Investimentos

Quais as regras para investir no Tesouro Selic?

O Tesouro Selic é uma opção de investimento para quem procura segurança e juros diários. Descubra aqui como você pode investir nos títulos de dívida pública.

Anúncios

por Fernanda Weber

Publicado em 12/07/2022

Aprenda as condições para investir na Letra Financeira do Tesouro

Veja como investir em LFT. Fonte: Pixabay
Veja como investir em LFT. Fonte: Pixabay

Certamente você já fez uma compra à prazo e precisou pagar alguns juros por isso. Em suma, esses juros são cobrados porque a loja está lhe emprestando um dinheiro. Mas, se fosse possível fazer o contrário e receber juros? Para isso, existe o Tesouro Selic com suas regras para investir.

De modo geral, o Tesouro Selic, também chamado de Letra Financeira do Tesouro (LFT), é menos volátil que investimentos de renda variável como as ações, por exemplo. No entanto, ele rende mais do que a poupança.

Como começar a investir.

Como começar a investir em renda fixa

Investir em renda fixa não tem segredos, mas com dicas simples você pode fazer isso de forma mais fácil. Confira aqui o que precisa saber antes de começar.

Assim sendo, ele se encontra no meio termo entre a caderneta e o mercado de renda variável. Além disso, o Tesouro Selic pode ser uma alternativa para fazer uma reserva de emergência.

Mas, como começar a investir nele? Quais são as regras? Qual é o rendimento dessa aplicação?

Para saber as respostas destas e outras perguntas, continue com a gente e solucione suas dúvidas.

Veja quais são os tipos que existem.

Quais são os tipos de ativos de renda fixa

Além do Tesouro Selic, a renda fixa é composta por outros ativos como os CDBs, LCAs, LCIs, entre outros. Conheça aqui as principais opções para você começar.

Anúncios

O que é o Tesouro Direto Selic?

O Tesouro Selic é um título de dívida pública. Fonte: Pexels
O Tesouro Selic é um título de dívida pública. Fonte: Pexels

A Letra Financeira do Tesouro (LFT) é um tipo de investimento de renda fixa em que você adquire títulos de dívida pública em troca do pagamento de juros. 

Conhecida como Tesouro Selic, esta aplicação permite que pessoas comuns emprestem dinheiro ao governo e este se compromete a pagar juros quando o papel chegar na data de vencimento.

Para que você possa investir, precisa estar atento às regras do Tesouro Selic. Nesse sentido, vale lembrar que a rentabilidade será sempre pós-fixada e atrelada à taxa básica de juros, a Selic.

Assim sendo, você sabe qual o critério adotado para que seu ativo renda juros todos os dias. No entanto, como a Taxa Selic varia, não tem como saber o valor exato que seu investimento terá de lucro.

Quanto rende o Tesouro Selic?

Falando em investir no Tesouro Selic, fica a questão de quanto pode render este tipo de aplicação. Portanto, vale lembrar que o rendimento muda conforme a Taxa Selic, sendo que esta é definida pelo Copom (Comitê de Política Monetária).

Em suma, o Copom é um órgão dentro do Banco Central e que fica responsável por ajudar a equilibrar a balança monetária brasileira. Assim sendo, se há muita inflação, o comitê aumenta os juros (Selic) para controlar o consumo e vice-versa.

Dessa maneira, o rendimento de um título do Tesouro Selic varia de acordo com o valor para a taxa básica de juros. Quanto mais alta a Selic, mais o seu investimento irá render.

Por conta disso, não temos como falar exatamente quanto uma LFT vai render. Porém, podemos fazer algumas projeções e, para isso, você pode usar a Calculadora de Rentabilidade do Tesouro Direto, disponível pelo site da instituição.

Além disso, vale ressaltar que ao investir no Tesouro Selic, você passa a receber juros diários, sendo que nunca perde o valor inicial aplicado. Ademais, pode solicitar a retirada do dinheiro e recebê-lo de volta em até um dia, o que garante alta liquidez para este título.

Panorama de Investidor Brasileiro

Cada vez mais, os brasileiros estão procurando formas de investir o dinheiro e, assim, ter uma renda no futuro. Confira aqui qual o panorama dos nossos investidores.

Anúncios

Quais são os requisitos para investir?

Confira as principais regras para investir. Fonte: Pexels
Confira as principais regras para investir. Fonte: Pexels

Então, como qualquer tipo de aplicação, investir no Tesouro Selic também exige conhecer algumas regras. Com isso, antes de começar, saiba que para investir você precisa:

  • Fazer isso por meio de uma conta bancária ou conta em corretora de valores. Através dessas instituições, você pode conferir os tipos de títulos públicos disponíveis e como aplicar o dinheiro.
  • Pagar Imposto de Renda sobre o lucro obtido quando vender o seu título. Destacamos que o IR segue a tabela regressiva em que a alíquota máxima é de 22,5% para investimentos de menos de 180 dias e a mínima é de 15% para aplicações que ficarem mais de 2 anos.
  • Pagar taxa de custódia 2 vezes por ano (em janeiro e julho) caso você tenha mais de R$10 mil em títulos do Tesouro Selic. Para quem não atinge este valor, não há cobrança.
  • Investir ou resgatar o dinheiro entre as 9h30min e 18h nos dias úteis com preços e taxas do momento. Nos outros horários e dias, o sistema está disponível apenas para consultas.

Quais são as modalidades de investimento?

Pois bem, para investir no Tesouro Selic, você pode optar por fazer isso de três maneiras diferentes:

1- Por meio do site ou aplicativo do Tesouro Direto, em que você mesmo compra suas LFT;

2- Em uma instituição autorizada, como é o caso de bancos e corretoras, no qual você seleciona os títulos e faz a compra;

3- Através de uma autorização para que um terceiro faça os investimentos para você. 

Como investir em Tesouro Selic: passo a passo

Invista no Tesouro Selic ao criar uma conta em corretora. Fonte: Pixabay
Invista no Tesouro Selic ao criar uma conta em corretora. Fonte: Pixabay

Cada vez mais, as pessoas estão procurando por alternativas à caderneta de poupança, afinal, ela não tem boa rentabilidade. Dessa maneira, investir em Tesouro Selic é uma boa opção pois a remuneração é maior, há segurança garantida pelo Tesouro Nacional e você pode contar com o dinheiro em caso de emergência.

Assim sendo, se você quer começar, confira o passo a passo essencial:

  • Em primeiro lugar, abra uma conta em uma corretora de valores. Existem várias que estão autorizadas pelo Tesouro Direto a operarem e, em caso de dúvida, procure no site da instituição se ela tem autorização para funcionar.
  • Assim que escolher a corretora e abrir a conta, faça o seu perfil no Tesouro Direto;
  • Em seguida, transfira o dinheiro que quer investir para a conta da corretora;
  • Depois disso, responda o questionário da corretora para entender melhor o seu perfil de investidor;
  • Por fim, escolha o título que vai adquirir, leia com atenção os prazos e regras e aplique o dinheiro. Em suma, você já consegue fazer isso por meio dos apps das instituições, sem precisar acessar o site.

Aproveite, também, para conhecer outros tipos de aplicações disponíveis no Brasil e compare as Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio. Saiba mais na sugestão de leitura em seguida.

O que é LCA.

Descubra o que é LCA, LCI e como investir

As Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio são aplicações de renda fixa em que você ajuda a financiar projetos de suas áreas. Conheça mais sobre elas aqui.

Sobre o autor

Fernanda Weber

Produtora de conteúdos digitais e redatora web com formação na área de Letras. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cartão Santander SX Universitário ou Cartão Pan: qual escolher?

Cartão Santander SX Universitário ou cartão Pan? Qual destes produtos financeiros é o melhor? Leia o nosso post agora mesmo e descubra essa resposta.

Continue lendo
content

Cartão Caixa Nacional desconto em pacotes de viagens

O cartão Caixa Nacional é ideal para fazer compras no Brasil e oferece desconto em pacotes de viagens. Quer saber mais? Confira o artigo!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Kohls

Se você quer descontos e cupons especiais para usar nas suas compras, o cartão de crédito da Kohls pode ser uma boa opção. Conheça mais sobre ele aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Veja como garantir 200% do CDI investindo no CDB da XP Investimentos

Para aproveitar a nova alta da Selic, o CDB da XP Investimentos está rendendo o dobro do CDI para novos clientes. Saiba mais detalhes!

Continue lendo
content

Cartões de crédito Itaú: quais são os tipos?

Conheça aqui os melhores cartões de crédito Itaú e tenha para si um cartão internacional Visa ou Mastercard com suporte de um grande banco.

Continue lendo
content

Review cartão XP 2022

Quer saber os benefícios de um cartão de crédito voltado a investidores? Leia o review cartão XP e confira as informações mais importantes!

Continue lendo