Aplicativos

Golpes Whatsapp 2021: como se precaver

Você sabe do que se trata os golpes WhatsApp e o que fazer para evitar esse tipo de situação? Te contamos tudo aqui neste post. Continue a leitura e descubra.

Anúncios

Saiba tudo sobre golpes no WhatsApp

Antes de mais nada, saiba tudo sobre golpes WhatsApp. Fonte: Acontece Agora.
Antes de mais nada, saiba tudo sobre golpes WhatsApp. Fonte: Acontece Agora.

Provavelmente, você já caiu em um dos golpes WhatsApp ou conhece alguém que infelizmente passou por isso.

Se sua resposta foi “sim”, bem-vindo ao post onde falaremos exclusivamente sobre este assunto.

Com o intuito de te informar e evitar as séries de golpes virtuais existentes, nós preparamos este texto como um alerta para uma prática que tem ocorrido com bastante frequência e feito muitas vítimas por todo o Brasil.

Qualquer pessoa que tenha uma rede social está suscetível a receber conteúdos geradores de golpes e até mesmo vírus. E muitos deles, podem comprometer seriamente uma pessoa, principalmente em questões financeiras.

E se você quer evitar que isso aconteça, continue a leitura!

Quais são os golpes WhatsApp?

Em síntese, saiba quais são os golpes WhatsApp. Fonte: Pexels.
Em síntese, saiba quais são os golpes WhatsApp. Fonte: Pexels.

Confira, a seguir, os golpes WhatsApp mais conhecidos e prováveis. Lembre-se de tomar muito cuidado antes de passar qualquer informação.

Vamos lá!

WhatsApp clonado

Iniciamos a jornada de golpes com o famoso WhatsApp clonado.

O WhatsApp clonado trata-se de um golpe em que o criminoso aborda a vítima se passando por uma empresa conhecida, como é o caso de sites de compra e venda ou de organizador de eventos, oferecendo uma proposta atrativa.

Tal contato ocorre através da ligação telefônica ou mensagem dentro do próprio app, em que o golpista avisa a vítima sobre um suposto erro e solicitando o código de verificação que ele tenha recebido por SMS, que, neste caso, a vítima acaba passando o acesso do seu WhatsApp ao golpista sem saber do que se trata.

Nessa situação, a recomendação é que não repassemos nenhum acesso através do contato telefônico sem antes certificar-se do que realmente se trata. Caso você desconheça o motivo da ligação ou desconfie do indivíduo, o melhor a se fazer é encerrar a conversa e, se possível, bloquear o número chamador.

Atenção. A Maria quer falar com você.

banner image

Estamos enviando diversas opções de cartões e empréstimos pré-aprovados no WhatsApp.

Você será redirecionado a outro site

Fake news

Em seguida, não poderemos dispensar as famosas Fake News.

A verdade é que, a cada dia que passa, as fake News estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, e, embora o próprio WhatsApp não as permita, o que sabemos é que essas notícias falsas acabam fraudando os dados dos usuários e disseminando informações não verídicas. 

Esse é um problema tão grave que, o WhatsApp está passando por constante atualização para respaldar os usuários dos seus impactos, bem como do compartilhamento das fake news. 

Dentre as medidas adotadas pelo app, a que mais se destaca é a limitação de compartilhamento de mensagens, sendo possível enviar, no máximo, para cinco pessoas da sua agenda telefônica. 

Além disso, se o WhatsApp detectar que é uma notícia muito compartilhada por diversos usuários, ele poderá bloquear o compartilhamento em conjunto, sendo possível enviar para um usuário por vez apenas.

Em terceiro lugar na lista de golpes WhatsApp estão os links maliciosos. 

Sabe aquele link que chega do nada até você com pouquíssimas informações do que se trata? Pois é, são eles mesmo!

Os links maliciosos são mais uma armadilha que os golpistas utilizam para roubar os dados e aplicar golpes nos usuários.

Eles funcionam da seguinte forma: ao compartilhar links com notícias bem atrativas, os usuários acabam se interessando no tema e clicando no link e, muitas vezes, compartilhando informações solicitadas pelos golpistas.

Um bom exemplo disso foi o uso das informações sobre o Auxílio Emergencial, no princípio da pandemia, como forma de atrair as vítimas e lucrar com a exibição de anúncios em suas páginas.

Contas falsas

Mais um golpe para lista, é o que conhecemos como “contas falsas”. Estas são criadas pelos golpistas utilizando informações e fotos de pessoas reais para que, no primeiro momento, não passe nenhuma desconfiança ou suspeita de fraude.

Em seguida, o criminoso aborda os contatos próximos da pessoa ou empresa que ele está utilizando as informações, e começa a pedir dinheiro e outras informações que são prejudiciais à vítima, sempre fingindo ser outra pessoa.

Atenção a isso!

Aplicativo espião

Por fim, para finalizar a nossa lista de golpes do WhatsApp, temos o aplicativo espião, um problema que vem ganhando força durante os últimos anos.

Esse golpe consiste na instalação de programas que, embora pareçam inofensivos, eles podem acabar acessando informações pessoais do usuário e prejudicando a sua privacidade, como é o caso das conversas do WhatsApp, senhas de aplicativos e outros. 

Como não cair no golpe do empréstimo falso

Você tem medo de fazer empréstimos por que não confia neste modalidade de crédito? Então, leia este post e confira como não cair no golpe do empréstimo falso.

Acho que estão tentando me aplicar um golpe. O que devo fazer?

Se você acha que estão tentando te aplicar golpes WhatsApp, o primeiro passo é desconfiar! 

Se porventura entrarem em contato com você com o intuito de resolver um problema de determinado produto e/ou serviço, o mais indicado é que você desligue a ligação e ligue diretamente ao Central de Atendimento da empresa para averiguar se aquela informação é verídica.

Neste ponto, vale dizer que as empresas de anúncios, como é o caso do OLX ou Mercado Livre, não costumam contatar com os clientes através do telefone para solicitação de códigos ou outras informações. Portanto, desconfie sempre!

Além disso, lembre-se de nunca compartilhar os seus dados pessoais, códigos de acesso ou mesmo realizar transferências aos seus conhecidos sem antes ter a confirmação da identidade da pessoa e das suas intenções.

Onde denunciar golpes pelo WhatsApp?

Se você sofrer um golpe no WhatsApp, saiba que é possível realizar a denúncia dentro do próprio app. Basta seguir o passo a passo, a seguir:

Para aparelhos Android, abra o WhatsApp, clique em mais opções, vá no menu configurações e no submenu ajuda e, em seguida, clique na opção fale conosco.

Já para aparelhos com sistema iOS, basta clicar nas configurações, depois em ajuda e, para finalizar, clique na opção fale conosco.

Ao contatar a equipe do WhatsApp, forneça o máximo de informações que conseguir, assim você facilitará o processo e tudo irá se normalizar mais rapidamente.

Agora, se porventura você considerar que a sua integridade física ou psicológica está sendo ameaçada dentro do app. O mais indicado é realizar contato junto a autoridade policial local, assim você receberá a assistência adequada.

Você pode ainda denunciar ao WhatsApp todos os conteúdos que você considerar ofensivo ou problemático.

Como se proteger de golpes Whatsapp?

Saiba como proteger dos golpes WhatsApp. Fonte: Oficina da Net.
Saiba como proteger dos golpes WhatsApp. Fonte: Oficina da Net.

Te contamos acima o quão perigoso pode ser um golpe do WhatsApp. No entanto, existem algumas medidas que você pode tomar para evitá-los.

A primeira delas é saber que nunca, em hipótese alguma, você deve compartilhar o código de seis dígitos do WhatsApp com terceiros. Caso contrário, criminosos poderão ter acesso à sua conta.

E outra dica, é habilitar a confirmação em duas etapas disponibilizada pelo app. Sendo essa considerada mais uma camada de proteção que reduz consideravelmente as chances de clonagem e roubos de contas. Para isso, acesse as configurações do app e siga o passo a passo indicado.

Ademais, em outros casos, sempre se certifique de que as informações recebidas são verídicas e nunca aprove nada sem conferência.

Então, você já caiu em algum golpe WhatsApp? Esperamos que agora seja mais fácil evitar esse tipo de situação!

No mais, acesse nosso conteúdo recomendado e confira as nossas dicas para evitar o golpe no PIX.

Como evitar golpes no PIX

Já ouviu falar de golpes no PIX? Pois eles são muitos e podem te prejudicar. Mas é fácil evitar cair nesses golpes. Então, confira nossas dicas para se proteger!

Sobre o autor  /  Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Elo Flex: saiba tudo sobre essa plataforma de benefícios flexíveis

Conheça aqui o programa Elo Flex e se surpreenda com as suas vantagens, que vão desde internet grátis a serviços automotivos 24 horas.

Continue lendo
content

Cartão de crédito Caetano Go: o que é o Caetano Go?

O cartão de crédito Caetano Go oferece muitas vantagens para os clientes, como o Programa de Bônus. Então, leia o nosso post e confira mais!

Continue lendo
content

Como consultar o saldo FGTS online

Com a possibilidade do saque, muitas pessoas querem consultar o saldo FGTS online. E o post de hoje tem como objetivo sanar toda as dúvidas.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Cartão Caju online: custos zeros e benefícios flexíveis

Conheça aqui o cartão Caju online para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e ficar por dentro dos seus principais benefícios.

Continue lendo
content

Como solicitar cartão VentureOne Rewards

Ainda não tem um cartão de crédito sem anuidade que te oferece vantagens e bônus? Então, veja como solicitar o seu cartão Ventureone Rewards.

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito BP Powerplus Unicre

Conheça o cartão de crédito BP Powerplus Unicre que dá descontos em combustíveis, não tem anuidade e conta com um programa de pontos.

Continue lendo