Dicas

O que são os títulos públicos e como investir

Os títulos públicos são ativos de renda fixa emitidos pelo governo que você pode investir e ter uma boa rentabilidade, saiba mais aqui!

Anúncios

Títulos públicos

Saiba tudo sobre os títulos públicos.
Saiba tudo sobre os títulos públicos. Foto: Pixabay / Stevepb

Se você estiver começando a investir, saiba que os títulos públicos são a melhor opção neste momento. Isso porque são seguros, rentáveis e garantidos pelo Tesouro Nacional.

Portanto, se você quiser saber mais sobre esse tipo de ativo de renda fixa, como funcionam e se vale a pena, siga com a gente.

Também vamos te mostrar como você pode investir no Tesouro Nacional com a ajuda de uma corretora de valores.

Vamos lá!

Anúncios

Títulos públicos: vale a pena investir?

Vale a pena investir nesses ativos?
Vale a pena investir nesses títulos? Foto: Pixabay / Ana Rosa Debastiani

Os títulos públicos são mais uma das opções de investimento em que você aplica seu dinheiro em ativos de renda fixa.

Ou seja, ao fazer o investimento, você já sabe qual é a rentabilidade da sua aplicação.

Esses títulos, emitidos pelo Tesouro Nacional, têm liquidez diária. Isto é, caso você precise do dinheiro que está investido, consegue ele em até um dia útil.

Por isso, os títulos do Tesouro Direto são muito usados para montar a reserva de emergência.

Mas não é só isso!

Como você verá ao longo deste artigo, os títulos públicos estão entre os ativos mais sólidos, seguros e com boa rentabilidade.

Tendo em vista que existem várias opções de ativos, com toda certeza, você encontrará o que mais atende às suas necessidades!

Além disso, os títulos do tesouro são muito parecidos com os Certificados de Depósitos Bancários (CDB). O que muda é que enquanto os CDBs são emitidos por bancos, os títulos são emitidos pelo governo federal.

Descubra o que são títulos públicos

Descubra os investimentos do governo.
Descubra o que são os títulos públicos. Foto: Pixabay / Quince Creative

Como já adiantamos, os títulos públicos são papéis de ativos emitidos pelo governo federal por meio da Secretaria do Tesouro Nacional.

Em suma, são o investimento mais seguro que você pode fazer tendo em vista que estão protegidos pelo Tesouro Nacional.

Mesmo que isso pareça até uma bobagem ou mesmo estranho, acredite se quiser, os investimentos protegidos pelo governo são os mais confiáveis.

Isso porque as chances do governo dar o calote ou falir praticamente não existem. E, caso isso aconteça, todos os outros tipos de ativos, bancos e corretoras já teriam falido antes.

Portanto, de modo geral, investir em títulos do Tesouro Direto é a maneira mais segura de você finalmente parar de depositar dinheiro na poupança e passar a realmente ver seu dinheiro render.

Mas, como assim, a poupança não é um investimento?

Em síntese, a caderneta de poupança até é um investimento. No entanto, a rentabilidade é bem menor do que a inflação e, com isso, seu dinheiro, apesar de render, perde valor ao longo do tempo.

Anúncios

O que são títulos públicos?

Saiba mais sobre os títulos públicos.
Conheça os títulos públicos. Foto: Pexels / Pixabay

Os títulos públicos são ativos de renda fixa emitidos pelo Tesouro Nacional com o intuito de financiar a dívida pública.

Dessa forma, ao fazer uma aplicação no Tesouro Direto, você passa a “emprestar” dinheiro para o governo e recebe em troca uma rentabilidade estabelecida no momento em que adquire o papel.

Esses títulos já existem a bastante tempo, no entanto, desde 2002 estão disponíveis para que todos os cidadãos possam investir.

Neste ano, o Tesouro Nacional e a bolsa de valores (B3) criaram o Tesouro Direto. Em suma, por meio do Tesouro Direto você consegue aplicar seu dinheiro em títulos do governo federal.

Geralmente a rentabilidade destes títulos está atrelada a taxas prefixadas ou então a índices como o CDI, a Taxa Selic (taxa básica de juros) ou ao IPCA (inflação real).

Além disso, com menos de R$50 você já consegue investir. Dessa forma, os títulos públicos são considerados uma boa opção para quem está começando e não tem muito dinheiro.

Atualmente, existem várias opções de títulos disponíveis, alguns pagam os juros diariamente, no entanto, outros são apenas semestrais. Por isso é importante estar atento às regras antes de aplicar seu dinheiro.

Conheça os tipos de títulos públicos

Conheça esses ativos.
Conheça os tipos de títulos públicos. Foto: Pexels / William Fortuna

Como já adiantamos, os títulos públicos estão divididos em diferentes tipos de ativos. Em suma, eles estão atrelados a taxas como a Selic, o CDI e o IPCA.

Cada um desses investimentos possui suas próprias características. Portanto, veja agora as principais opções:

Tesouro Selic

Tesouro Selic.
Tesouro Selic. Foto: Pexels / Skitterphoto

O Tesouro Selic é, certamente, o preferido de quem investe nos títulos do Tesouro Nacional.

Isso porque tem a sua taxa de juros baseada na Selic e liquidez diária. Com isso, todos os dias o valor do seu investimento é corrigido com base nos juros atuais.

Além disso, apesar do título pagar mais se você retirar ele apenas no vencimento, você pode sacar o dinheiro a qualquer momento.

Essa característica faz com que o Tesouro Selic seja indicado para quem está montando sua reserva de emergência.

Ademais, se você está começando e tem pouco dinheiro para investir, com R$30 já consegue comprar títulos da dívida pública.

Este tipo de ativo serve para investir no curto e médio prazo. Em outras palavras, para quem quer ver seu investimento dando lucros de forma rápida.

No entanto, para o longo prazo, nossa sugestão é que você mantenha apenas a reserva de emergência no Tesouro Selic e procure outras opções de investimento que rendam mais.

Tesouro prefixado

Tesouro prefixado.
Tesouro prefixado. Foto: Unsplash / Micheile Henderson

Em relação ao Tesouro Prefixado, você vai encontrar duas opções de ativos para investir.

  1. Tesouro prefixado: com taxa de juros fixada no momento em que adquirir o ativo. Esse título paga somente quando o papel vencer e está atrelado às expectativas do mercado. Nossa sugestão é que você invista nele se quiser acumular recursos.
  2. Tesouro prefixado com juros semestrais: este ativo se assemelha ao anterior. Porém paga juros apenas a cada 6 meses e você só pode sacar o valor investido no momento em que seu papel vencer. Indicado para aquelas pessoas que querem viver de renda no futuro e apostam na redução da taxa de juros.

Tesouro IPCA

Tesouro IPCA.
Tesouro IPCA. Foto: Pixabay / HO Erwin56

Assim como o prefixado, o Tesouro IPCA também possui duas opções.

A primeira delas, chamada de Tesouro IPCA +, tem a rentabilidade atrelada a variação do IPCA mais uma taxa de juros determinada quando você adquire o ativo.

Os juros vão acumulando com o tempo, no entanto, esse título só paga no no vencimento. Ou seja, você não consegue resgatar seu dinheiro antes.

Esse tipo de ativo é indicado para quem quer proteger seu dinheiro das variações da inflação e garantir, juros reias sobre o valor investido.

Agora, a segunda opção é o Tesouro IPCA + Juros Semestrais. Nesta opção você recebe juros a cada 6 meses e só pode sacar o valor que investir no momento que seu papel vencer.

Além disso, essa opção acaba sendo usada por quem deseja viver de renda.

Como esses ativos funcionam?

Como os títulos públicos funcionam?
Como funcionam os títulos funcionam? Foto: Pexels / William Fortunato

Os títulos públicos funcionam de maneira bem simples. Em resumo, depois que você adquirir um ativo, ele passa a fazer parte da sua carteira de investimentos.

Dependendo do tipo de título do Tesouro Direto que você escolher, os juros caem na sua conta todos os dias ou uma vez a cada 6 meses.

Os juros que você recebe por seus ativos ficam atrelados ao investimento e o ideal é sempre manter seu papel até a data que ele vencer.

Isso porque seu dinheiro vai render mais e você terá menos impostos para pagar.

Mas, caso precise, uma aplicação no Tesouro Selic pode ser desfeita e você recebe seu dinheiro de volta em um dia.

Custos e taxas dos títulos públicos

Custos e taxas desses investimentos.
Custos e taxas dos títulos públicos. Foto: Pexels / Karolina Grabowska

Ao investir em títulos públicos, você precisa estar atento a algumas taxas e custos que são cobrados.

Em geral, essas informações são acessíveis e todas as corretoras atuam de maneira responsável para te deixar a par de todas estas taxas.

Vamos a elas:

  • Taxa de administração:valor cobrado pela corretora para realizar as operações na bolsa de valores. No entanto, nem todas as corretoras cobram essa taxa. Caso você invista um pouco por mês, sugerimos que procure por corretoras que zeram essa taxa.
  • Taxa de custódia: corresponde a 0,3% do valor investido no Tesouro Direto. Cobrado uma vez por ano pela bolsa de valores do Brasil (B3). Valor usado para que a bolsa guarde, proteja e movimente os títulos dos investidores.
  • Imposto sobre Operações Financeiras (IOF): cobrado apenas se você adquirir um ativo com duração inferior a 30 dias. Depois que passar os 30 dias, você não precisa pagar mais nenhum valor de IOF.
  • Imposto de Renda: todos os títulos do Tesouro Direto possuem tributação atrelada ao IR. Esse imposto é cobrado de maneira regressiva, sendo que, quanto mais tempo o dinheiro ficar investido, menor a alíquota. Confira na tabela como funciona a cobrança regressiva:
Tempo Valor da alíquota de IR
Até 180 dias22,5%
De 181 dias a 360 dias20%
De 361 dias a 720 dias17,5%
Acima de 720 dias (2 anos)15%
Relação tempo x alíquota de IR devida

Quais as vantagens?

Conheça as vantagens.
Conheça as vantagens dos títulos públicos. Foto: Pixabay

No momento em que decidir investir em títulos públicos você vai começar a perceber as vantagens desses ativos.

Isso porque são consideradas as aplicações mais seguras do mercado. Aliás, muitos especialistas recomendam esse investimento por considerarem ele um “ativo livre de risco”.

Dessa maneira, você tem certeza de que receberá seu dinheiro de volta quando o papel vencer. Além disso, garante uma boa rentabilidade para a sua carteira de investimentos.

Outra vantagem destes ativos de renda fixa está no fato de terem liquidez diária (Tesouro Selic). Com isso, é o ativo mais indicado para você montar a sua reserva de emergência.

Afinal, caso precise resgatar o dinheiro para cobrir uma urgência, esse valor estará disponível de maneira bem rápida.

Ademais, os títulos públicos são uma ótima opção para quem não tem muito dinheiro para investir. Por exemplo, se você conseguir economizar todos os meses R$50 já consegue comprar ativos do governo e passar a receber juros.

É claro que, no início, esses valores serão baixos. Contudo, no longo prazo, você verá que o esforço compensa.

Como investir em títulos públicos?

Como começar a investir.
Como começar a investir em títulos públicos. Foto: Pexels / Zen Chung

Em primeiro lugar, para poder investir no Tesouro Direto, você precisa de uma conta numa corretora.

Depois que fizer sua conta e tiver o cadastro aprovado, você deve transferir algum dinheiro para a conta da corretora. Isso é feito via TED, então pode levar um ou dois dias para o dinheiro chegar até a corretora.

Em seguida, basta escolher os ativos de renda fixa e concluir o processo de compra do seu ativo. Após aprovado, o seu título do governo ficará na sua carteira de investimento que você acessa a qualquer momento pela corretora.

Vale lembrar que muitas delas possuem tanto site quanto aplicativos para você fazer os investimentos.

Além disso, é possível ter conta em mais de uma corretora ao mesmo tempo. Não há problema algum.

Vale a pena investir?

Vale a pena investir em títulos públicos?
Vale a pena investir em títulos públicos. Foto: Pexels / Vlada Karpovich

Em suma, acreditamos que sim, vale a pena investir nos títulos públicos.

Principalmente se você quiser montar uma reserva de emergência com boa rentabilidade.

Outra coisa, se você for iniciante, essa é a melhor opção também. Afinal, você já pode aprender a mexer no aplicativo da corretora e iniciar seus investimentos.

No entanto, na medida em que o tempo passar e você ficar mais experiente, nossa sugestão é procurar diversificar sua carteira.

Com isso, queremos dizer que você precisa ir conhecendo outras opções de investimentos mais rentáveis como os de renda variável. Mas só se estiver seguro, é claro.

Além disso, sempre mantenha a sua reserva de emergência em ativos de renda fixa de liquidez diária, como é o caso do Tesouro Direto, assim o seu dinheiro estará protegido das variações do mercado.

Por fim, para saber mais sobre a renda variável e suas diferenças em relação a renda fixa, continue a leitura:

Sobre o autor

Fernanda Weber

Produtora de conteúdos digitais e redatora web com formação na área de Letras. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Em Alta

content

Conheça o cartão de crédito Alelo

O cartão de crédito da Alelo é aceito no Brasil todo e é muito mais do que um vale refeição ou alimentação, confira tudo que precisa saber.

Continue lendo
content

Como abrir a conta Neon

Com a conta Neon, você pode fazer transferências ilimitadas via PIX e tem o controle de suas finanças na palma da sua mão! Veja aqui como abrir a sua!

Continue lendo
content

Quais são os direitos de quem está inadimplente?

Você sabe quais são os direitos de quem está inadimplente? Vamos te mostrar os direitos e obrigações, assim como, outras dicas sobre.

Continue lendo

Cartões

8 cartões de crédito com recompensas

Você está procurando um produto financeiro com benefícios? Então, que tal conhecer os 8 cartões de crédito com recompensas? Confira!

Qual melhor cartão de crédito com benefícios?

Imagine você conseguir crédito e, ainda, ganhar diversos benefícios. Isso pode ser realidade com os cartões de crédito com recompensas. Dessa forma, é possível usufruir de vantagens exclusivas que somente esse produto financeiro pode oferecer.

As recompensas podem variar de acordo com a bandeira ou com a variante do cartão, bem como podem apresentar diferentes níveis de categorias conforme o tipo da sua conta, caso o cartão seja vinculado a ela.

Mas, em todos os casos, existem recompensas muito interessantes para você aproveitar. Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura e confira todas as informações que separamos sobre os programas de recompensas. Acompanhe!

Como analisar os cartões de crédito com recompensas?

Os programas de recompensas oferecidos pelos cartões de crédito são incentivos para que os clientes adquiram esse produto financeiro. Além dos bancos, também podem oferecer esses programas outras empresas parceiras, como companhias aéreas, lojas, entre outros.

Eles têm regras bem definidas e você precisa segui-las para conseguir obter as recompensas. Geralmente, é possível receber uma pontuação de acordo com o valor gasto no cartão de crédito, ou seja, suas compras rendem pontos, que, por sua vez, podem ser trocados por diversos benefícios, como milhas, descontos, produtos e serviços.

Mas, afinal, como analisar os cartões de crédito com recompensas? Para isso, nós separamos algumas dicas que podem ajudar você. Vamos lá!

Analise o seu objetivo

O primeiro passo para saber qual cartão com recompensa você deve adquirir é analisar qual o benefício que deseja, ou seja, se quer milhas, descontos, produtos ou serviços exclusivos. A partir daí, fica mais fácil escolher qual é o melhor programa para atender às suas necessidades.

Verifique as despesas

Também é necessário verificar as despesas para obter esse cartão, ou seja, quanto você está disposto a pagar por ele. Já que a maioria desses produtos financeiros cobram taxa de anuidade e, em alguns casos, esse valor é elevado. Diante disso, analise muito bem o custo-benefício do cartão.

Veja como funciona a pontuação

É essencial verificar também como funciona a pontuação do programa de recompensas, pois ela depende dos gastos que você precisa ter no cartão de crédito. Geralmente, os programas determinam uma quantidade de pontos por dólar ou real consumido no cartão.

Isso pode mudar de acordo com a variante do produto. Portanto, você não tem somente a anuidade para pagar, também é necessário atingir um determinado valor para ganhar os pontos. 

E dependendo do cartão esse valor pode ser elevado, em especial, se ele foi pontuado em dólar. Já que você vai precisar gastar uma quantia maior em real dependendo da cotação da moeda.

Confira as regras do resgate

Você precisa saber como funcionam as regras para fazer o resgate dos pontos. Assim como verifique se existe alguma taxa de conversão em vantagens, se é necessário usar alguma plataforma para fazer esse processo ou, ainda, se os pontos têm prazo de validade. 

Lembre-se de que em alguns casos os pontos podem expirar dentro de uma determinado período de tempo e você pode perdê-los se não fizer o resgate nesse prazo. Portanto, essa é uma informação essencial antes de decidir qual o cartão de crédito com recompensa você vai solicitar.

Quais recompensas procurar?

Existem cartões de crédito com recompensas para todos os perfis de clientes. Desde aqueles que preferem descontos até aqueles que desejam milhas para viajar. Dentre os principais programas de recompensas podemos citar o Programa de Cashback, o Programa de Milhas, o Programa Mastercard Surpreenda, o Programa Vai de Visa e o Programa Elo Livelo. 

Veja uma breve descrição deles, a seguir.

Programa de Cashback

Nos Programas de Cashback você consegue resgatar um percentual das suas compras de volta, ou seja, recebe uma parte do dinheiro gasto de volta. Ou, ainda, pode transformar esse valor em pontos e trocar por produtos ou serviços oferecidos pelo banco.

Programa de Milhas

Os Programas de Milhas são oferecidos em parceria com as companhias aéreas, dentre eles os mais famosos são o Smiles, o TudoAzul e o Latam Pass. Por meio deles, você acumula uma quantidade de pontuação e pode trocar por passagens aéreas, hospedagem em hotéis, bem como outros produtos e serviços que podem facilitar a sua viagem.

Programa Mastercard Surpreenda

O Programa Mastercard Surpreenda é oferecido apenas para clientes que têm o cartão com a bandeira Mastercard. Por meio dele, você pode ganhar 1 ponto toda vez que usar o cartão. Quando consegue acumular 5 pontos pode comprar um produto e ganhar outro. Além disso, você pode participar de muitas promoções.

Programa Vai de Visa

Já o Programa Vai de Visa é exclusivo para clientes que têm o cartão com a bandeira Visa. Nesse caso, você tem acesso a diversas ofertas exclusivas, bem como pode usufruir de descontos em produtos e serviços em viagens.

Programa Livelo

O Programa Livelo pertence aos cartões com a bandeira Elo. Nesse caso, você pode acumular pontos e trocar por passagens aéreas de companhias parceiras, bem como produtos e serviços exclusivos.

8 opções de cartões de crédito com recompensas

Agora que você já sabe como analisar um programa de recompensas, que tal conhecer os 8 principais cartões de crédito com recompensas do mercado? Então, continue a leitura e confira!

1. Pancard

O Banco Pan oferece diversos cartões de crédito para os seus clientes. Estes produtos financeiros são internacionais com bandeira Mastercard. Por isso, eles podem ser usados para fazer compras à vista e parceladas em diversos estabelecimentos e sites credenciados à bandeira dentro e fora do Brasil.

Veja, as principais características desses cartões, a seguir:

InternacionalGoldPlatinum
Renda mínimaSalário mínimoR$ 2.500,00R$ 5.000,00
Anuidade12x de R$ 20,0012x R$ 29,1612x de R$ 41,66
BandeiraMastercardMastercardMastercard
CoberturaInternacionalInternacionalInternacional
BenefíciosPrograma de Recompensas Pan MaisPrograma de Recompensas Pan MaisPrograma de Recompensas Pan Mais
Características do cartão

Os cartões Pancard oferecem diversas regalias para os seus clientes. Dentre elas podemos destacar o Seguro Pan, o Programa Mastercard Surpreenda, o Programa de Cashback, o Clube de Ofertas, o Programa Use+ Pague Menos (desconto na anuidade) e o Programa de Recompensas Pan Mais.

Vale mencionar que esses cartões têm muitos programas de recompensas, mas vamos detalhar o Programa de Recompensas Pan Mais. Nesse caso, você adquire uma quantidade de pontos de acordo com a variante do cartão e pode trocar por recompensas incríveis. Veja como funciona o programa, a seguir:

  • PAN Internacional: U$ 1,00 = 1 ponto PAN;
  • PAN Gold: U$ 1,00 = 1,2 pontos PAN;
  • PAN Platinum: U$ 1,00 = 1,5 ponto PAN.

O processo de solicitação do Pancard é rápido, fácil e online. Para isso, é necessário acessar o site do banco, escolher o cartão zero anuidade e preencher o formulário com os dados solicitados.

Na sequência, você precisa aguardar a análise de crédito. Em caso de aprovação, será enviado um e-mail com a resposta. Em alguns dias, receberá o cartão no endereço informado no cadastro e poderá fazer o desbloqueio no app para usá-lo.

Como solicitar o cartão Pan

Descubra como solicitar o cartão Pan de forma simples e prática.

2. Méliuz

O Banco Pan oferece em parceria com o Méliuz o cartão de crédito Méliuz. Ele é internacional com bandeira Mastercard, bem como não apresenta anuidade. Você pode usá-lo para fazer compras à vista e parceladas em milhares de estabelecimentos e e-commerces nacionais e estrangeiros credenciados à bandeira.

Conheça, a seguir, as principais características deste cartão:

Renda mínimaNão informada
AnuidadeIsenta
BandeiraMastercard
CoberturaInternacional
BenefíciosPrograma de cashback
Características do cartão

Para solicitar este cartão basta acessar o site do Banco Pan, localizar o produto financeiro e clicar no botão “Quero meu cartão Méliuz”. Na sequência, preencha o formulário e aguarde a análise de crédito. Se você for aprovado, o cartão chega na sua casa em poucos dias. 

Dessa forma, você pode usufruir de muitas vantagens, como o Programa Mastercard Surpreenda e o Programa de Cashback. Vale destacar como funciona o Programa de Cashback, já que você consegue obter de volta até 1,8% de cashback nas compras. O percentual depende do valor da fatura, sendo:

  • Até R$ 750,00 com 1% de cashback nas compras online;
  • De R$ 751,00 a R$ 1.500,00 com 0,5% de cashback em todas as compras mais 1% extra nas compras online;
  • Acima de R$ 1.501,00 com 0,8% de cashback em todas as compras mais 1% extra nas compras online.

Além disso, é possível obter mais 1% de cashback se você comprar nas lojas online parceiras da Méliuz. Após acumular mais de R$ 20,00 em cashback, você pode resgatar o dinheiro na sua conta corrente.

Como solicitar o cartão Méliuz

Você já conheceu o cartão Méliuz? Solicite o seu online ou pelo app e consiga até 1,8% de cashback . Nada de milhas aéreas, o valor cai direto na sua conta bancária!

3. C6 Carbon 

O C6 Carbon também é um dos cartões de crédito com recompensas. Ele é vinculado à conta digital do banco C6 Bank. Por isso, para solicitá-lo é necessário baixar o aplicativo no Google Play ou na Apple Store e abrir a sua conta. Na sequência, você pode solicitar o seu cartão.

Esse cartão é internacional e possui bandeira Mastercard. Este produto financeiro pode ser usado para fazer compras à vista e parceladas em milhares de estabelecimentos e sites nacionais e estrangeiros credenciados à bandeira.

Confira, a seguir, mais algumas características deste cartão:

Renda mínimaNão informada
Anuidade12x de R$ 85,00
BandeiraMastercard
CoberturaInternacional
BenefíciosPrograma de Cashback Átomos
Características do cartão

O cartão C6 Carbon oferece muitas vantagens para os seus clientes, dentre elas podemos destacar os descontos na anuidade, o Programa Mastercard Surpreenda e o Programa de Cashback Átomos.

O programa de cashback Átomos é o principal destaque deste cartão. Nesse caso, você ganha 2,5 pontos a cada US$ 1 gasto no crédito. Esses pontos não expiram e você pode trocá-los a qualquer momento por produtos, serviços, passagens aéreas, dinheiro e muito mais.

Como solicitar o cartão de crédito C6

Descubra o passo-a-passo para solicitar seu cartão de crédito C6.

4. Azul Itaucard

O cartão de crédito Azul Itaucard é um produto financeiro criado entre a parceria do Banco Itaú e da Azul Linhas Aéreas. Ademais, veja as principais características dos cartões, a seguir:

InternacionalGoldPlatinumInfinite
Renda mínimaR$ 800,00R$ 2.500,00R$ 5.000,00R$ 15.000,00
Anuidade12x R$ 27,0012x R$ 36,5012x R$ 51,3312x R$ 100,00
BandeiraVisa/MastercardVisa/MastercardVisa/MastercardVisa
CoberturaInternacionalInternacionalInternacionalInternacional
BenefíciosAnuidade grátis gastandoR$ 1.000Anuidade grátis gastandoR$ 2.000Anuidade grátis gastandoR$ 4.000Anuidade grátis gastandoR$ 20.000
Características do cartão

Dentre as principais vantagens destes cartões vale destacar o Programa de Pontos TudoAzul. Nesse caso, a pontuação é diferente de acordo com a variante. Veja, a seguir, como funciona o programa:

  • Internacional: 1,4 ponto por dólar em compras e 1,5 ponto por dólar em compras na Azul;
  • Gold: 1,7 ponto por dólar em compras e 2,0 pontos por dólar em compras na Azul;
  • Platinum: 2,2 pontos por dólar em compras e 2,6 pontos por dólar em compras na Azul;
  • Infinite: 3,0 pontos por dólar em compras nacionais e 3,5 pontos por dólar em compras internacionais.

A pontuação acumulada pode ser trocada por passagens aéreas, entre outros produtos da Azul. Ademais, é possível solicitar o cartão pelo site do Itaucard ou pela página do cartão.

Como solicitar o cartão TudoAzul Itaucard 2.0

Você pode ter um cartão com isenção de anuidade e um incrível programa de pontos. Com o TudoAzul Itaucard 2.0, seu espírito aventureiro tem acesso a diversos benefícios.

5. Inter

O produto financeiro do Banco Inter é vinculado à conta digital do banco. Dessa forma, você precisa acessar o site da instituição financeira e abrir a sua conta e, em seguida, pedir o seu cartão internacional com bandeira Mastercard com a variante Gold. Já que para obter outras variantes é necessário fazer um upgrade na conta.

Por meio dele, é possível fazer compras à vista e parceladas em diversos estabelecimentos e e-commerces espalhados pelo mundo que sejam credenciados à bandeira.  Veja, a seguir, as principais características deste produto financeiro:

GoldPlatinumBlack
Renda mínimaNão informadaNão informadaNão informada
AnuidadeIsentaIsentaIsenta
BandeiraMastercardMastercardMastercard
CoberturaInternacionalInternacionalInternacional
BenefíciosPrograma de CashbackPrograma de CashbackPrograma de Cashback
Características do cartão

Com o cartão em mãos o cliente pode usufruir de muitas vantagens. Dentre elas podemos destacar o Programa Mastercard Surpreenda e o Programa de Cashback. Vale destacar que no programa de cashback você consegue recuperar um percentual do valor das suas compras no cartão. Sendo que o percentual muda de acordo com a variante do cartão, ou seja, é 0,25% de cashback no Gold, 0,5% no Platinum e 1% no Black.

Como Solicitar o Cartão do Banco inter?

Descubra agora o passo-a-passo para solicitar o seu cartão de crédito do Banco Inter. Leia as instruções e escolha uma das formas para solicitar o seu.

6. Santander 1 2 3

O cartão Santander 1 2 3 também é uma opção de produto financeiro com recompensas. Ele é internacional com bandeira Mastercard Gold. Por isso, pode ser usado para fazer compras à vista e parceladas em diversos estabelecimentos físicos e online dentro e fora do país. 

Veja as principais características deste cartão, a seguir:

Renda mínimaR$ 4.000,00 ou ser cliente Santander Van Gogh ou Select
Anuidade12x de R$ 37,00
BandeiraMastercard
CoberturaInternacional
BenefíciosPrograma de Pontos Esfera
Características do cartão

Esse cartão oferece muitas vantagens aos seus clientes, dentre elas podemos destacar o Programa Mastercard Surpreenda e o Programa de Pontos Esfera. No Esfera você pode ganhar 1 ponto a cada dólar gasto em compras em lojas físicas, 2 pontos a cada dólar gasto em compras online e 3 pontos a cada dólar gasto em compras internacionais.

Após acumular uma quantidade de pontuação, você pode trocar por até 50% de desconto em produtos, serviços e experiências disponíveis no catálogo do programa. Para solicitar este cartão, basta acessar o site do Banco Santander, localizar o produto e preencher o formulário de solicitação.

Como solicitar o cartão Santander 1|2|3 Gold

Veja aqui as três maneiras que você pode solicitar o seu cartão de crédito Santander 1|2|3 Gold e aproveitar seu programa de pontos.

7. Smiles

Já o Smiles é uma parceria entre a GOL Linhas Aéreas e os bancos Santander, Bradesco e Banco do Brasil. Para fins de comparação, vamos utilizar o cartão emitido pelo Santander. Conheça as principais características e condições de crédito deste cartão, a seguir:

Smiles Santander GoldSmiles Santander PlatinumSmiles Santander Infinite
Renda MínimaR$ 1.500,00R$ 7.000,00R$ 20.000,00
Anuidade4x de R$ 97,504x de R$ 137,254x de R$ 283,50
BandeiraVisaVisaVisa
CoberturaInternacionalInternacionalInternacional
BenefíciosPrograma de fidelidadePrograma de fidelidadePrograma de fidelidade
Características do cartão

Vale destacar o programa de fidelidade, pois ele é o principal benefício oferecido pelo cartão. Veja como funciona o programa, a seguir:

Smiles Santander GoldSmiles Santander PlatinumSmiles Santander Infinite
Cliente Clube SmilesUSD 1 = 2,5 milhas em compras do dia a diaUSD 1 = 3,5 milhas em compras na GOLUSD 1 = 3 milhas em compras do dia a diaUSD 1 = 4 milhas em compras na GOLUSD 1 = 4 milhas em compras do dia a diaUSD 1 = 5 milhas em compras na GOL
Demais clientesUSD 1 = 1,5 milhas em compras do dia a diaUSD 1 = 2,5 milhas em compras na GOLUSD 1 = 2 milhas em compras do dia a diaUSD 1 = 3 milhas em compras na GOLUSD 1 = 2,2 milhas em compras do dia a diaUSD 1 = 3,2 milhas em compras na GOL
Características do programa

Por meio deste programa, você pode acumular pontos e trocar por passagens aéreas, reservas de hotéis, aluguéis de carros, créditos Uber, entre outros. O processo de solicitação pode ser feito nas agências do banco, no site Santander, pelo app Way ou pela Central de Atendimento.

Como solicitar o Cartão Smiles Santander Gold

Quer um cartão Visa com cobertura internacional, descontos e programa acúmulo de milhas aéreas? Saiba como solicitar o Smiles Santander Gold!

8. LATAM Pass 

Nossa oitava opção de cartões de crédito com recompensas é o LATAM Pass. Ele apresenta diversas variantes emitidas tanto na bandeira Visa quanto Mastercard. Ademais, acompanhe as principais características do cartão, a seguir:

InternacionalGoldPlatinumBlack
Renda mínimaR$ 800,00R$ 2.500,00R$ 7.000,00R$ 15.000,00
Anuidade12x R$ 27,0012x R$ 36,5012x R$ 51,3312x R$ 100,00
BandeiraVisa/MastercardVisa/MastercardVisa/MastercardMastercard
CoberturaInternacionalInternacionalInternacionalInternacional
BenefíciosAnuidade grátis gastandoR$ 1.000Anuidade grátis gastandoR$ 2.000Anuidade grátis gastandoR$ 4.000Anuidade grátis gastandoR$ 20.000
Características do cartão

Esses cartões oferecem muitos benefícios para os clientes. Vale destacar que no Programa de Pontos LATAM Pass os cartões têm pontuação diferente de acordo com a variante. Veja, a seguir, como funciona o programa:

  • Internacional: US$ 1 = 2,5 pontos (membros do Clube LATAM Pass) e US$ 1 = 1,3 ponto (demais clientes);
  • Gold: US$ 1 = 3,0 pontos (membros do Clube LATAM Pass) e US$ 1 = 1,6 ponto (demais clientes);
  • Platinum: US$ 1 = 4,0 pontos (membros do Clube LATAM Pass) e US$ 1 = 2,0 pontos (demais clientes);
  • Black: US$ 1 = 7,0 pontos (membros do Clube LATAM Pass) e US$ 1 = 2,5 pontos (demais clientes).

Com a pontuação acumulada você pode aproveitar promoções exclusivas de passagens aéreas, cupons de upgrade de cabine e muito mais. Para adquirir esses cartões basta acessar o site do Itaucard ou o site oficial do cartão e preencher o formulário de solicitação.

Como solicitar o cartão LATAM Gold

Se você é amante de aventuras e adora viajar, esse pode ser o cartão perfeito. Você conta com isenção de anuidade e diversos descontos em passagens aéreas. Confira!

Agora que você já conhece os melhores cartões de crédito com recompensas, que tal saber um pouco mais sobre o Programa Mastercard Surpreenda? Então, clique no conteúdo recomendado e confira!

Conheça o Novo Mastercard Surpreenda

Você tem um cartão Mastercard mas ainda não conhece o programa de benefícios Mastercard Surpreenda? Então leia nosso artigo, ele é para você!

Você também pode gostar

content

Conheça o curso de inglês online Rachel’s Academy

O curso de inglês online Rachel’s Academy é a opção ideal para quem deseja aprender inglês online de forma fácil e intuitiva. Veja aqui.

Continue lendo
content

Conheça a corretora Daycoval Investe

Está pensando em investir? Saiba quais são os benefícios da corretora de valores Daycoval Investe e descubra se é uma boa opção para você.

Continue lendo
content

Cartão para negativado C6 Bank: como funciona

Com o cartão C6 Bank, você faz compras no mundo todo e ainda participa do exclusivo programa de pontos Átomos. Saiba mais!

Continue lendo