Empréstimo

O que é seguro para empréstimos?

O seguro para empréstimos é uma forma de garantir que os credores recebam o dinheiro e os clientes não sejam considerados inadimplentes. Quer saber mais sobre ele? Então, leia este post e confira!

Anúncios

por Tathiane Mantovani

Publicado em 07/05/2021

Conheça o seguro prestamista

Conheça o seguro prestamista. Fonte: Pexels.
Conheça o seguro prestamista. Fonte: Pexels.

Primeiramente, você conhece o seguro para empréstimos? Ele beneficia tanto o credor quanto o segurado. Já que o primeiro não tem prejuízos em caso de inadimplência do segundo. Assim como o segundo não fica com dívidas se acontecer algum imprevisto descrito no contrato do seguro.

Portanto, no momento que você for contratar um crédito em uma instituição financeira é essencial que verifique a possibilidade de fazer um seguro. Dessa forma, ambas as partes têm a garantia de que podem contar com esse suporte para evitar problemas posteriores.

Quer saber mais sobre o seguro prestamista? Então, continue a leitura deste texto e confira como funciona esse serviço que pode facilitar o processo de solicitação de um empréstimo ou um financiamento. Vamos lá!

Anúncios

O que é seguro prestamista?

Imagine que você contratou um empréstimo ou um financiamento, mas durante o período de pagamento das parcelas aconteceu um imprevisto e não conseguirá quitar o saldo devedor. Nesse caso, o seguro para empréstimos é uma ótima opção.

Mas, afinal, o que é o seguro prestamista? Ele é uma modalidade de seguro que garante tanto para o credor quanto para o cliente ou segurado que o crédito emprestado será quitado total ou parcialmente.

Ou seja, se acontecer um imprevisto com o cliente, como morte, invalidez temporária ou permanente, desemprego involuntário, entre outras situações previstas no contrato do seguro. O credor ou a instituição financeira tem o direito de receber o pagamento total ou parcial do valor do saldo devedor por meio da seguradora.

Assim como o segurado ou o cliente, tem a garantia de que não ficará devendo para o credor no caso da impossibilidade de cumprir o seu compromisso. Diante disso, os dois lados têm muitos benefícios relacionados à contratação de um seguro prestamista no momento de solicitar um empréstimo ou um financiamento.

É melhor fazer um empréstimo ou financiamento?

Qual é a melhor opção, afinal? Empréstimo ou Financiamento? Se você precisa decidir entre um e outro, não deixe de ler esse artigo e entender sobre o assunto. Confira!

Como funciona o seguro para empréstimos?

Como funciona o seguro para empréstimos? Fonte: Unsplash.
Como funciona o seguro para empréstimos? Fonte: Unsplash.

Quando você solicita um empréstimo ou um financiamento, o banco oferece a possibilidade de contratar um seguro para evitar problemas de inadimplência em caso de imprevistos. Já que esse tipo de seguro não é contratado diretamente da seguradora, mas, sim, por meio da instituição financeira parceira.

Em alguns casos, o seguro prestamista é obrigatório, por isso você precisa ficar atento no momento da contratação do empréstimo ou do financiamento. Diante disso, é imprescindível que você leia todas as condições e os termos tanto do contrato de crédito quanto do seguro para fazer um bom negócio. Já que esse serviço deve favorecer ambas as partes.

Lembre-se de que o seguro cobre apenas os imprevistos acordados no momento da contratação. Por isso, é essencial analisar todos os detalhes do contrato, como cobertura, valores, entre outros. Assim, você evita desgastes na hora de acionar o seguro.

Também não se esqueça de que o valor do empréstimo ou do financiamento será acrescido das parcelas do seguro. Isso porque elas fazem parte do Custo Efetivo Total (CET), ou seja, do valor final do crédito. Ou, ainda, o seguro pode ser feito à parte, caso a seguradora não seja parceira da instituição financeira.

Tenha cuidado com golpes

Como não cair no golpe do empréstimo falso

Você tem medo de fazer empréstimos por que não confia neste modalidade de crédito? Então, confira como não cair no golpe do empréstimo falso.

Anúncios

O que influencia no valor do seguro?

O valor do seguro para empréstimos depende de diversos fatores, por isso ele é customizado de acordo com a necessidade e o perfil do cliente. Ou seja, no momento de definir esse valor é leva-se em consideração o bem ou o crédito, o prazo de pagamento, a idade do segurado, entre outros fatores.

Portanto, quanto maior o valor do crédito, o prazo e a idade do seguro, mais elevado será o preço do seguro prestamista. Assim como a situação contrária também pode acontecer. Por exemplo, o seguro de um crédito de R$ 50 mil que deve ser quitado em 24 meses por uma pessoa de 60 anos. É mais caro em comparação com um empréstimo de R$ 20 mil em 12x feito por um jovem de 20 anos.

Como mencionamos anteriormente, o valor do seguro faz parte do Custo Efetivo Total do empréstimo ou do financiamento. Por isso, ele é diluído nas parcelas que devem ser pagas pelo crédito. No caso da contratação de produtos financeiros com prazos mais longos, o valor do seguro costuma não pesar no seu bolso.

Lembre-se de que é essencial que você faça um bom planejamento financeiro para conseguir pagar essas parcelas em dia e evitar situações que possam atrapalhar a quitação do saldo devedor. 

Já que o seguro não cobre todos os imprevistos que podem ocorrer durante o período de pagamento. Por exemplo, o desemprego voluntário e a morte por doença preexistente antes do seguro, geralmente, não são cobertos pelo seguro disponibilizado pelos bancos.

Quando acionar o seguro para empréstimos?

Quando o seguro para empréstimos é acionado? Fonte: Pexels.
Quando o seguro para empréstimos é acionado? Fonte: Pexels.

Mas, afinal, quando acionar o seguro para empréstimos? Isso acontece quando o segurado tem algum imprevisto, como morte, invalidez temporária ou permanente, desemprego involuntário, entre outras situações previstas no contrato.

Nesse caso, você ou o beneficiário do seguro precisa entrar em contato com a seguradora para que a indenização aconteça. Lembre-se de que é necessário provar que aconteceu um imprevisto para receber o valor determinado no contrato. Ou seja, esse é um processo burocrático, mas necessário para evitar fraudes ou outros tipos de problemas legais.

Quem é o beneficiário do seguro?

O beneficiário do seguro é o credor, ou seja, a instituição financeira na qual você contratou o empréstimo ou o financiamento. Já que esse serviço é uma maneira de evitar problemas de inadimplência do cliente.

Diante disso, se ocorrer um imprevisto, como morte, invalidez temporária ou permanente, desemprego involuntário, entre outras situações descritas no contrato. O banco tem a garantia de que o saldo devedor total ou parcial será pago por meio de indenização pela seguradora.

Mas, afinal, por que contratar um seguro prestamista? Simplesmente, porque você consegue pagar a sua dívida mesmo que não tenha condições financeiras favoráveis para isso.

Lembre-se de que imprevistos podem acontecer com qualquer pessoa, por isso é necessário ter um plano B para quitar as suas pendências. Então, mesmo que o beneficiário do seguro seja o credor, você também obterá muitas vantagens ao contratar esse serviço.

Podemos concluir que o seguro para empréstimos é uma ótima opção para que você evite problemas com inadimplência durante o período de pagamento do seu crédito. Vale destacar que tanto você quanto a instituição financeira tem muitos benefícios relacionados ao seguro.

Agora que você já conhece como funciona o seguro prestamista, que tal saber tudo sobre como contratar o novo empréstimo consignado? Então, clique no conteúdo recomendado pela nossa editora e confira!

Como contratar o novo empréstimo consignado

O empréstimo consignado depende da margem consignável. Em 2021, essa margem foi alterada para 40%. Quer saber mais sobre como solicitar o novo empréstimo consignado?

Sobre o autor

Tathiane Mantovani

Jornalista (Mtb 0012333/PR), Estrategista de Conteúdo, Redatora SEO, Conteudista EAD e Escritora com mais de 9 livros publicados nas áreas de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Estudante de Jornalismo e Publicidade. Bacharel em Administração. Especialista em Marketing de Conteúdo, Design Instrucional, Gestão de Pessoas e Psicopedagogia Institucional. Apaixonada pela arte da escrita e amante dos livros técnicos.

Em Alta

content

Conheça o cartão de crédito Livraria Cultura

Você gosta de comprar livros? Então, o cartão de crédito Livraria Cultura é ideal para você. Leia este post e saiba tudo sobre ele.

Continue lendo
content

Como funciona a isenção de Imposto de Renda

Descubra aqui se você tem isenção de Imposto de Renda ou não. Caso você tenha, vamos te mostrar como preencher a declaração.

Continue lendo
content

Conheça a corretora BitcoinToYou

Conheça a corretora BitcoinToYou que te ajuda a investir nas principais criptomoedas sem cobrar taxa para compra e venda. Saiba mais aqui.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Cartão Atacadão ou Cartão Will Bank: qual o melhor?

Quer fazer um cartão mas está em dúvida? Confira hoje a comparação entre o cartão Atacadão e o Will Bank e decida qual combina mais com seu perfil!

Continue lendo
content

10 principais perguntas cartão Ponto Frio

Está interessado em possuir um cartão cheio de vantagens? Leia o artigo e veja as 10 principais perguntas sobre o cartão ponto frio.

Continue lendo
content

Financiamento Balaroti ou Financiamento Bradesco Reforma: qual o melhor?

Confira tudo o que você precisa saber para escolher o financiamento Balaroti ou financiamento Bradesco Reforma para reformar ou construir sua casa!

Continue lendo