Investimentos

Viver de renda com aluguel: dicas práticas para 2021

Se você já tem ou pensa em adquirir um imóvel para viver de renda com aluguel, então, você precisa conferir as nossas dicas práticas! Aqui você vai conhecer os prós e os contras desse tipo de investimento e também as melhores práticas para o sucesso. Saiba mais!

Anúncios

Viver de renda com aluguel: baixo risco e segurança de renda fixa

Mas, afinal, como viver de renda com aluguel? Fonte: Pexels.
Mas, afinal, como viver de renda com aluguel? Fonte: Pexels.

Você já pensou em viver de renda com aluguel? Pois saiba que essa opção é bastante viável, mesmo que você ainda não tenha um imóvel para alugar. Porém, é necessário ter planejamento para não correr riscos.

Portanto, continue a leitura para saber os prós e os contras de se viver de renda com aluguel e descubra se é uma boa opção para a sua vida financeira. Vamos lá?

O que você precisa saber para viver de renda com aluguel?

Pois bem, viver de renda com aluguel pode ser uma ótima opção para quem quer um dinheiro extra para complementar o salário ou a aposentadoria. Porém, com um bom planejamento, é possível até mesmo que o aluguel seja a sua renda principal.

Então, se você já tem um imóvel para alugar, é preciso que você conheça as leis sobre esse tipo de acordo. Desse modo, você pode garantir que os direitos e deveres de ambas as partes estejam sendo cumpridos, tanto para você como proprietário quanto para o inquilino.

Porém, se você ainda não tem um imóvel, é importante fazer um planejamento financeiro a longo prazo para investir o seu dinheiro na aquisição. Para isso, é preciso avaliar o mercado, o tempo de retorno do seu investimento, bem como a manutenção da propriedade ao longo dos anos. Assim, você vai ter mais tranquilidade com as finanças, pois o objetivo é conseguir renda e não arcar com prejuízos, não é mesmo?

Portanto, confira a seguir as vantagens e as desvantagens desse tipo de investimento. Dessa forma, você pode ter certeza de que ele é uma boa opção para a sua vida financeira.

Aprenda a investir dinheiro

Você quer começar a investir e não sabe nem por onde começar? Pois vamos te ensinar o caminho das pedras! Confira!

Vale a pena viver de renda com aluguel?

Mas, afinal, vale a pena viver de renda com aluguel? Fonte: Pexels.
Mas, afinal, vale a pena viver de renda com aluguel? Fonte: Pexels.

Então, para ter certeza de que viver de renda com aluguel é o mais adequado para você, é preciso analisar todos os riscos e os benefícios envolvidos no processo. Portanto, confira abaixo os principais pontos para prestar atenção.

Atenção. A Maria quer falar com você.

banner image

Estamos enviando diversas opções de cartões e empréstimos pré-aprovados no WhatsApp.

Você será redirecionado a outro site

Pontos Positivos

Pois bem, uma das vantagens é que você consegue administrar o seu investimento com pouco trabalho. Assim, embora você precise apresentar o imóvel para os interessados, bem como lidar com inquilinos e com a manutenção do local, ainda é uma atividade que não exige tanto tempo do proprietário.

Ademais, a tecnologia já permite que você tenha acesso a vários recursos e ferramentas para te ajudar na organização das locações, sem precisar entrar em contato com imobiliárias.

Além disso, o mercado imobiliário é dinâmico e não é difícil encontrar interessados, ainda mais se o seu imóvel estiver em uma boa localização e bem conservado. Sem falar que a demanda para aluguel está cada vez maior atualmente. Isso porque as gerações mais novas tendem a preferir essa opção em vez de se comprometer com a compra de uma propriedade.

Outro ponto positivo é que você pode contar com uma renda fixa mensal para compor as suas finanças. Assim, o aluguel se torna uma opção bastante interessante para investidores com perfil conservador, pois a aplicação é de baixo risco e o retorno acaba sendo mais vantajoso do que em outras modalidades de investimento.

Dicas para fazer renda extra em 2021

Boas dicas para fazer renda extra em 2021 incluem ser motorista de app, vender infoprodutos ou até criar uma loja virtual. Saiba mais dicas aqui!

Pontos Negativos

Então, vamos falar agora sobre as desvantagens de se viver com a renda de um imóvel. Assim, você pode avaliar todos os pontos relevantes para decidir se é a melhor opção para as suas finanças.

Pois bem, o primeiro passo para quem depende da renda do aluguel é ter um planejamento financeiro adequado. Isso porque você pode ter que lidar com a falta de inquilinos ou a demora para encontrar interessados, o que irá comprometer a sua renda. Assim, se você depende do aluguel para pagar as contas mensais, é importante ter uma reserva de emergência para não ter problemas durante esses momentos.  

Além disso, você pode precisar resolver problemas de manutenção com o imóvel de tempos em tempos. Muitas vezes, não é o inquilino que terá que arcar com reformas ou consertos na propriedade. Por isso, você precisa ter em mente que algumas despesas são necessárias para manter o imóvel em boas condições.

Por fim, há o risco do imóvel sofrer desvalorização, por exemplo, em caso de construção de alguma obra nas redondezas ou o fechamento de espaços estudantis, que costumam atrair alunos o ano todo.

Como preparar as finanças para viver de renda com aluguel

Mas, afinal, como preparar as finanças? Fonte: Pexels.
Mas, afinal, como preparar as finanças? Fonte: Pexels.

Pois bem, como você pôde perceber, há vários pontos importantes para fazer com que o investimento seja vantajoso. Por isso, é importante preparar as suas finanças para não correr nenhum risco quando for viver de renda com aluguel.

Então, um dos itens principais é ter uma reserva de emergência para lidar com imprevistos, principalmente se você aluga apenas um imóvel e depende da renda para pagar as contas mensais. Assim, você terá mais segurança, mesmo que fique um tempo sem inquilinos ou tenha que fazer alguma reforma ou reparo na propriedade.

Ademais, é interessante que você separe uma parcela do aluguel para aplicar em outras modalidades. Assim, é importante saber qual é o seu perfil de investidor e conhecer quais são as opções disponíveis no mercado financeiro para que o seu dinheiro renda ainda mais.

Por fim, utilize parte do seu dinheiro para investir em melhorias no próprio imóvel. Assim, ao deixá-lo mais atraente e em bom estado de conservação, será mais fácil de encontrar inquilinos e você também vai poder aumentar o preço do aluguel.

Portanto, avalie com calma todos os prós e os contras de se viver de renda com aluguel para ter certeza de que está tomando a melhor decisão para a sua vida financeira. Ademais, tenha um planejamento financeiro de longo prazo para não correr riscos na hora de alugar o seu imóvel e ter mais tranquilidade ao organizar as finanças.

E se você quer conhecer ainda mais sobre o mundo das finanças e dos investimentos, continue a leitura com o nosso conteúdo recomendado abaixo!

O que é renda passiva?

Renda passiva é um tipo de rendimento que pode ser o sonho de muita gente. Mas você sabe o que é isso e como conseguir? Confira!

Sobre o autor  /  Amanda Laet

Graduada em Letras e pós-graduada em Tradução. Atua como redatora, revisora e tradutora autônoma de diversos temas. Por meio da escrita, busca transmitir informações a todas as pessoas que querem aprofundar seus conhecimentos ou aprender algo novo.

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Plataforma Acordo Certo ou empréstimo Agibank: qual o melhor?

Está precisando resolver problemas financeiros? Veja aqui qual opção é melhor para você: plataforma Acordo Certo ou empréstimo Agibank.

Continue lendo
content

8 melhores cartões para Black Friday

Descubra quais são os 8 melhores cartões para Black Friday e se prepara financeiramente para fazer as melhores escolhas e compras.

Continue lendo
content

Conheça o Cartão de crédito Cartão Inter Mastercard Black

Conheça o cartão de crédito Inter Mastercard Black, entenda como funciona, descubra todas as vantagens e desvantagens e veja como solicitar.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Fique de olho no golpe do dinheiro esquecido em banco!

Fique de olho em links de acesso e evite cair no golpe do dinheiro esquecido em banco, utilize apenas endereços oficiais do BC!

Continue lendo
content

Binance autoriza a compra de mais 15 criptomoedas com cartão de crédito

A exchange Binance liberou a compra de criptomoedas com cartão de crédito e débito em reais para investidores brasileiros.

Continue lendo
content

Como solicitar cartão Itaú Credicard

O cartão Itaú Credicard possui conta digital totalmente gratuita, zero anuidade e descontos especiais. Confira como solicitar o seu aqui.

Continue lendo