Educação financeira

Conheça o conceito de Investimento Consignado

Um investimento consignado é algo novo no mercado financeiro brasileiro. Então entenda mais sobre isso em nosso artigo e saiba se é uma boa opção para você.

Anúncios

por Aline Saes

Publicado em 01/03/2021

Será que esse investimento vale a pena?

Será que esse investimento vale a pena?
Será que esse investimento vale a pena?

Sabemos que muitas vezes a sua situação financeira acaba ficando mais difícil e você pode acabar precisando realizar um empréstimo. Muitas vezes, nessas situações o que precisávamos mesmo era mudar nossa forma de lidar com o dinheiro, fazendo melhores investimentos e reservas. Mas você já ouviu falar em investimento consignado?

Pois você já deve saber que existem várias opções de empréstimo com instituições financeiras, como o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito e o empréstimo consignado. Mas, calma, não confunda as duas coisas.

Já que um empréstimo não é a mesma coisa que um investimento consignado. Pois a proposta é totalmente diferente entre um e outro. E será que vale a pena? Bem, se você optar por uma estratégia de investimentos, pode impedir a necessidade de pedir um empréstimo, não é?

Então, quer saber mais sobre essa novidade do investimento consignado? Então continue com a gente, e confira mais informações que trouxemos para você a seguir.

Anúncios

O que é Investimento Consignado?

O que é Investimento Consignado?
O que é Investimento Consignado?

Como já dissemos, é muito importante que você não confunda o conceito de investimento consignado com outros mais populares, como o crédito consignado. Pois sim, o empréstimo consignado também é um importante facilitador na concessão de créditos e, portanto, na organização financeira das pessoas.

Mas o investimento consignado veio para oferecer um programa que não busque facilitar o consumo e o crédito, mas sim demonstrar que esse modelo consignado também serve para guardar dinheiro. Dessa forma, o investimento consignado utiliza toda uma estratégia de educação financeira.

Dessa forma, as pessoas conseguiriam investir com menos receio. Assim, as fintechs estão apostando no sistema de investimento consignado, para facilitar todo o processo de investir. E seja com palestras e materiais complementares, o que se busca é demonstrar a importância de reservar dinheiro e ter um bom planejamento financeiro.

Viu só que interessante? Então se está curioso, continue lendo pois vamos explicar direitinho como esse investimento consignado funciona. Confira!

Como funciona esse tipo de investimento?

Como funciona esse tipo de investimento?
Como funciona esse tipo de investimento?

Já imaginou a possibilidade de definir suas metas financeiras, um valor de investimento e esse valor descontado automaticamente da sua Folha de pagamento para você alcançar tudo o que planejou?

Pois é exatamente assim que o investimento consignado promete funcionar na sua vida financeira. Assim, as empresas que oferecem esse tipo de investimento podem obter rendimento com suas operações de crédito, e ainda ajudam seus colaboradores em seus momentos de crise financeira.

Ou seja, basicamente o investimento consignado é uma modalidade de investimentos em crédito consignado privado. Assim, você poderá investir com baixo risco, com uma rentabilidade muito boa.

E essa é uma modalidade de serviço financeiro tão inovadora, que apenas existe ainda entre as fintechs de consignado privado no Brasil. Assim, em um investimento consignado, o que ocorre é o seguinte:

  • A fintech fica com a responsabilidade de todas as operações financeiras de empréstimo consignado, relacionamento com as empresas e gestão da carteira de crédito;
  • Ao investidor basta escolher e fazer a aplicação dos valores na modalidade de investimento consignado na empresa.
  • A rentabilidade anual tem estimativas entre 20 e 32% ao ano.

Ou seja, o investimento consignado na prática funciona como qualquer outro tipo de ativo de investimentos na sua carteira. Porém, com muito mais praticidade, baixos riscos e custos operacionais.

Mas se ainda quer saber mais vantagens para aderir ao investimento consignado, vamos trazer mais informações, a seguir. Então, continue com a gente e leia mais a seguir.

Como abrir conta em corretora

Saiba como abrir sua conta em uma corretora financeira com nosso passo a passo e comece a investir

Anúncios

Quais as vantagens do Investimento Consignado?

Quais as vantagens do Investimento Consignado?
Quais as vantagens do Investimento Consignado?

Basicamente, investir em consignado privado é uma opção que se considera altamente rentável, e com baixos riscos para o investidor. Apenas isso já seria vantagens o suficiente, mas não pára por aí.

Pois ao invés de alocar seus recursos para investimentos de baixo rendimento, poderão ter altas taxas de rendimento e ajudar pequenos empreendedores, trabalhadores informais, etc. Ou seja, será possível aliar dois aspectos bastante positivos no investimento consignado:

  • ótima relação entre riscos na operação e retornos em rendimentos;
  • Há uma conciliação entre uma opção boa e barata de concessão de crédito consignado para os funcionários de empresas participantes, e pouquíssimos riscos e custos operacionais para os investidores. 

Quando investir com dinheiro emprestado?

Quando investir com dinheiro emprestado?
Quando investir com dinheiro emprestado?

Sabemos que a maioria dos clientes de linhas de crédito consignado são aposentados, pensionistas, funcionários públicos e empresas privadas. E esse perfil de cliente utiliza majoritariamente o empréstimo consignado como forma de resolver emergências relacionadas a dinheiro e instabilidade financeira.

Mas é preciso lembrar que um empréstimo também pode ser útil para outras finalidade. E uma delas é a de investir! Pois sim, é possível investir com dinheiro emprestado. Pois assim o cliente poderá:

  • Planejar-se para usar esse dinheiro para gerar mais rentabilidade através de investimentos;
  • Utilizar esse dinheiro para fins de investimento em negócios ou bens;

E para isso, é interessante que a pessoa com interesse em um investimento consignado com dinheiro de empréstimo busque um ativo com o menor risco possível de perdas. Pois quando se investe com dinheiro fruto de empréstimo, o último cenário possível é estar perdendo o dinheiro que emprestou, certo?

Pois se você investe e perde rentabilidade no processo da aplicação, seu empréstimo estará perdendo margem consignável (o seu limite de comprometimento mensal com um empréstimo) e sua renda também vai se comprometer. 

Tenha em mente o Custo Efetivo Total do investimento consignado com empréstimo 

Tenha em mente o Custo Efetivo Total do investimento consignado com empréstimo 
Tenha em mente o Custo Efetivo Total do investimento consignado com empréstimo 

Portanto tenha em mente a seguinte condição para investir com dinheiro de empréstimo: para que valha a pena, o custo desse empréstimo consignado deve ser sempre menor que o investimento. Ou quando o rendimento do investimento for maior do que todas as taxas que envolvem um empréstimo consignado.

E lembre-se de sempre levar em consideração o Custo Efetivo Total das operações de empréstimo, e nunca pensar apenas nas taxas de juros que você terá de pagar. E de maneira geral, o CET irá levar em consideração os seguintes custos de um empréstimo:

  • Taxas administrativas;
  • Tributos que incidirão sobre o valor total do empréstimo;
  • Todos os custos operacionais que serão necessários;
  • E se for investir o valor do empréstimo, também é preciso levar em consideração uma simulação de rentabilidade.

Dessa forma, você saberá de forma certeira quais serão os custos do empréstimo e também qual será o percentual de remuneração do dinheiro que você aplicará a partir do empréstimo.

Tenha objetivos claros para o uso do empréstimo

Tenha objetivos claros para o uso do empréstimo
Tenha objetivos claros para o uso do empréstimo

Quando você tem metas bem claras sobre como vai aplicar o dinheiro do empréstimo, fica mais fácil analisar se vai valer a pena fazer essa operação financeira.

Ou seja, você saberá definir mais facilmente o que vai precisar comparar para saber se vai ter rentabilidade positiva e ainda sobrar o suficiente para pagar seu empréstimo. Assim, reflita sobre seus objetivos, e antes de fazer seu empréstimo, compare:

  • As taxas de juros e o Custo Efetivo Total (CET)
  • Quais serão os rendimentos deste investimento;
  • Também pense sobre quais serão os prazos para pagamento e liquidação do título;

Além disso, é muito importante que você tenha em mente que um empréstimo sempre será uma dívida de longo prazo. E, da mesma forma, um investimento também pode ser algo que demora a dar bons retornos financeiros.

Portanto, tenha como seu objetivo primordial ao emprestar para investir? o dinheiro precisa se valorizar de qualquer forma. 

Quais os tipos de investimento consignado mais comuns

Quais os tipos de investimento consignado mais comuns
Quais os tipos de investimento consignado mais comuns

Para quem quer investir a partir de um empréstimo, existem diversas opções disponíveis. Mas não existe fórmula mágica para que você escolha uma delas. É preciso entender qual o seu contexto atual, qual seu perfil de investidor e os riscos que está disposto a correr.

Portanto, antes de decidir por qual tipo de investimento irá fazer com um empréstimo consignado, você deve ter um bom planejamento financeiro. E ter a certeza de qual é seu perfil de investidor a partir desse maior controle e entendimento das suas finanças pessoais, claro.

Mas além disso, na hora de escolher você deve ter sempre em mente que será preciso cobrir o CET do seu empréstimo. Mas para isso será preciso investir em algo que não esteja relacionado diretamente aos rendimentos com a taxa SELIC ou com as taxas de juros comuns.

Tipos alternativos de investimento consignado com empréstimo

Tipos alternativos de investimento consignado com empréstimo
Tipos alternativos de investimento consignado com empréstimo

Assim, algumas opções interessantes de investimentos para usar o seu empréstimo, são:

  • A compra de um imóvel, já que poderá pagar à vista e economizar. E economia também é uma forma de rendimento e valorização do seu dinheiro. Além disso, quem comprar imóvel à vista, poderá obter rendimentos futuros com ele.
  • Também pode usar o empréstimo para a compra de outros bens, como carro, equipamentos, etc.
  • Investir em seus estudos, como faculdade, curso de idiomas, especialização, pós-graduação. É uma forma de investimento próprio ou em seus familiares, trazendo retorno a médio e longo prazos;
  • Você também pode investir em um negócio próprio, como uma fonte alternativa de rendimentos com o seu empréstimo. 
  • Também é possível um investimento consignado com empréstimo para realizar uma viagem. O que não deixa de ser um investimento, e ainda poderá economizar e valorizar seu dinheiro ao deixar de parcelar todos os custos da sua viagem. Mas para isso, procuro por empréstimos com taxas de juros menores.

Dessa forma, você irá se beneficiar ao ter acesso mais rápido ao seu objetivo. Também vai conseguir economizar dinheiro, podendo pagar o empréstimo com o dinheiro do investimento. Inclusive, é possível começar como um investidor e continuar no longo prazo a investir cada vez mais.

Agora, reflita sobre todas as possibilidades de um investimento consignado!

Agora, reflita sobre todas as possibilidades de um investimento consignado!
Agora, reflita sobre todas as possibilidades de um investimento consignado!

E assim chegamos ao fim de nosso artigo exclusivo sobre investimento consignado, o que é, suas características, vantagens, etc. E ainda com o adicional de explicar tudo o que precisa saber se estiver pensando em investir com dinheiro de empréstimo consignado.

Dessa forma, esperamos que agora seja mais fácil tomar suas decisões. E tudo de acordo com suas metas financeiras para começar a investir.

Mas nunca se esqueça que é preciso ter um excelente planejamento financeiro acima de tudo. E conhecer muito bem seu contexto de finanças pessoais. Tudo isso antes de sair fazendo um investimento consignado.

E muitas pessoas já começaram a se atentar para os benefícios de se viver com a rentabilidade de investimentos. Mas para isso, é preciso que você invista com muito:

  • planejamento,
  • educação financeira
  • organização de suas finanças.

Pois para começar a apostar nesse tipo de investimento, é muito importante que você tenha uma boa saúde financeira.

Do contrário, você pode acabar caindo numa situação de superendividamento. O que é extremamente perigoso e comprometedor para a sua saúde financeira.

Então, reflita sobre todas as informações que trouxemos relativas ao investimento consignado, e rendimentos a partir de empréstimos.

E após ter feito toda essa lição de casa, aí sim será hora de colocar mãos à obra e fazer um investimento consignado. O que achou? Esperamos que tenha gostado e que seja útil para você.

A melhores opções de empréstimo online

Descubra aqui as melhores opções e condições se empréstimos online e saiba qual a melhor para você.

Sobre o autor

Aline Saes

Mestre em História Social pela USP, com ênfase em História das Mulheres. É escritora autônoma para variados nichos desde história e finanças, até beleza e saúde. Sempre apaixonada pela escrita, tem como missão levar informação para as pessoas de forma simples e atrativa. Vê a importância em saber mais sobre a sociedade e tudo que nos cerca.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Fintech C6 Bank oferece seguro para sua conta digital

Visando mais segurança aos seus clientes, o C6 Bank oferece seguro em parceria com a Zurich em sua conta digital. Confira mais detalhes!

Continue lendo
content

Como solicitar cartão American Express Centurion

Veja aqui neste post como solicitar o seu cartão American Express Centurion, conhecido como black. O cartão mais exclusivo do mundo.

Continue lendo
content

Cartão de crédito C6 Rainbow: como funciona

O C6 Rainbow é um cartão com cor exclusiva que ajuda a comunidade LGBTQIA+ e permite doar seus pontos Átomos para uma causa. Descubra mais aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como abrir conta na corretora Ativa Investimentos

Na corretora Ativa Investimentos você investe em fundos imobiliários e não paga taxa de corretagem nem custódia. Saiba como abrir a conta.

Continue lendo
content

Como solicitar empréstimo pré-aprovado Claro

Conheça o passo a passo para solicitar o empréstimo pré-aprovado Claro e quais são as vantagens desse tipo de crédito para sua vida financeira.

Continue lendo
content

Conheça o cartão Santander Elite Visa

Conheça as características gerais do cartão Santander Elite Visa, bem como as vantagens para quem gosta de viajar e saiba se é ideal para você.

Continue lendo