Investimentos

Conheça a Letra de Câmbio

A Letra de Câmbio pode ser uma excelente opção de ativo na modalidade renda fixa. Venha saber mais sobre isso!

Anúncios

Invista em LC

Invista em LC
Invista em LC

Você é uma das pessoas que tem interesse em começar a entender mais sobre o mundo dos investimentos? Pois cada vez mais a educação financeira começa a fazer parte da vida dos brasileiros. E assim muita gente sente interesse em investir, mas não conhece bem o que são os ativos de investimentos. Entre as opções de ativos, a Letra de Câmbio é uma que ainda não é de conhecimento geral.

A Letra de Câmbio (LC) pode ser uma excelente escolha para quem vai iniciar como investidor agora. Mas se você é uma das pessoas que ainda não sabe bem o que é esse ativo de investimentos, não se preocupe. Pois esse artigo é para você!

Assim, nós reunimos uma série de informações com tudo o que você vai precisar saber sobre a Letra de Câmbio antes de começar a investir. Claro, tudo de maneira simples e prática para você. Então, vamos lá?

O que é uma Letra de Câmbio?

O que é uma Letra de Câmbio?
O que é uma Letra de Câmbio?

Como dissemos, a Letra de Câmbio é um ativo de investimento dentre todos que você pode escolher quando começa a investir seu dinheiro com uma instituição financeira. E da mesma maneira que os ativos mais populares, como o CDB e o Tesouro Direto, a Letra de câmbio faz parte dos ativos da Renda Fixa.

Porém, diferentemente do Tesouro Direto e do CDB, o público em geral não conhece muito a LC. E isso é uma pena, pois esse é um ativo de renda fixa muito similar ao famoso CDB, mas se diferencia por ter sua emissão por financeiras e não por um banco.

De maneira geral, o que ocorre é que as instituições financeiras vão emitir as LCs para captar fundos para suas operações.

Mas para quem quer iniciar nos investimentos e tem um perfil mais conservador, a Letra de Câmbio pode ser uma boa opção entre os ativos da Renda Fixa. Então, vamos entender quais são as principais características da LC?

Quais são suas características?

Quais são suas características?
Quais são suas características?

Por ser um ativo de investimentos do tipo Renda Fixa, a Letra de Câmbio vai seguir o mesmo princípio dos demais ativos dessa modalidade. Ou seja: quando você investe nela está emprestando seu dinheiro às instituições financeiras, e portanto receberá o valor que investiu e mais uma remuneração extra em uma data que se determina no dia da aplicação.

Mas a Letra de Câmbio obviamente tem suas características próprias que a diferenciam dos demais ativos da Renda Fixa. Então, para ficar mais fácil de entender quais são, nós vamos listar todos eles a seguir:

  • A Letra de Câmbio tem sua emissão a partir de corretoras financeiras, e não de bancos. É essa a principal diferença em relação ao CDB;
  • Também tem o seu rendimento baseado no CDI (Certificado de Depósito Bancário), ou pode ser em combinação com uma taxa fixa mais o IPCA (inflação);

Portanto estudo sobre esses indexadores da Letra de Câmbio (CDI e IPCA). Pois só assim vai conseguir decidir qual deles pode lhe oferecer uma maior e melhor rentabilidade.

E o principal: para quem quer investir na renda fixa com alguma corretora financeira, apostar na Letra de Câmbio pode facilitar muito a sua vida. Pois com as corretoras você pode encontrar uma LC com diversos tipos de prazos diferentes para investimento. 

Qual aplicação financeira é mais rentável e segura

Aprenda aqui quais os ativos de investimento você deve procurar para ter mais segurança em seus rendimentos

Atenção. A Maria quer falar com você.

banner image

Estamos enviando diversas opções de cartões e empréstimos pré-aprovados no WhatsApp.

Você será redirecionado a outro site

Tipos de Letra de Câmbio

Tipos de Letra de Câmbio
Tipos de Letra de Câmbio

Como dissemos, o rendimento que a Letra de Câmbio pode ter vai depender dos tipos de indexadores e das taxas fixas adicionais que virão junto com eles. Assim, a Letra de Câmbio pode se dividir em diferentes tipos de acordo com essas opções.

E são três os tipos de Letra de Câmbio:

  • Pré-fixada;
  • Pós-fixada;
  • Híbrida.

Então, para que fique ainda mais fácil, vamos explicar cada tipo separadamente.

Letra de Câmbio Pré-fixada

Letra de Câmbio Pré-fixada
Letra de Câmbio Pré-fixada

Com esse tipo de LC você recebe de antemão o valor do rendimento correspondente a todo o período de investimento. E com esse tipo de ativo você ainda não depende de nenhum indexador para o rendimento da LC.

E para quem tem um perfil de investidor mais tradicional e quer correr o mínimo de riscos possível, essa é a Letra de Câmbio ideal. Porém, justamente por não se atrelar a nenhum tipo de indexador, você pode acabar perdendo um pouco de rendimento em relação aos outros tipos de LC. No caso, quando CDI e IPCA aumentarem durante o período do seu investimento.

Letra de Câmbio Pós-fixada

Letra de Câmbio Pós-fixada
Letra de Câmbio Pós-fixada

Esse é o tipo mais comum de Letra de Câmbio em que os investidores apostam. Como o nome diz, essa LC tem o seu rendimento fixado posteriormente, ou seja, há uma maior imprevisibilidade de quanto o investidor irá receber ao final do período da aplicação.

Pois a Letra de Câmbio Pós-fixada é aquela que se atrela aos valores de indexadores como CDI, IPCA e mais taxas fixas. E isso significa que, se os indexadores subirem durante o período da aplicação, o rendimento também sobe.

Porém, se o contrário acontecer e os indexadores caírem, o rendimento da aplicação também irá acompanhar essa queda. Portanto, esse tipo de Letra de Câmbio tem mais o perfil de um investidor mais disposto à riscos. 

Letra de Câmbio Híbrida

Letra de Câmbio Híbrida
Letra de Câmbio Híbrida

Esse último tipo de LC, como o nome já revela, é uma mistura híbrida dos outros dois tipos que já falamos anteriormente. Ou seja, ela terá tanto taxas fixas quanto indexadores como CDI e o IPCA influenciando a sua rentabilidade final.

Por exemplo, você pode escolher uma Letra de Câmbio Híbrida com rentabilidade de acordo com o IPCA+2%. Ou seja, o indexador da inflação é imprevisível, mas também há a taxa de 3%, que é fixa.

Então, essa é uma boa opção para um perfil de investidor mais moderado. Ou seja, que quer arriscar um pouco mais em suas aplicações, mas ainda prefere ter algum tipo de segurança em sua rentabilidade com as taxas fixas.

E esses são todos os tipos de Letra de Câmbio que existem para você escolher e começar a investir seu dinheiro, de acordo com o seu perfil de investidor.  Viu só como é importante e interessante conhecer os diferentes tipos de ativos financeiros?

Assim, fica muito mais fácil encontrar uma boa opção em Letra de Câmbio com a sua corretora financeira, do que apostar no CDB. Pois você tem as ferramentas e o conhecimento necessários para criar uma excelente estratégia de investimentos com a sua carteira digital.

 Então, não pare por aqui e continue lendo mais informações sobre a Letra de Câmbio, a seguir.

Quais as vantagens de investir em Letra de Câmbio?

Quais as vantagens de investir em Letra de Câmbio?
Quais as vantagens de investir em Letra de Câmbio?

Como dissemos, a Letra de Câmbio é um ativo financeiro da modalidade Renda Fixa. Portanto, a LC já fornece maior segurança e menor risco para quem optar por investir nesse tipo de ativo. 

Mas as vantagens não param por aí, pois assim como os outros ativos da Renda Fixa,  a LC tem garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Ou seja, você tem um seguro para qualquer situação que afete a empresa que emitiu o título em que você investiu.

Dessa maneira, mesmo que a instituição financeira declare falência, você terá direito a receber tudo o que investiu de volta. E com correção do valor do rendimento, até o limite máximo de 250 mil reais.

Além disso, a Letra de Câmbio lhe oferece diversos perfis de ativos diferentes – Pré-fixada, Pós-fixada e Híbrida. Dessa forma, fica mais acessível a todos os tipos de investidores apliquem valores nesse tipo de ativo de investimentos.

Portanto, se você quer investir em Renda Fixa mas está procurando alternativas aos ativos tradicionais como o CDB e o Tesouro Direto, a Letra de Câmbio pode ser a melhor opção para você.

Mas não pára por aí. Pois a Letra de Câmbio também tem uma rentabilidade muito maior que a poupança. Portanto, se quer tirar a sua reserva da Poupança e começar a investir, a LC será um bom começo.

E para facilitar ainda mais as suas aplicações, vamos explicar direitinho um passo a passo de como você deve investir nesse ativo e o que vai precisar saber para isso.

Portanto, continue lendo nosso artigo e confira a seguir!

Qual a diferença entre renda fixa e variável?

Aprenda aqui a diferenciar os ativos de renda fixa e renda variável

Como investir em LC?

Como investir em LC?
Como investir em LC?

Antes de começar a investir em qualquer tipo de ativo, é preciso ter clara em sua mente qual será a sua estratégia de investimentos. Além disso, defina qual é o seu perfil de investidor e que tipo de ativo você está procurando na renda fixa.

Pois como já mostramos, a Letra de Câmbio oferece diferentes opções para aplicações. E cada uma vai ter uma maneira diferente de fazer o seu dinheiro render, e diferentes resultados de rentabilidade. 

Portanto, comece definindo sua estratégia, perfil de investidor e suas metas financeiras para aquele tipo de ativo de investimentos. E então, após definir tudo isso, você deve pensar nos seguintes passos para investir nesse ativo.

Ficou com curiosidade? Então, vamos lá!

Qual é o valor mínimo?

Qual é o valor mínimo?
Qual é o valor mínimo?

O valor mínimo para começar a aplicar irá depender diretamente de qual o tipo de Letra de Câmbio que você escolheu. Pois existem grandes variações de valor mínimo que o mercado pode exigir.

Porém, uma média geral que você irá encontrar para investir é o valor mínimo de 1000 reais.

Rentabilidade

Rentabilidade
Rentabilidade

Aqui temos outro fator que depende diretamente do tipo de Letra de Câmbio, então vale a pena pesquisar bem antes de se decidir por uma aplicação. Portanto, preste bastante atenção ao tipo de LC, e as taxas de rentabilidade que cada uma pode lhe oferecer.

Além disso, observe também qual é o prazo de aplicação. Pois a rentabilidade da LC se atrela ao prazo nas modalidade Pós-fixada e Híbrida, já que irá depender da variação dos indexadores durante aquele tempo.

E lembre-se, durante o período de carência da sua aplicação você não poderá retirar o seu dinheiro de volta, ok? Então tenha sempre isso em mente antes de se decidir por aquela aplicação.

Impostos que incidem

Impostos que incidem
Impostos que incidem

Você precisa ter em mente que os investimentos em Letra de Câmbio não são isentos do Imposto de Renda (IR), que sai diretamente da fonte. Ou seja, você não precisa fazer nenhuma emissão e pagamento de boleto para pagar o imposto, já que a porcentagem do IR sai diretamente da aplicação.

E também é importante lembrar que para maiores prazos de aplicação, menor será a alíquota de Imposto de Renda que vai incidir sobre a aplicação. Ou seja:

  • Em aplicações que tenham prazo de até 180 dias, o Imposto de Renda será de 22,5%;
  • Já para as aplicações com prazos entre 6 meses e 1 ano, a alíquota cai parar 20%;
  • E no caso das aplicações com prazo entre 1 a 2 anos, o IR será de 17,5%;
  • Finalmente, caso a sua aplicação tenha um prazo acima dos 2 anos, o imposto será de 15%.

Vale a pena investir na LC?

Vale a pena investir na LC?
Vale a pena investir na LC?

A resposta mais curta seria: Sim! Vale muito a pena investir nesse ativo. Mas como queremos lhe ajudar de maneira completa, vamos dar a resposta mais longa também. Pois a LC pode ser uma excelente opção, porém isso também vai depender de outros fatores.

É preciso ter atenção ao seu perfil de investidor, sua reserva de emergência e quais as suas metas financeiras, antes de decidir. Além disso, existe o desconto do Imposto de Renda. 

Mas mesmo assim essa ainda é uma boa opção de ativo de investimentos na modalidade renda fixa. E portanto, pode valer a pena começar a investir através dela, desde que saiba escolher o tipo de LC que vai ser melhor para o seu contexto atual.

E assim chegamos ao fim de nosso artigo com uma série de informações valiosas para você que quer começar a investir em diferentes ativos de investimentos. Esperamos que agora seja mais fácil entender o que é uma Letra de Câmbio, suas características, vantagens e opções.

Aprenda a investir e a escolher seus investimentos

Nesse artigo vamos lhe ajudar a começar no mundo dos investimentos

Sobre o autor  /  Aline Saes

Mestre em História Social pela USP, com ênfase em História das Mulheres. É escritora autônoma para variados nichos desde história e finanças, até beleza e saúde. Sempre apaixonada pela escrita, tem como missão levar informação para as pessoas de forma simples e atrativa. Vê a importância em saber mais sobre a sociedade e tudo que nos cerca.

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Qual a diferença entre SPC e Serasa

Descubra a diferença entre SPC e Serasa e entenda como os órgãos de proteção ao crédito podem influenciar a sua vida financeira. Saiba mais!

Continue lendo
content

Veja como ter até 50% de lucro vendendo produtos de beleza

Quer garantir uma renda extra? Te explicamos aqui o que faz e quanto ganha a revendedora Mary Kay. Continue a leitura e fique por dentro.

Continue lendo
content

O que é SFH e como funciona?

Se você tem interesse em adquirir um imóvel, saber o que é o SFH é essencial. Caso você ainda não saiba, leia o artigo de hoje e descubra!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como investir na Easynvest: passo a passo

Quer investir seu dinheiro? Confira aqui como funciona a Easynvest e como começar a investir em renda fixa com taxa zero!

Continue lendo
content

Qual banco tem a menor taxa de juros para empréstimo?

Você sabe como identificar qual é o banco que tem a menor taxa de juros para empréstimo? Então, leia este post e descubra!

Continue lendo
content

Quais as vantagens e desvantagens do Bahamas Card?

Descubra quais as vantagens e desvantagens do cartão Bahamas Card. Saiba se ele é o ideal para o seu perfil de crédito e suas necessidas financeiras.

Continue lendo