Crédito Imobiliário

Como solicitar crédito habitação 100% financiamento

A casa própria é um sonho compartilhado entre centenas de brasileiros. Contudo, nem sempre é possível pagar entradas altas e financiar valores baixos para realizar este sonho. Quer saber se há crédito habitação 100% financiamento para facilitar a compra do imóvel? Vem com a gente!

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

Publicado em 16/06/2022

Crédito habitação: Descubra se é possível financiar 100% do valor do imóvel e como conseguir, confira

Em suma, saiba mais aqui sobre o crédito habitação financiamento. Imagem: Freepik
Em suma, saiba mais aqui sobre o crédito habitação financiamento. Imagem: Freepik

Ao se planejar para realizar o sonho da casa própria, muitas pessoas ficam em dúvidas se há como financiar 100% do valor. Afinal de contas, nem sempre temos como pagar o montante inicialmente, pois se trata de uma das compras de valor mais expressivo em nossas vidas. Por isso, é de extrema importância certificar se há ou não crédito habitação 100% financiamento.

Quer saber mais sobre o assunto e qual é o valor máximo para financiar um imóvel? Continue lendo o post!

Como solicitar o crédito imobiliário Creditú

Quer um crédito habitação para comprar a tão sonhada casa própria? Descubra como solicitar o crédito imobiliário Creditú.

Anúncios

É possível fazer Crédito habitação 100% financiamento?

A verdade é que para fazer financiamento de 100% do valor da habitação, depende de alguns fatores, todos eles bastante específicos. Uma dessas exceções é ao comprar imóveis na planta, diretamente com as construtoras que dão a oportunidade de um pagamento mais flexível. A outra exceção são para quem conseguiu o financiamento no Casa Verde e Amarela, e que estejam na menor faixa de renda familiar mensal.

Logo, se você quer ter a chance de financiar 100% do imóvel, dê preferência aos apartamentos na planta. Além disso, ao negociar direto com a construtora e conseguir uma flexibilidade maior para pagar, caso a unidade comprada ainda esteja em construção. Nesse momento, as construtoras têm como maior objetivo conseguir novos clientes e ter moradores em seus apartamentos. Dessa forma, é muito mais fácil conseguir boas condições de pagamento.

Caso se encaixe na renda mínima familiar, você consegue financiar 100% do imóvel dentro do programa Casa Verde e Amarela, de acordo com uma lei aprovada no início de 2021. Com este novo decreto, a renda mínima tem acesso a subsídios maiores para comprar o seu imóvel. Sendo assim, depois de aprovado no programa, é só conseguir um banco que aceite essa proposta.

Como comprar um imóvel com 100% de financiamento?

Para comprar um imóvel com 100% de financiamento, você deve ou se enquadrar na renda mínima familiar do programa Casa Verde e Amarela, ou comprar apartamentos na planta, direto com a construtora.

Após ter esses requisitos, terá as instruções na Caixa Econômica Federal, banco do programa Casa Verde e Amarela, para prosseguir com o pedido deste financiamento de 100%, claro, com o pagamento da entrada que será necessário ou não, de acordo com o contrato assinado. Já nas construtoras, os bancos podem mudar de uma para outra, por isso, para adquirir o seu imóvel com 100% financiamento, deverá consultar os requisitos e quais são os bancos parceiros.

Anúncios

Como pagar um valor menor de entrada?

Mesmo que se fale 100% do valor financiado, há uma regra do Banco Central de que o valor máximo a ser financiado é de 90% do valor do imóvel, se o mesmo estiver parcelas dentro do Sistema de Amortização Constante. Assim, as parcelas a pagar têm os mesmos valores de amortização a cada mês, e vão diminuindo ao longo do tempo.

Há, também, a Tabela Price, que determina que o valor máximo de financiamento de um imóvel é de 80%. Entretanto, apesar de essas resoluções ainda estarem vigentes, os bancos e instituições financeiras são livres para oferecer crédito que cubra menos que esses valores. 

E, devemos lembrar que, caso o banco financie 90% ou 80%, o restante sai do bolso do comprador, ou seja, como valor de entrada.

Caso você não tenha o valor da entrada, pois hoje em dia realmente nem todos conseguem juntar dinheiro, você pode pedir empréstimos com taxas competitivas, na modalidade pessoal ou empréstimo consignado, caso seja pensionista, aposentado ou servidor público.

Se você deseja pagar um valor menor na entrada, a negociação deverá ser direto com a instituição, pois essa redução depende diretamente do valor financiado.

Por que não é possível financiar 100% do imóvel?

Em suma, saiba se é possível crédito habitação financiamento em 100% do valor do imóvel. Imagem: Freepik
Em suma, saiba se é possível crédito habitação financiamento em 100% do valor do imóvel. Imagem: Freepik

Não é possível financiar 100% do imóvel caso você não se enquadre na renda mensal do programa Casa Verde e Amarela ou não compre um apartamento na planta, direto com a construtora.

Isso se deve aos bancos não abrirem exceções caso esses requisitos não sejam cumpridos, pois de acordo com o Banco Central, a margem de financiamento é de 70% a 90%. Acima dessas porcentagens, é uma relação individual do banco com o seu contrato.

E aí, conseguiu entender um pouco mais sobre o financiamento de imóveis e qual é o valor máximo para financiar?

Esperamos que o nosso conteúdo ajude você a tirar suas dúvidas se há como financiar 100% do valor do imóvel e que em breve esteja com as chaves da sua casa nova em mãos!

Para mais conteúdos como esse, fique de olho no nosso blog. Até mais!

Como se inscrever no programa Casa Verde e Amarela

Com o programa Casa Verde e Amarela, realizar o sonho da casa própria é mais fácil! Então, veja aqui como fazer a sua inscrição.

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Os 11 melhores cartões para negativados!

Está com o nome sujo no SPC/Serasa e precisa de um cartão de crédito? Se sim, então leia o nosso texto e conheça agora os melhores cartões para negativados.

Continue lendo
content

Score de Crédito: Descubra 15 Dicas para Conseguir uma Boa Pontuação

Quer aumentar seu score de crédito, mas não sabe nem por onde começar? Então, não perca estas dicas que te auxiliarão nesta caminhada rumo a boa pontuação.

Continue lendo
content

Cartão Caixa Mulher ou Cartão Méliuz: qual o melhor?

Está em dúvida entre o cartão Caixa Mulher e Méliuz? Leia o post de hoje e compare as principais características de cada um deles!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

O que são moedas digitais?

Você sabe do que se trata as moedas digitais e quais são as principais disponíveis no mercado? Te contamos aqui. Descubra!

Continue lendo
content

Cartão Bradesco DIN ou Cartão Pan: qual escolher?

Cartão Bradesco DIN ou cartão Pan? Ambos são internacionais e sem anuidade. Leia o nosso post e descubra qual escolher agora mesmo!

Continue lendo
content

Como solicitar o Cartão Elo Diners Club

Quer solicitar o cartão Elo Diners Club, mas não sabe como? Então saiba que está no lugar certo! Leia o nosso texto e descubra como funciona.

Continue lendo