Finanças

Quais são os tipos de ativos de renda fixa

Você quer começar a investir e não sabe por onde? Então nada melhor do que saber tudo sobre os ativos de renda fixa e começar por eles!

Anúncios

por Fernanda Weber

Publicado em 10/02/2021

Ativos de renda fixa

Veja os ativos de renda fixa.
Descubra os ativos de renda fixa. Foto: Unsplash / Carlos Muza

Quando você começa a desbravar o mercado financeiro precisa aprender um monte de termos novos como, por exemplo: ativos de renda fixa, ativos de renda variável, CDB, CDI, LCA, LCI, ações, FIIs. Enfim, é um monte de letras que acabam virando uma bagunça na nossa cabeça.

Por isso, nada melhor do que contar com uma ajudinha para entender cada um desses termos. Além disso, ao iniciar seu caminho pelo mundo dos investimentos, é muito importante que você conheça o vocabulário financeiro.

Para que fique mais fácil de entender, vamos te mostrar hoje o que são ativos de renda fixa e quais são os tipos mais comuns. Mas, caso você queira saber mais sobre a diferença entre a renda fixa e a renda variável, nossa sugestão é que clique no link abaixo:

Anúncios

Quais são os tipos de ativos de renda fixa

Veja quais são os tipos de ativos de renda fixa que existem.
Veja os tipos de ativos de renda fixa. Foto: Pexels / Karolina Grabowska

Em suma, um ativo de renda fixa possui uma rentabilidade que já é conhecida no momento em que você faz a aplicação. Por conta disso é que se torna uma opção segura para quem tem um perfil mais conservador.

Atualmente, para investir nesse tipo de ativo, você precisa ter conta em uma corretora de valores ou então verificar se o seu banco oferece esse serviço.

Alguns bancos como, por exemplo, o Banco do Brasil, Santander, Itaú, Bradesco e Nubank já possuem investimentos nessa modalidade.

Além disso, existem várias opções de investimento em renda fixa, veja alguns exemplos:

  • Caderneta de poupança
  • Títulos Públicos
  • CDB (Certificado de Depósito Bancário)
  • LCI (Letra de Crédito Imobiliário)
  • LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)
  • Debêntures
  • Fundos de renda fixa

Estes são apenas os tipos mais comuns, mas quando você adentrar no mundo financeiro vai se deparar com vários outros.

Por isso, antes de começar vale a dica de que você pode investir em mais de um tipo de ativo ao mesmo tempo. Aliás, isso é o mais indicado pelos especialistas em educação financeira.

Invista seu dinheiro em renda fixa

Invista seu dinheiro em ativos de renda fixa.
Invista seu dinheiro em renda fixa. Foto: Pexels / Skitterphoto

A renda fixa é o tipo de ativo financeiro preferido dos brasileiros. Isso porque é mais seguro e a rentabilidade é garantida ao longo de todo o investimento.

Por ser um tipo de investimento seguro e estável, costuma ser indicado para quem está começando a investir.

Além disso, você pode usar essas aplicações para montar uma reserva de emergência e para começar a planejar a sua aposentadoria.

Se você possui um perfil mais conservador, o ideal é que invista nessa modalidade. Mas saiba que até as pessoas com perfil mais arrojado costumam manter ativos em renda fixa.

Portanto, não tenha medo de fazer seu dinheiro começar a trabalhar para você.

A partir de R$30 você já consegue comprar seus primeiros títulos do governo em uma corretora como a Rico, por exemplo.

Anúncios

O que são ativos financeiros?

O que são ativos financeiros.
Veja o que são ativos financeiros. Foto: Pexels / Breakingpic

Estamos falando o tempo todo em ativos de renda fixa, mas, você sabe o que são ativos financeiros?

Vamos explicar esse conceito e, com isso, será mais fácil entender o mundo das finanças e investimentos.

Em resumo, ativos financeiros são bens ou direitos que empresas ou pessoas podem ter e que geram algum tipo de rendimento.

Em outras palavras, ativos financeiros são, muitas vezes, intangíveis e não existem em forma física.

Só para criar um contraponto, o contrário de ativos financeiros são os passivos financeiros como, por exemplo: casas, terrenos, apartamentos, etc.

Ou seja, um ativo financeiro vai te render um valor recorrente, algo que não acontece com uma casa, que não faz seu dinheiro render.

Dessa forma, existem muitos ativos financeiros:

  • Ações: parte do capital de uma empresa;
  • Títulos Públicos: emitidos pelo governo para arrecadar capital;
  • Fundos imobiliários: parte do capital de um fundo que possui vários imóveis. Você investe no capital e não diretamente num imóvel.
  • CDB: em que você empresta dinheiro para bancos.

Como você pode ver acima, alguns dos ativos financeiros mais conhecidos são os que renda fixa, e é sobre eles que vamos falar agora:

O que é renda fixa?

Descubra o que são ativos de renda fixa.
Descubra o que é renda fixa. Foto: Pixabay / Kschneider2991

A renda fixa é uma modalidade para você investir seu dinheiro de modo seguro e estável. ´É chamada de fixa pois no momento em que você comprar seu ativo, já tem uma ideia de quanto ele vai render no vencimento.

Ou seja, você consegue ter uma ideia de quanto vai lucrar em cada investimento que fizer nessa área.

Como já comentamos, é a modalidade preferida dos brasileiros. Afinal, ela apresenta poucos riscos e a maioria dos investimentos está protegida pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Certamente você conhece alguém que tem caderneta de poupança e guarda todos os meses um dinheiro. Esse é o tipo mais comum e estável de aplicação.

No entanto, a poupança, apesar de muito segura, costuma render muito pouco e não tem muitas vantagens no longo prazo.

Por isso, nossa sugestão é que você procure por algum outro tipo de ativo de renda fixa para investir. Eles serão, com toda certeza, estáveis e seguros como a poupança. No entanto, vão fazer seu dinheiro render mais, o que é ótimo.

Veja algumas opções:

Quais são os tipos de ativos de renda fixa?

Quais são os tipos de ativos que você pode investir?
Tipos de ativos de renda fixa. Foto: Pexels / Gabby K.

De modo geral, os ativos de renda fixa são divididos em três tipos de rentabilidade. Isto é, você pode receber os juros dos seus investimentos de três formas diferentes, que são:

  1. Prefixada: quando você já conhece todas as condições da sua aplicação no momento em que adquire o papel. Ou seja, a taxa de rendimento é conhecida e você sabe quanto vai ganhar quando o papel vencer.
  2. Pós fixada: o rendimento de seu ativo vai estar atrelado a um índice econômico como o CDI, a Taxa Selic ou IPCA (que mede a inflação) e está sujeito a variação destes ao longo do tempo.
  3. Híbrida: é uma mistura das duas outras. Dessa forma, parte da rentabilidade é fixa e outra varia de acordo com um indicador.

Além disso, existem vários tipos de ativos de renda fixa e, geralmente, cada um deles está disponível nas três formas que falamos acima.

Como já falamos, a poupança também é um investimento. No entanto, como ela rende muito pouco, nossa recomendação é que você procure por opções mais rentáveis.

Para que seja mais fácil, veja os principais ativos de renda fixa:

Certificado de Depósito Bancário (CDB)

Saiba o que é um CDB.
Saiba o que é o Certificado de Depósito Bancário. Foto: Pexels / Cottonbro

Em suma, o CDB, ou Certificado de Depósito Bancário, é um tipo de aplicação em que você empresta dinheiro a bancos ou financeiras com uma taxa de juros que você já conhece.

Com esse dinheiro, eles conseguem, por sua vez, emprestar dinheiro para outras pessoas por meio de empréstimos, financiamentos, entre outros serviços.

Ou seja, no CDB você compra um título de dívida emitido pelo banco e é remunerado por isso.

Dessa forma, você ganha ao emprestar seu dinheiro para a financeira e ela ganha ao emprestar o dinheiro para outras pessoas.

Além disso, quando você empresta seu dinheiro ao banco, é como se você tivesse virado uma chave financeira na sua vida. A partir de agora, você deixa de pagar juros por serviços bancários e passa a receber juros compostos do banco, o que é ótimo!

Ademais, esse tipo de aplicação sempre tem uma data de vencimento, ou seja, um prazo determinado para o banco te pagar pelo empréstimo e um valor mínimo de investimento.

Vale lembrar que esse tipo de ativo não é isento de Imposto de Renda. Sendo que você paga uma taxa percentual de acordo com o tempo de duração do investimento. Quanto maior o tempo, menor é a taxa de imposto devida.

LCI e LCA

Conheça as Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio.
Conheça as Letras de Crédito. Foto: Pexels / Cottonbro

Tanto a Letra de Crédito Imobiliário (LCI) quanto a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) são títulos de dívidas emitidos por bancos.

Enquanto que o primeiro é voltado para financiar o setor imobiliário, o segundo financia o setor de agronegócios.

Ou seja, as instituições que emitem a dívida usam esse dinheiro para financiar imóveis e empréstimos do agronegócio para outras pessoas.

Ambas as opções são muito parecidas e, ao contrário do CDB, são isentas de Imposto de Renda.

Para investir em LCAs e LCIs, você precisa verificar se o seu banco ou corretora oferece essa opção.

Além disso, lembre-se que esse ativo costuma ter um valor mínimo para começar a investir e uma data de resgate do dinheiro.

É importante que você sempre respeite essa data de vencimento pois, se solicitar o dinheiro que emprestou antes do tempo, corre o risco de ter uma rentabilidade baixa.

Títulos Públicos

Os Títulos Públicos são emitidos pelo governo.
Veja o que são os Títulos Públicos. Foto: Pexels / Karolina Grabowski

Nesse caso, você empresta dinheiro para o governo ao comprar títulos de dívida pública.

Por mais que pareça estranho, os Títulos Públicos são os ativos de renda fixa mais seguros que existem e alguns especialistas consideram como ativos livres de risco. O que significa que não existe a chance de você não ser pago de volta.

Em suma, o governo emite esses títulos de dívida para captar recursos e poder sustentar a máquina pública, obras e outras atividades.

Você pode investir em vários tipos de títulos do Tesouro Nacional, entre eles:

  • Tesouro Selic: ideal para montar sua reserva de emergência, pois tem liquidez diária e você pode retirar o dinheiro quando precisar. As chances de perder dinheiro são remotas.
  • Tesouro prefixado: para quem não vai precisar do dinheiro tão cedo e quer saber exatamente quanto vai render a aplicação que fez.
  • Tesouro IPCA +: atrelado à inflação. Seu dinheiro sempre vai render mais do que a inflação, mas é importante manter o ativo até a data de vencimento para garantir a rentabilidade.

Como funciona a renda fixa

Como funcionam os ativos de renda fixa.
Como funciona o investimento em renda fixa. Foto: Unsplash / Campaign Creators

De maneira geral, ao investir em ativos de renda fixa você vai emprestar dinheiro para a financeira que emitir os títulos de dívida.

Ou seja, você atua ajudando a financiar projetos de bancos ou outras empresas. Mas, ao contrário do que acontece na renda variável, você não se torna sócio deste ativo.

Via de regra, é estabelecida uma relação de troca entre você e o banco que emite o ativo.

Enquanto você financia os projetos, os bancos emprestam esse dinheiro para outras pessoas para que elas possam concluir seus objetivos.

Nesse ponto, você recebe juros por isso. Além disso, vale lembrar que essa taxa de rentabilidade já é conhecida no momento em que você adquire o ativo.

Como investir em renda fixa

Como começar a investir.
Como começar a investir em renda fixa. Foto: Unsplash / Micheile Henderson

Para investir em ativos de renda fixa você pode procurar seu banco para ver se ele oferece o serviço.

No entanto, nossa sugestão é que você abra uma conta em uma corretora de valores.

Isso porque seu banco vai oferecer apenas opções de investimentos próprias. Enquanto que as corretoras possuem opções e vários bancos ao mesmo tempo.

Dessa forma, você pode escolher os ativos que mais te agradam e não precisa ter uma conta no banco que escolher investir.

Outra coisa: antes de começar a investir verifique se a corretora cobra a taxa de corretagem.

Hoje em dia você já encontra várias corretoras que zeraram as taxas e você não precisa pagar nada para emitir os títulos e começar a investir.

Portanto, para investir em renda fixa, acesse o site ou aplicativo da sua corretora, transfira um pouco de dinheiro e comece a investir.

Com cerca de R$30 você já consegue comprar Títulos Públicos, que é considerado o investimento mais estável e seguro.

Ademais, se você ainda não consegue se organizar para fazer o dinheiro sobrar no final do mês ou precisa de uma ajuda para investir, que tal fazer um curso online e gratuito que te ensina tudo isso?

Por isso, continue a leitura e conheça o curso Trilha Financeira da Serasa Experian:

Sobre o autor

Fernanda Weber

Produtora de conteúdos digitais e redatora web com formação na área de Letras. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Em Alta

content

Como solicitar um cartão de crédito Original Mastercard

Aprenda como solicitar um cartão de crédito Original Mastercard diretamente do conforto de sua casa: online, via telefone ou pelo app.

Continue lendo
content

Qual banco tem a menor taxa de juros para empréstimo?

Você sabe como identificar qual é o banco que tem a menor taxa de juros para empréstimo? Então, leia este post e descubra!

Continue lendo
content

Conheça o Cartão Pré-Pago Ame Digital

Descubra como solicitar o cartão Pré-Pago Ame Digital, saiba como funciona o cashback e quais as outras vantagens e características do cartão.

Continue lendo

Cartões

Cartão de crédito Itaú Credicard: como funciona

O cartão Credicard do Itaú é um produto financeiro sem anuidade, com descontos especiais e vantagens para os clientes. Mas como ele funciona? Se quer descobrir todos os detalhes, acompanhe aqui!

Cartão Itaú Credicard: controle total pelo app Credicard On

O Banco Itaú é uma das instituições financeiras mais tradicionais no Brasil. Entre os diversos produtos e serviços que ele oferece para todos os clientes, estão os cartões de crédito. Dentre eles podemos destacar o Itaú Credicard. 

Sem anuidade, ele oferece diversas vantagens e descontos para quem o tem em mãos. Além disso, a solicitação dele é prática e fácil. Quer saber mais detalhes sobre ele e as suas vantagens? Então, continue acompanhando abaixo.

AnuidadeIsenta
Renda mínimaNão informada
BandeiraVisa Platinum
CoberturaInternacional
BenefíciosSem anuidade, descontos especiais em lojas parceiras, conta digital gratuita, etc.
Mas, afinal, quais as características do cartão?

Como solicitar o cartão Itaú Credicard

O cartão Itaú Credicard possui conta digital totalmente gratuita, zero anuidade e descontos especiais. Confira como solicitar ele aqui.

Vantagens Itaú Credicard

O cartão de crédito Itaú Credicard possui toda a segurança que a instituição oferece. Além disso, ele tem um app totalmente gratuito e completo para controle das faturas, bem descontos especiais em mais de 40 parceiros.

Entre eles estão algumas lojas, como Dasa, Natura, Netshoes, entre outras. Ademais, a conta digital gratuita vinculada a ele pode ser acessada pelo seu celular sempre que você precisar ou quiser. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Características principais do Itaú Credicard

Assim que você envia sua solicitação para o cartão e ela é aprovada, a instituição dá um prazo de até 20 dias para a entrega do cartão Itaú Credicard na sua casa. Porém, enquanto ele não chega, você não fica sem aproveitar.

Isso porque no aplicativo você pode conferir o cartão virtual. Ele é disponibilizado no mesmo instante após a aprovação, e você pode fazer o uso dele em qualquer estabelecimento credenciado à bandeira.

Para quem o cartão é indicado

Este cartão de crédito é indicado principalmente para quem quer aproveitar sem gastar muito. Com os benefícios que ele oferece você não precisa gastar nada para manter e não deixa de curtir as vantagens.

Mas, você sabe dizer se ele é ou não ideal para você? Se você ainda tem dúvidas, não deixe de conferir o conteúdo que recomendamos abaixo para conhecer melhor o Itaú Credicard.

Conheça o cartão de crédito Itaú Credicard

O Itaú Credicard não possui anuidade e oferece condições especiais. Ainda não conhece esse cartão? Então, clique aqui e não perca mais tempo.

Você também pode gostar

content

Os 21 melhores aplicativos para ver filmes no celular

Conheça os melhores aplicativos para ver filmes no celular, desde gratuitos até o premium, com filmes renomados e doramas, além de Animes.

Continue lendo
content

Conheça o cartão Bradesco Visa Platinum

Você conhece o cartão Bradesco Visa Platinum? Ele é ideal para quem deseja exclusividade. Leia este post e saiba mais!

Continue lendo
content

Como solicitar o empréstimo empresarial Finmatch

Quer solicitar seu empréstimo empresarial Finmatch para microempreendedor? Acompanhe todos os detalhes de como fazer a solicitação online.

Continue lendo