Dicas

Cuidados que você deve ter antes de solicitar empréstimo

Está precisando de dinheiro urgente? Solicitar um empréstimo pode ser uma alternativa, mas você precisa ter alguns cuidados. Saiba quais são eles no texto abaixo.

Anúncios

por Tathiane Mantovani

01/02/2021 | Atualizado em 05/03/2021

Cuidados que você deve ter antes de solicitar empréstimo

Cuidados que você deve ter antes de solicitar empréstimo
Cuidados que você deve ter antes de solicitar empréstimo. Fonte: Pexels.

Por que solicitar um empréstimo? Ou, ainda, como pagar as parcelas? Essas são perguntas que você precisa fazer a si mesmo antes de contratar este produto financeiro. Assim, você evita situações que podem comprometer o seu orçamento.

Infelizmente, muitas pessoas se deixam levar pela facilidade de contratar um empréstimo e esquecem de que elas precisam ter condições financeiras para pagar as parcelas em dia. Já que a contratação desse crédito não acaba no momento que o dinheiro cai na sua conta bancária.

Pensando nisso, nós do Senhor Finanças, separamos aqui alguns fatores que precisam ser analisados antes de você solicitar um empréstimo. Então, continue a leitura e confira!

Anúncios

7 fatores importantes na hora de solicitar empréstimo

7 fatores importantes na hora de solicitar empréstimo
7 fatores importantes na hora de solicitar empréstimo. Fonte: Pexels.

As pessoas, normalmente, contratam um empréstimo para pagar uma dívida alta, como o cheque especial ou o cartão de crédito. Ou, ainda, podem pedir esse crédito para tirar um projeto pessoal ou profissional do papel, como uma viagem internacional ou uma especialização.

Mas, infelizmente, elas esquecem de que é necessário tomar alguns cuidados para não ter problemas com o pagamento das parcelas. Já que você está assumindo uma dívida de longo prazo e podem acontecer imprevistos no meio do caminho.

Para ajudar você a fazer um bom negócio em relação a contratação do crédito, separamos aqui 7 fatores importantes que precisam ser analisados na hora de solicitar o empréstimo. Vamos lá!

1. Avalie sua situação financeira

Avalie sua situação financeira
Avalie sua situação financeira. Fonte: Pexels.

Não deixe a ansiedade tomar conta de você no momento de solicitar um empréstimo. Lembre-se de que estará assumindo uma dívida em longo prazo e que deve ser paga em dia. Então, você precisa ter condições para cumprir com o seu compromisso.

Por isso, é necessário analisar a sua situação financeira antes de contratar esse produto. Já que você precisa saber quanto da sua renda mensal pode ser reservada para o pagamento das parcelas.

Para isso, você precisa levantar todas as suas fontes de renda e mensurar quanto você possui. Na sequência, faça o mesmo com as dívidas e gastos fixos mensais. Dessa forma, é possível saber se você está gastando mais do que recebendo.

Se isso estiver acontecendo, sua situação financeira é ruim, portanto você precisa organizá-la antes de contratar o empréstimo. Mas se estiver tudo certo, ou seja, você está conseguindo pagar suas dívidas e, ainda, tem dinheiro guardado na poupança ou em investimentos, a sua situação está favorável.

Lembre-se de que a uma vida financeira controlada e organizada é fruto de muita disciplina e bons hábitos de consumo. Por isso, tente manter seus gastos sempre equilibrados para não correr o risco de entrar em um ciclo vicioso de endividamento.

Anúncios

2. Analise sua necessidade de solicitar empréstimo

Analise sua necessidade de solicitar empréstimo
Analise sua necessidade de solicitar empréstimo. Fonte: Pexels.

Mas, afinal, por que você precisa do empréstimo? Avaliar se você realmente precisa do crédito é o primeiro passo para evitar problemas futuros. Pare e pense, ter mais dinheiro para fazer uma compra não é motivo suficiente para fazer uma dívida de longo prazo.

Nesse caso, o ideal é guardar dinheiro na poupança ou fazer um investimento. Assim, ao final de um período você tem a quantia necessária para comprar um carro ou fazer uma viagem internacional, por exemplo.

Mas, se você tem uma dívida no cartão de crédito ou no cheque especial cujo custo efetivo total, normalmente, é mais alto do que o empréstimo, faz sentido solicitar o crédito. Porém, procure o banco para tentar renegociar a dívida primeiro. Assim, você consegue saber se realmente vale a pena fazer uma dívida para pagar outra.

Ademais, o empréstimo pode ser uma boa opção quando você precisa de dinheiro para investir em um negócio ou na carreira. Já que nestas situações você consegue obter retorno do dinheiro investido, bem como têm condições de pagar as parcelas com mais facilidade.

Ou, ainda, em caso de um imprevisto ou uma emergência familiar, como uma doença grave ou a falta de emprego, o empréstimo também pode ser uma opção. Mas lembre-se de que você precisa ajustar o seu orçamento para conseguir pagar as parcelas e não ficar endividado.

Portanto, é necessário ter muito discernimento e cuidado no momento de decidir contratar um empréstimo. Então, pense muito bem e veja se não existem outras alternativas antes de fechar o negócio.

Quando solicitar um empréstimo online?

Está com o nome sujo e quer um empréstimo? Confira nossa lista de empresas confiáveis para solicitar um empréstimo online e quando você deve fazer isso.

3. Elabore um plano de pagamentos das parcelas

Elabore um plano de pagamentos das parcelas
Elabore um plano de pagamentos das parcelas. Fonte: Pexels.

Como sempre mencionamos aqui no Senhor Finanças, é essencial que você faça um planejamento financeiro antes de solicitar um empréstimo. Dessa forma, é possível pagar as parcelas com mais tranquilidade.

Lembre-se de que você estará assumindo uma dívida de longo prazo, então, a organização das finanças pessoais é imprescindível para não criar uma dívida ainda maior em caso de inadimplência.

Diante disso, faça o cálculo do valor que você precisa mensalmente para pagar as contas básicas, como água, luz, supermercado, gás, entre outros. Depois verifique qual é o percentual da sua remuneração que pode ser comprometida com o empréstimo, sem prejudicar o pagamento das contas essenciais.

Ademais, não se esqueça que o valor das parcelas não leva em consideração apenas o valor que você tomou de empréstimo, mas, também, tem o custo efetivo total. Este valor é acrescido nas parcelas e abrange o valor das taxas de juros, impostos e encargos relacionados ao crédito.

Outra coisa importante, não pense que contratar o crédito com muitas parcelas e um valor menor é um bom negócio. O ideal é fazer uma dívida com um prazo mais curto. Assim, você evita imprevistos, já que não é possível prever se vai conseguir manter o emprego até o final do pagamento da dívida, por exemplo.

Como organizar as finanças pessoais em 2021?

Para começar o ano com o pé direito você precisa sair do vermelho, não é? Por isso, confira o passo a passo para organizar as finanças pessoais em 2021.

4. Conheça as opções disponíveis para seu perfil de crédito

Conheça as opções disponíveis para seu perfil de crédito
Conheça as opções disponíveis para seu perfil de crédito. Fonte: Pexels.

Você conhece todas as modalidades de crédito disponíveis no mercado? Isso mesmo! Existem diversas opções e cada uma delas tem suas próprias características e condições de crédito. Assim, você pode escolher aquela que mais se encaixa a sua necessidade. Veja, a seguir, as principais modalidades existentes. Acompanhe!

Empréstimo pessoal

Empréstimo pessoal
Empréstimo pessoal. Fonte: Pexels.

O tipo de crédito mais conhecido do mercado é o empréstimo pessoal. Nesse caso, não existe restrição de público e os juros são intermediários em relação às outras modalidades de crédito. Já o pagamento das parcelas é realizado por meio de boleto ou débito automático.

Empréstimo consignado

Empréstimo consignado
Empréstimo consignado. Fonte: Pexels.

Também temos o empréstimo consignado cuja taxa de juros é a menor do mercado. Já que as parcelas são debitadas diretamente na folha de pagamento ou no benefício. Por isso, o público deste crédito é limitado a aposentados e pensionistas do INSS, bem como funcionários públicos e privados na qual a empresa tenha convênio com o banco.

Empréstimo com garantia

Empréstimo com garantia
Empréstimo com garantia. Fonte: Pexels.

Outra opção de crédito é o empréstimo com garantia de imóvel, automóvel ou jóias. Nesse caso, os juros também são mais baixos, pois você oferece algum bem material para o banco como garantia de que você vai pagar as parcelas. Mas lembre-se de que em caso de inadimplência o seu bem pode ser penhorado para pagar as dívidas.

Financiamento

Financiamento
Financiamento. Fonte: Pexels.

Os financiamentos são similares ao empréstimo pessoal, mas, normalmente, são feitos para comprar bens com um valor aquisitivo maior, como um imóvel ou um automóvel. Por isso, a quantidade de parcelas costuma ser maior, bem como o valor delas é mais alto. Dessa forma, é necessário ter muito controle financeiro para pagá-las em dia e não perder o bem comprado.

Cheque especial ou cartão de crédito

Cheque especial ou cartão de crédito
Cheque especial ou cartão de crédito. Fonte: Pexels.

Por fim, temos o cheque especial e o cartão de crédito, eles também são maneiras de você tomar empréstimo de uma instituição financeira. Mas, nesse caso, os juros são os mais altos do mercado. Então, você precisa evitar pagar as faturas do cartão em atraso, bem como demorar para cobrir o valor do cheque especial. Dessa forma, você consegue administrar melhor o crédito.

5. Compare taxas de juros e condições de pagamento

Compare taxas de juros e condições de pagamento
Compare taxas de juros e condições de pagamento. Fonte: Pexels.

Você sabe o que são as condições de crédito? Elas contemplam a taxa de juros, o custo efetivo total, a taxa de cadastro, a taxa de abertura de crédito, os impostos, o seguro, o valor e a quantidade de parcelas, entre outros detalhes importantes sobre o empréstimo.

Assim, você saberá qual é o valor final do crédito que está emprestando. Essas condições podem mudar de acordo com a modalidade de crédito e a instituição financeira que está oferecendo o produto. Por isso, é essencial que você pesquise as opções que existem no mercado antes de fechar o negócio.

Lembre-se de que os créditos de plataformas online têm um custo de operação menor. Dessa forma, as condições do empréstimo são mais favoráveis. Bem como a modalidade de empréstimo consignado e com garantia também oferecem juros mais atrativos.

Além disso, existem vários marketplaces de crédito, ou seja, sites que contemplam empréstimos de diversas instituições financeiras, fintechs, financeiras e correspondentes bancários.

Nesse caso, quando você faz a simulação do crédito o site apresenta as melhores ofertas das empresas parceiras de acordo com o seu perfil. Assim, fica mais fácil encontrar a opção que mais agrada o seu bolso.

Também é importante verificar com a instituição financeira o que acontece em caso de não pagamento das parcelas, se existe a possibilidade de antecipação dos pagamentos e qual é a maneira de gerenciar o empréstimo.

Muitas instituições financeiras oferecem aplicativos para celular para controlar o pagamento das parcelas. Isso facilita muito a sua vida. Ademais, essas informações são essenciais para você conseguir entender as condições de pagamento antes de finalizar a solicitação do empréstimo. 

6. Tenha cuidado com golpes

Tenha cuidado com golpes
Tenha cuidado com golpes. Fonte: Pexels.

Infelizmente, existem muitas empresas de fachada que enganam as pessoas que precisam solicitar um empréstimo. Mas você pode evitar cair nesse tipo de armadilha se fizer uma pesquisa sobre a instituição financeira.

Para isso, você pode acessar o site do Banco Central (BACEN) ou ligar no 145. Lembre-se de que para funcionar essas instituições precisam da autorização do BACEN. Então, se elas constarem na base de dados desse órgão, você pode ter mais confiança para fazer o negócio.

Além disso, é possível saber muito sobre a reputação de uma empresa nas redes sociais, bem como nos sites de reclamação, como o Reclame Aqui. Você também pode conversar com amigos e parentes que já emprestaram dinheiro para pedir indicações.

Ademais, tenha cuidado com ofertas com muitas facilidades, como a ausência de análise de crédito, a não exigência de documentos ou a falta de contrato para assinar. Também fuja de instituições que exigem o depósito antecipado do valor das parcelas, pois isso é proibido pelo BACEN.

7. Analise o contrato antes de assinar

Analise o contrato antes de assinar
Analise o contrato antes de assinar. Fonte: Pexels.

Ler o contrato é um passo muito importante na hora de solicitar um empréstimo, mas, infelizmente, muitas pessoas na correria do dia a dia deixam de fazer isso. Lembre-se de que é nesse documento que constam as condições do crédito que você está contratando.

Ou seja, é necessário conferi-lo para verificar se elas estão de acordo com o que foi apresentado pela plataforma ou pelo gerente do banco. Em caso de divergências, é essencial que você peça a correção do contrato antes de assinar.

Além disso, com a leitura deste documento você evita problemas futuros com cobranças de taxas indevidas. Por isso, nunca assine um contrato antes de ler com muito cuidado todas as informações que constam nele.

Podemos concluir que é muito importante ter muito discernimento antes de solicitar um empréstimo. Assim, você evita problemas futuros com taxas surpresas ou com inadimplência. Lembre-se de que você contrata este tipo de crédito para resolver uma situação e não criar outra desagradável.

Por isso, é essencial pensar em todos os itens que tratamos neste texto. Dessa forma, você consegue contratar este produto financeiro com mais tranquilidade, bem como paga as parcelas sem comprometer o seu orçamento.

Gostou deste texto? Então, que tal conhecer dicas para solicitar um empréstimo online com segurança? Então, clique no botão abaixo e confira o nosso post sobre esse tema.

Solicitar empréstimo online com segurança

Está com dívidas e quer limpar o seu nome? Precisa trocar uma dívida cara por uma mais barata? Aprenda a solicitar empréstimo online.

Sobre o autor

Tathiane Mantovani

Jornalista (Mtb 0012333/PR), Estrategista de Conteúdo, Redatora SEO, Conteudista EAD e Escritora com mais de 9 livros publicados nas áreas de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Estudante de Jornalismo e Publicidade. Bacharel em Administração. Especialista em Marketing de Conteúdo, Design Instrucional, Gestão de Pessoas e Psicopedagogia Institucional. Apaixonada pela arte da escrita e amante dos livros técnicos.

Em Alta

content

Cartão de crédito Mattress‌ ‌Firm‌: como funciona

O Mattress Firm é um cartão de loja voltado para o uso na rede, ele oferece aos clientes mais opções de compra. Quer saber mais? Confira o post.

Continue lendo
content

7 principais dúvidas do cartão Pride

Veja as principais dúvidas do cartão Pride, o cartão emitido pelo Pride Bank que destina parte de suas taxas para as causas LGBTI+. Confira mais aqui!

Continue lendo
content

Onde posso fazer um curso técnico de enfermagem gratuito?

Você sabe onde fazer um curso técnico de enfermagem gratuito? Te contamos dicas sobre o assunto aqui no post. Clique e confira!

Continue lendo

Cartões

Conheça o cartão de crédito Unicred Visa Classic Básico

O cartão de crédito Unicred Visa Classic Básico é uma ótima opção para as suas compras do dia a dia. Quer saber mais sobre ele? Então, leia este post e confira!

Cartão de crédito Unicred Visa Classic Básico

Primeiramente, você conhece o cartão de crédito Unicred Visa Classic Básico? Como o próprio nome diz, ele é ideal para fazer compras do dia a dia em estabelecimentos físicos e online dentro e fora dos país.

Por meio deste cartão, você pode usufruir de muitos benefícios. Além disso, ele é um produto financeiro exclusivo para os associados da Unicred. Portanto, você também tem direito às vantagens oferecidas pela a cooperativa de crédito.

Ademais, veja as principais características deste cartão, a seguir:

Como solicitar cartão Unicred Visa Classic Básico

Quer saber como solicitar este cartão? Então, leia este post e confira o processo.

Renda MínimaNão informada
AnuidadeNão informada
BandeiraVisa
CoberturaInternacional
BenefíciosPrograma Vai de Visa
Mas, afinal, quais são as características do cartão?

Quer saber mais sobre o produto financeiro da Unicred? Então, continue a leitura e confira todas as informações que nós do Senhor Finanças separamos. Vamos lá!

Como funciona o cartão de crédito Unicred Visa Classic Básico?

Como vimos anteriormente, o cartão de crédito Unicred Visa Classic Básico é internacional com bandeira Visa. Por isso, você pode usá-lo para fazer compras à vista e parceladas em milhares de estabelecimentos físicos e online credenciados à bandeira dentro e fora do país. 

Assim como saques nos terminais Unicred, Banco24Horas, Saque Pague e Rede Plus. Portanto, você pode usar esse cartão para facilitar o seu dia a dia, seja nas compras ou no pagamento de dívidas em dinheiro.

Além disso, a cooperativa oferece o app Cartão Unicred Visa para que você possa controlar o seu plástico. Ademais, é possível fazer o desbloqueio e bloqueio do cartão, emitir cartão virtual, controlar as faturas, contestar transações, resgatar pontos do Único Programa de Recompensas, entre outras funcionalidades.

Quais as vantagens do cartão de crédito Unicred Visa Classic Básico?

Mas, afinal, quais são as vantagens do cartão de crédito Unicred Visa Classic Básico? Este produto financeiro oferece muitos benefícios, dentre eles podemos destacar:

  • Pagamento por aproximação;
  • Chip de segurança;
  • Emissão de cartão virtual;
  • Uso nacional e internacional;
  • Controle do cartão pelo app Cartão Unicred Visa;
  • Prazo de até 40 dias para pagamento da fatura;
  • Saque emergencial;
  • Benefícios associados a bandeira;
  • Envio de SMS no caso de transação suspeita;
  • Envio de SMS informativo a cada transação;
  • Benefícios associados a associação na cooperativa;
  • Programa Vai de Visa;
  • Entre outros.

Infelizmente, este cartão não participa do Único Programa de Recompensas no qual sua pontuação pode ser trocada pelo saldo da fatura, pelo aporte no Plano da Previdência Privada, pelos produtos e serviços do catálogo, como passagens aéreas, reserva em hotéis e pacotes de turismo.

Assim como pode transferi-los para outros programas parceiros, como Smiles, TudoAzul e LatamPass. Mas lembre-se que existem outros cartões oferecidos pela Unicred que abrangem esse benefício exclusivo. Não deixe de ler os artigos sobre eles no nosso site.

Ademais, é essencial que você analise muito bem essas vantagens, bem como compare com outras opções disponíveis no mercado. Dessa forma, fica mais fácil ter certeza de que está fazendo um bom negócio.

Quais as desvantagens?

Como nem tudo são flores, também é necessário levantar as desvantagens relacionadas ao cartão de crédito Unicred Visa Classic Básico. Primeiramente, ele é um produto financeiro exclusivo para cooperados. Isso limita o acesso ao plástico.

O processo de solicitação também pode ser considerado uma desvantagem. Já que você precisa comparecer pessoalmente na cooperativa para efetuá-lo. Isso vai na contramão da tendência do mercado, que é transformar todos os processos em digital. 

Não podemos deixar de comentar que no site não é possível encontrar informações sobre tarifas e taxas tanto do cartão quanto da associação. Diante disso, é necessário entrar em contato com a Unicred para saber essa informação.

Lembre-se de que antes de contratar qualquer produto financeiro é importante que você analise tanto as vantagens quanto as desvantagens. Assim, poderá ter certeza de que não sofrerá com problemas posteriores.

Cartão de crédito Unicred Visa Classic Básico vale a pena? 

Será que o cartão de crédito Unicred Visa Classic Básico vale a pena? Essa resposta depende da sua análise sobre as vantagens e as desvantagens deste produto financeiro, bem como das condições de crédito.

Dessa forma, fica mais fácil verificar se ele atende às suas necessidades do dia a dia. Ademais, você precisa saber se ele cabe no seu bolso, ou seja, se você terá condições de quitar as faturas em dia.

Para ajudar neste processo é necessário fazer um planejamento financeiro para controlar os seus gastos no cartão de crédito. Diante disso, você conseguirá fazer um uso consciente do seu crédito.

Além disso, esse cartão tem mais vantagens do que desvantagens, como o prazo de até 40 dias para pagamento da fatura, o Programa Vai de Visa e o pagamento por aproximação. Entretanto, você precisa ser associado e comparecer até uma agência para solicitar o cartão.

Então, podemos concluir que esse cartão pode ser uma boa opção para pessoas que desejam ser cooperadas da Unicred. Assim, elas podem usufruir de todas as vantagens tanto da associação quanto do cartão.

8 Dicas para controlar gastos no cartão de crédito

Controlar os gastos no cartão de crédito pode começar ao deixar de parcelar suas faturas e diminuir o limite do cartão. Confira mais dicas!

Como fazer o cartão Unicred Visa Classic Básico?

Aliás, se você é cooperado da Unicred, pode fazer o processo de solicitação do cartão. Caso não seja, não se preocupe. É possível abrir sua conta digital pelo aplicativo da cooperativa.

Ademais, se estiver tudo certo, basta comparecer até uma agência com seus documentos. Em seguida, se você for aprovado, poderá usufruir de todas as vantagens do produto financeiro, bem como das suas funcionalidades.

Então, agora que você já conhece o cartão de crédito Unicred Visa Classic Básico, que tal saber mais sobre o processo de solicitação? Então, clique no conteúdo recomendado e boa leitura!

Como solicitar cartão Unicred Visa Classic Básico

Quer saber como solicitar este cartão? Então, leia este post e confira o processo.

Você também pode gostar

content

Conheça o cartão LATAM Pass Itaucard Gold

Conheça o cartão LATAM PAss Itaucard Gold. Iremos destrinchar as características gerais, benefícios, pontuação e vantagens. Ideal para quem ama viajar!

Continue lendo
content

Cartão de crédito Microcenter: como funciona

O cartão Microcenter oferece condições especiais para você comprar seu computador novo ou montar um do seu jeito do zero. Veja aqui como ele funciona.

Continue lendo
content

Cartão para adicionar limite no Nubank

Você conhece o cartão para adicionar limite no Nubank? Então, leia o nosso post e confira tudo sobre essa novidade do roxinho.

Continue lendo