Cartões

Como fazer controle de cartão de crédito?

Os cartões de crédito são ótimos aliados das finanças, desde que usados da forma correta. Para isso, é importante fazer um bom controle de cartão de crédito, ter uma planilha para acompanhar seus gastos e estar sempre de olho na sua fatura. Ficou curioso para saber mais sobre controle de cartão de crédito, como fazer uma planilha e mais dicas sobre usar o crédito de forma inteligente? Vem com a gente!

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

Publicado em 27/06/2022

Faça o controle de cartão de crédito em uma planilha com 7 dicas práticas

Antes de mais nada, descubra aqui como fazer o controle do cartão de crédito. Fonte: Adobe Stock.
Antes de mais nada, descubra aqui como fazer o controle do cartão de crédito. Fonte: Adobe Stock.

Em suma, ter um cartão de crédito para usar é o mais comum. Mas, saber usar esse recurso e fazer o controle de cartão de crédito, pode ser a parte mais desafiadora da gestão do seu dinheiro.

Por isso, é de extrema importância saber como deve ser um gerenciamento de crédito, como fazer uma planilha para ver de perto os seus gastos e outras dicas para manter o controle sobre o seu dinheiro.

Como criar uma boa senha de cartão de crédito

Um dos principais aspectos que garantem a segurança do seu cartão de crédito é em relação à senha. Mas afinal, você sabe como definir uma senha segura? Te ajudamos aqui.

Pois, ao retomar as rédeas da sua vida financeira, fica mais fácil alcançar os seus objetivos, guardar dinheiro e ter mais tranquilidade.

Quer saber mais sobre controle de crédito e como fazê-lo na prática? Continue a leitura!

Cartão de crédito roubado: o que fazer

Se o seu cartão de crédito foi roubado ou furtado, é importante que você saiba quais medidas tomar para evitar prejuízo ou maiores problemas. Descubra o que fazer agora!

Anúncios

O que é gerenciamento de cartão de crédito?

Ademais, saiba do que se trata e como fazer gerenciamento do cartão de crédito. Fonte: Adobe Stock.
Ademais, saiba do que se trata e como fazer gerenciamento do cartão de crédito. Fonte: Adobe Stock.

O cartão de crédito é um recurso que, se for bem usado, pode beneficiar e muito a nossa vida financeira. Contudo, para que isso seja uma realidade, é preciso fazer o gerenciamento do cartão. Dessa forma, terá em mãos os principais dados sobre os seus gastos, juros e tudo que envolva o seu dinheiro.

O gerenciamento de cartão de crédito nada mais é do que analisar os gastos do seu cartão. Essa ação pode ser feita por meio de planilhas, cadernos físicos de finanças, aplicativos ou outros meios de sua preferência.

Com esse controle, você saberá em quais produtos mais gasta, qual é a área das suas finanças que merece atenção, quais são os gastos desnecessários e também qual é o seu custo de vida.

Além disso, você conseguirá encontrar o ralo do seu dinheiro. Ou seja, aqueles pequenos gastos que passam batido no dia a dia, mas que ao serem somados, ao fim do mês, são um valor expressivo que poderia ter sido usado de outra forma.

10 dicas para organizar a vida financeira

Que tal manter a sua vida financeira sempre em dia? Nada mal, né? Listamos aqui 10 dicas que vão te ajudar na organização da sua vida financeira, confira agora!

Como fazer uma planilha para controle de cartão de crédito?

Ademais, confira agora mesmo como fazer uma planilha para ter controle do seu cartão de crédito. Fonte: Adobe Stock.
Ademais, confira agora mesmo como fazer uma planilha para ter controle do seu cartão de crédito. Fonte: Adobe Stock.

Para fazer o controle dos seus gastos pessoais com o cartão de crédito, você pode optar por dois caminhos: pegar templates e planilhas prontas da internet ou fazer a sua própria planilha.

Ao pegar as planilhas prontas, não se esqueça de verificar as abas disponíveis: meses, parcelas, pagamento, etc. Caso falte algo que você julgue necessário, coloque na tabela antes mesmo de começar o seu preenchimento.

Contudo, caso queira fazer a sua própria planilha, deverá começar do zero a construção, seguindo algumas dicas que tornarão essa experiência mais rica e proveitosa para você e suas finanças. Confira o tutorial abaixo sobre como fazer a sua planilha pessoal e quais pontos não esquecer.

  • Encontre a ferramenta ideal: Você pode escolher entre diversas ferramentas existentes no mercado, mas as mais conhecidas são o Excel, Planilhas Google e Libreoffice. Ao escolher, abra uma planilha em branco para começar a configuração;
  • Organize os meses da planilha: A melhor maneira de organizar os meses é na horizontal. Dessa forma, você verá com maior clareza quais são as compras e dívidas correspondentes a cada mês, seu vencimento, etc. Contudo, essa opção é livre para quaisquer alterações;
  • Preencha com as suas compras, dívidas e principais informações financeiras: Aqui, você vai colocar a mão na massa e listar todas as principais informações do seu cartão de crédito. Coloque as especificações que achar importante, pois assim, conseguirá maior clareza do seu planejamento financeiro;
  • Faça a soma dos valores e mantenha o controle, mês a mês: Depois de preencher com os principais dados das suas compras, faça a soma dos valores e veja qual é a sua média mensal de gastos. E também, ao preencher mês a mês, você terá maior clareza sobre como está a sua situação financeira.

Como ganhar dinheiro com cartão de crédito

Já pensou se, além de te ajudar nas compras, o seu cartão também pudesse garantir uma renda extra? Te ensinamos aqui como ganhar dinheiro com cartão de crédito, veja!

Anúncios

Controle de cartão de crédito: 7 dicas práticas

Em suma, confira como fazer controle de cartão de crédito com dicas rápidas e práticas. Fonte: Adobe Stock.
Em suma, confira como fazer controle de cartão de crédito com dicas rápidas e práticas. Fonte: Adobe Stock.

Saber usar o cartão de crédito é se assegurar de que o seu dinheiro está sendo gerenciado da melhor forma. Afinal, o crédito é considerado um empréstimo. Por isso, devemos usar com parcimônia e cuidado todos os seus recursos.

Separamos 7 dicas para te ajudar a fazer o gerenciamento e controle do seu cartão de crédito de forma prática. Dessa forma, você estará sempre no controle da sua vida financeira. Vamos lá?

1. Prefira os cartões de crédito online

A chegada dos cartões de crédito online tornaram a missão de gerenciar os nossos gastos muito mais fácil. Você tem, na palma da sua mão, o controle total da sua fatura e todas as funcionalidades que precisa para manter suas finanças em dia.

2. Fique de olho nas datas de vencimento do seu cartão

Uma das formas de evitar o pagamento de juros, é estar sempre atento à data de vencimento da sua fatura. Além disso, essa ação mantém o seu score de crédito em dia. Por isso, se for necessário, coloque um lembrete em sua agenda física ou digital, e faça os pagamentos na data correta.

Mas, caso precise mudar a data de vencimento da sua fatura, não se preocupe. A grande maioria dos emissores de cartões permitem, desde que essa solicitação seja alguns dias antes do vencimento da fatura atual.

3. Mantenha os seus gastos no orçamento estipulado

Por mais que seja desafiador, é importante manter os seus gastos controlados e dentro do seu orçamento mensal. Dessa forma, será possível pagar todas as suas contas em dia e não ficar apertado ao fim do mês, precisando recorrer ao crédito com mais frequência. Além disso, não se esqueça de incluir o cartão de crédito no seu orçamento. Ele pode ser um recurso bastante útil!

4. Se certifique de que os pagamentos compensaram e foram feitos corretamente

É um acontecimento raro, mas pode acontecer de um pagamento que você fez ou deixou agendado em sua conta não acontecer da forma correta. Isso é mais comum em pagamentos direto na “boca do caixa” ou depósitos em caixa eletrônico, com dinheiro em espécie.

Por isso, ao final de cada transação, é de extrema importância guardar os comprovantes de pagamentos, sejam eles físicos ou virtuais. Dessa forma, evitamos problemas maiores e caso seja necessário, seu dinheiro será estornado.

5. Evite acumular cartões de crédito

Muitas vezes, quando nos deparamos com as nossas compras e não entendemos de onde saem tantos gastos, entendemos que temos mais de um cartão de crédito. Às vezes, até mais de dois, três, quatro! Isso dificulta bastante a missão de manter os seus gastos dentro do orçamento mensal e de evitar o endividamento.

Verifique quais são os cartões que valem a pena continuar com você e sejam usados, e os demais, não hesite em cancelar.

6. Lembre-se de que o limite disponível no cartão de crédito é um empréstimo

Você já parou pra pensar que o saldo cartão de crédito nada mais é do que um empréstimo? Por isso, usá-lo com sabedoria é a melhor forma de manter o seu orçamento em dia e evitar as dívidas. Além disso, não devemos contar com o cartão de crédito como “dinheiro”, assim como o salário ou os seus ganhos provenientes do seu trabalho. Deve ser um recurso para compras pontuais ou emergências.

7. Procure sempre os cartões com boas propostas: anuidade, taxas, benefícios

Se você ainda não tem cartão de crédito, essa é a melhor maneira de começar a cuidar do seu dinheiro e gerir este recurso. Caso você já use o cartão de crédito, mas está insatisfeito com o seu, não tenha medo de procurar propostas melhores e mais adequadas para as suas necessidades. 

Por fim, esperamos que as nossas dicas tenham sido úteis para você, e que agora você já saiba como fazer controle do seu cartão de crédito. Ademais, para mais dicas como essa, é só continuar acompanhando o nosso blog. Te esperamos no próximo artigo!

Como pagar dívida do cartão de crédito

Que tal saber como pagar dívida do cartão de crédito para ficar em dia com as suas finanças? Te contamos como é possível aqui, confira!

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como participar dos leilões de carros da Polícia Federal

Tem dúvidas de como participar de leilões de carros da Polícia Federal? Neste post iremos tirar todas as suas dúvidas de uma vez por todas!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Blue

Veja como solicitar o cartão Blue da American Express e aproveite o programa Membership Rewards para acumular pontos e trocar por produtos.

Continue lendo
content

Como desenvolver disciplina financeira

Quer desenvolver a sua disciplina financeira? Separamos algumas dicas para te ajudar. Clique aqui e veja no post quais são!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

5 bancos que oferecem empréstimo para negativado

Empréstimo para negativado pode ser uma boa solução, então saiba como pesquisar e se planejar. Clique e saiba 5 bancos que oferecem e mais!

Continue lendo
content

Como solicitar o crédito Bradesco Reforma

O crédito Bradesco Reforma deixa sua casa como sempre sonhou com limite pré-aprovado e parcelamentos em até 48x. Veja aqui como aderir.

Continue lendo
content

5 melhores empréstimos consignados para negativados

Conheça os 5 melhores empréstimos consignados para negativados, as suas principais características, taxas, prazo para pagamento e vantagens.

Continue lendo