Dicas

Como Fazer Declaração do Imposto de Renda 2021?

Está com dúvidas sobre a Declaração do Imposto de Renda de 2021? Para fazê-la você não informa apenas o salário, mas todos os seus bens e investimentos. Então, leia este post para saber mais sobre o assunto!

por

Maria Luísa Barbosa

Publicado em

ANÚNCIOS

Tudo sobre o IRPF 2021

Tudo sobre o IRPF 2021. Fonte: Pexels.

A princípio, é bem provável que você saiba que é obrigação de todo cidadão realizar a Declaração do Imposto de Renda anualmente. E isso não seria diferente em 2021.

Do mesmo modo, muitas pessoas possuem dúvidas sobre o assunto, porém não encontram fontes confiáveis ou práticas para esclarecê-las.

Pois seria ótimo se esse tema fosse regularmente estudado, não é mesmo?

Mas sabemos que essa não é uma prática comum pela maioria das pessoas e, exatamente por isso, resolvemos reunir as principais informações neste artigo.

Então, se você está aqui hoje e tem alguma dúvida sobre como declarar o Imposto de Renda, basta continuar a leitura para conferir. Vem com a gente!

O que é Imposto de Renda?

Bom, vamos começar do início: você sabe do que se trata o Imposto de Renda? 

Se esse é um assunto que te gera muitas dúvidas, não precisa ficar preocupado! Afinal de contas, através desse guia você encontrará as principais respostas para as suas perguntas e entenderá, de uma vez por todas, o que fazer para declarar o seu Imposto de Renda 2021.

Vamos lá:  mensalmente, é descontado de seu salário, um percentual. Ele precisa ter declaração anual.

Este percentual refere-se a um imposto federal que é calculado sobre a renda de cada contribuinte, este cálculo acontece de acordo com o que você recebe a cada ano, bem como acompanha também da evolução do seu patrimônio ao longo da vida.

Por isso, ao realizar a sua declaração de Imposto de Renda, você não deve informar apenas o seu salário ou renda fixa, mas também todos os seus bens e investimentos.

A retirada dessa parcela do seu salário é feita a fim de evitar possíveis fraudes, além de conseguir ter um controle maior sobre o dinheiro do país. Portanto, este é o motivo que faz com que a declaração de Imposto de Renda seja obrigatória por toda a população brasileira.

Em relação a periodicidade, podemos dizer que é comum iniciar-se em março e ir até o final de abril. Porém, todos os anos o governo libera o calendário com as datas específicas.

Quem precisa declarar?

Saiba quem precisa declarar imposto. Fonte: Pexels.

Eis a questão? Eu preciso declarar Imposto de Renda em 2021? A recomendação é que, só deve declarar imposto quem teve renda anual superior a R$ 28.559,70, ou seja, 2.379,97 por mês, durante 2020.

Como ano passado houve redução de salário com permissão de governo em muitas empresas, é provável que muitos funcionários não estejam enquadrados neste critério e, com isso, não precisem declarar neste ano excepcionalmente.

Como é feito o pagamento do Imposto de Renda?

Posteriormente, você deve estar se perguntando: como funciona o pagamento desse imposto?

De forma mais objetiva, o pagamento do Imposto de Renda é feito diretamente na fonte.

Isso quer dizer que, ao receber o seu salário, no caso de CLT, o desconto já é feito pela própria empresa, realizando a transferência diretamente aos cofres públicos.

Nessa situação, torna-se sua obrigação apenas enviar a declaração do imposto para certificar-se de que tudo está sendo pago dentro dos conformes.

Com a declaração do Imposto de Renda, o governo passa a ter a informação de que o pagamento dos impostos está sendo feita, fazendo a associação juntamente à empresa que você trabalha.

Como calcular a alíquota do Imposto de Renda 2021?

Como calcular a alíquota do Imposto de Renda 2021? Fonte: Pexels.

Se você chegou até aqui, é hora de você entender como funciona a alíquota do Imposto de Renda. Vamos lá!

  • O primeiro passo, é você consultar a tabela de alíquotas do IRPF e ver qual é a taxa de porcentagem que corresponde ao seu salário mensal ou anual;
  • Após isso, você multiplica a alíquota correspondente com o seu salário bruto;
  • Feito isso, desconte o valor do salário bruto para obter o líquido;
  • Pegue o resultado e verifique na tabela qual é a porcentagem correspondente do IRRF e multiplique;
  • Por fim, você subtrai a parcela do resultado obtido anteriormente para ver qual é a parcela do IRRF mensal.
Conteúdo Recomendado

Investidor: como declarar Imposto de Renda

Você tem dúvidas sobre como fazer a declaração do Imposto de Renda sobre os seus investimentos? Pois então confira nosso artigo, vai lhe ajudar!

ANÚNCIOS

Como funcionam deduções e doações?

Nesse quesito, você sabia que o seu Imposto de Renda pode fazer parte de causas sociais?

Pois é, ele pode servir para isso!

Essa opção está disponível no próprio programa da Declaração Anual, que permite doações de até 6% do imposto.

Além das doações diretas, existe a possibilidade de você deduzir dentro de 6%, doações em três modalidades: Cultura, atividade audiovisual ou incentivo ao esporte.

As deduções correspondem aos valores que você pode abater da sua base de cálculo do imposto, que é formada pelos rendimentos tributáveis.

Quais os documentos necessários para declarar o Imposto de Renda 2021?

Neste ponto, você já deve ter entendido como funciona o Imposto de Renda 2021. Agora é hora de saber quais são os documentos necessários para realizar a sua declaração. Vamos lá?

Tenha em mãos as informações, a seguir.

  1. Nome, CPF, grau de parentesco e data de nascimento dos dependentes;
  2. Endereços atualizados;
  3. Cópia da sua última Declaração de Imposto de Renda;
  4. Dados da sua conta bancária em caso de haver restituição ou débitos;
  5. Atividade profissional exercida atualmente.

Outras documentações que podem ser aplicadas se necessário

Pode ser que seja necessário apresentar alguns documentos adicionais relacionados aos imóveis, os veículos, as contas correntes e as aplicações financeiras. Dentre eles podemos destacar, a inscrição municipal do imóvel, o número do RENAVAM do veículo e as informações cadastrais da instituição financeira na qual você tem conta ou aplicação.

Documentos relacionados à renda (do contribuinte ou de dependentes)

Além dos documentos que listamos acima, precisará ocorrer a apresentação de documentos com relação à renda. Nesse caso, podemos citar como exemplo, os informes de rendimentos fornecidos pela instituição financeira na qual você tem conta bancária ou investimentos, pela empresa na qual trabalha, pelo INSS em caso de aposentadoria ou pensão, entre outros. Assim como informes de recebimentos, como aluguel de imóveis, heranças, doações, pensão alimentícia, entre outros.

Preciso fornecer todas as documentações?

Não!

Ressaltamos que todas as documentações listadas anteriormente são baseadas em uma análise geral com os documentos necessários para declaração do Imposto de Renda. No entanto, isso não significa que todas as pessoas precisam, necessariamente, portar de todos os documentos. Avalie então, quais deles se enquadram na sua realidade.

Como preencher a declaração?

Já possui todos os documentos em mãos? Então, é hora de aprender, de vez, como preencher a sua declaração. 

Primeiro, precisamos dizer que o preenchimento acontece através da plataforma “Meu Imposto de Renda”, que está disponível para dispositivos Android e iOS. 

Se preferir, você também pode realizá-la através do PGD (Programa Gerador da Declaração), de forma totalmente online.

Como baixar o programa do Imposto de Renda 2021?

Por fim, para finalizar o seu entendimento sobre o assunto, aprenda como baixar o programa para fazer, de vez, o seu Imposto de Renda. Veja o passo a passo, a seguir.

  1. O primeiro passo é acessar o site da Receita Federal e realizar o download do programa. Se preferir, escolha a versão para mobile;
  2. Em seguida, vá até os seus downloads e faça a instalação da maneira indicada;
  3. Ao terminar a instalação, você irá localizar o atalho do programa na sua área de trabalho, basta acessá-lo;
  4. Prontinho, agora o programa da Receita Federal estará pronto para ser aberto em seu computador. Dessa forma, você poderá preencher os campos indicados para preencher o Imposto de Renda 2021.

Por fim, você chegou até aqui!

Agora, com esse passo a passo, temos certeza que você conseguiu compreender tudo no que diz respeito o Imposto de Renda 2021. Ademais, que tal saber como funciona a isenção do IR? Então, leia o nosso conteúdo recomendado abaixo.

Conteúdo Recomendado
Declaração para pessoa física.

Como funciona a isenção de Imposto de Renda

Precisa declarar a isenção de Imposto de Renda e não sabe como? Então, fique com a gente e descubra como fazer isso sem estresse

Maria Luísa Barbosa

Publicitária de profissão e de coração, estudante de RH, mãe de pet, e, nas horas vagas, amante da arte, do esporte e da moda. Prazer, Malu. (:

Cartões

Como solicitar cartão BTG + Opção Avançada

O cartão BTG + Opção Avançada oferece exclusivo programa de pontos para quem gosta de viajar. Se esse é o seu perfil, veja como pedir o seu!

por

Tathiane Mantovani

Publicado em

| Atualizado em

Cartão BTG + Opção Avançada

Mas, afinal, como funciona o cartão? Fonte: BTG+.

Primeiramente, o cartão BTG + Opção Avançada é internacional com bandeira Mastercard. Por isso, você pode utilizá-lo para fazer compras à vista e parceladas em milhares de estabelecimentos físicos e online credenciados à bandeira dentro e fora do Brasil.

Mas vale destacar que este produto financeiro oferece muitas vantagens, como isenção de rolha, Programa Mastercard Surpreenda, Mastercard Travel Rewards, MasterSeguro de Automóveis, Concierge Mastercard, Mastercard Airport Concierge, Invest+ (opcional), MasterAssist, entre outros benefícios.

Aliás, ficou interessado? Ademais, quer saber como solicitá-lo? Então, continue a leitura e confira!

Solicitar online

Afinal, como solicitar online? Fonte: Pexels.

Para solicitar é necessário ser correntista do Banco BTG+, assim como ter uma renda mínima de R$ 7.000,00. Então, se você se encaixa neste perfil, basta acessar o app da instituição financeira e, em seguida, fazer o processo de solicitação.

Solicitar via telefone

Ademais, não há processo de solicitação via telefone, mas você pode entrar em contato para sanar dúvidas sobre o cartão e o processo pelos números:

  • 3003 9500 (Capitais e regiões metropolitanas);
  • 0800 777 9500 (Demais localidades).

Solicitar pelo aplicativo

Pois o processo de solicitação deve ser feito no app do banco. Ademais, basta acessá-lo, localizar o cartão e preencher o pedido. Em seguida, é necessário aguardar a análise de crédito. Então, se você for aprovado, o cartão BTG + Opção Avançada é enviado para o seu endereço.

Cartão BTG + Opção Básica ou BTG + Opção Avançada: qual escolher?

qual é o melhor cartão? Fonte: Falando de viagens.

Então, se você chegou até aqui, mas percebeu que o cartão BTG + Opção Avançada não atende às suas necessidades. Mas, fique tranquilo! Pois existem diversos produtos financeiros no mercado que podem te atender. Ademais, dentre eles podemos citar o cartão BTG + Opção Básica que oferece benefícios Mastercard Gold. Então, veja as características dos dois cartões e, em seguida, compare-os:

BTG + Opção BásicaCartão BTG + Opção Avançada
AnuidadeIsenta (sem Invest+)
R$ 30,00 (com Invest+)
R$ 15,00 (sem Invest+)
R$ 45,00 (com Invest+)
Renda MínimaSalário mínimoR$ 7.000,00
BandeiraMastercardMastercard
CoberturaInternacionalInternacional
BenefíciosPrograma Mastercard SurpreendaPrograma Mastercard Travel Rewards
Mas, afinal, qual é o melhor cartão?
Continuar Lendo

Em Alta