Finanças

Investimento: por que se tornar um investidor

Quer se tornar um investidor? Te falamos tudo sobre o assunto aqui. Continue a leitura e descubra.

por

Maria Luísa Barbosa

Publicado em

| Atualizado em

ANÚNCIOS

Comece a investir dinheiro em 2021

Antes de mais nada, saiba os motivos de se tornar um investidor. | Imagem: Freepik

Você já parou para pensar em como é ser investidor?

É muito provável que sim, pois você chegou até aqui!

Se você faz perguntas como: quanto eu posso poupar? Aonde posso investir? Como vou economizar dinheiro? Podemos te dizer que você já tem mente para investir.

E esperar para que? Viver com menos do que se ganha e começar a investir são comportamentos essenciais para uma vida com mais equilíbrio e sustentabilidade hoje e no futuro.

Mas infelizmente o Brasil ainda está longe de ser um país de investidores. Mas para mudar este cenário, selecionamos você!

A cultura do poupar e investir aumenta à medida que ampliamos a consciência sobre os benefícios que isso traz, e é importante entender que eles vão muito além do bolso. 

Investir no longo prazo impacta também a saúde mental e a saúde física!

O que é ser um investidor?

Primeiramente, ser um investidor vai além de possuir tal nome. Na prática, investidor significa ter acesso a todo tipo de investimento, o que o diferencia das demais pessoas que aplicam dinheiro no país.

Há diferentes categorias de investidores. Assim, além das pessoas que investem de forma iniciante ou já têm alguma experiência com investimentos, existem os investidores qualificados e os profissionais.

Esses últimos se destacam por já terem mais tempo e dinheiro aplicado em ativos. Mas, a principal diferença entre o profissional e o qualificado é o volume investido.

A diferença entre eles vai resultar em variadas ofertas de investimentos. Dessa forma, o profissional terá acesso a mais tipos de aplicações de maior complexidade do que o qualificado.

Como começar a investir do zero?

Em síntese, confira aqui como aprender a investir do zero. | Imagem: Freepik

Para isso, é importante que você se preocupe muito com seu dinheiro!

Não importa se já gastou mais do que ganha, se ficou devendo para o cartão de crédito, se comprou coisas por impulso e se arrependeu depois ou se perdeu dinheiro ao fazer aplicações em investimentos ruins.

Entenda uma regra simples:

ninguém vai cuidar do seu dinheiro melhor do que você mesmo!

As 7 lições que separamos, te ajudarão no processo de começar a investir do zero:

  1. Organize suas finanças;
  2. Defina seus objetivos;
  3. Descubra o seu perfil de investidor;
  4. Conheça os tipos de investimentos;
  5. Elabore seu plano de investimento;
  6. Comece a investir;
  7. Monitore seus investimentos.

Rascunhe todas elas em um papel, e veja como desenvolvê-las. Desse modo, o seu conceito de investidor sairá do teórico.

4 motivos para se tornar um investidor

A seguir, separamos os quatro principais tópicos para se tornar um investidor. E é preciso ressaltar que, com uma boa estratégia de investimento, conhecimento e dedicação, é possível aumentar as possibilidades de ter bons resultados investindo em ações. 

Confira!

Liberdade financeira

Antes de mais nada, é fato que investir te dará liberdade para buscar a carreira dos seus sonhos

Já conheceu alguém que estava preso em um trabalho que odeia e não pedia demissão por que não tinha liberdade financeira? Isso acontece pelo fato de que todos os meses, o salário será necessário para o sustento.

Um dos motivos mais importantes para investir é proporcionar a si mesmo a liberdade de seguir uma carreira que goste.

Quando você forma uma boa reserva de emergência e traça objetivos financeiros de médio e longo prazo, rendendo juros compostos, fica mais fácil abandonar uma situação de trabalho que está te fazendo mal.

ANÚNCIOS

Reserva de emergência

Após isso, você pode focar em construir uma reserva de emergência.

Em outras palavras, a reserva de emergência é um tipo de planejamento financeiro que salva muita gente. 

Ela é, basicamente, um valor guardado que pode ser utilizado em momentos de necessidade. Além disso, ter uma reserva ajuda a você resolver situações que podem fugir do controle, e evitar, assim, que você feche o mês negativo financeiramente.

Investir, te garantirá a possibilidade de reservar a quantia que você achar ideal.

Aposentadoria

Nesse sentido, existem inúmeras formas de construir a aposentadoria. 

As possibilidades vão desde investir em uma carteira de fundos imobiliários (FIIs), comprar ações que paguem dividendos ou até ter imóveis físicos que garantam uma renda mensal.

Já pensou?

Realização de sonhos

E não há nada mais prazeroso do que conquistar todos aqueles sonhos que um dia foram apenas imaginados.

Investir representa o alcance das metas mais cobiçadas por você durante a vida.

Com um ativo fixo mensal, seria muito mais fácil manter todos os seus projetos não é mesmo?

Por isso mesmo, o investimento pode trabalhar ao seu favor.

Conteúdo Recomendado

Qual o melhor investimento a longo prazo?

Tudo o que você precisa saber sobre investimento a longo prazo está aqui. Clique para conferir

Não há investimento sem risco

Ao mesmo tempo, vamos reforçar que é comum o investidor prestar mais atenção à promessa de rentabilidade do que às chances de perda do que foi aplicado.

Mas acredite: não há investimento sem risco!  Vejamos, por exemplo, um imóvel. Mesmo quando utilizado como moradia, tem todas as características de um investimento e, portanto, está sujeito a riscos.

Apesar do imóvel poder ser vendido, possibilitando a recuperação do valor investido, seu preço está sujeito às altas e baixas do mercado e, dependendo do momento da venda, pode não ser fácil encontrar alguém disposto a pagar o preço oferecido.

Além disso, em caso de emergência, pode ser necessário vender a um valor mais baixo do que o considerado justo. Ou seja, o imóvel sofreu inúmeras oscilações.

Sendo assim, há pelo menos dois riscos principais: o de não conseguir vender o no momento desejado e o de não conseguir recuperar o valor investido. 

Porém, apesar de ser fácil percebermos, pelo exemplo acima, que o risco do investimento faz parte do negócio, ainda assim, quem investe bem pode atingir mais rápido seus objetivos, além de poder alcançá-los com menor esforço.

Conclusão

Por fim, saiba tudo sobre investidor. | Imagem: Freepik

Por fim, será que você está preparado para ser um bom investidor?

No passado, as pessoas tinham dificuldade em obter conhecimento em finanças e sentiam receio de investir na Bolsa de Valores. Atualmente, já é possível aprender utilizando a internet, assim como você fez hoje.

Portanto, aprender algo fica bem mais prático, incluindo até mesmo os conceitos iniciais de um investidor.

Ao todo, podemos concluir que investir no mercado de ações pode ser uma excelente opção, mesmo para quem é um investidor iniciante. 

Se gostou do post, continue nos acompanhando por aqui

Até a próxima!

Conteúdo Recomendado

Conheça o conceito de Investimento Consignado

Um investimento consignado é algo novo no mercado financeiro brasileiro. Então entenda mais sobre isso em nosso artigo e saiba se é uma boa opção para você

Maria Luísa Barbosa

Publicitária de profissão e de coração, estudante de RH, mãe de pet, e, nas horas vagas, amante da arte, do esporte e da moda. Prazer, Malu. (:

Cartões

Como solicitar o cartão PagBank

Precisa de um novo cartão de crédito? Procura pelas menores taxas? Então, leia este post e confira como solicitar o cartão PagBank.

por

Fernanda Weber

Publicado em

| Atualizado em

Cartão PagBank

Veja aqui como solicitar o seu cartão PagBank. Fonte: PagBank.

Se você procura por um cartão livre de anuidade, sem taxas e, ainda, com bandeira Visa e cobertura internacional, então está no lugar certo. Isso porque neste artigo vamos te mostrar como você pode solicitar o seu cartão PagBank.

Em suma, esse cartão de crédito conta com todas as funcionalidades dos cartões deste tipo. Com ele você consegue parcelar compras em algumas vezes, fazer saques em caixas do Banco24Horas e, ainda, ter acesso aos apps de carona, entrega e streaming, que podem fazer a diferença na nossa vida.

Por conta dessas e outras vantagens, veja agora como fazer a solicitação do seu.

Solicitar online

Tenha seu cartão de crédito sem sair de casa. Fonte: Pexels

Como você verá em seguida, é muito simples ter acesso ao cartão de crédito do PagBank. 

Em resumo, a primeira coisa que você precisa fazer é abrir uma conta no banco digital. Para isso, você pode usar tanto o site quanto o super app “PagBank”.

Assim sendo, veja como solicitar seu cartão online e pelo app.

Para solicitar sua conta online, você precisa entrar no site do PagBank e clicar em “Abra já sua conta grátis”. Depois que fizer isso, basta seguir as instruções do site.

Quando a conta estiver aprovada, poderá solicitar seu cartão de crédito. No entanto, essa operação está sujeita à análise do banco.

Por isso, caso essa opção não esteja liberada, vale a pena usar alguns serviços do banco para que ele entenda o seu interesse e libere o cartão o quanto antes. 

De acordo com as recomendações do próprio PagBank, se você fizer a portabilidade da sua conta salário ou ainda adquirir um dos ativos de renda fixa oferecidos pelo banco, suas chances de conseguir o cartão aumentam muito.

Solicitar via telefone

No momento, está opção ainda não está disponível. Mas, em caso de dúvida, nossa dica é entrar em contato com o PagBank por meio dos contatos que deixamos aqui embaixo:

  • 4003 1775 (Capitais e região metropolitana);
  • 0800 728 2174 (Demais regiões - exceto celular).

Solicitar no aplicativo

Baixe o aplicativo para ter acesso a todas as funcionalidades do cartão PagBank. Fonte: Pexels

Pronto para ter seu cartão PagBank?

Então, vamos lá baixar o app “PagBank”. Ele está disponível em todas as lojas de aplicativo, portanto, você não terá dificuldades para encontrá-lo.

Depois que fizer o download, basta abrir um cadastro e verificar se a opção de cartão de crédito está disponível. Caso não esteja, você pode considerar, ainda, ter um cartão pré-pago ou o cartão da conta, por exemplo. Desse modo você não precisa ficar sem aproveitar a conta.

Cartão C6 Bank ou cartão de crédito PagBank?

Por fim, trouxemos um bônus para você. Se ainda está em dúvida se vai ou não solicitar o cartão PagBank, confira abaixo o desempenho desse cartão quando comparado ao que o C6 Bank oferece:

Cartão C6 BankCartão PagBank
Renda mínimaNão exigidaNão exigida
AnuidadeIsentaIsenta
BandeiraMastercardVisa
CoberturaInternacionalInternacional
BenefíciosPrograma Mastercard SurpreendaPagamento por aproximação
Tabela de comparação entre C6 Bank e PagBank.
Continuar Lendo

Em Alta