Educação financeira

Golpe da máquina de cartão de crédito volta a aumentar em Alagoas

Desde o início da pandemia do coronavírus que estelionatários têm se aproveitado do aumento dos pedidos de delivery para aplicarem golpes. O da maquineta de cartão com o visor danificado é o mais recente, e pode também ser o mais prejudicial deles. Saiba mais!

Anúncios

O Procon emitiu uma nota alertando os consumidores, além de oferecer orientações para evitar a dor de cabeça. Confira!

Golpe da maquineta de cartão de crédito volta a aumentar. Fonte: Adobe Stock.
Golpe da maquineta de cartão de crédito volta a aumentar. Fonte: Adobe Stock.

O golpe da maquineta de cartão de crédito segue fazendo vítimas por todo o país. Os casos voltaram a subir no Estado de Alagoas, de maneira que o PROCON (Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor) emitiu uma nota alertando os consumidores sobre os riscos apresentados pela técnica de estelionato, além de orientações para evitar cair no golpe.

Segundo o órgão, os bandidos usam uma maquineta com o visor danificado propositalmente. Então, a vítima do golpe não consegue verificar de fato qual valor está pagando pela compra efetuada. Isso ocorre porque apenas os últimos dígitos do valor aparecem para a pessoa. 

Por exemplo, em uma compra que custaria R$50,00 ao consumidor, o golpista digita um valor bem acima, como R$5.050,00. Como a pessoa desavisada só consegue visualizar os últimos dígitos, acaba autorizando o pagamento. 

Daniel Sampaio, diretor do PROCON, disse que a pandemia foi um dos principais motivos pelo aumento dos golpes, já que as pessoas passaram a pedir mais produtos via delivery. Segundo Sampaio, o cliente que for lesado pela cobrança incorreta deve acionar o órgão para averiguação. Para ele, as empresas devem assumir a responsabilidade e ressarcir o valor ao consumidor enganado. 

Como funciona o golpe da maquineta de cartão de crédito?

Pois bem, o golpe é aplicado através de pedidos de comida ou outros itens via delivery. Após o pagamento online, o consumidor recebe uma ligação “oficial” do aplicativo informando que houve algum problema com a sua entrega, e que estão mandando outro entregador.

Então, o “atendente” diz que é preciso cobrar uma nova taxa, que será reembolsada posteriormente pelo aplicativo. Ao chegar na residência do consumidor, o motoboy entrega o pedido e faz a cobrança através de uma máquina de cartão danificada, de modo que fica impossível verificar o valor no visor do aparelho. 

Quais as orientações do PROCON para evitar o golpe da maquineta de cartão de crédito?

Primeiramente, deve-se dar preferência aos pagamentos online e desconfiar de qualquer cobrança extra. Os próprios aplicativos exibem uma mensagem após a confirmação do pagamento avisando que o pedido já está pago e não existe nenhum valor em aberto.

Se ocorrer o golpe, o consumidor deve negar o pagamento. Principalmente se notar que a máquina de cartão apresenta algum defeito. Outra recomendação é ativar os avisos de pagamento via SMS no celular. Deve-se exigir o comprovante de todas as transações efetuadas via maquineta, e também se atentar ao digitar a senha para verificar se ela está protegida pelos asteriscos.

Todo cliente que cair no golpe da maquineta de cartão de crédito tem direito à restituição de valores. Isso porque o Código de Defesa do Consumidor assegura que os responsáveis pelos danos financeiros causados ao consumidor são da empresa contratada para a prestação de serviço. Mas é importante reforçar que, quem é vítima do golpe, deve registrar uma ocorrência junto ao CDC. 

Por fim, se você é comerciante e deseja contratar um serviço de cartão mais em conta, confira o nosso conteúdo recomendado abaixo. Nele, você encontra as máquinas de cartão com menor taxa do mercado!

Maquininha de cartão com menor taxa

Veja o nosso ranking com as máquinas de cartão que oferecem as menores taxas no mercado!

Em Alta

content

Como solicitar o cartão Bemol

Descubra como pedir o seu cartão Bemol e aproveitar as suas vantagens, limite, programa de bônus e todos os benefícios para os clientes.

Continue lendo
content

Cartão Méliuz ou Cartão Dotz: qual escolher?

Que tal cartão Méliuz ou cartão Dotz? Para saber qual é o melhor produto financeiro, leia o nosso post e confira todas as informações.

Continue lendo
content

Credicard Zero Mastercard está dizimando a concorrência

Descubra quais os benefícios e vantagens do cartão de crédito Credicard Zero Mastercard e o motivo dele estar passando na frente do Nubank no mercado.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como abrir conta à ordem Best Ordenado

Descubra como abrir a conta à ordem Best Ordenado e aproveite todos os seus benefícios, como transações gratuitas e cartão de crédito.

Continue lendo
content

Cartão Agibank ou Cartão C6 Bank: qual escolher?

Afinal, cartão Agibank ou cartão C6 Bank? Ambos são Mastercard Internacional! Então, leia e confira todas as informações sobre eles aqui.

Continue lendo
content

Como solicitar empréstimo Credjet

Descubra o passo a passo para solicitar o empréstimo Credjet e poder equilibrar sua vida financeira de uma vez por todas.

Continue lendo