Cartões

Pedido de cartão de crédito negado: o que devo fazer?

Teve um pedido de cartão de crédito negado? Saiba o que fazer para conseguir aprovação da sua solicitação!

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

Publicado em 05/04/2021

Seu pedido de cartão foi negado? Confira nossas dicas! 

Pedido de cartão de crédito negado. | Imagem: IQ Contas
Pedido de cartão de crédito negado. | Imagem: IQ Contas

Em um post anterior nós falamos sobre como é importante e interessante ter um cartão de crédito. Afinal, ele pode ser utilizado para vários tipos de compra, e quebra alguns galhos durante o dia-a-dia também.

Contudo, para se ter um cartão de crédito é necessário fazer uma solicitação de crédito para o banco que você quer virar cliente. Ou até mesmo no banco em que você já tem uma conta corrente comum. Após o seu pedido de avaliação, o banco vai seguir alguns critérios para decidir se você pode ou não ter o cartão. 

E nem sempre a resposta é positiva. Por conta de vários fatores, o banco pode te retornar dizendo que, no momento, não é possível lhe oferecer um cartão de crédito. O que fazer, então, quando o seu pedido de cartão de crédito é negado? É justamente sobre isso que o nosso post de hoje vai tratar. 

De fato, para que uma pessoa possa ter em mãos um cartão de crédito, é imprescindível que ela cumpra uma série de critérios pré-definidos pelo banco. E isso, na verdade, está correto. Afinal de contas, ter crédito com um banco é como se você estivesse “emprestando” mensalmente uma quantia daquela instituição para fazer compras e pagar no mês seguinte. Como o banco vai confiar em você para te emprestar esse dinheiro se você não tem um bom histórico de pagamento? Assim como o cliente precisa confiar no banco, o contrário também é real.

É por isso que, muitas vezes, as pessoas se frustram quando o banco não libera o uso do cartão de crédito. Se essa situação aconteceu com você recentemente e você não conseguiu entender o porquê daquilo, vamos tentar te explicar. Continue lendo!

Anúncios

Por que meu pedido de cartão de crédito foi negado? 

Veja o que fazer se tiver seu cartão de crédito negado. | Imagem: Melhores Destinos
Veja o que fazer se tiver seu cartão de crédito negado. | Imagem: Melhores Destinos

Anteriormente comentamos que existem diversos fatores que levam à negação do cartão de crédito. E vamos detalhar cada um deles daqui a pouco.

Segundo o site Compara Online, cerca de 80% dos pedidos de cartão de crédito no Brasil são negados. Este número é realmente assustador, já que, de acordo com o mesmo site, existem mais de 700 milhões de cartões de crédito no país. Por que, então, mesmo com tanta gente emitindo novos cartões todos os dias, tantos pedidos ainda são negados?

A verdade é que os bancos estão confiando menos nas pessoas. Os motivos para negar os pedidos vão de erros comuns, como dados incorretos, até situações mais sérias, como inadimplência. Por isso se torna cada vez mais comum ter o pedido de cartão de crédito negado. É claro que alguns bancos são mais flexíveis do que os outros. Mas os bancos tradicionais, ou seja, mais antigos no Brasil, acabam sendo bem mais criteriosos na seleção dos futuros clientes. Em síntese, você precisa mostrar que vai ser uma ótima pessoa de se ter como cliente. 

Bom, mas agora nós vamos explicar direitinho cada um dos motivos mais comuns pelos quais os pedidos de cartão de crédito são negados. Se você já passou por uma situação dessas, leia com atenção! As informações a seguir podem te ajudar a conseguir com mais facilidade uma aprovação no futuro. Torcemos por você! 

Score de crédito

Verifique seu score de crédito. | Imagem: Serasa
Verifique seu score de crédito. | Imagem: Serasa

Primeiramente, um dos mais comuns motivos para se ter o pedido de cartão de crédito negado é ter um baixo score no CPF. Vamos explicar melhor o que é essa métrica e por que ela é tão importante na hora de pedir um cartão.

O que é: O score do CPF nada mais é do que sua “pontuação” pessoal. Sabe quando você está passando suas compras no caixa e a pessoa que está te atendendo pergunta: “CPF na nota”? Bom, se você sempre responde que não, está mais do que na hora de começar a responder que sim!

Todas as compras que você faz utilizando o seu CPF contam para o seu score. É uma pontuação que mostra o quanto você já comprou e se sempre paga as suas contas em dia. Sempre que você fica endividado ou atrasa um boleto, por exemplo, o seu score cai. Quando faz compras à vista ou costuma pagar suas contas sem atraso, o score aumenta. Sendo assim, uma das primeiras coisas que um banco checa ao receber o seu pedido de crédito é o quão alto está o seu score. É possível verificá-lo em sites como o do Serasa. Ele te dá um panorama bem interessante de como está a sua situação.

Anúncios

Nome sujo 

O que fazer com as dívidas pendentes. | Imagem: Parthenon Assessoria
O que fazer com as dívidas pendentes. | Imagem: Parthenon Assessoria

Outro grande empecilho para ter um cartão de crédito aprovado é o nome sujo. Esse fator está bastante ligado ao primeiro que citamos, do score de crédito. 

Ter o nome sujo quer dizer que você não pagou alguma ou várias dívidas. O seu nome vai para analisadoras como o Serasa e o SPC, e todas as informações sobre quais contas você não pagou ficam livres para qualquer banco ou outras instituições acessarem. Ou seja, quando um banco se depara com um possível cliente que tem um histórico de dívidas com outras empresas, isso já gera certa desconfiança. 

Esse fator é 100% determinante na hora de pedir um cartão de crédito. Em síntese, se você está com o nome sujo, não vai conseguir a liberação do crédito. Simples assim. Os bancos querem pessoas que vão pagar as faturas em dia e não atrasar nenhuma conta. Por isso, e por outros motivos também, é importante sempre tentar manter o nome limpo na praça. 

A parte boa é que, para resolver isso, também é simples, por assim se dizer. Basta quitar as dívidas em aberto. Dessa forma, se esse for o único empecilho impedido que o seu pedido de cartão de crédito seja aceito, o problema vai estar solucionado.

Histórico de pagamentos 

Realize o pagamento das contas em dia. | Imagem: Freepik
Realize o pagamento das contas em dia. | Imagem: Freepik

Da mesma forma que ter um nome sujo faz com que o seu pedido de cartão de crédito seja negado, o contrário também pode te prejudicar. Ter um nome limpo demais, se é que isso é possível, vai deixar o banco em dúvida. 

Isso acontece porque, ao fazer uma busca pelo seu histórico de pagamento, o banco pode se deparar com um espaço em branco. E isso não é bom. Se uma pessoa que não paga suas contas em dia representa uma possível futura dor de cabeça, uma pessoa que não faz contas é uma incógnita. 

Ou seja: se você é jovem demais ou nunca fez muitas compras no seu nome, o banco não vai conseguir identificar se você será um cliente confiável. Por isso é tão importante manter um bom histórico de pagamentos. 

Para essa situação, a nossa dica é: nunca faça compras em nome de terceiros. Há quem prefira comprar com o nome do cônjuge, dos pais… Isso não vai ser bom para o seu futuro. Procure sempre colocar o seu nome no que for comprar. E, é claro, sempre procure pagar as suas contas em dia. Não adianta ter um histórico de pagamento se ele for ruim!

Cadastro incompleto 

Afinal, o cadastro incompleto no cartão de crédito é motivo para negar o cartão de crédito? | Imagem: Freepik
Afinal, o cadastro incompleto no cartão de crédito é motivo para negar o cartão de crédito? | Imagem: Freepik

Este é um erro muito comum entre quem faz uma solicitação de crédito a um banco. Pode ser por falta de atenção, pressa ou dúvida. O fato é que acontece com frequência. O candidato a cliente não preenche o cadastro solicitado pela instituição financeira da forma correta, o banco não consegue fazer a checagem e, obviamente, nega o pedido de cartão de crédito.

Pode ser um erro simples, como o nome escrito errado sem querer. Já pensou se o seu sobrenome é Sousa, com s, mas você escreveu Souza, com z, por algum motivo? E se tiver alguém com o mesmo nome que o seu, só que com Souza, que tem um péssimo histórico financeiro? Vai ser muito azar, não é mesmo? Mas infelizmente acontece.

Dessa forma, a nossa dica é muito simples: revisão, revisão, revisão! Cheque as informações mais de uma vez se for necessário. Mas tenha certeza de que tudo está escrito corretamente antes de submeter o pedido oficialmente para o banco. Isso vai evitar muita dor de cabeça no futuro.

Renda mínima 

Renda mínima impeditivo cartão de crédito. | Imagem: Freepik
Renda mínima impeditivo cartão de crédito. | Imagem: Freepik

Também é possível que o pedido de cartão de crédito tenha sido negado por conta da renda do cliente. Especialistas afirmam que o ideal para os bancos é que o valor do limite seja de, em média, 30% da renda. Ou seja, se você tem uma renda de R$3.000 por mês (isso conta tanto o seu salário quanto outros lucros fixos, como o recebimento de um aluguel, por exemplo), o mais correto é que o seu limite seja de R$900. É claro que isso varia de banco para banco e de situação para situação.

Contudo, se você for ganancioso demais e quiser um limite muito superior ao que você ganha, o banco com certeza não vai confiar na sua palavra. Afinal de contas, como você vai dar conta de pagar uma fatura maior do que o seu salário? Não faz muito sentido.

Dessa mesma forma, se uma pessoa tem um salário muito baixo, não é vantajoso para o banco oferecer a liberação do cartão de crédito. Isso porque, com pouco dinheiro girando por mês, é pouco provável que o cliente em potencial consiga se organizar o suficiente para pagar o banco em dia.

Score de Crédito: como conseguir uma boa pontuação

Confira aqui 15 dicas de como conseguir uma boa pontuação no score de crédito para aumentar as chances na aprovação de cartão de crédito.

Como aumentar suas chances de conseguir um cartão de crédito? 

 Imagem: Freepik
Imagem: Freepik

Bom, depois de ler tantos motivos pelos quais o seu cartão de crédito pode ser negado, você deve estar meio desanimado, né? Não fique! Apesar de vários fatores implicarem na aprovação do crédito, não é impossível conseguir o tão esperado cartão. Por isso, nós separamos algumas dicas que vão te ajudar a conseguir a aprovação antes do que você imagina! Assim, logo, logo você vai estar planejando sua próxima viagem com o seu cartão de crédito novo em folha. Basta entrar nos critérios que vamos listar e tentar ser uma pessoa organizada. Você vai ver que não é difícil. Continue lendo e saiba mais!

  • Pague as suas contas em dia: É a solução mais óbvia, mas precisa ser citada. Não atrase os seus boletos. Procure sempre pagar tudo com antecedência. Faça planilhas para controlar os seus gastos e não deixar nada passar! Isso vai deixar a sua vida muito mais organizada e fácil.
  • Fique de olho no seu Score do CPF: Como comentamos, você pode monitorar o seu score do CPF por sites como o Serasa Experian. Basta criar a sua conta lá e ficar de olho!
  • Procure várias opções de banco antes de fazer uma solicitação: não peça cartão de crédito para o primeiro banco que ver pela frente. Estude outras opções e escolha o que realmente tem a ver com você!
  • Escolha o momento certo para pedir o cartão de crédito: Ter um emprego estabilizado com um bom salário e um plano de carreira, por exemplo, é o momento perfeito para pedir um cartão. Dessa forma você vai estar com a sua vida financeira organizada! 
  • Não desista no primeiro “não”: A maioria dos bancos deixa você fazer uma nova tentativa em alguns meses ou semanas. Por isso veja o que deu errado e tente novamente.

Você precisa mesmo de um cartão de crédito? 

Afinal, você precisa mesmo de um cartão de crédito? | Imagem: Freepik
Afinal, você precisa mesmo de um cartão de crédito? | Imagem: Freepik

O tópico que vamos abordar agora pode parecer um pouco controverso, mas é preciso falar sobre. Após ler tanta informação sobre ter um pedido de cartão de crédito negado, você precisa se perguntar: ter um cartão é realmente necessário? É o que você está precisando no momento?

Pense bem, porque a resposta pode acabar sendo não. Talvez você não esteja ganhando muito bem no momento. Talvez perceba que a sua vida financeira não é tão organizada quanto achava que era.

Contudo, a reflexão também pode ter o efeito contrário e te fazer perceber que sim, você precisa muito de um cartão. De qualquer forma, recomendamos que você avalie a sua vida financeira.

Conclusão 

Enfim, veja o que levar em conta na hora de solicitar seu cartão novamente. | Imagem: Freepik
Enfim, veja o que levar em conta na hora de solicitar seu cartão novamente. | Imagem: Freepik

E então, já decidiu se vai tentar ter um cartão de crédito novamente? Esperamos ter te ajudado. Realmente, ter um cartão de crédito é uma baita responsabilidade. Por isso é uma decisão que deve ser tomada com calma. Se o seu pedido foi negado, há um motivo, como explicamos.

Porém, esse conteúdo também pode ter te inspirado a organizar melhor a sua vida financeira e tentar mais uma vez! O que é ótimo. Ter a liberdade financeira que um cartão proporciona é realmente muito bom.

Se você decidiu tentar novamente, te desejamos boa sorte! Que na próxima solicitação o seu pedido de cartão de crédito seja aceito. E que você possa fazer muito bom uso dele!

Gostou desse conteúdo? Então fique por dentro de tudo o que publicamos aqui no blog. Novos posts são publicados todos os dias. Falamos sobre finanças, negócios, empreendedorismo e muito mais. Esperamos te ver em outros posts! Até a próxima.

Como ser aprovado no cartão Nubank

Se você quer um roxinho para chamar de seu, conheça as nossas dicas para ser aprovado no cartão de crédito Nubank. Clique e confira!

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça 16 cartões Visa sem anuidade

Existem muitas opções excelentes de cartões Visa sem anuidade, com vantagens da bandeira como o Programa Vai de Visa e mais. Conheça 16 aqui!

Continue lendo
content

É preciso declarar o seguro de vida no Imposto de Renda 2022?

O seguro de vida precisa ser declarado no Imposto de Renda? Confira agora mesmo quais as exigências em relação ao serviço no documento.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão JP Morgan Reserve Card

Que tal aprender como solicitar o cartão JP Morgan Reserve Card totalmente online? Então, clique e confira o passo a passo do processo.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o Cartão Smiles Bradesco Internacional

Quer viajar mais pagando menos? Saiba como fazer isso com o cartão Smiles Bradesco Internacional. Descubra como solicitar o seu.

Continue lendo
content

8 melhores cartões para ganhar milhas

Cartões para ganhar milhas podem ser uma excelente forma de usufruir benefícios e viajar com desconto e conforto. Saiba 8 melhores cartões

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Coutts Silk

Você conhece o cartão da família real britânica? Então, leia este post e saiba tudo sobre o cartão de crédito Coutts Silk.

Continue lendo