Investimentos

Tesouro IPCA ou Tesouro Selic: qual o melhor investimento?

Para decidir-se sobre Tesouro IPCA ou Tesouro Selic, é importante que você saiba a diferença entre os títulos. Confira abaixo!

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

Publicado em 30/03/2021

Descubra qual o melhor investimento para você

Afinal, você sabe qual é o melhor investimento para você? Te contamos aqui. Veja! | Imagem: Freepik
Afinal, você sabe qual é o melhor investimento para você? Te contamos aqui. Veja! | Imagem: Freepik

Quando se trata de investimentos, existem diversas opções no mercado que os investidores podem optar para garantir bons retornos e boa lucratividade. Com isso, escolher qual é o melhor nem sempre é tarefa fácil. Como boas opções, não podemos deixar de citar o Tesouro IPCA ou Tesouro Selic.

Mas para que você saiba se essas opções são, de fato, interessantes para você, é necessário ficar atento(a) a alguns fatores. Como por exemplo: quais são as principais características? Como funciona? Quais são as maiores diferenças entre eles?

Pensando nisso, resolvemos escrever este post para explicar as principais questões quando o assunto é Tesouro IPCA ou Tesouro Selic. Então se esse assunto te interessa, basta continuar a leitura. Vem com a gente!

Anúncios

Qual a diferença entre Tesouro IPCA ou Tesouro Selic?

Veja nossa explicação sobre a diferença entre Tesouro IPCA ou Tesouro Selic. | Imagem: Freepik
Veja nossa explicação sobre a diferença entre Tesouro IPCA ou Tesouro Selic. | Imagem: Freepik

Como foi dito acima, o Tesouro Selic e o Tesouro IPCA são duas opções de investimentos que podem ser escolhidos por investidores que estão buscando boa lucratividade.

No entanto, o que não é de conhecimento de muita gente é que esses investimentos possuem diferenças interessantes a serem consideradas na hora de escolher a opção ideal. Confira abaixo.

A principal diferença entre Tesouro IPCA e Tesouro Selic está em sua rentabilidade. Uma vez que o Tesouro Selic se trata de um título de renda pós-fixado que possui rendimento atrelado à Selic e a taxa básica de juros da economia. Já a rentabilidade do Tesouro IPCA está ligada diretamente à variação da inflação, acrescido de uma taxa prefixada.

Outra questão importante a ser levantada é em relação ao prazo. Sendo que o Tesouro IPCA é considerado um investimento a médio prazo e o Tesouro Selic é considerado um investimento a longo prazo.

E a razão disso é que, atualmente o Tesouro que é negociado na plataforma oficial é o Tesouro Selic 2025, ou seja, o resgate acontecerá em um médio prazo. Já no caso do Tesouro IPCA, atualmente possui seis títulos em negociação. Dentre eles, cinco possuem vencimento a partir do ano 2030 podendo ir até 2055, ou seja, o retorno virá a longo prazo.

Enfim, para que você fique por dentro do que, de fato, se trata o Tesouro IPCA ou Tesouro Selic e entenda com mais clareza sobre suas diferenças, continue a leitura e veja os tópicos a seguir.

Características do Tesouro IPCA

Veja quais são as principais características do Tesouro IPCA. | Imagem: Freepik
Veja quais são as principais características do Tesouro IPCA. | Imagem: Freepik

O Tesouro IPCA refere-se a uma opção de investimento de título híbrido. Ou seja, é composto por uma taxa prefixada e outra pós-fixada. Veja quais são as diferenças entre essas taxas:

  • Taxa prefixada: na taxa prefixada, você consegue saber quando a aplicação conseguirá render. Afinal, essa taxa é estabelecida no momento da compra e com isso o valor não irá se alterar;
  • Taxa pós-fixada: já na taxa pós-fixada, a sua rentabilidade é corrigida com base no IPCA (que no caso é o índice que mede a inflação durante o mês). Com isso, a rentabilidade poderá sofrer variações ao decorrer do tempo, levando em conta as flutuações do índice.

No entanto, as pessoas que optam pelo investimento em Tesouro IPCA não conseguem saber ao certo qual é a rentabilidade final do investimento. Mas, uma vez que ele será remunerado pelo IPCA eles terão ciência de que o dinheiro está protegido da inflação. Isso impedirá a perda do poder de compra, sendo o maior benefício desse tipo de investimento.

Atualmente existem dois tipos de tesouro IPCA no mercado, sendo Tesouro IPCA+ e Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais. Veja qual é a diferença entre eles:

Anúncios

 Tesouro IPCA+

Te contamos sobre o Tesouro IPCA+. Veja abaixo. | Imagem: Freepik
Te contamos sobre o Tesouro IPCA+. Veja abaixo. | Imagem: Freepik

No caso do tesouro IPCA+ (que se refere ao antigo NTN-B Principal), o investidor irá receber o capital investido acrescido da rentabilidade apenas na data de vencimento do título. Ou seja, não há nenhuma retirada durante os meses de investimento.

Com isso, essa é uma opção interessante aos investidores que querem um investimento a longo prazo, podendo aguardar o período final para retirada. Além do mais, vale dizer que caso você opte por vender o título antecipadamente, você poderá acabar perdendo capital.

O motivo dessa perda de capital em vendas antecipadas é por conta da variação diária no preço do investimento, o que podemos chamar de marcação a mercado.

Mas fique tranquilo(a): caso você opte pela aquisição de títulos em Tesouro IPCA+, não há motivos para temer. Você receberá a rentabilidade que foi previamente acordada durante o contrato (taxa prefixada) sem que haja risco para perder o investimento ao longo do tempo.

Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais

Te contamos sobre o Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais. Veja abaixo. | Imagem: Freepik
Te contamos sobre o Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais. Veja abaixo. | Imagem: Freepik

Já o tesouro IPCA+ com Juros Semestrais, também conhecido como NTN-B, é o investimento que garante pagamento de juros semestralmente. Sendo assim, o investidor irá receber a cada seis meses o valor referente ao rendimento da aplicação.

Porém, é importante dizer que, caso você opte por esse tipo de investimento, haverá incidência no seu Imposto de Renda de acordo com seus investimentos.

E se por acaso você resolver vender seus títulos antes do prazo final do investimento, o próprio Tesouro Nacional poderá recomprá-los com base no valor atual do mercado.

Mas atenção: quando você faz a venda antecipada, você corre o risco de receber um valor inferior ao que foi investido. E o motivo disso é que os valores poderão variar durante o contrato, o que acaba levando certo risco aos investidores.

Portanto, recomendamos que você faça uma análise antes da aquisição de títulos. Assim, ficará mais fácil de conciliar suas expectativas om o rendimento através de um prazo determinado. Além disso, para evitar que você saía no prejuízo, honre a data estipulada antes de realizar a venda dos seus títulos.

Características do Tesouro Selic

Veja quais são as principais características do Tesouro Selic. | Imagem: Freepik
Veja quais são as principais características do Tesouro Selic. | Imagem: Freepik

O Tesouro Direto Selic é conhecido como uma das principais modalidades de títulos públicos que possuem rentabilidade pós-fixada. Ou seja, os investidores do Selic só conseguirão saber quanto, de fato, o investimento irá render na data do vencimento do mesmo.

O motivo disso é que a rentabilidade do Tesouro Selic está diretamente associada à variação da taxa Selic, sendo conhecida como a taxa básica de juros da economia. Então quando a taxa sobe, sua rentabilidade também sobe, mas se ela desce, ela também irá descer. Contudo, é bastante difícil prever uma rentabilidade com exatidão.

Ainda assim, ele é considerado uma boa opção de investimento. Principalmente se for adquirido em períodos de crise, onde o governo tem tendência a aumentar os juros para conter o consumo e a alta inflação.

Esse título de investimentos, diferentemente do Tesouro IPCA, possui liquidez diária. Isso implica que ele poderá ser vendido a qualquer momento por parte dos investidores. Além disso, ele possui pouca volatilidade e rendimentos tributados pelo Imposto de Renda.

O Tesouro Selic é considerado uma boa opção de investimento para quem tem o perfil de investidor conservador. Neste caso, são considerados investidores conservadores aqueles que priorizam segurança nas suas aplicações, ou seja, não estão muito suscetíveis aos altos riscos.

Melhores corretoras de valores para investimentos

Quer começar a investir, mas não sabe qual corretora escolher? Fique tranquilo, elencamos as melhores corretoras de valores do Brasil para investir em 2021. Confira!

Como escolher Tesouro IPCA ou Tesouro Selic

Afinal, como escolher o melhor investimento? Te contamos abaixo. Veja! | Imagem: Freepik
Afinal, como escolher o melhor investimento? Te contamos abaixo. Veja! | Imagem: Freepik

Bom, agora que você já sabe do que se trata o Tesouro IPCA e o Tesouro Selic, certamente você deve estar se perguntando: qual das duas opções é a mais indicada?

E a resposta é que não conseguimos definir qual dos dois tipos de investimentos é o melhor antes de levar em conta alguns fatores, como por exemplo: qual é o seu perfil de investidor? Qual é o seu objetivo financeiro?

Chegando a uma conclusão sobre as perguntas acima, você deverá decidir-se entre Tesouro IPCA ou Tesouro Selic após a avaliação de alguns critérios. São eles: o prazo do investimentos, qual é o desempenho do ativo, como encontra-se a situação atual do mercado, se isso interferirá na rentabilidade da sua aplicação e outros.

O Tesouro Selic, por ter liquidez diária, costuma ser bastante procurado para ocasiões em que o investidor deseja ter maior flexibilidade. Ou seja, deseja conseguir resgatar o dinheiro a qualquer momento. Essa é uma boa estratégia para garantir uma reserva de emergência.

Já o Tesouro IPCA acaba sendo a melhor opção para aqueles investidores que não têm pressa para resgatar o seu dinheiro. Como é o caso de quem busca investir na sua aposentadoria. Sendo assim, essa é uma opção de investimento a longo prazo, em que o dinheiro fica retido até a data do vencimento da aplicação.

Por fim, é importante ressaltar que os títulos de Tesouro Direto, sejam eles Tesouro IPCA ou Tesouro Selic não possuem proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Entretanto, ainda assim podemos dizer que esses investimentos são bastante seguros. Afinal, até o governo garante a segurança do seu investimento.

Conclusão

Escolha o melhor investimento de acordo com o seu perfil de investidor. | Imagem: Freepik
Escolha o melhor investimento de acordo com o seu perfil de investidor. | Imagem: Freepik

E aí, conseguiu compreender quais são as principais características e diferenças entre os tipos de investimentos? Então agora é hora de se decidir: Tesouro IPCA ou Tesouro Selic?

Seja qual for sua opção, tenha em mente que a consultoria com profissionais entendedores do assunto pode te ajudar a escolher o melhor tipo de investimento para você.

Portanto, caso você queira acompanhar mais conteúdos sobre finanças para tomar uma decisão ainda mais assertiva, não deixe de continuar acompanhando o nosso blog. Te esperamos por aqui nos próximos posts!

Tudo sobre CRI: entenda mais sobre o investimento

CRI é uma excelente opção de investimento para quem busca benefícios e isenção no imposto de renda. Confira!

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cartão de crédito Casas Bahia: 10% de desconto na primeira compra

Saiba tudo sobre o cartão de crédito Casas Bahia, como solicitá-lo, quais são suas vantagens e características e se ele é ideal para você.

Continue lendo
content

Qual o limite Cartão Luiza Ouro?

Você sabia que é possível aumentar o limite cartão Luiza Ouro de forma fácil e prática? Te contamos tudo sobre o assunto aqui. Confira!

Continue lendo
content

Cartão Mooba ou Cartão Dotz: qual escolher?

Afinal, cartão Mooba ou cartão Dotz? Leia o nosso texto e descubra todas as características, as vantagens e as desvantagens de cada um deles.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

As histórias de Rihanna e Paola Carosella compõe o livro de Elena Favilli

O livro Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes traz histórias verídicas de mulheres inspiradoras como Rihanna e Paola Carosella. Confira!

Continue lendo
content

7 cartões com limite alto

Cartões com limite alto facilitam parcelamentos grandes. Confira nossa lista das melhores opções, todos Black e com vantagens exclusivas!

Continue lendo