Finanças

É obrigatório declarar a compra de uma motocicleta no Imposto de Renda 2022?

O prazo limite para a entrega da declaração do Imposto de Renda está se aproximando, e muitos contribuintes ainda não sabem quais as condições para incluir os veículos adquiridos no ano-base. Saiba mais sobre isso aqui!

Anúncios

por Aline Barbosa

Publicado em 24/03/2022

Se você é declarante do IRPF este ano, precisa informar à Receita sobre a compra de qualquer bem efetuada em 2021. Confira mais aqui!

É preciso fazer a declaração de motocicleta no Imposto de Renda? Fonte: Adobe Stock.
É preciso fazer a declaração de motocicleta no Imposto de Renda? Fonte: Adobe Stock.

Com pouco mais de um mês para a data limite do IR deste ano, alguns contribuintes ainda não sabem ao certo quais bens precisam declarar para a Receita Federal. Uma das principais dúvidas de quem possui veículos de pequeno porte é se é obrigatória a declaração de motocicleta no Imposto de Renda.

Então, se o cidadão se encaixa nos requisitos da Receita para a declaração deste ano, ele deve sim informar os bens adquiridos em 2021 na hora de preencher o documento. Segundo a entidade, a posse de qualquer veículo motorizado deve configurar na aba “Bens e Direitos” na declaração.

Quem vai declarar o IR através do programa disponibilizado pela Receita pode encontrar essa opção facilmente dentro do próprio aplicativo. Ele está disponível para download na plataforma do governo ou no próprio site da Receita Federal.

Se o cidadão já declarou seu veículo nos anos anteriores e tem um certificado digital ou acesso ouro/prata na plataforma Gov.Br, ele pode optar pela declaração pré-preenchida. Esse novo modelo foi disponibilizado recentemente pela entidade para auxiliar em um preenchimento mais rápido do documento.

Através dele, a Receita recebe dados dos rendimentos dos contribuintes repassados por instituições financeiras e empresas, e a pessoa precisa apenas confirmar os dados e completar quaisquer informações ausentes do formulário. 

Declaração para pessoa física.

Confira os documentos para declaração do IR

Veja quais são os documentos exigidos pela Receita Federal na declaração do Imposto de Renda 2022.

De acordo com a Receita Federal, qualquer veículo adquirido em 2022 deve constar na declaração do Imposto deste ano. Independente de ser novo ou um modelo dos anos anteriores. A ausência do bem no documento pode configurar penalidade passível de multa.

Em relação aos valores do veículo, é importante preencher o quanto foi pago no momento da compra. Informações como valor de mercado são irrelevantes para a análise do órgão do governo. 

Anúncios

O que acontece se eu não fizer a declaração de motocicleta no Imposto de Renda?

Cidadãos brasileiros que devem declarar o Imposto e não cumprem com sua obrigação dentro do prazo estipulado pela Receita Federal, devem entregar os documentos e pagar uma multa de 1% ao mês para regularizar a situação. 

Se mesmo com a possibilidade de regularização a declaração não for enviada, caracteriza-se o crime de sonegação de impostos. Além das penalidades cabíveis, o contribuinte passa por um processo administrativo e cai na temida malha fina.

Portanto, se você vai declarar o IRPF este ano, se atente aos documentos necessários, além do prazo disponível para a entrega do documento, e evite futuras dores de cabeça com o governo brasileiro. 

Sobre o autor

Aline Barbosa

Escritora e editora em diversas áreas. Amante da música e dos livros. Sempre em busca de novos desafios, acredita que aprender é um processo vitalício e busca passar o conhecimento que adquiriu na vida de forma prática e simples.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Financiamento Caixa Construcard ou Financiamento Creditas Reforma: qual o melhor?

Está em busca de uma opção de financiamento para reforma? Conheça aqui as opções de financiamento Caixa Construcard e Creditas Reforma.

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Walmart

O cartão de crédito Walmart Mastercard oferece diversas vantagens, como cashback a cada compra e benefícios. Veja mais sobre ele aqui.

Continue lendo
content

Conheça o crédito Banco do Brasil Crediário

O Banco do Brasil possui um crediário no cartão de crédito que permite parcelar as compras em até 48x com juros baixos. Saiba mais agora.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar cartão Wayfair

Com o cartão Wayfair você pode comprar em lojas e até mesmo em sites. Para ver como solicitar direto do site, basta acompanhar aqui.

Continue lendo
content

Cartão de crédito Netshoes: o que é o N Card?

Conheça aqui o cartão de crédito da Netshoes e veja as vantagens de ser cliente Itaucard, com um cartão internacional e bandeira Visa.

Continue lendo
content

Conheça o cartão Brazilian Business Bank

Saiba como funciona o cartão Brazilian Business Bank, voltado para quem tem o nome negativado, e aproveite as suas vantagens!

Continue lendo