Educação financeira

Como pagar dívida do cartão de crédito

Ficar com dívidas no cartão de crédito pode te impedir de fazer muitas coisas. Seja solicitar um empréstimo, abrir uma conta em um banco, ficar com o nome sujo é sempre ruim. Sendo assim, quitar as pendências pode ser uma ótima forma de retomar a saúde financeira. Ficou interessado? Continue a leitura e confira!

Anúncios

por Maria Luiza Ishimoto

Publicado em 17/05/2022

Falta pouco para quitar todas suas dívidas do cartão de crédito

Confira as principais dicas para pagar sua dívida no cartão de crédito. Fonte: Adobe Stock
Confira as principais dicas para pagar sua dívida no cartão de crédito. Fonte: Adobe Stock

Uma pesquisa realizada pela CNC -Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo demonstrou que aproximadamente 8 em cada 10 brasileiros possuem alguma pendência no cartão. Nesse sentido, muitas pessoas se perguntam como fazer para pagar a dívida do cartão de crédito. 

Falando assim parece óbvio, mas é necessário muito planejamento e organização. Isso porque muitas vezes a situação já virou uma bola de neve, comprometendo cada vez mais a saúde financeira do usuário.

Sendo assim, no post de hoje daremos as principais dicas para pagar a dívida do cartão de crédito. Continue a leitura!

Como solicitar o cartão de crédito Neon

O cartão Neon tem a solicitação 100% online, isenção de anuidade e cobertura internacional. Descubra como solicitá-lo.

Anúncios

O que fazer para pagar a dívida do cartão de crédito?

Assim como falamos anteriormente, pagar a dívida do cartão de crédito requer bastante organização. Separamos abaixo algumas das principais dicas para conseguir acabar com o débito. Confira:

Saber o valor de sua dívida

O primeiro passo para pagar a sua dívida do cartão de crédito é saber quanto ela custa. Nesse sentido, é interessante entrar em contato com a instituição e verificar o CET. Para quem não sabe, a sigla significa Custo Efetivo Total. Nele estão inclusos os valores das parcelas, somados aos juros e outros encargos.

Além disso, uma boa dica é somar todas as suas pendências. Desse modo, ficará mais claro quanto falta para você voltar a ter seu nome no azul.

Anúncios

Avaliar sua saúde financeira

Dando continuidade, a segunda dica que pode te ajudar na hora de pagar a dívida do cartão de crédito é analisar sua saúde financeira.

Depois de calcular o valor da sua dívida, você entendeu o quanto será necessário desembolsar para pagá-la. Assim, colocar a sua vida financeira em ordem será essencial para conseguir quitar o débito.

Existem diversas formas de começar a se organizar, como através de tabelas, gráficos e etc. Hoje em dia muitas ferramentas e aplicativos possuem o intuito de auxiliar nessa hora. Por exemplo, alguns apps permitem que você conecte a sua conta de banco. Desse modo, eles apresentam gráficos e separam seus gastos por categorias. 

Então, anotar todas as entradas e saídas te ajudará a saber para onde seu dinheiro está indo. Aliás, você pode até mesmo usar desse tempo para entender como acabou contraindo a dívida com o cartão. 

Em resumo, para além da dívida, manter uma saúde financeira em dia te ajudará em muitos pontos, como na própria saúde física. Ficar preocupado ou estressado pode ocasionar em diversas doenças. Portanto, acabar com as pendências e se tornar mais organizado te ajudará a ter uma vida mais confortável. 

Saúde financeira

Organizar as suas finanças é essencial para uma vida sem preocupações. Nesse sentido, existem muitas práticas que podem te ajudar nessa hora.

Conversar com sua instituição

Agora que você já está ciente do valor de sua dívida do cartão de crédito, o próximo passo é entrar em contato com a instituição para saber quais são as condições em que poderá pagar. Nessa hora são negociados valores, prazos e formas de pagamento. 

Por mais que você queira muito quitar as dívidas o mais rápido possível, é preciso ter bastante calma. Muitas vezes as pessoas são levadas pelo emocional e acabam aderindo a condições que não condizem com a real situação financeira.

Portanto, é bem importante que você avalie bem a proposta que o banco te fez. Isso porque não faz nenhum sentido aderir a uma proposta na qual você não conseguirá pagar.

Sendo assim, caso a proposta feita ainda não seja tão atrativa, aguarde. Não custa nada ligar e tentar negociar novamente. 

Além disso, existem algumas empresas no mercado que são especialistas em negociação. Pode ser interessante verificar algumas delas e checar se são conveniadas com a instituição na qual você deve. Embora você não esteja falando diretamente com o banco, pode ser que ofertas melhores apareçam. 

Contenção de gastos

Faça o cálculo de qual dívida sairá mais barata. Fonte: Pexels
Faça o cálculo de qual dívida sairá mais barata. Fonte: Pexels

Assim como falamos anteriormente, um passo muito necessário para conseguir pagar sua dívida do cartão de crédito é organizar sua vida financeira. Depois que tiver feito isso, você deve avaliar para onde seu dinheiro está indo.

Em seguida, analise qual das áreas você pode realizar cortes de gastos. A prioridade das suas despesas deve ser sempre os destinos fixos. Dentre elas estão água, luz, alimentação, aluguel, faculdade e etc. 

Já aquelas comprinhas mensais de roupas novas ou saídas diárias em restaurantes caros podem esperar um pouco até que recupere sua saúde financeira. Você não precisa parar de se divertir ou cortar todas as fontes de lazer, mas sim encontrar opções mais baratas e que combinem mais com sua situação atual. 

Uma outra dica que pode te ajudar é estabelecer os gastos para cada uma das áreas. Por exemplo, gastar X em compras do mercado e Y em lazer. Assim você sofrerá menos, pois conseguirá se organizar melhor e voltará ao azul. 

Além disso, pode ser interessante evitar parcelar suas compras futuras. Já que o descontrole financeiro é um problema para você, a atitude pode ser muito perigosa, tendo em vista que permite a aquisição de mais bens sem pesar mensalmente. 

O problema da modalidade é que a longo prazo ela pode causar uma bola de neve, te impedindo de pagar a dívida anterior do cartão de crédito. 

Considere um empréstimo

Por fim, a última dica que faremos para te ajudar a pagar a dívida do cartão de crédito é a de considerar um empréstimo. Caso a proposta feita pela instituição não faça sentido com sua situação financeira atual, você pode encontrar soluções mais acessíveis.

Portanto, pode ser que você encontre empréstimos cujos juros mensais somados aos encargos sejam mais baratos do que os do cartão. Assim, se você aderir a essa outra modalidade, poderá pagar a dívida do cartão de crédito com o dinheiro do empréstimo.

Desse modo, sua dívida diminui, já que o valor que será pago agora é menor do que o valor anterior. Dentre os empréstimos com juros mais baixos podemos citar os consignados ou com garantia. 

Contudo, é importante pesquisar bem todas as opções de crédito disponíveis. Ademais, comparar as condições das empresas que oferecem o serviço também te ajudará bastante.

Em conclusão, antes de realmente aderir a uma nova modalidade de crédito, avalie bem todas as condições e taxas para tal. Isso porque desse jeito, você evita grandes mal entendidos e dores de cabeça.

Como não se endividar com o cartão de crédito?

É importante se manter no planejamento feito. Fonte: Adobe Stock
É importante se manter no planejamento feito. Fonte: Adobe Stock

Assim como pudemos observar, deixar as dívidas acumularem é como criar uma grande bola de neve para a saúde financeira. Isso porque as taxas cobradas pelas instituições geralmente são muito altas.

Portanto, é importante aprender com os erros. Depois que pagar a dívida do cartão de crédito, continue colocando em prática as dicas mencionadas nesse texto. 

Ou seja, mantenha uma organização financeira e siga à risca o planejamento que você fez. Desse modo, você evitará dores de cabeça e dificilmente voltará ao vermelho. 

Queroquitar é confiável?

Negociar suas dívidas pode ser uma ótima maneira de sair do vermelho. Nesse sentido, a QueroQuitar pode te ajudar a obter uma boa oferta.

Sobre o autor

Maria Luiza Ishimoto

Estudante de cinema na UFSC, já cursou 3 semestres em direito. Além de redatora, cria conteúdo e administra páginas no instagram. Tem uma grande paixão pela escrita e adora ler em seu tempo livre.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Auxílio Brasil: veja como funciona e quem tem direito à participar do Programa.

Confira agora mesmo quem tem direito ao Auxílio Brasil e como funciona o mais novo Programa do Governo Federal.

Continue lendo
content

Binance lança empresa de pagamentos com compatibilidade entre criptomoedas e cartões de crédito

Conheça a Bifinity, nova empresa de pagamentos criada pela Binance para facilitar o acesso de comerciantes ao mundo das criptomoedas.

Continue lendo
content

Como desbloquear cartão Santander SX

Está com dificuldades de realizar o desbloqueio do seu cartão? Veja aqui o que deve ser feito para desbloquear cartão Santander SX.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Abertura do Imposto de Renda 2022, veja as praticidades

A abertura do Imposto de Renda 2022 deve acontecer no dia 1 de março, então certifique-se de que separou os documentos necessários!

Continue lendo
content

Nubank oferece cartão PJ para microempresários

Chegou uma novidade para correntistas PJ do roxinho! Agora, é possível soliciar o cartão Nubank para microempresários. Veja mais aqui!

Continue lendo
content

Veja como funciona e quem tem direito ao Auxílio Reclusão do INSS

Veja quem tem direito ao Auxílio Reclusão, como funciona e quais as regras de concessão desse benefício pelo INSS. Confira aqui!

Continue lendo