Crédito Pessoal

Como fazer portabilidade de consignado

Muitas vezes, com a rotina corrida e as contas chegando, a organização fica mais difícil e assim, podemos deixar uma ou duas contas escaparem. Para lidar com os juros ou até mesmo pagamento de um empréstimo solicitado que está atrasado, o que a instituição está deixando a desejar, podemos contar com a portabilidade de consignado. Então, veja mais sobre o assunto aqui e fique por dentro!

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

01/06/2022 | Atualizado em 12/07/2022

Portabilidade de consignado: A oportunidade que você estava procurando para organizar a sua vida financeira

Antes de mais nada, saiba mais sobre portabilidade de consignado aqui. Imagem: Freepik
Antes de mais nada, saiba mais sobre portabilidade de consignado aqui. Imagem: Freepik

Antes de mais nada, é muito comum, infelizmente, quando temos muitas contas a pagar, que a organização financeira fique mais difícil. São parcelas de compras, eletrodomésticos, mensalidade da escola dos filhos, alimentação, parcelas do consignado, etc. Contudo, deixar com que as parcelas do empréstimo se acumulem ou perder o controle dos juros pode comprometer de forma séria o dinheiro. Para isso, podemos contar com a portabilidade de consignado, modalidade que permite transferir a sua dívida para outro banco, que esteja de acordo com as suas necessidades.

Então, quer saber mais sobre essa modalidade e quais são as melhores opções para você? Vem com a gente!

Anúncios

Como funciona uma portabilidade de consignado?

De forma resumida, a portabilidade de consignado é a possibilidade de fazer a troca do seu empréstimo por um novo, com condições mais benéficas e valores de juros menores. Assim, você renegocia o saldo devedor, reduzindo até 30% do valor, e consegue opções mais vantajosas para você e sua vida financeira. 

Em suma, uma comparação que ajuda a entender essa modalidade, é quando as operadoras de telefone nos oferecem um plano semelhante ao que temos, de uma operadora diferente. E a grande vantagem, é que geralmente esse novo plano é mais barato e com mais vantagens. Aceitando esse novo plano, você fará a portabilidade da operadora que estava usando para uma nova.

É vantagem fazer portabilidade de consignado?

Contudo, a portabilidade de consignado pode ser vantajosa em algumas situações. Dessa forma, é importante verificar de perto quais são os benefícios que a portabilidade pode trazer.

Sendo assim, se a taxa de juros da instituição for mais barata, pode ser que valha a pena mudar o seu empréstimo de banco. As taxas mais baratas ajudam a mensalidade do seu crédito a diminuir. Dessa forma, o valor não pesa no seu bolso. Outro ponto importante é que, com a redução dos juros, é possível que a sua margem consignável seja liberada aos poucos.

Ademais, outra maneira de saber se a portabilidade vale a pena para o seu caso, é se o suporte da nova instituição é melhor. Assim como o valor influencia nessa decisão, muitas pessoas prezam por um atendimento de qualidade e que tenham atenção ao seu caso. Dessa forma, é uma boa pedida pedir a sua portabilidade de dívida.

Anúncios

Quantos dias demora a portabilidade consignado?

Entretanto, o prazo para concretizar a portabilidade do consignado muda de instituição para instituição. Depois da entrega dos documentos, geralmente, o mínimo são 5 dias úteis para liberar a portabilidade e o máximo de 9 dias úteis.

Dessa forma, o melhor é se informar sobre os prazos diretamente com a instituição. Assim, você não terá imprevistos e poderá se programar para os pagamentos.

Quando o banco pode negar a portabilidade?

Infelizmente, existem alguns motivos pelos quais um banco pode negar a sua portabilidade de empréstimo. Ao avaliar o seu perfil e o seu histórico de pagamento, poderá emitir um parecer sobre o seu histórico de consumidor e de crédito.

Portanto, um dos motivos pelos quais o banco pode negar a portabilidade do consignado, é por restrições internas na própria instituição financeira. Caso você esteja em dívidas com outros bancos, lojas ou teve o seu nome negativado recentemente, poderá não receber a sua portabilidade de empréstimo.

Os limites de idade máxima e mínima também podem fazer com que o banco negue a sua portabilidade. A idade mínima costuma ser de 18 anos completos ou 16 anos em caso de emancipação. Já a idade máxima depende da política interna de cada banco.

Quais são os benefícios da portabilidade?

Em suma, veja aqui os motivos e vantagens de realizar a portabilidade de empréstimo. Imagem: Freepik
Em suma, veja aqui os motivos e vantagens de realizar a portabilidade de empréstimo. Imagem: Freepik

Depois de saber um pouco mais sobre a portabilidade de crédito, você deve estar se perguntando sobre os seus benefícios, não é mesmo?

Ademais, além de contribuir para a diminuição do seu saldo devedor, a portabilidade de consignado tem muitos outros benefícios, como por exemplo:

  • Organização da sua vida financeira;
  • Diminuição dos juros sobre o saldo devedor;
  • Possibilidade de 30% de redução do valor do empréstimo;
  • Prazo maior para pagar, dependendo da instituição;
  • Novas condições de pagamento;
  • Negociação direto com a instituição;
  • Suporte melhor e mais atencioso,
  • etc.
Por fim, saiba tudo sobre a portabilidade de empréstimo consignado aqui. Imagem: Freepik
Por fim, saiba tudo sobre a portabilidade de empréstimo consignado aqui. Imagem: Freepik

Qual é o melhor banco para a portabilidade do consignado?

Em síntese, procurar qual é o melhor banco para a portabilidade do consignado é uma medida de segurança e cuidado com o seu dinheiro. Dessa forma, você aproveita os diversos benefícios dessa modalidade e o desconto no valor total do saldo devedor.

Contudo, o melhor para banco para a portabilidade de consignado é aquele que melhor combina com a sua realidade. É também aquele que melhor se encaixa nos seus objetivos e vida financeira.

Então, quer ver algumas opções de bancos com portabilidade de consignado? Continue com a gente!

Daycoval

Antes de mais nada, a portabilidade do consignado ou empréstimo para o banco Daycoval é uma ótima maneira de economizar com juros. Também, é uma maneira de negociar prazos e maneiras mais vantajosas para pagar o saldo devedor. Ao enviar o contrato vigente da outra instituição, o banco Daycoval analisa a sua situação e aprova ou reprova o seu pedido, levando em consideração as parcelas que faltam.

No entanto, para fazer a portabilidade de consignado para a Daycoval, é só simular as condições diretamente no site do banco. Assim, verifique as taxas, o CET e se gostar da proposta, faça o pedido de portabilidade.

Renda mínima Não especificado
Taxa de juros Não especificado
Prazo para pagamentoNão especificado
Prazo de liberaçãoPersonalizado
Valor do empréstimo Personalizado
Aceita negativados?Não especificado
VantagensTaxas e juros mais baixos, prazos maiores para pagamento
Tabela – Daycoval

Banrisul

No banco Banrisul, você pode solicitar a portabilidade de consignado de outras instituições, sem custos e sem a incidência do IOF. A portabilidade do banco é permitida para empréstimo pessoal, crédito imobiliário, financiamento de veículos e crédito consignado.

Contudo, com mais transparência e segurança nas suas operações de crédito, você pode concentrar o seu crédito no Banrisul e facilitar a organização da sua vida financeira. O banco investe em um atendimento profissional e atencioso, que irá passar a melhor proposta para o seu caso.

Renda mínima Não especificado
Taxa de juros Não especificado
Prazo para pagamentoNão especificado
Prazo de liberaçãoAté 05 dias úteis
Valor do empréstimo Personalizado
Aceita negativados?Não especificado
VantagensSem incidência do IOF, aceita diversos tipos de crédito para transferência, suporte humanizado
Tabela – Banrisul

Santander

Como um dos bancos mais tradicionais do Brasil, o Santander oferece a portabilidade de consignado com diversas vantagens para você. As taxas de juros são as mais competitivas do mercado, e não são cobradas taxas para fazer a sua portabilidade. 

Ademais, a portabilidade de consignado no Santander dá acesso a possibilidade de parcelas com valores significativamente menores, e também, um suporte humanizado e rápido. Para pedir a sua portabilidade é simples e rápido. Basta ter as informações pedidas no site oficial e ali mesmo fazer a sua solicitação.

Renda mínima Não especificado
Taxa de juros Personalizado
Prazo para pagamentoNão especificado
Prazo de liberaçãoNão especificado
Valor do empréstimo Personalizado
Aceita negativados?Não especificado
VantagensSegurança de um banco tradicional, as taxas mais competitivas do mercado, suporte rápido
Tabela – Santander

Como solicitar o empréstimo Santander

Ao fazer a portabilidade de consignado no banco Santander, você conta com taxas de juros menores e mais facilidade para pagar! Veja como solicitá-lo aqui.

Pan

Ademais, o banco Pan, um dos principais bancos digitais do Brasil, oferece a portabilidade de consignado com diversos benefícios para bebê. Para fazer o pedido de transferência, você deve ter alguns documentos em mãos, como por exemplo: número do seu contrato, saldo devedor atualizado, modalidade de crédito contratado (no caso, será o consolidado), taxa de juros anual, evolução do seu saldo devedor, prazo total e quanto ainda falta para pagar.

Renda mínima Não especificado
Taxa de juros Não especificado
Prazo para pagamentoNão especificado
Prazo de liberaçãoPersonalizado
Valor do empréstimo Personalizado
Aceita negativados?Não especificado
VantagensBanco digital, logo, os pedidos são online, taxas mais baixas, suporte rápido.
Tabela – Banco Pan

Como solicitar o empréstimo consignado Banco Pan

O Banco Pan oferece opções de empréstimo e portabilidade de empréstimo para te ajudar nas finanças! E o melhor, a solicitação é rápida e online, veja aqui.

Itaú

Por fim, no banco Itaú, com a portabilidade de consignado você consegue taxas de juros menores para o seu consignado e aproveitar outros benefícios exclusivos do banco. Para pedir a sua portabilidade para o banco Itaú, primeiro, você deve ir ao banco em que fez o empréstimo e pedir o Documento Descritivo de Crédito (DDC). Esse é, sem dúvidas, o documento mais importante para a transferência.

Porém, nesta opção, você não paga taxas e nem tarifas de portabilidade. Dessa forma, é mais economia e praticidade para a sua vida financeira.

Renda mínima Não especificado
Taxa de juros De acordo com o valor do empréstimo
Prazo para pagamentoPersonalizado
Prazo de liberaçãoPersonalizado
Valor do empréstimo Depende do valor da transferência
Aceita negativados?Não especificado
VantagensSuporte rápido, taxas mais baixas, juros competitivos
Tabela – Itaú

Como solicitar o empréstimo Itaú

O Itaú oferece diversas opções de empréstimo para te ajudar nas finanças, como a possibilidade de portabilidade de empréstimo consignado. Veja como solicitar aqui.

E aí, o que você achou dessa modalidade de organizar as suas dívidas?

Por fim, esperamos que o nosso conteúdo te ajude a fazer a transferência do seu saldo devedor de forma simples e fácil!

Em suma, para fazer a sua portabilidade de consignado é só levar as nossas dicas consigo e escolher a instituição com as melhores condições para a sua vida financeira e objetivos atuais.

Ademais, para mais conteúdos, fique de olho no nosso blog. Até mais!

Quando fazer portabilidade crédito consignado?

Quando compensa fazer a portabilidade de consignado? Descubra agora acessando esse post.

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Abono Salarial 2021: quando sai o pagamento?

Trabalhadores que esperam receber o Abono Salarial de 2021 ainda em 2022 vão ter que aguardar até o próximo ano. Confira mais aqui!

Continue lendo
content

Corretora Clear: o que é e como funciona

Pensando em começar a investir com uma corretora? Saiba mais sobre a Clear e conheça suas vantagens e principais características.

Continue lendo
content

É possível receber aposentadoria e pensão por morte ao mesmo tempo?

Confira quais as regras sobre o recebimento de aposentadoria e pensão por morte após a Reforma da Previdência e como solicitar o benefício.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o aplicativo para grávida Gravidez+

O aplicativo Gravidez+ pode te acompanhar do início ao fim da gestação dando dicas e ajudando com as consultas e exames. Saiba mais aqui.

Continue lendo
content

Conheça o Cartão de crédito Mais

Você precisa fazer compras em sites internacionais, mas não tem cartão. Que tal conhecer o cartão de crédito Mais? Clique aqui e confira!

Continue lendo
content

Cartão BMG online: consignado e vantagens exclusivas

O cartão BMG online é ideal para quem busca um produto financeiro sem custo e consignado. Ficou interessado? Leia o artigo e confira!

Continue lendo