Finanças

5 bicos para sair do vermelho

Quer saber como sair do vermelho e fazer renda extra para pagar suas dívidas? Pois nesse artigo reunimos ótimas dicas. Confira!

Anúncios

por Aline Saes

01/03/2021 | Atualizado em 27/08/2021

Como sair do vermelho com renda extra

Como sair do vermelho com renda extra
Como sair do vermelho com renda extra

Você está com muitas dívidas e a sua renda atual não está dando conta para pagar tudo? Pois não se preocupe, é possível sair do vermelho através de uma renda extra! E não vai precisar arranjar um outro emprego que vai tomar demais do seu tempo. 

Pois nós vamos te dar dicas de bicos e estratégias para sair do vermelho, pagar suas dívidas e começar a se estabilizar financeiramente. Incrível, não é? E sabemos que você está lendo esse artigo porque está precisando de uma ajudinha para começar a ter uma renda extra.

Então, resolvemos te ajudar reunindo todas as informações para sair do vermelho com renda extra, e pagar todas as dívidas. E aí, bateu a curiosidade? Sabemos que sim, então continue com a gente e confira nosso artigo especial para você. Vamos lá!

Anúncios

Como sair do vermelho com pouco dinheiro em 5 passos

Como sair do vermelho com pouco dinheiro em 5 passos
Como sair do vermelho com pouco dinheiro em 5 passos

Muita gente ainda acha que é impossível sair do vermelho sem ganhar muito dinheiro, para cobrir todas as despesas e dívidas. Mas isso não necessariamente é preciso! Pois com um bom planejamento financeiro e determinação, mesmo quem ganha pouco dinheiro pode começar a sair do vermelho.

E você quer saber como? Então, confira os 5 passos que reunimos para te ajudar a entender como sair do vermelho mesmo que você não tenha uma renda super alta. Vamos entender? Continue a ler, e veja os passos que separamos para você a seguir.

Melhores cursos gratuitos para sair das dívidas

Aprenda quais são os melhores cursos gratuitos para você adquirir conhecimento e sair das dívidas

Analise sua situação financeira

Analise sua situação financeira
Analise sua situação financeira

Pagar suas dívidas com uma renda pequena pode soar impossível e desafiador como uma grande batalha. E para lutar em uma batalha, é sempre preciso analisar toda a situação antes de criar sua estratégia de guerra, certo?

E da mesma forma, antes de começar em sua estratégia para abater suas dívidas, você precisa entender perfeitamente qual é a sua situação financeira atual. Ou seja, precisa tomar o controle das suas finanças, e de tudo que precisa pagar com a sua renda no momento.

Assim, reflita e reúna as seguintes informações:

  • Qual é a sua renda mensal;
  • Quanto entra e quanto sai de dinheiro?;
  • Quais são os seus gastos essenciais?
  • E os não essenciais? Quantos são e como cortá-los?

Pois quando você tiver todo um planejamento financeiro e uma boa organização das suas finanças pessoais no momento, ficará mais simples definir quais ações você vai ter que tomar para acabar com as dívidas.

Então, mãos à obra! Comece a se organizar em relação ao seu dinheiro e a avaliar sua situação financeira o quanto antes.

Anúncios

Saiba o tamanho das suas dívidas

Saiba o tamanho das suas dívidas
Saiba o tamanho das suas dívidas

E além de ter noção da sua renda e dos seus gastos, é muito importante saber direitinho qual a dimensão das suas dívidas. Ou seja, separe um tempo para organizar todas as informações sobre o que está devendo e então conseguir sair do vermelho.

Portanto, reúna as seguintes informações sobre as suas dívidas:

  • Quantas dívidas você tem em aberto?
  • Para quem está devendo? Ou seja, quem são as pessoas, empresas ou instituições financeiras para quem você deve dinheiro?
  • Qual o valor de cada uma das dívidas? Organiza das menores para as maiores, sem se esquecer de anotar todas as taxas de juros;
  • Qual o prazo que ainda tem para pagar cada uma dessas dívidas? 
  • É possível estender o prazo de alguma delas?
  • Ou é possível se adiantar no pagamento de alguma dessas dívidas que você acumulou?

Assim, com toda essa informação sobre as suas dívidas em suas mãos, ficará muito mais fácil se organizar, não é mesmo? Dessa forma, você consegue começar a fazer a sua estratégia para quitar suas dívidas e sair do vermelho.

Como sair das dívidas em 2021: passo a passo

Conheça um passo a passo para sair definitivamente das dívidas

Estabeleça um limite mensal 

Estabeleça um limite mensal 
Estabeleça um limite mensal 

Pois você vai começar a estabelecer alguns limites para a sua vida financeira, se organizar para quitar dívidas e sair do vermelho, certo? Não tem como fazer isso e manter o seu perfil de gastos atual.

Afinal, foi com esse perfil de gastos que você chegou onde está, com dívidas e saldo no vermelho todo mês, não é? Então, não tenha medo e comece a estabelecer um limite mensal para os seus gastos.

Ou seja, saiba que até aquele limite é possível gastar, acima disso nem pensar. Pois senão vai falhar em sua missão de sair do vermelho e pagar suas dívidas. E isso é mais importante agora do que gastos não essenciais, certo?

O mais interessante é que você consiga economizar cerca de 15% da sua renda mensal líquida. E esse valor deve ser exclusivamente para quitar as suas dívidas. Então, nada de querer gastar o que economizou com qualquer outra coisa que não seja emergencial. 

Corte gastos desnecessários para sair do vermelho

Corte gastos desnecessários para sair do vermelho
Corte gastos desnecessários para sair do vermelho

Esse é o passo mais importante mas também o mais difícil. Pois envolve uma mudança nos seus hábitos de gastos, e isso vai com certeza ser difícil, principalmente no começo. Já que tudo que pede mudança de hábitos que você já se acostumou, vai doer um pouquinho até virar rotina.

Mas só através do controle dos seus gastos você vai conseguir economizar aqueles 15% da sua renda mensal líquida. E sem essa economia, nada de sair do vermelho e pagar suas dívidas.

Portanto, faça esse esforço, sim! Nós garantimos que vai valer totalmente a pena no final, quando perceber que conseguiu e agora está livre das dívidas. E para ajudar, fizemos uma lista com algumas atitudes que você pode começar a ter para cortar gastos e conseguir economizar mais?

  • Pense em quais são seus gastos essenciais, como contas de água, luz, gás, compras no mercado, pagamento de estudos, plano de saúde, etc;
  • Reveja seus gastos não essenciais, que podem ser mais facilmente cortados. Por exemplo, compras em shopping, gastos com restaurantes, entregas de comida, aplicativos de transporte, cinemas, etc;
  • Também procure reduzir seus gastos essenciais de alguma forma. Por exemplo, procure gastar menos energia elétrica, água, gás, economizar no mercado escolhendo produtos em oferta ou de outras marcas mais baratas, etc.

Caso tenha muita dificuldade em organizar a sua vida financeira, ainda existe a possibilidade de você usar alguma ferramenta para te ajudar com isso. Por exemplo, existem muitos aplicativos de planejamento financeiro, assim como planilhas de orçamento doméstico prontas.

Viu só? Pode parecer muita coisa, ou muito difícil. Mas sem isso não será possível sair do vermelho e quitar todas as suas dívidas. Então, é hora de organizar a forma como gasta seu dinheiro e colocar como prioridade sair do vermelho. Vamos lá!

Priorize dívidas mais altas

Priorize dívidas mais altas
Priorize dívidas mais altas

É difícil dizer de maneira geral quais dívidas você deverá priorizar na hora de fazer o pagamento, certo? Pois isso irá depender completamente do seu contexto específico. Por exemplo, se estiver devendo meses de aluguel, priorize o pagamento dessa dívida!

Mas em um contexto mais geral, com toda a certeza poderá ser mais benéfico para você priorizar aquelas que têm maior potencial de causar um superendividamento. Ou seja, pode ser bem interessante que você priorize o pagamento das dívidas mais altas para sair do vermelho. 

Sabemos que pode ser tentador pagar primeiro aquelas que você já tem dinheiro o suficiente para pagar. Porém, lembre-se que quanto maior a dívida e por maior tempo ela fica em aberto, maiores serão as taxas de juros.

Então, compensa bem quitar primeiro as dívidas mais altas. E só depois partir para as dívidas menores. Mas, como dissemos isso irá depender do seu contexto específico, então organize bem tudo o que precisa pagar para sair do vermelho. Só assim vai ter certeza de por onde deve começar.

Além disso, também é possível renegociar essas dívidas maiores, o que é um pouco mais difícil para as dívidas menores. Também dê preferência às dívidas com juros mais altos, como as do cartão de crédito e do cheque especial.

Por último, deixe as dívidas menores e que não causem nenhum prejuízo enorme pessoal ou legal caso você atrase para quitar o valor total.

5 bicos para sair do vermelho

5 bicos para sair do vermelho
5 bicos para sair do vermelho

Como dissemos, nem sempre a sua fonte de renda principal pode ser o suficiente para lhe ajudar a sair do vermelho. Mas não se preocupe! Pois é possível sim complementar a sua renda, e não precisa ser com trabalhos que vão tomar muito o seu tempo.

E para facilitar essa sua busca por sair do vermelho e quitar suas dívidas, reunimos 5 ideias de bicos práticos para lhe ajudar. Então, continue lendo e descubra formas fáceis de conseguir um dinheirinho extra no final do mês.

Vamos lá!

Marketing de Afiliados

Marketing de Afiliados
Marketing de Afiliados

Em um momento como o atual, o mercado dos produtos digitais está com tudo! Portanto, as plataformas de vendas online de cursos, infoprodutos e demais produtos digitais estão precisando bastante de afiliados. E assim você pode sair do vermelho de maneira prática!

E o que é um afiliado? Bem, basicamente você se cadastra na plataforma para ser um intermediário na venda de um determinado produto digital que eles hospedam. Ou seja, você irá receber uma porcentagem da venda como comissão, toda a vez que um cliente completar a compra.

E para isso é preciso se cadastrar nesse tipo de plataforma, como a Hotmart, e procurar por produtos digitais que você se identifique ou veja vantagens em vender. Em geral, as plataformas têm à sua disposição os diferentes produtos, e cada um lhe informa qual será a forma de divulgação e qual a porcentagem de comissão que você receberá sobre cada venda que concluir.

Dessa forma, você ganha dinheiro através da divulgação do produto com seus links exclusivos de afiliados. Assim, você faz uma renda extra de forma prática, pois não precisa criar nenhum produto e nem sair de casa. Basta ter tempo e criatividade para divulgar os produtos e vender.

Responda pesquisas online

Responda pesquisas online
Responda pesquisas online

Outra forma bem interessante de conseguir renda extra sem grande esforço é através das pesquisas online. Pois existem diversas plataformas online e também marcas que oferecem remuneração para que você as ajude a avaliar seus produtos.

Duas boas plataformas para se cadastrar e começar a receber remuneração por responder pesquisas online são as seguintes:

  • GlobalTestMarket;
  • Toluna.

E elas funcionam da seguinte forma: a cada pesquisa que você responder, você irá acumular pontos no seu perfil que cadastrou na plataforma. Depois você pode trocar seus pontos por dinheiro ou outros tipos de recompensas.

É possível ganhar até 5 dólares por pesquisa, mas também pode ser que consiga um valor menor a depender do tipo de pesquisa que responder. O que achou dessa forma de fazer renda extra e sair do vermelho?

Cliente oculto

Cliente oculto
Cliente oculto

Essa é uma forma de fazer renda extra muito legal! Apesar de estar mais difícil agora, porém continua sendo uma boa ideia de bico para conseguir sair do vermelho. Basicamente, ser um cliente oculto significa que os estabelecimentos comerciais irão te “contratar” para ir até um lugar específico, comprar um item ou consumir algo, agindo como um cliente comum.

Porém você irá ficar bem atento aos detalhes que te pediram, fazer perguntas e ver a qualidade do atendimento. Após isso, você irá preencher um longo questionário sobre como foi a sua experiência como cliente.

Porém, lembre-se de alguns requisitos para trabalhar como cliente oculto:

  • Você poderá ganhar comissão, ou poderá ficar com o produto que comprou de graça, ou terá a sua consumação totalmente paga pelo estabelecimento;
  • Além disso, o sigilo é essencial. Você não poderá divulgar os nomes das empresas para as quais atuou como cliente oculto;
  • E ao final do seu trabalho, você deve preencher cerca de 100 questões sobre o que avaliou. 
  • Também, lembre-se sempre de enviar em até 12 horas o questionário que preencheu. Ou então sua avaliação não será mais válida, e você perde seus benefícios.
  • A comissão pela sua avaliação cai na sua conta bancária em até 30 dias após a entrega do relatório, e se a empresa aprovar o relatório que você enviou, claro.

Existem muitas empresas em diferentes categorias. Então, se ficou com interesse confira uma lista com as principais plataformas para se cadastrar e começar a trabalhar como cliente oculto e fazer renda extra:

  • Seu Cliente Oculto
  • OnYou
  • Foco do Cliente
  • Mister O – Cliente Oculto
  • Orange
  • PiniOn
  • GFK
  • Shopper Experience

Viu só quantas opções? E assim você pode juntar um dinheirinho fácil, pra sair do vermelho e ainda aproveitar novas experiências nos estabelecimentos como cliente oculto. Muito legal, não é?

Desapego online

Desapego online
Desapego online

Essa opção é como se fosse um brechó virtual. Ou seja, você pode gerar renda extra com tudo aquilo que você possui mas não usa mais. E pode ser roupas, sapatos, acessórios, móveis, utensílios domésticos, etc.

Além disso, existem aplicativos e plataformas digitais que se especializam nisso e podem te ajudar. O aplicativo do Enjoei, por exemplo, é bastante famoso para o desapego de roupas, sapatos e acessórios que as pessoas já enjoaram.

Dessa forma, tudo aquilo que está sem uso na sua casa e no seu guarda-roupas pode acabar se transformando em renda extra! Imagina só sair do vermelho e ainda passar para a frente tudo aquilo que não estava sendo mais útil para você?

Alugue um quarto de sua casa

Alugue um quarto de sua casa
Alugue um quarto de sua casa

Outra opção, se você tiver espaço, é alugar um dos quartos da sua casa ou apartamento. Mas em um momento de pandemia, precisamos tomar bastante cuidado quando for dividir sua casa com alguém novo, certo? Tome as precauções necessárias quando a pessoa vier se mudar.

Além disso, é sempre importante que você defina logo de cara quais são as regras da casa que a pessoa deverá seguir.  E também já coloque os seus pré-requisitos para aceitar um inquilino, assim apenas quem se identificar com o que você procura irá se candidatar para a vaga.

E lembre-se, tenha sempre precaução com quem você coloca para dividir sua casa com você, ok? É interessante fazer uma entrevista antes, para conhecer melhor a pessoa antes de aceitar que ela comece a alugar o quarto da sua residência.

Agora, é hora de colocar em prática e sair do vermelho!

Agora, é hora de colocar em prática e sair do vermelho!
Agora, é hora de colocar em prática e sair do vermelho!

E assim chegamos ao fim de nosso artigo especial sobre bicos e formas de gerar renda extra. Pois assim ficará mais fácil se organizar financeiramente e quitar suas dívida, pra sair do vermelho de uma vez por todas!

O que achou? Esperamos que seja mais fácil agora enxergar um caminho e uma estratégia. Pois sair do vermelho e quitar suas dívidas é possível, sim! Basta ter organização, objetivos e uma estratégia para isso.

O principal é não se desesperar e achar que será impossível, pois você está começando com pouco dinheiro. Pois nós já demonstramos que sair do vermelho com pouco dinheiro é

Como ganhar dinheiro na internet

Aprenda maneiras de ganhar dinheiro sem sair de casa!

Sobre o autor

Aline Saes

Mestre em História Social pela USP, com ênfase em História das Mulheres. É escritora autônoma para variados nichos desde história e finanças, até beleza e saúde. Sempre apaixonada pela escrita, tem como missão levar informação para as pessoas de forma simples e atrativa. Vê a importância em saber mais sobre a sociedade e tudo que nos cerca.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como solicitar cartão Itaú Samsung

O cartão Itaú Samsung não tem anuidade, é seguro e pode ser usado onde e como você quiser. Veja agora mesmo como fazer a solicitação dele.

Continue lendo
content

Qual a diferença entre o Auxílio Brasil e o Auxílio Permanente, e quem pode receber os benefícios?

Com a criação do Auxílio Permanente, quem recebe o Auxílio Brasil também terá direito? Tire essa e outras dúvidas aqui!

Continue lendo
content

Como solicitar empréstimo Santander

Quer saber como solicitar o empréstimo Santander? Então, leia este artigo e confira tudo sobre esse processo de solicitação.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Abono Salarial 2021: quando sai o pagamento?

Trabalhadores que esperam receber o Abono Salarial de 2021 ainda em 2022 vão ter que aguardar até o próximo ano. Confira mais aqui!

Continue lendo
content

Financiamento Caixa Construcard ou Financiamento Creditas Reforma: qual o melhor?

Está em busca de uma opção de financiamento para reforma? Conheça aqui as opções de financiamento Caixa Construcard e Creditas Reforma.

Continue lendo
content

Como funciona investir com a corretora Easynvest

Procura uma corretora 100% digital? Então, conheça as vantagens, as desvantagens e os custos de investir com a corretora Easynvest.

Continue lendo