Educação financeira
PIS/PASEP 2022: quem não recebeu o benefício pode entrar com recurso
Quem cumpriu os requisitos exigidos pelo Ministério do Trabalho em 2020 e mesmo assim não teve direito ao pagamento do Abono Salarial este ano pode entrar com um recurso administrativo de não-pagamento. Saiba mais a seguir!
Anúncios
Se você tem direito ao Abono Salarial mas não foi contemplado com o benefício, pode entrar com um recurso de não-pagamento. Entenda.
No último dia 07 de abril, o Ministério do Trabalho e Previdência informou que os cidadãos que não receberam o PIS/PASEP este ano já podem entrar com recurso administrativo. Os pagamentos deste ano beneficiaram cerca de 23 milhões de trabalhadores que exerceram suas atividades em 2020. No entanto, o processo do Abono foi marcado por algumas falhas dos órgãos responsáveis.
Sendo assim, quem acredita que tem direito ao incentivo mas foi excluído do calendário de pagamentos, pode contestar o ocorrido junto às Superintendências Regionais do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Previdência. De acordo com informações do governo, a análise do recurso leva em média 45 dias.
O Abono Salarial pago pelo governo em conjunto com a Caixa Econômica este ano começou em fevereiro, e teve como referência o ano-base 2020. Isso porque, devido aos gastos com o Auxílio Brasil durante a pandemia, adiaram-se os pagamentos de 2021 para 2022. Quem tem direito ao salário extra pode efetuar o saque até dia 29 de dezembro.
No último mês, a Dataprev reconheceu uma falha sistêmica que acabou excluindo uma parte dos beneficiários do calendário de pagamento do Abono. Após o reprocessamento de dados, mais de 1,9 milhão de trabalhadores foram reconsiderados para receber o PIS/PASEP.
Os critérios de recebimento do Abono Salarial permanecem os mesmos dos anos anteriores. Quem determina e elegibilidade do cidadão é o Ministério do Trabalho e Previdência.
Como entrar com o recurso administrativo do PIS/PASEP 2022?
Antes de mais nada, é importante destacar que para ter direito ao Abono, o trabalhador precisa cumprir os requisitos exigidos durante o ano-base de pagamento. Ou seja, em 2020.
Isso significa que ele precisa ter trabalhado mais de 30 dias com carteira assinada. Além disso, precisa estar inscrito no PIS/PASEP a no mínimo 5 anos ante a 2020 e ter recebido menos do que dois salários mínimos por mês.
Se o contribuinte se encaixa nessa categoria e mesmo assim não recebeu o Abono Salarial, ele deve entrar com o recurso de não-pagamento através do endereço de e-mail do Ministério do Trabalho do Estado em que ele reside.
Por fim, a orientação do MTP em relação ao recurso é que o trabalhador deve buscar auxílio em todos os canais de acesso para confirmar se realmente não recebeu os valores devidos antes de iniciar o processo.
E, se você ainda não se inscreveu no PIS/PASEP ou não sabe como fazer, confira o conteúdo recomendado abaixo com o passo a passo!
Como se inscrever no PIS/PASEP
Confira em detalhes o processo de inscrição nos programas PIS e PASEP.
Em Alta
Como solicitar a conta digital Banco Pan
A conta digital do Banco Pan oferece facilidade e benefícios, além do cartão Pan. Clique e saiba como solicitar a sua!
Continue lendoCrédito Imobiliário Credipronto ou Crédito Imobiliário Credihome: qual o melhor?
Veja qual é o melhor crédito imobiliário e escolha ou a Credipronto ou a Credihome para te ajudar a financiar o sonho da casa própria.
Continue lendoConheça o cartão de crédito Unicred Visa Gold
Conheça aqui o cartão Unicred Visa Gold, que oferece programa de acúmulo de pontos, parcelamento diferenciado e ofertas exclusivas.
Continue lendoVocê também pode gostar
Como solicitar o cartão Ipiranga
Saiba mais sobre o cartão Ipiranga, suas taxas, benefícios e vantagens. E escolha qual a melhor forma de solicitar o seu cartão de crédito
Continue lendoO que são os títulos públicos e como investir
Os títulos públicos são ativos de renda fixa emitidos pelo governo que você pode investir e ter uma boa rentabilidade, saiba mais aqui!
Continue lendoContribuintes isentos do IRPF podem receber restituição se declararem o imposto!
Cidadãos isentos do IRPF podem ter direito à restituição de valores caso enviem a declaração do Imposto de Renda 2022. Confira!
Continue lendo