Dicas

IPVA 2021: tudo o que você precisa saber

IPVA 2021 pode ser um motivo de dor de cabeça caso esqueça ou tenha muitas dúvidas e faça algo errado. Ler nosso artigo pode evitar isso tudo. Confira!

Anúncios

por Aline Saes

Publicado em 03/03/2021

Como emitir e pagar o IPVA 2021

Como emitir e pagar o IPVA 2021
Como emitir e pagar o IPVA 2021

Todo começo de ano temos sempre aquela preocupação com os diversos impostos que precisamos pagar. E um deles é o IPVA 2021, temido todos os anos pelos donos de veículos. Mas você está preparado para emitir e pagar esse imposto? 

Pois se houver dúvidas, você poderá acabar fazendo algo errado e se prejudicando. Portanto, pensando nisso, reunimos tudo o que precisa saber sobre esse tipo de imposto. Dessa forma, você vai conseguir pagar o IPVA 2021 com muito mais organização e tranquilidade, não é?

Então continue com a gente. E vamos lá!

Anúncios

O que é o IPVA?

O que é o IPVA?
O que é o IPVA?

O IPVA 2021 está chegando, e com ele muitas pessoas que se sentem perdidas. Muitas vezes pessoas que vão pagar esse tipo de imposto pela primeira vez por terem adquirido um veículo recentemente.

Mas você sabe o que é o IPVA? Bem, a sigla desse tipo de tributo significa Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Ou seja, quem possui em seu patrimônio um veículo, terá de pagar esse imposto por cada um que possuir.

E não são apenas os carros que entram na cota do IPVA. Mas sim todo tipo de veículo automotor entra nessa classificação, como:

  • carros;
  • motos, motonetas e quadriciclos;
  • caminhões e caminhonetes;
  • ônibus e micro-ônibus;
  • basicamente qualquer tipo de veículo automotor que circule por terra.

Além disso, o IPVA é um imposto estadual. Ou seja, cada Estado tem a responsabilidade de coletar essa tarifa sobre veículos que circulam nas estradas, cada um com suas próprias regras de cobrança.

E o imposto também serve para juntar fundos para bancar a manutenção e a expansão das rodovias brasileiras estaduais.

Qual valor do IPVA 2021?

Qual valor do IPVA 2021?
Qual valor do IPVA 2021?

O valor que você irá pagar no seu IPVA 2021 será sempre calculado com base no valor do seu veículo automotor. Ou seja, quanto mais caro você pagar no seu carro, maior será o IPVA que vai incidir sobre ele.

Além disso, quanto mais antigo o modelo do seu carro, menor será o IPVA 2021. Pois o imposto também segue e desvalorização do valor do veículo conforme os anos de uso. Portanto, o mesmo modelo de carro terá um valor diferente de imposto se for carro do ano, ou se for um carro de 2 anos atrás.

Anúncios

Como ocorre o cálculo do IPVA?

Como ocorre o cálculo do IPVA?
Como ocorre o cálculo do IPVA?

O cálculo do imposto será sempre com base no valor venal do veículo. Ou seja, o quanto ele estaria valendo no mercado se fosse para venda ou compra agora. E para isso, a base são os valores de referência da Tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Para que você saiba com exatidão qual é o valor do IPVA 2021 que você irá pagar, é possível consultar online o site ou o aplicativo da tabela FIPE. E essa consulta é totalmente gratuita.

Assim, você poderá checar na tabela o valor do IPVA a partir das seguintes informações sobre o seu veículo:

  • Marca;
  • Modelo;
  • Ano de fabricação;

Então, após você descobrir o valor venal do seu veículo na tabela FIPE, será preciso uma multiplicação. Para isso, multiplique o valor do veículo pela alíquota do imposto. Mas fique atento, pois a alíquota é diferente em cada estado brasileiro.

Finalmente, recomendamos que consulte o valor do seu IPVA 2021 através do site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) do seu Estado.

Os carros mais vendidos em leilões

Conheça os 10 modelos de carro mais vendidos em leilões

Onde e como pagar o IPVA?

Onde e como pagar o IPVA?
Onde e como pagar o IPVA?

O IPVA 2021 poderá ser pago em bancos que têm credenciais oficiais para isso, como:

  • Banco do Brasil;
  • Bacoob;
  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Rendimento;
  • Santander;
  • Sicredi.

E para conseguir pagar facilmente por qualquer caixa eletrônico dessas instituições bancárias, basta que você seja correntista. Porém, caso não tenha conta corrente em nenhum desses bancos oficiais do IPVA 2021, você deverá ir até um caixa pessoalmente com os seguintes documentos:

  • com o seu Registro Nacional de Veículo Automotor (RENAVAM) 
  • e com a Guia de Recolhimento (GR) que o Estado emite para que você pague o imposto.

Porém, devido à situação de pandemia, a maioria dos bancos já oferecem a opção de pagar o IPVA 2021 totalmente online. Ou seja, você poderá pagar o seu imposto através do aplicativo do banco ou pelo internet banking.

Além disso, o valor poderá ser pago à vista para conseguir um desconto. E a porcentagem desse desconto irá depender do Estado em questão. Em São Paulo, por exemplo, o desconto é de 3%. Enquanto na Bahia quem paga à vista tem 10% de desconto no valor do IPVA.

E as datas para que você pague o seu IPVA 2021 serão as seguintes, para pagamentos à vista com desconto:

  • 1 e 2, vencimento em 18/01
  • 3 e 4, vencimento em 19/01
  • 5 e 6, vencimento em 20/01
  • 7 e 8, vencimento em 21/01
  • 9 e 0, vencimento em 22/01

Ou ainda será possível fazer o parcelamento desse valor. Mas para entender melhor essa outra possibilidade de pagamento, confira mais informações a seguir.

Parcelamento do IPVA 2021: como funciona

Parcelamento do IPVA 2021: como funciona
Parcelamento do IPVA 2021: como funciona

Se você está com dificuldades em pagar o valor total do seu IPVA 2021, não se preocupe. Pois é sim possível parcelar o imposto em várias vezes, aliviando a sua preocupação em não dar conta de pagar a tarifa, certo?

Além disso, é possível parcelar o pagamento do IPVA 2021 no seu cartão de crédito. Mas tome sempre bastante cuidado ao parcelar somas grandes à prazo no seu cartão. Então, se o valor total do seu IPVA 2021 for muito alto, pense bem antes de parcelar no cartão de crédito, ok?

Pois você pode acabar parcelando com medo de ficar inadimplente. Mas isso pode se tornar uma causa de endividamento se comprometer sua renda através do rotativo do cartão de crédito. Então, bastante atenção nesse tipo de pagamento em parcelas a longo prazo!

E alguns estados estão permitindo a possibilidade de parcelamentos maiores, devido ao atual estado de pandemia e a maior dificuldade financeira das pessoas. Por exemplo, no estado do Paraná os donos de veículos automotores podem parcelar em até 5 vezes o pagamento do IPVA 2021.

O pagamento parcelado nesse caso específico poderá seguir a seguinte ordem, de acordo com o final da placa do veículo em questão:

  • 1 e 2, parcelas em 18/01, 18/02, 18/03, 19/04 e 18/05;
  • 3 e 4, parcelas em 19/01, 19/02, 19/03, 20/04 e 19/05;
  • 5 e 6, parcelas em 20/01, 22/02, 22/03, 22/04 e 20/05;
  • 7 e 8, parcelas em 21/01. 23/02, 23/03, 23/04 e 21/05;
  • 9 e 0. parcelas em 22/01, 24/02, 24/03, 26/04 e 24/05.

Porém, para os moradores de outros estados brasileiros será necessário checar informações na Secretaria Estadual da Fazenda de cada um. Pois a maioria dos estados ainda permite apenas o parcelamento em três vezes.

IPVA atrasado e agora?

IPVA atrasado e agora?
IPVA atrasado e agora?

Caso você acabe se esquecendo e atrasando o pagamento do seu IPVA 2021, é preciso pagar o quanto antes. Pois a depender das regras do seu estado você pode levar uma multa e ter que pagar o valor com acréscimo de taxas de juros.

Por exemplo, no Estado de São Paulo a multa diária é de 0,33%, podendo chegar até a 20% do valor total do IPVA. E os juros são equivalentes à taxa Selic, com cálculo sobre o valor do imposto somado ao valor da multa.

Porém, se o IPVA em atraso chegar à inscrição na Dívida Ativa, a multa poderá chegar a até 40% do valor total do imposto em aberto. Portanto, é muito importante tomar cuidado para não se esquecer de pagar o seu imposto no momento correto!

Além disso, desde 2018 o estado de São Paulo não envia mais os boletos do IPVA para os contribuintes como forma de lembrete. Pois o aviso de vencimento parou de chegar também. Portanto, você é responsável por se organizar e não deixar passar o vencimento do seu imposto, ok?

E também é importante lembrar que você só poderá andar com seu veículo com IPVA em atraso por tempo limitado. Ou seja, apenas até a data do licenciamento do seu veículo. Pois após isso, você não conseguirá licenciar o seu veículo sem o IPVA em ordem. 

Também,  sem licenciar, você não pode dirigir o veículo de forma legal. Pois se for descoberto nessa situação, vai receber uma multa e mais alguns pontos na sua carteira de habilitação.

Portanto, atrasar o seu IPVA pode prejudicar seriamente seu bolso, seus documentos e a sua rotina. Então, não deixe a data de vencimento passar. Fique sempre atento no início do ano.

2ª via do IPVA 2021: como emitir

2ª via do IPVA 2021: como emitir
2ª via do IPVA 2021: como emitir

E caso você acabe atrasando o pagamento do seu IPVA esse ano, será preciso emitir a segunda via da Guia de Recolhimento (GR). Para isso, você deve consultar o site da secretaria estadual da Fazenda do seu Estado. 

Após acessar o site, você deve procurar pela consulta de Débitos Vinculados ao Veículo. Ali, você terá a opção de emitir uma segunda via do seu IPVA 2021 em atraso. E essa segunda via poderá ser paga online ou nas agências dos bancos oficiais para quitar a sua dívida.

Isenção do IPVA

Isenção do IPVA
Isenção do IPVA

Além disso, há ainda a possibilidade de que o seu veículo esteja isento de pagar o IPVA. Porém deve haver o correto registro no site do DETRAN de seu estado. E a isenção se aplica somente nos seguintes casos:

  • para veículos pertencentes à União, Estados, Distrito Federal e Municípios, além das autarquias ou fundações instituídas e mantidas pelo poder público, na categoria de carros oficiais;
  • Também para veículos de propriedade de Missões Diplomáticas, Repartições Consulares e Representações de Organismos Internacionais, de caráter permanente, e de propriedade dos respectivos funcionários estrangeiros indicados pelo Ministério de Relações Exteriores;
  • veículos registrados como táxi;
  • Para ônibus, exclusivamente empregados em linha de transporte urbano, suburbano e metropolitano de pessoas, cedida por concessão ou permissão pública;
  • E para veículos de transporte escolar;
  • No caso de veículos com mais de 20 anos de fabricação;
  • Também para motocicletas até 125 cilindradas e com mais de 10 anos de fabricação;
  • Finalmente, estão em isenção do imposto veículos do tipo colheitadeiras e tratores destinados a puxar ou arrastar maquinaria de qualquer natureza ou a executar trabalhos agrícolas ou de construção, de pavimentação ou guindastes registrados no Sistema do Registro Nacional de Veículos Automotores – RENAVAM, facultados a transitar em via pública.

E assim chegamos ao final de nosso artigo especial sobre o IPVA 2021. Esperamos que tenha lhe ajudado a tirar todas as dúvidas sobre esse tipo de imposto, o que é, valores, onde pagar, isenção, segunda via, etc.

Portanto, agora apenas fique sempre atento todo início de ano para não deixar passar a data limite para pagar o seu IPVA. Então, organize-se bem não apenas em suas finanças mas com suas tarifas. 

Pois isso vai lhe trazer mais paz e tranquilidade, pode ter certeza!

Saiba como fazer a declaração do Imposto de Renda

Você que investe, venha saber como fazer a sua declaração no Imposto de Renda esse ano

Sobre o autor

Aline Saes

Mestre em História Social pela USP, com ênfase em História das Mulheres. É escritora autônoma para variados nichos desde história e finanças, até beleza e saúde. Sempre apaixonada pela escrita, tem como missão levar informação para as pessoas de forma simples e atrativa. Vê a importância em saber mais sobre a sociedade e tudo que nos cerca.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Review cartão Bradesco Visa Infinite 2022

Confira o review completo sobre o cartão Bradesco Visa Infinite e veja como ele pode facilitar sua próxima viagem internacional. Saiba mais!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Casas Bahia

O cartão Casas Bahia oferece diversos benefícios de pagamento e ofertas exclusivas, além da bandeira Visa e suas vantagens. Confira!

Continue lendo
content

Financiamento Balaroti ou Financiamento Bradesco Reforma: qual o melhor?

Confira tudo o que você precisa saber para escolher o financiamento Balaroti ou financiamento Bradesco Reforma para reformar ou construir sua casa!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o cartão de crédito Cheapoair

Sabia que é possível ganhar muitos pontos enquanto compra suas passagens e gasta nas viagens? Então, conheça as vantagens do cartão de crédito Cheapoair.

Continue lendo
content

Pare agora e aprenda tudo sobre o Pagseguro

Conheça tudo sobre o Pagseguro e aumente suas vendas online. Muito mais segurança e agilidade para você e o seu negócio em um só lugar.

Continue lendo
content

10 melhores opções empréstimo pessoal 2021

Você está precisando de dinheiro urgente? Então, leia este post e confira as melhores opções de empréstimo pessoal 2021.

Continue lendo