Dicas

Como se preparar para entrevista de estágio

Deseja encontrar uma vaga de estágio para colocar em prática os seus conhecimentos? Separamos aqui o que você deve fazer para se preparar para a entrevista de estágio e entrar no mercado de trabalho ainda em 2021. Continue a leitura e confira!

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

Publicado em 08/05/2021

Entre no mercado de trabalho 2021

Afinal de contas, como se preparar para entrevista de estágio? Veja as dicas aqui. | Imagem: CIEE
Afinal de contas, como se preparar para entrevista de estágio? Veja as dicas aqui. | Imagem: CIEE

É muito comum que durante a graduação, os estudantes busquem por oportunidades de desenvolvimento no mercado. Seja obrigatório ou não, o estágio proporciona o desenvolvimento da profissão de forma prática, que em contrapartida uma sala de aula não ofereceria. E justamente por isso, os alunos buscam por entrevista de estágio, a fim de garantir uma oportunidade.

Pois se você é um desses alunos que desejam desenvolver profissionalmente a área escolhida, você encontrou o post certo!

Assim, hoje iremos te mostrar as melhores dicas e informações para conseguir uma entrevista de estágio de maneira certeira. Se você quer saber mais, continue o texto com a gente!

Anúncios

Como funciona um estágio?

De início, é certo que você saiba o que é um estágio. Mas você já parou para avaliar como ele funciona?

Ainda que pareça uma pergunta óbvia, entender sobre isso te possibilitará uma melhor desenvoltura em sua entrevista.

Portanto, entenda de forma objetiva como funciona:

Pois o estágio é a primeira experiência que você terá como estudante na sua área de atuação. Então, é no estágio que você vai entender melhor o processo do seu trabalho, os desafios e as dificuldades.

De modo geral, a maioria dos estágios são remunerados, com carga horária de trabalho reduzida, girando em torno de 4 a 6 horas de trabalho por dia.

Alguns cursos exigem o estágio, enquanto outros não. Entretanto, o mesmo se faz necessário em prol do seu aprimoramento acadêmico e profissional.

Em uma frase mais sucinta, o estágio serve para que você ponha em prática tudo aquilo que aprendeu em sala de aula.

Como funciona o processo de seleção para estágio?

Posteriormente, para conseguir uma entrevista de estágio, é preciso saber com antecedência como funciona um processo seletivo.

Mas de modo geral, existem dois tipos de processos seletivos para estágio:

Assim, empresas de médio e grande porte geralmente possuem um programa de estágio mais estruturado, onde a contratação é feita em grande escala. Mas esses processos normalmente são compostos por várias etapas, como: o recebimento de currículos, testes online, dinâmicas em grupo e entrevista individual, que podem acontecer duas vezes, uma com o RH e outra com o gestor responsável.

Em empresas menores, as contratações de estagiários são mais objetivas, ou seja, as etapas são compostas apenas pelo recebimento de currículos e entrevista direta.

Mas seja qual for a empresa e seu respectivo porte, todas elas buscam uma coisa em comum: um candidato que atenda aos requisitos da vaga, apresentando os conhecimentos necessários para exercer as devidas atividades.

Os melhores sites para procurar emprego em 2021

Está desempregado e não sabe mais onde procurar emprego? Elencamos os melhores sites para procurar emprego em 2021 na lista abaixo. Confira!

Anúncios

Quais são as perguntas feitas em uma entrevista de estágio?

Saiba quais são as perguntas frequentes das entrevistas para se preparar. | Imagem: Fala! Universidades
Saiba quais são as perguntas frequentes das entrevistas para se preparar. | Imagem: Fala! Universidades

Agora, é possível que você esteja preocupado com as perguntas que te farão. Mas fique tranquilo, pois a seguir te mostraremos as principais perguntas que são feitas por recrutadores em entrevistas de estágio.

De modo geral, as perguntas são praticamente as mesmas de uma entrevista para vaga CLT.

Veja só:

  • Me conte um pouco sobre você
  • Quais são seus objetivos?
  • Quais são seus pontos fortes e fracos?
  • Como você se vê daqui a 5 anos?
  • Por que escolheu nossa empresa?

Essas são algumas das mais frequentes perguntas que você vai encontrar em entrevistas de estágio. Em seguida, veja como respondê-las da maneira ideal.

O que responder na entrevista de estágio?

Em seguida, veja a maneira ideal de responder às principais perguntas dos recrutadores:

– Me fala um pouco sobre você: seja objetivo ao contar brevemente suas escolhas de vida e carreira. Por sugestão, conte um pouco sobre sua área de interesse, sua personalidade e seus objetivos.

– Quais são seus objetivos: ressalte quais são suas metas de vida, e por que você quer chegar até elas. O que seus objetivos representam para você? Pense e responda de forma breve a si mesmo.

– Quais são seus pontos fortes e fracos: conte mais sobre suas fraquezas (o que você não gosta ou não sabe lidar) e também sobre sua personalidade positiva. Seja sempre o mais sincero possível.

– Como você se vê daqui 5 anos: explique como você se enxerga passado este período. Você se imagina mais experiente? Mais preparado? Em um posto mais qualificado? Desenvolvendo projetos? Pense sobre isso.

– Por que escolheu nossa empresa: explique o que te fez despertar interesse naquela empresa. Não seja clichê, elabore uma resposta breve e ao mesmo tempo cativante.

Quanto tempo dura uma entrevista de estágio?

Neste quesito, não existe tempo determinado para uma entrevista de estágio acontecer.

Tudo irá depender da empresa e do cargo escolhido. Em alguns casos, por exemplo, as entrevistas podem durar 15 minutos, enquanto outras podem durar até uma hora.

Uma entrevista de emprego não pode ser algo entedioso. Por isso, a interação entre as duas partes é muito importante, e quando a conversa está fluindo, é um ponto positivo.

Portanto, o tempo de duração de uma entrevista de estágio é muito relativo.

Em quanto tempo eu poderei receber o retorno da entrevista?

Tempo de retorno à entrevista de estágio. | Imagem: Reachr
Tempo de retorno à entrevista de estágio. | Imagem: Reachr

Para este caso, levamos como um período saudável, um prazo médio de uma a duas semanas.

Porém, existem casos de empresas que possuem processos mais burocráticos, podendo demorar até 15 dias para liberar uma resposta aos entrevistados.

Portanto, fique atento aos prazos que sigam essa média.

Se o recrutador te deu sinal de retorno ao final da entrevista, você pode considerar um ponto positivo válido. Talvez você possua grandes chances de ser chamado.

Conclusão

Por fim, agora você está por dentro das principais informações para conseguir uma vaga de estágio.

É fundamental sempre levar em consideração, que o estágio estimula o seu desenvolvimento profissional, e ainda que não seja obrigatório, ele servirá de base para sua carreira.

Conhecer mais informações sobre o estágio e suas respectivas entrevistas, fazem com que você seja uma pessoa inteirada em processos antes mesmo de ser contratada.

Agora que você está bem mais informado, comece a treinar suas principais respostas, moldando sua postura junto a elas.

Se você gosta de conteúdos como o de hoje, continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de assuntos importantes para sua carreira profissional e acadêmica.

Sem mais, esperamos te ver aqui novamente.

Até logo!

Como encontrar vaga de estágio online

Está em busca de estágio para colocar em prática o seu conhecimento? Listamos aqui como é possível conseguir vaga de estágio online. Continue a leitura e descubra.

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Veja como ganhar dinheiro com fotografias comerciais!

Nos últimos anos, o mercado digital tem crescido cada vez mais, então confira aqui nossas dicas de como ganhar dinheiro com fotografias comerciais!

Continue lendo
content

Cartão Mastercard: confira as principais opções

Conheça aqui o cartão Mastercard e os seus principais tipos que oferecem diversos benefícios às suas finanças, como segurança e descontos.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Will Black Internacional

O cartão Will Black Internacional é o produto financeiro do novo banco digital Will. Quer saber como solicitá-lo? Leia este post e confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Fundo Garantidor de Créditos: o que é e como funciona

O Fundo Garantidor de Créditos é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que garante mais segurança para diversas movimentações bancárias.

Continue lendo
content

Conheça a conta Gerencianet

Com a conta Gerencianet, é muito mais fácil administrar todas as suas finanças na palma da sua mão. Quer ver só? Então, saiba mais aqui.

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Unicred Visa Classic

Você conhece o cartão de crédito Unicred Visa Classic? Ele oferece muitos benefícios para os seus clientes. Leia este post e saiba mais!

Continue lendo