

Como criar uma boa senha de cartão de crédito

Na hora de criar a sua senha de cartão de crédito, é importante que você siga algumas dicas para garantir que a senha seja forte e de fácil memorização. Continue a leitura e saiba mais!

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

Publicado em 10/06/2021

Crie uma senha forte e fácil de lembrar

Antes de mais nada, saiba como criar uma boa senha de cartão de crédito. | Imagem: iDinheiro
Antes de mais nada, saiba como criar uma boa senha de cartão de crédito. | Imagem: iDinheiro

Senha é um item que faz parte de quase todos os procedimentos de nossa vida, sejam eles digitais ou físicos, principalmente se for a senha de cartão de crédito.

Em outras palavras, elas são necessárias em praticamente tudo aquilo que é importante. E justamente por isso, cuidar de sua elaboração é uma etapa muito fundamental.

Afinal, você não quer ficar na mão ao passar um cartão bem na hora de sua compra né?

Seria até muito intuitivo, em separar parte de nosso tempo para contar quantas senhas possuímos guardadas, e aquelas que também foram esquecidas, mas você sabe que existem.

Facebook, Twitter, Instagram, banco, login de sistema, faculdade, lojas, plataformas e muitas outras. Da dor de cabeça só de pensar.

Mas foi justamente por isso que trouxemos este post exclusivo!

Hoje, nossa maior missão, será te orientar a criar boas senhas sem que você as esqueça.

Será que isso é possível?

Anúncios

O que é uma senha de cartão de crédito segura?

Primeiramente, vamos considerar que o seu cartão de crédito seja o item mais imprescindível dentro da carteira.

Se perdê-lo já é péssimo, imagina ser invadido por causa de uma senha mal formulada!

Infelizmente, muitos hackers usam inúmeras técnicas para conseguir o acesso direto à sua conta. 

Esse tipo de ataque tenta obter acesso a um sistema, gerando múltiplas requisições, sendo cada uma delas com uma palavra-chave diferente.

Para evitar que esse tipo de ataque aconteça com você, além das ferramentas de alerta nativas de cada sistema, é importante investir em senhas complexas e diferentes, que ampliam o tempo necessário para um sistema computacional conseguir obter um acesso forçado a uma conta

Como criar uma senha de cartão de crédito forte?

Importância de ter uma senha de cartão de crédito forte. | Imagem: Foregon
Importância de ter uma senha de cartão de crédito forte. | Imagem: Foregon

Para isso, separamos os dois lados da moeda que você precisará considerar na hora de criar sua senha.

Veja abaixo!

Anúncios

O que eu não devo fazer

Vamos começar falando sobre o que não se deve fazer ao criar uma senha.

  • Senhas Iguais: O erro mais comum que você poderá cometer, é usar a mesma senha em vários serviços. Ainda que pareça improvável, muitas pessoas ainda insistem em usar a mesma senha para praticamente todos os serviços. Esse tipo de comportamento é muito grave. Pois ao se descobrir a senha, o invasor terá acesso a praticamente tudo o que te diz a respeito. Já imaginou?
  • Padrões Conhecidos: Outro erro grave, é seguir os chamados padrões conhecidos. E neste caso também acontece o mesmo que nas senhas iguais. Esses padrões incluem: data de nascimento, data de casamento, suas iniciais, placa de carro, nomes de filhos ou outros parentes, palavras comuns, entre outros. Se você segue essa linhagem, aconselhamos mudar!

O que eu devo fazer

Por outro lado, se você já sabe os pontos que deve evitar, fica bem mais fácil criar uma boa senha de cartão de crédito.

Veja agora o que você pode considerar!

  • Mudança de Comportamento: Chega de ser clichê! Isso mesmo, pare de ser aquela pessoa que põe senha básica em tudo. Você não pode exigir segurança com senhas fraquíssimas. Comece a partir de hoje, a formular senhas diferenciadas e exclusivas suas. Além disso, você pode até ter uma senha “mais básica” para serviços que considere de menor relevância, e outra mais forte para serviços importantes. Mas, sempre use mais de uma senha ok?
  • Crie seus Próprios Padrões: Como dissemos anteriormente, a exclusividade será a sua chave! Padrões conhecidos devem ser evitados, mas nada impede que você crie seus próprios estilos. E se for seu, não saia contando para todas as pessoas, pois aí deixará de ser único.

O que acha de elaborar suas ideias agora mesmo?

Como Evitar Golpes no PIX

Já ouviu falar de golpes no PIX? Pois eles são muitos e podem te prejudicar. Mas é fácil evitar cair nesses golpes. Então confira nossas dicas para se proteger!

Por que é importante ter uma senha forte?

Nesse sentido, seguimos com a mesma reta: senha de cartão de crédito fácil, que possui dados como datas de nascimento, endereços ou outras informações pessoais suas, podem ser facilmente descobertas por criminosos

Por esse motivo, é fundamental que funcionários criem senhas fortes e sem dados importantes sobre si próprio, afim de dificultar o trabalho dos hackers.

E como ser uma senha forte, mas fácil de lembrar?

Ao mesmo tempo que você almeja uma senha forte, você também deseja não a esquecer não é mesmo?

E essa é uma das maiores dificuldades de todas as pessoas: lembrar a senha!

Mas fique tranquilo, pois separamos os tópicos mais exclusivos para elaborar uma boa senha sem perdê-la de vista.

Confira!

Evite palavras simples ou sequenciais

Palavras disponíveis em dicionários ou sequências simples como “123456” devem ser evitadas.

Evite Letras iguais

Use uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, com números e símbolos.

Misture palavras e símbolos

Pegue uma frase longa, que signifique algo para você como: “eu gosto de chocolate e futebol” e transforme em uma senha com substituições por números e símbolos como: “[email protected]!”.

Utilize espaços entre as frases (se possível)

Se for possível adicione espaços entre as palavras, é ainda melhor. Exemplo: “Eu G0st0 De [email protected] E Futeb0l!”.

Alterne as possibilidades

Alternar letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos e ainda com os espaços, complica a vida do hacker, mesmo sendo uma senha fácil de ser memorizada.

Seja breve e elaborado

Ao invés de criar uma senha complexa, crie uma senha mais longa (com 14 caracteres ou mais). Frase longa é mais eficiente do que uma senha curta, de preferência com caracteres aleatórios.

Gerencie suas senhas

Em síntese, confira nossas dicas de como proteger suas senhas. | BXBlue
Em síntese, confira nossas dicas de como proteger suas senhas. | BXBlue

Use um gerenciador de senhas, principalmente se você gosta de elaborar, é possível achar um método seguro para guardar suas senhas, já que é muito improvável lembrar-se de algo como “K3H46m2uvUvQTYQKZGmr5Cmc”. Gerenciadores de senha são excelentes, mas também requerem uma senha-mestra.

Copie sua senha em lugares seguros

Ao mesmo tempo, mantenha uma cópia por escrito da sua senha em uma folha de papel, em um local bem seguro. O mesmo vale para o caso de você preferir manter todas as suas senhas por escrito.

Atualize suas senhas

Troque suas senhas regularmente.

Verificação em duas etapas

Ative a verificação em duas etapas, um recurso de segurança que é fornecido por serviços de e-mail e redes sociais para aumentar a segurança no momento de fazer login em dispositivos desconhecidos.

Não se utilize de dados comuns

Use senhas diferentes para bancos, e-mails e outros sites. Não use datas ou fatos que possam ser encontrados online.

Não compartilhe senhas

Você não deve enviar suas senhas por mensagem, e-mail ou de qualquer outra forma. Além disso, sempre que possível, digite suas senhas em seus próprios dispositivos e evite ao máximo digitar suas senhas em aparelhos públicos.

Conclusão

Por fim, você poderá formular sua senha de cartão de crédito com mais facilidade.

Não se esqueça de levar em consideração todos os tópicos repassados aqui para você.

Se gostou do post, continue nos acompanhando por aqui e leve essas informações para outras pessoas que também precisam de dicas para suas senhas.

Até mais!!

O que esperar dos padrões de consumo em 2021

A forma de consumir não será mais a mesma. Já não é mais a mesma. E se você quer saber o que esperar deste ano de 2021, leia o texto na íntegra!

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

5 melhores bancos digitais com empréstimo

Conheça agora os melhores bancos digitais com empréstimo para você solicitar ainda hoje e quitar suas dívidas ou realizar sonhos. Confira!

Continue lendo
content

Conheça o MIT Itaucard Platinum

Conheça as características gerais do MIT Itaucard Platinum, assim como suas vantagens e benefícios da categoria Platinum.

Continue lendo
content

Como saber o valor da minha dívida FIES?

Está com dificuldade de pagar o FIES? Confira neste post como acessar o valor da sua dívida no FIES e o que fazer para renegociá-la.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Governo prevê assistência para mais de 1.6 milhões de famílias com o programa Casa Verde e Amarela

O projeto social Casa Verde e Amarela deve atender mais de um milhão de brasileiros até 2024. Confira mais aqui!

Continue lendo
content

Plataforma Acordo Certo ou empréstimo Agibank: qual o melhor?

Está precisando resolver problemas financeiros? Veja aqui qual opção é melhor para você: plataforma Acordo Certo ou empréstimo Agibank.

Continue lendo
content

Opções de empréstimo online confiável

Conseguir um empréstimo online que seja confiável não é impossível. Então, leia este post e descubra como encontrar o crédito certo para você.

Continue lendo