Dicas

Como não cair no golpe do empréstimo falso

Que tal aprender a não cair no golpe do empréstimo falso? Então, leia este post e confira todas as nossas dicas para evitar esse problema.

Anúncios

Cuidados na hora de contratar empréstimo online

Cuidados na hora de contratar empréstimo online
Cuidados na hora de contratar empréstimo online. Fonte: Pexels.

Infelizmente, existem pessoas mal intencionadas na Internet. Diante disso, é normal ficar com receio de fazer empréstimos online. Mas, fique tranquilo! A maioria das instituições financeiras são idôneas. Independente disso, é importante você saber o que fazer para não cair no golpe do empréstimo falso.

Ademais, também é necessário conhecer os procedimentos que devem ser tomados em caso de golpe. Pensando nisso, nós do Senhor Finanças separamos neste texto as principais informações sobre este tema para ajudar você a não cair na conversa de estelionatários.

Ficou interessado? Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura e confira!

Anúncios

O que fazer se cair em golpe do empréstimo falso?

O que fazer se cair em golpe do empréstimo falso?
O que fazer se cair em golpe do empréstimo falso? Fonte: Pexels.

Mas, afinal, o que fazer se cair no golpe do empréstimo falso? Como mencionamos anteriormente, existem criminosos que se passam por instituições renomadas para tirar dinheiro das pessoas.

Eles usam redes sociais, WhatsApp, e-mail e sites falsos para atraí-las com propostas atraentes e vantajosas. Depois disso, pedem uma transferência bancária com o valor das taxas e das despesas do empréstimo para confirmar a solicitação do crédito.

Diante disso, a pessoa com boa fé faz o depósito e acaba ficando com o prejuízo, já que não vai obter o dinheiro do empréstimo e, muitas vezes, não conseguirá o valor pago de volta. 

Lembre-se de que é ilegal pedir qualquer pagamento antecipado em relação ao empréstimo. Por isso, esse é o primeiro sinal de alerta para não cair em golpes. Então, fique atento a esse tipo de situação.

Mas, infelizmente, se você foi vítima desse tipo de crime, existem algumas ações que podem ser feitas para diminuir os seus prejuízos, bem como ajudar a prender essas pessoas mal intencionadas da Internet e evitar que outras pessoas também caiam no golpe.

Diante disso, veja, a seguir, as principais medidas que devem ser adotadas após sofrer o golpe do empréstimo falso. Acompanhe!

Peça a ajuda do seu banco

Peça a ajuda do seu banco
Peça a ajuda do seu banco. Fonte: Pexels.

O primeiro passo depois de tomar consciência que você caiu em um golpe, é entrar em contato com o seu banco para tentar reverter a transferência ou cancelar o cheque. 

Portanto, pedir a ajuda da instituição financeira pode te ajudar a resolver mais rápido o problema. Mas, se você não conseguir reverter essa situação com o auxílio do banco, existem outras coisas que podem ser feitas, como registrar o Boletim de Ocorrência.

Anúncios

Faça o Boletim de Ocorrência

Faça o Boletim de Ocorrência
Faça o Boletim de Ocorrência. Fonte: Pexels.

Formalizar o golpe junto a polícia aumenta as suas chances de reaver o dinheiro. Já que o caso será investigado pelas autoridades. Para isso, junte todos os documentos que comprovem o crime, como comprovante de depósito, prints da tela do site e das conversas pelo WhatsApp, redes sociais ou e-mail. 

Feito isso, acesse o site da delegacia virtual ou compareça ao órgão mais próximo da sua casa para fazer o B.O. Esse documento também é essencial para você conseguir comprovar o golpe para outros órgãos.

Procure o banco de destino do depósito

Procure o banco de destino do depósito
Procure o banco de destino do depósito. Fonte: Unsplash.

Você também pode entrar em contato com o banco que recebeu o depósito e apresentar o Boletim de Ocorrência. Isso mesmo! Se você conseguir comprovar para o gerente da instituição financeira que trata-se de um golpe.

Assim como se ele conseguir reverter a operação financeira e bloquear a conta do golpista. As suas chances de ter o dinheiro de volta são muito grandes.

Faça o registro no Procon

Faça o registro no Procon. Fonte: Procon SP.
Faça o registro no Procon. Fonte: Procon SP.

Lembre-se de que o Procon é seu aliado também nessas situações. Por isso, entre em contato com o órgão pelos canais de atendimento disponíveis na sua cidade, como telefone, site, agência, entre outros. Dessa forma, é possível denunciar e processar a empresa que aplicou o golpe. 

Mas lembre-se de que isso somente é possível se ela realmente existir oficialmente, ou seja, a pessoa que aplicou o golpe precisa pertencer a uma instituição que exista de acordo com a Lei brasileira.

Denuncie para o Google

Denuncie para o Google. Fonte: Google.
Denuncie para o Google. Fonte: Google.

O ato de aplicar golpes na Internet é denominado phishing e ele pode ser denunciado para o Google. Portanto, se alguém usar um site, um e-mail, um anúncio ou qualquer outro canal digital para cometer atos ilícitos está fazendo phishing. 

Diante disso, quando você faz a denúncia para o Google ajuda a evitar que outras pessoas tenham a mesma experiência desagradável de cair no golpe desses criminosos. Por isso, não deixe de denunciar.

Como saber se o empréstimo é verdadeiro?

Como saber se o empréstimo é verdadeiro?
Como saber se o empréstimo é verdadeiro? Fonte: Pexels.

O primeiro passo para saber se um empréstimo é verdadeiro é atestar a confiabilidade da instituição financeira que está oferecendo este produto. Para isso, você pode entrar em contato com o Banco Central (Bacen) para verificar se ela é autorizada para funcionar nesse segmento. 

Para isso, basta acessar o site ou ligar na central de atendimento no 135. É o Bacen que regulamenta o funcionamento de todos os bancos, financeiras, fintechs e correspondentes bancários que atuam no Brasil. Assim como ele faz a fiscalização para que essas instituições não cobrem juros abusivos, por exemplo.

Outra maneira de verificar a veracidade do empréstimo, é a existência de pagamentos antecipados. O Bacen proíbe que as instituições façam esse tipo de cobrança. Portanto, você apenas começa a pagar as parcelas com todos os custos operacionais incluídos depois que recebe o dinheiro do empréstimo na sua conta.

Também é importante ficar atento ao contrato, pois nele deve constar todas as informações sobre o crédito, como custo efetivo total, taxa de juros, quantidade e valor das parcelas, valor total da dívida, impostos, seguros, entre outras.

Portanto, se você identificar que a instituição não é autorizada pelo Bacen ou que ela cobra pagamento antecipado. Ou, ainda, que ela não é transparente com as informações sobre as condições do empréstimo. Pare a negociação imediatamente e denuncie essa empresa nos órgãos competentes.

Quando solicitar um empréstimo online?

Está com o nome sujo e quer um empréstimo? Confira nossa lista de empresas confiáveis para solicitar um empréstimo online e quando você deve fazer isso.

Como evitar o golpe do empréstimo falso?

Tenha cuidado com golpes
Tenha cuidado com golpes. Fonte: Pexels.

Você deve estar se perguntando: como evitar o golpe do empréstimo falso? A primeira coisa que você precisa saber é que é importante sempre desconfiar de propostas muito exageradas. 

Ou seja, que apresentam taxas de juros muito baixas, valor de empréstimo muito alto, falta de exigências para contratação do produto financeiro, inexistência de análise de crédito, entre outros.

Portanto, propostas muito fora da realidade podem ser uma isca para atrair você para um golpe. Mas não vamos generalizar, já que existem instituições idôneas que oferecem empréstimos com juros mais baixos e menos burocracia na contratação. 

A diferença é que elas fazem análise de crédito, bem como tem pré-requisitos que a pessoa precisa atender para conseguir o valor desejado. Além disso, como mencionamos anteriormente, não negocie com instituições que pedem pagamento antecipado ou que não tenham autorização do Bacen para funcionar.

Outra medida que pode te ajudar a evitar esses golpes, é não divulgar nas redes sociais que está procurando um empréstimo. Isso parece óbvio, mas existem pessoas que compartilham esse tipo de informação na Internet. 

Esse comportamento é o bilhete premiado para o golpista, pois ele vai conseguir as informações que ajudarão a te convencer de que ele é uma empresa idônea. Já que você já forneceu todos os dados que ele precisa por meio das redes sociais.

Ademais, desconfie de mensagens como erros de português, contato em horários não comerciais, insistência e descontos nas cobranças antecipadas, ligações de telefones desconhecidos, entre outros fatos suspeitos.

Principalmente, não procure um empréstimo em um momento de desespero, pois isso pode facilitar a ação de pessoas oportunistas. Então, faça esse processo com muita calma, discernimento e pesquisa para evitar problemas com golpes.

Solicitar empréstimo online com segurança

Está com dívidas e quer limpar o seu nome? Precisa trocar uma dívida cara por uma mais barata? Aprenda a solicitar empréstimo online.

Empréstimo online é confiável?

Empréstimo online é confiável?
Empréstimo online é confiável? Fonte: Pexels.

Mas, afinal, empréstimo online é confiável? Na maioria das vezes, sim. Para ter certeza disso, você precisa saber se a instituição financeira é autorizada pelo Bacen, bem como se o processo de contratação do crédito não contempla pagamentos antecipados.

Além disso, você pode verificar a segurança do site. Como assim? Toda página da Internet idônea tem um certificado chamado SSL (Security Sockets Layer). Ele indica que neste site os seus dados estarão protegidos.

Para saber essa informação, basta olhar na barra do Google onde mostra o endereço do site, se ele estiver com um cadeado significa que tem certificado válido. Ademais, veja se a página da Internet não tem erros de português, links ou imagens quebradas, informações contraditórias, entre outros fatores que possam causar estranheza.

Você também precisa verificar se a instituição financeira que oferece o empréstimo é conhecida no mercado. Assim como se ela tem muitas reclamações em sites, como o Reclame Aqui.

Todas essas informações te ajudarão a analisar se o empréstimo online é confiável ou não. Ademais, lembre-se de que você também tem a opção de solicitar este crédito da maneira tradicional, ou seja, comparecendo a uma agência bancária.

10 opções de empréstimo online na hora

Você precisa de dinheiro urgente, mas não sabe o que fazer. Que tal conhecer 10 opções de empréstimo online na hora?

Como pedir empréstimo online seguro?

Como pedir empréstimo online seguro?
Como pedir empréstimo online seguro? Fonte: Pexels.

Para solicitar empréstimo online seguro é necessário conhecer muito bem a instituição financeira que está oferecendo o crédito. Isso pode ser feito por meio de pesquisas na Internet, bem como conversando com amigos e parentes que já contrataram este tipo de produto financeiro.

Ademais, você precisa tomar todos os cuidados que mencionamos anteriormente, como verificar a existência de autorização do Bacen e do certificado SSL. Dessa forma, é possível ter mais segurança no momento da contratação do crédito.

Depois disso, você precisa acessar a página da instituição e ler todas as informações disponíveis sobre o processo de solicitação e as condições de crédito, como taxa de juros, quantidade de parcelas, valor máximo do empréstimo, custo efetivo total, entre outras.

Além disso, verifique se ele apresenta informações relacionadas à autorização do Bacen. Assim como, em caso de correspondente bancário, é necessário verificar qual é a instituição que administra a plataforma online.

Após analisar todas essas informações, faça a simulação do empréstimo para verificar quais serão as condições de crédito oferecidas para o seu perfil. Leia com muita atenção para evitar problemas posteriores.

Se estiver de acordo, basta dar continuidade no processo, que inclui o envio da foto da documentação, a análise de crédito e a assinatura do contrato digitalmente. Nesse momento, temos outro ponto de atenção. 

Já que você precisa ler o documento completo para verificar se existem informações incoerentes em relação às condições de crédito apresentadas na simulação. Se estiver tudo certo, basta finalizar o processo e o dinheiro entra na sua conta corrente.

Podemos concluir que é possível evitar o golpe do empréstimo falso se você tomar algumas medidas simples. Diante disso, que tal conhecer os principais cuidados que você deve ter antes de solicitar um empréstimo?

Cuidados que você deve ter ao solicitar empréstimo

Está precisando de dinheiro urgente? Solicitar um empréstimo pode ser uma alternativa, mas você precisa ter alguns cuidados.

Sobre o autor

Tathiane Mantovani

Jornalista (Mtb 0012333/PR), Estrategista de Conteúdo, Redatora SEO, Conteudista EAD e Escritora com mais de 9 livros publicados nas áreas de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Estudante de Jornalismo e Publicidade. Bacharel em Administração. Especialista em Marketing de Conteúdo, Design Instrucional, Gestão de Pessoas e Psicopedagogia Institucional. Apaixonada pela arte da escrita e amante dos livros técnicos.

Em Alta

content

Conheça o MIT Itaucard Platinum

Conheça as características gerais do MIT Itaucard Platinum, assim como suas vantagens e benefícios da categoria Platinum.

Continue lendo
content

Como ganhar dinheiro com pouco investimento

Já imaginou se você encontrasse formas de ganhar dinheiro com pouco investimento? Isso é completamente possível. Confira nossas dicas aqui.

Continue lendo
content

Cartão Credicard ZERO anuidade e com soluções inteligentes

O cartão Credicard tem anuidade e taxa de administração ZERO e você aproveita descontos especiais em diversos parceiros. Conheça agora!

Continue lendo

Empréstimo

Como solicitar o Empréstimo Emergencial MOVA

Empréstimo emergencial MOVA é uma novidade com melhores condições e sem intermédio de bancos. Clique e confira como solicitar o seu online!

Empréstimo emergencial MOVA

Você já ouviu falar que cada vez mais o Brasil conta com novas fintechs que inovam no mercado financeiro? Pois a empresa MOVA é mais uma destas fintechs. Assim, a empresa nasceu em 2019 com o objetivo de facilitar cada vez mais a obtenção de financiamentos e crédito em geral. Além disso, no momento atual de pandemia a fintech lançou o empréstimo emergencial MOVA. Então, que tal saber mais sobre ele?

Em suma, a fintech MOVA se especializou como uma Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP), e foi a pioneira desse tipo no Brasil. Mas o que é isso? Bem, basicamente a empresa oferece uma modalidade de crédito chamada de “peer-to-peer”, ou P2P, nascida na Inglaterra e já em muito uso na Europa e Estados Unidos.

Então, esse tipo de crédito entre pessoas ocorre com a participação de investidores ao invés de haver a intermediação de instituições financeiras, como no modelo tradicional. Portanto, as condições desse tipo de empréstimo podem ser bem mais vantajosas para os solicitantes.

Pois a MOVA intermedia a solicitação de crédito e o aporte financeiro, de acordo com cotas de investimento que recebe de pessoas físicas e jurídicas. Ou seja, o seu empréstimo com a MOVA se torna um tipo de investimento para quem está disposto a inserir capital na fintech.

Dessa forma, não existe a tradicional cobrança das taxas administrativas, entre outras. Assim, o empréstimo MOVA pode ocorrer com condições muito mais vantajosas em relação ao modelo tradicional.

Mas a empresa inovou ainda mais ao anunciar a categoria de empréstimo emergencial MOVA. Pois, por conta da atual situação de crise generalizada com a pandemia de COVID-19, muitas pessoas que necessitavam de crédito. Mas não estavam conseguindo obter através das instituições financeiras tradicionais.

Então, vamos saber mais sobre o empréstimo emergencial MOVA? Confira!

card

Empréstimo

MOVA

menores taxas Online

Com menores taxas em relação aos concorrentes no mercado, e limite pré-aprovado

Você será redirecionado para outro site

Vantagens do empréstimo emergencial MOVA

Assim, a fintech pensou em uma categoria especialmente desenvolvida para superar a falta de liquidez causada pela pandemia. Portanto, o empréstimo emergencial da MOVA garante condições contratuais muito mais vantajosas em relação a outros tipos de crédito pessoal.

Por exemplo, se você cair na dívida com o cheque especial ao ficar com saldo negativo em sua conta, vai pagar uma taxa de 8% ao mês de juros. Mas com o crédito emergencial MOVA você consegue taxas de juros que variam entre 1,22% e 1,99%.

Ademais, terá um prazo de até 24 meses para pagar o seu empréstimo. Mas as vantagens ainda não acabaram! Pois há um bom benefício para o cliente que não conseguir quitar uma parcela nos três primeiros meses do contrato.

Assim, o cliente que acabar atrasando uma entre as três primeiras parcelas do empréstimo emergencial MOVA, poderá pagar esse valor ao final do prazo. Além disso, esse valor não vai ter nenhuma multa ou juros de mora. Então, viu que vantagens excelentes?

Portanto, pense bem em todas estas informações que lhe trouxemos antes de se decidir pelo crédito com a Mova. Mas se você já está com total certeza de que o empréstimo emergencial MOVA é o que você estava buscando, continue lendo e saiba como solicitar o seu!

Vamos lá?

Passo a passo para solicitar Empréstimo emergencial MOVA

Então, se você está com a certeza de que esse crédito é o que necessita para organizar sua situação financeira durante a pandemia, chegou ao lugar certo! 

Mas como solicitar o empréstimo emergencial MOVA? Bem, não se preocupe, pois o processo ocorre totalmente online. Assim, de maneira simples e prática você consegue simular e solicitar seu empréstimo sem sair de casa. O que é perfeito para o momento de pandemia que vivemos, certo?

Então, continue lendo e confira o passo a passo de como solicitar seu empréstimo com a Mova.

Solicitar online

Pois a plataforma digital da fintech Mova é o principal canal para quem decidiu e quer pedir um empréstimo emergencial MOVA. 

Assim, de maneira geral o que você precisa é acessar a plataforma digital e procurar pela aba “Financiamentos”. Em seguida, clique no botão “Simular Financiamento”, pois uma página com um formulário de cadastro irá abrir.

Assim, será preciso colocar seu nome ou apelido, e em seguida fazer um cadastro de email e senha para login. A partir disso, você informa seus dados pessoais para que a plataforma analise seu perfil de pagador.

Então, você receberá uma taxa personalizada de juros, e poderá informar qual é o valor do empréstimo emergencial que necessita. Assim, se você gostar e concordar com as condições para o seu crédito, basta formalizar um contrato totalmente online.

Finalmente, você poderá acompanhar tudo relacionado ao seu empréstimo emergencial MOVA diretamente pela plataforma digital exclusiva. Pois tanto os boletos de pagamento da parcela, quanto seu saldo devedor, tudo estará facilmente disponível online.

Solicitar via telefone

Não é possível fazer nenhum tipo de solicitação de empréstimo emergencial MOVA diretamente pelo telefone. Porém, você pode entrar em contato e tirar suas dúvidas, pelos seguintes canais:

Baixar aplicativo

A fintech Mova ainda não disponibiliza um aplicativo para seus clientes, mas a plataforma digital é totalmente otimizada para o uso através de smartphones. Portanto, basta acessar diretamente o site da empresa e conferir tudo relacionado ao seu empréstimo emergencial MOVA.

Empréstimo BMG ou Empréstimo MOVA?

Mas se você ainda está em dúvidas, ou procura por um crédito pessoal que aceite negativado, conheça o empréstimo emergencial BMG. Pois esse produto financeiro, também conhecido como Dinheiro Extra, é exclusivo para aposentados, pensionistas e servidores públicos. 

Então, seu grande diferencial é que é ideal para negativados, já que não há consulta ao SPC e Serasa durante o processo de contratação. Portanto, confira a tabela comparativa abaixo:

Empréstimo BMGEmpréstimo MOVA
Valordepende da análise de créditoentre 1 mil até 15 mil reais
Parcelamento12 meses24 meses
Taxa de Jurosdepende do valor liberado e do parcelamentoentre 1,22% e 1,99%
Aceita negativadoSimNão
Prazo de liberaçãoaté 24 horasnão informado

Como solicitar empréstimo BMG para negativados

Se você está com o nome sujo e quer equilibrar as contas, o empréstimo BMG para negativados pode ser uma boa opção. Continue a leitura e saiba como solicitá-lo.

Você também pode gostar

content

Conheça o Facebook Pay: novo sistema de pagamento 2021

Você costuma realizar pagamentos online? Então, te apresentamos aqui o mais novo método de pagamento virtual: Facebook Pay. Clique e confira!

Continue lendo
content

12 melhores Cartões com a Bandeira Visa

Os melhores cartões com a bandeira Visa oferecem benefícios exclusivos como o programa Vai de Visa, facilidades e descontos. Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Empréstimo Caixa Consignado: como funciona

Você conhece o empréstimo Caixa consignado? Ele oferece ótimas condições de crédito, como taxa de juros reduzida. Leia este post e saiba mais!

Continue lendo