Educação financeira

Investir com banco ou corretora?

Para decidir investir com banco ou corretora saiba que bancos podem oferecer taxas maiores, mas corretoras demandam uma nova conta. Entenda as características de cada uma para que consiga escolher a melhor opção!

Anúncios

por Fernanda Weber

Publicado em 27/04/2021

Descubra como investir dinheiro

Está na dúvida de onde investir seu dinheiro? Foto: Pexels
Está na dúvida de onde investir seu dinheiro? Foto: Pexels

Sem dúvida, quem está começando a investir se pergunta se é melhor usar um banco ou corretora de valores para isso. Então, você saberia dizer o que é melhor mais vantajoso para você?

Em suma, ao investir em um banco, você tem a praticidade de usar a sua conta corrente que já existe. Porém, tem taxas maiores e menos opções de investimentos.

Agora, para investir por meio de corretora, em geral elas são mais baratas e possuem todos os tipos de investimentos. No entanto, você precisa abrir uma conta nova e aprender a usar o site da corretora escolhida.

Assim sendo, confira agora o que levar em consideração para escolher entre banco ou corretora na hora de investir. Depois disso, você poderá fazer sua escolha com mais tranquilidade.

Anúncios

É Melhor Investir em Banco ou Corretora?

Veja o que é melhor, investir com banco ou corretora. Foto: Pexels
Veja o que é melhor, investir com banco ou corretora. Foto: Pexels

A confusão entre investir com banco ou corretora é frequente para quem está começando. Por isso, tenha calma para avaliar cada um dos fatores que vamos analisar abaixo.

Além disso, lembre-se que não é errado começar por um e depois querer trocar para outro. Eu mesma, quando comecei a investir, sequer sabia o que era uma corretora. Somente quando estudei mais é que entendi e pude decidir o que fazer.

Assim sendo, se você já tem essa dúvida, está num ótimo caminho. Ademais, se quiser trocar seus investimentos de lugar, pode sempre fazer a transferência de custódia.

O que é transferência de custódia?

Você sabia que pode trocar seus ativos financeiros de uma instituição para outra? Pois é, isso é possível por meio da transferência de custódia. Saiba mais aqui.

Atendimento e acompanhamento do cliente

O atendimento e acompanhamento do cliente em um banco ou corretora mudam um pouco. 

Enquanto que as corretoras possuem menos clientes e são especialistas em investimentos, os bancos possuem diversos produtos financeiros.

Assim sendo, numa corretora é provável que você consiga solucionar mais dúvidas e tenha acesso a um atendimento ao cliente mais próximo daquilo que precisa.

Agora, ao investir com bancos, o atendimento está voltado para oferecer outros serviços e, às vezes, o atendente não domina as áreas de investimentos em renda fixa e renda variável.

Anúncios

Segurança

Em relação à segurança, posso dizer que investir com banco ou corretora é quase a mesma coisa. Isso porque a maioria dos investimentos de renda fixa, por exemplo, estão protegidos pelo FGC e você tem uma garantia de receber seu dinheiro de volta em caso de problemas.

No entanto, só faço a ressalva de que sempre procure por corretoras e bancos que sejam bem avaliados no mercado. Isso garante que você estará fazendo um bom negócio ao adquirir um ativo nesses locais.

Produtos financeiros

Em suma, os bancos possuem muitos produtos financeiros: empréstimos, financiamentos, aplicações, poupança, títulos de capitalização, fundo de previdência privada e ainda alguns investimentos de renda fixa.

Com isso, apesar da ampla quantidade de produtos, eles não são especialistas no que diz respeito a investir seu dinheiro. O que eles possuem são produtos financeiros que ajudam a guardar seu dinheiro. 

No entanto, a longo prazo, a maioria desses serviços são mais rentáveis para a instituição do que para você. Além disso, os ativos ofertados são somente do próprio banco, sem diversificação.

Agora as corretoras, por sua vez, ganham muito se você tiver bons ativos na sua carteira. Isso porque, quanto maior a sua rentabilidade, maior a chance de continuar investindo.

Por isso, elas oferecem um serviço especializado e opções de investimentos mais variadas que os bancos. Afinal, elas possuem títulos de várias instituições, tudo num só lugar.

Só para ilustrar, na prática é como se os bancos fossem uma loja de departamentos, em que você encontra de tudo, mas nada de forma especializada.

Enquanto que as corretoras são como um shopping que oferecem várias lojas de vários segmentos e preços e você pode escolher aquela que achar melhor e tiver condições de investir.

Rentabilidade e custos

Investir com bancos pode se tornar mais caro do que investir com corretoras. Isso porque, em geral, os bancos cobram taxas maiores para operar seu dinheiro, enquanto que muitas corretoras isentam as taxas para vários serviços.

Desse modo, mesmo que o título financeiro seja o mesmo, como um CDB, por exemplo, é possível que a rentabilidade do ativo na corretora seja maior. Afinal, sem as taxas e custos que os bancos cobram, tudo o que render de dinheiro será seu.

Facilidade

Com toda certeza, investir com banco é mais fácil porque você não precisa abrir uma nova conta em outro lugar. Basta aproveitar a sua conta corrente e conhecer os serviços disponíveis em seu banco.

Porém, como as corretoras oferecem vários ativos e de várias instituições diferentes, no longo prazo, acho interessante conhecer as melhores do mercado e investir por meio delas.

Por exemplo: um banco oferecerá apenas títulos de renda fixa como CDB, LCI, LCA, entre outros, que ele mesmo tenha emitido. Já as corretoras, por sua vez, oferecem esses mesmos títulos, mas de vários bancos ao mesmo tempo. 

Assim sendo, acabam deixando seus investimentos mais fáceis, afinal, você tem muito mais opções num mesmo lugar.

Então, é melhor investir com banco ou corretora?

Agora você já pode decidir o que é bom ou ruim para investir. Foto: Pixabay
Agora você já pode decidir o que é bom ou ruim para investir. Foto: Pixabay

Bom, antes de mais nada, precisamos relembrar as vantagens e desvantagens de investir com banco ou corretora.

Em síntese, os bancos oferecem como vantagens a segurança e a facilidade de investir. Afinal, se você já é correntista, basta apenas alocar seu dinheiro em um dos ativos oferecidos pelo banco.

Além disso, os bancos maiores são instituições sólidas e que oferecem muita segurança para quem investe. Ainda mais se você está começando e ainda não conhece muito bem todas as nuances do mercado financeiro.

No entanto, como desvantagens, podemos dizer que o serviço principal dos bancos não é ofertar investimentos. Assim sendo, você acaba não tendo acesso a um bom atendimento e tem poucas opções para investir seu dinheiro.

As corretoras, por sua vez, são menos conhecidas e você precisará pesquisar bem o mercado para encontrar aquelas que isentaram as taxas de corretagem.

Porém, apesar dessa desvantagem, elas possuem várias vantagens como:

  • O fato de estarem focadas apenas em investimentos;
  • Terem mais opções para investir;
  • Serem tão seguras quanto os bancos;
  • Garantirem maior rentabilidade pois não cobram tantas taxas, entre outros.

Enfim, depois de tudo isso, cabe a você escolher qual é a melhor opção: investir com banco ou com corretora?

Depois que decidir, minha dica é conhecer melhor alguns ativos para investir. Por isso, não deixe de conferir o artigo que separei para você em que mostro como investir em CDBs e Fundo DI.

CDB ou Fundo DI: qual a melhor opção?

Entenda as diferenças entre o Certificado de Depósito Bancário e o Fundo DI para conseguir escolher o melhor ativo de acordo com seu perfil e começar a investir.

Sobre o autor

Fernanda Weber

Produtora de conteúdos digitais e redatora web com formação na área de Letras. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cartão Nubank online: sem anuidade e isenção de tarifas

Mas, afinal, será que o cartão Nubank online é para você? Te contamos tudo sobre o assunto para que você possa se decidir, veja mais aqui.

Continue lendo
content

Cartão de crédito Amazon Visa: como funciona

Além de comprar o que precisa na Amazon, você pode fazer isso com mais descontos e vantagens. Como? Conheça o Amazon Visa e todos os seus benefícios.

Continue lendo
content

Visa ou Mastercard: qual a melhor bandeira?

Se você tem cartões de crédito, com certeza já ouviu falar na Mastercard ou na Visa. Hoje mostraremos qual bandeira é a melhor, veja!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão Bradesco Gold

Quer saber mais detalhes de como solicitar o cartão Bradesco Gold? Confira neste post as principais formas e o passo a passo para obtê-lo.

Continue lendo
content

Afinal, o Auxílio-Doença do INSS é mais vantajoso que a aposentadoria por invalidez?

Se você está recebendo o Auxílio-Doença do INSS e pensa em se aposentar por invalidez, talvez você esteja cometendo um erro. Entenda.

Continue lendo
content

Empréstimo confiável: como verificar se um site é seguro?

Como fazer para não cair em golpes e fraudes ao solicitar uma linha de crédito pessoal? Clique aqui e descubra o que é um empréstimo confiável!

Continue lendo