Cartões

O que fazer quando meu cartão de crédito for roubado?

Não sabe o que fazer se o seu cartão de crédito for roubado? Separamos um conteúdo completo para te auxiliar. Confira abaixo.

por

Maria Luísa Barbosa

Publicado em

ANÚNCIOS

Cartão de crédito roubado, perdido ou extraviado

Apresentamos aqui o que fazer em caso de cartão roubado. Veja. | Imagem: UOL

Qual será a sua reação se o seu cartão de crédito for roubado agora?

Bom, de início é bem provável que você fique muito desesperado, sem saber para onde ir.

Por outro lado, também existe a possibilidade de perdê-lo, o que também te geraria muita preocupação.

E infelizmente, todos nós estamos suscetíveis a isso!

Mas não precisa mais se preocupar, pois hoje trouxemos a você um post exclusivo com dicas e informações relevantes para manter os seus cartões em segurança.

Vem com a gente!

Como denunciar quando meu cartão de crédito for roubado?

Primeiramente, vamos entender como proceder em casos de roubo de cartão.

Se o seu cartão de crédito for roubado, é fundamental que você faça algo, começando por um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.

Mesmo sem ocorrência policial, você deve entrar em contato imediato com o banco emissor ou a administradora do cartão, informando o ocorrido para que o cartão seja bloqueado.

Quando fizer isso, não se esqueça de arquivar ou anotar o nome e protocolo das pessoas que te atendeu na central, dessa forma será bem mais fácil controlar o processo.

Após isso, você também deve registrar a ocorrência policial e encaminhar as cópias para a própria administradora ou banco emissor, para o SPC e a Serasa, informando o ocorrido.

Essas medidas são protetivas, ou seja, se houver a realização de compras com o seu cartão, a sua responsabilidade pelas operações será isenta.

Cartão de crédito clonado: o que fazer?

Saiba o que fazer ao ter o cartão de crédito clonado. | Imagem: Jornal da Franca

Por outro lado, também existe a possibilidade de clone do cartão.

Se você não conhece muito sobre como isso funciona, iremos te explicar.

Se porventura você receber a notificação de uma compra indevida ou encontrar em seu extrato bancário ou fatura, uma movimentação que você não reconhece, isso já é o sinal de clone.

Mas não entre em pânico, pois isso se trata de um problema solucionável.

Veja só:

  • Ao receber alguma notificação, bloqueie ou cancele imediatamente o seu cartão, pois isso evitará que mais compras sejam feitas com ele;
  • Depois, faça um levantamento de quais são as transações que não foram feitas por você. Caso você reconheça o estabelecimento, o ideal é primeiro tentar a contestação com a loja. Se houver uma negativa, o próximo passo é acionar o banco;
  • Entre em contato com o seu banco para informar que o cartão foi clonado e sinalizar quais foram as compras feitas indevidamente;
  • A instituição iniciará o processo de contestação para devolver o dinheiro e enviar um novo cartão para você.

Como evitar que o cartão seja clonado

Em primeira mão, é possível se proteger do golpe do cartão clonado tomando alguns cuidados básicos ao longo de seu cotidiano.

Você pode por exemplo, começar a usar um cartão virtual. O mesmo também pode realizar compras online em sites ou apps. O cartão virtual é a cópia de um físico, porém possuem numerações e validades diferentes.

Dessa forma, os seus dados ficam protegidos e você evita a dor de cabeça de sofrer com a clonagem de cartão.

Outra alternativa, é se atentar a links ou mensagens recebidas no e-mail ou por SMS. Ainda que pareça improvável, alguns desses links podem te redirecionar ao alvo fácil para a clonagem de um cartão.

Se porventura você ainda não conhece sobre determinado site ou app, é aconselhado pesquisar antes sobre a reputação da marca.

Conteúdo Recomendado

Cuidados que você deve ao solicitar empréstimo

Está precisando de dinheiro urgente? Solicitar um empréstimo pode ser uma alternativa, mas você precisa ter alguns cuidados. Saiba quais são eles no texto

Cuidados para me resguardar caso meu cartão de crédito for roubado

Ao mesmo tempo, é importante preservar algumas informações para manter sua segurança ainda que o seu cartão de crédito for roubado.

Confira abaixo, algumas das orientações mais fundamentais para cuidar da sua segurança.

ANÚNCIOS

Que seguranças posso levar em consideração?

  • Primeiramente, não se esqueça que para se prevenir de futuras dores de cabeça com a administradora, é necessário tomar duas medidas: anotar o número do protocolo de atendimento e solicitar à administradora um fax que comprove o bloqueio ou cancelamento do cartão.
  • Vale reforçar, que algumas administradoras têm em seus contratos com o consumidor uma cláusula que o responsabiliza pelos gastos realizados antes do bloqueio do cartão, mesmo que feito por terceiros. 
  • É recorrente acontecer de uma pessoa pagar a fatura de um cartão de crédito e depois perceber que lhe foi cobrado a conta de uma compra que ela não realizou. Infelizmente, poucas pessoas têm conhecimento de que nesse caso, o valor pago deve ser restituído em dobro pela responsável administradora.
  • A grande maioria dos bancos possui hoje um seguro contra perda ou roubo do cartão. Ou seja, a instituição já é obrigada por lei a arcar com as despesas feitas por terceiro.

Quais dicas posso usar para perfeiçoar a segurança de meu cartão?

Agora veja mais algumas dicas que valem ouro para que você não tenha o cartão de crédito roubado.

  • Nunca deixe os números registrados em papéis junto ao cartão ou em locais de fácil localização.
  • Se a escolha da senha for deixada sob sua responsabilidade, evite numerações óbvias como, por exemplo, a sua data de nascimento ou a de familiares;
  • O cartão não deve ser emprestado a ninguém, mesmo às pessoas que trabalham no banco. Quando houver alguma dúvida na sua utilização, solicite ajuda de colaboradores do estabelecimento.
  • Ao usar caixas eletrônicos, coloque-se de frente para a máquina, evitando que alguém veja os números digitados. Fique atento à aproximação de pessoas estranhas durante a operação. 
  • Se seu cartão for puxado pela máquina, use o telefone de dentro do próprio caixa eletrônico para entrar em contato com o banco ou, na impossibilidade, um telefone público mais próximo.

Conclusão

Veja nossas considerações sobre roubo de cartão de crédito. | Imagem: Cartão a Crédito

Por fim, se o seu cartão de crédito for roubado, você já sabe o que fazer!

Tomar conhecimento de sua segurança financeira, te traz muito mais conforto ao realizar diversas operações.

Casos como esses, não podem ser deixados de lado e levados como um assunto incomum. Até porque, todo o dinheiro envolvido gera preocupação.

Portanto, atente-se ao uso e proteção de seu cartão.

Se gostou do post, continue nos acompanhado!

Até mais!

Conteúdo Recomendado

Como evitar o acúmulo de dívidas no cartão

O acúmulo de dívidas no cartão de crédito pode ser facilmente evitado com planejamento e maior controle dos seus gastos e parcelas. Confira!

Maria Luísa Barbosa

Publicitária de profissão e de coração, estudante de RH, mãe de pet, e, nas horas vagas, amante da arte, do esporte e da moda. Prazer, Malu. (:

Cartões

Como solicitar o Cartão BTG+ Black

BTG+ Black é uma modalidade de cartão de crédito com uma série de vantagens e benefícios exclusivos. Clique e saiba como solicitar o seu!

por

Aline Saes

Publicado em

| Atualizado em

Cartão BTG+ Black

Cartão BTG+ Black

Muita gente ainda não sabe que é possível ter uma conta digital no BTG + que possibilita usufruir de uma série de vantagens, além de poder solicitar o seu próprio cartão BTG+ Black. E esse é um cartão bastante interessante para quem tem renda mais alta e pretende ter investimentos com o banco BTG.

Pois a versão Black do cartão de crédito possui uma série de benefícios BTG adicionais, além da cobertura nacional e internacional com todas as vantagens da bandeira Mastercard.

Ou seja, o cliente tem benefícios a mais em relação às demais categorias de cartão de crédito do BTG (Gold e Platinum). Além disso, poderá contar com a bandeira mais aceita por estabelecimentos no mundo, com seu programa exclusivo de benefícios Mastercard Surpreenda.

Principais vantagens BTG+ Black

Principais vantagens BTG+ Black

Muita vantagem em um só cartão, não é?

Mas além disso, o cliente BTG+ Black poderá contar também com uma versão virtual do seu cartão para compras online e de serviços digitais, além de poder pagar por aproximação com o serviço Contactless.

Mas atenção, pois a versão BTG + Black não é isenta de anuidade. Ou seja, você precisa pagar uma taxa anual de 1080 reais, ou 12 x de 90 reais mensais.  Porém a depender do seu perfil consumidor pode valer a pena por conta dos muitos benefícios e programas de vantagens extras com acúmulo maior de pontos, etc.

Também não se esqueça de toda a praticidade que poderá ter com suas transações financeiras facilmente administradas diretamente através do aplicativo do BTG+, que lhe permite consultar saldo e valor de fatura, ajustar limite e utilizar seu cartão virtual.

Então, se quiser fazer a solicitação do seu cartão BTG+ Black , continue lendo nosso artigo. Pois criamos um passo a passo com todas as informações que você irá precisar para solicitar o seu cartão, a partir de diferentes canais.

E para simplificar, conheça a seguir a lista de principais vantagens do cartão de crédito BTG+ Black:

  • Processo de solicitação totalmente online;
  • Uso nacional e no exterior;
  • Chip de segurança com geolocalização;
  • Pagamento por aproximação Contactless;
  • Aceito em milhares de estabelecimentos e sites nacionais e internacionais da bandeira Mastercard;;
  • Controle do cartão pelo app BTG+;
  • Mastercard Airport Concierge;
  • Assistência Global para emergências;
  • Assistente de viagens exclusivo;
  • Benefícios e facilidades associados a sua conta digital;
  • Mastercard Surpreenda;
  • Anuidade zero sem valor mínimo de gastos mensais;
  • Mastercard Travel Rewards;
  • Programa Invest+ (opcional) para você começar a investir;
  • Saques na rede Banco24Horas;
  • Acesso a carteiras digitais, como Apple Pay e Google Pay;
  • Alteração do limite a qualquer momento;
  • Acesso a cartão virtual para compras online e de serviços digitais, como Netflix, Ifood, Uber, etc;
  • Parcelamento da fatura em até 24 meses;
  • Sala VIP no aeroporto de Guarulhos;
  • Dois tipos de seguro: proteção de preços e garantia estendida para produtos comprados usando o seu cartão.
  • Mastercard Airporto Experiences pelo programa LoungeKey;
  • Boingo WiFi.

Portanto, confira o que trouxemos para você a seguir!

Passo a passo para solicitar Cartão BTG+ Black

Passo a passo para solicitar Cartão BTG+ Black

Como queremos facilitar todo o processo de solicitação do seu BTG+ Black ainda mais fácil, criamos esse passo a passo. Com ele, você poderá entender a melhor forma de fazer o pedido do seu cartão de crédito a partir de diferentes canais, como online, telefone e pelo app.

Vamos lá?

Solicitar online

Solicitar online

Você sabia que solicitar o seu cartão BTG+ Black pela internet é a maneira mais prática de obter seu cartão? Pois tudo depende apenas de você e poderá fazer a qualquer momento. Mas primeiro você precisa ter sua conta digital no site do BTG+.

Então, primeiro é preciso que você acesse o site do banco BTG e clique na opção “abrir minha conta” no alto da página do lado direito.

Após fazer isso você irá ver uma página que lhe pede para preencher um formulário de cadastro com alguns documentos e informações pessoais. E entre as informações que serão necessárias estão:

  • RG, CNH ou CPF;
  • Número de telefone;
  • Endereço de e-mail;
  • Data de nascimento;
  • Usuário e senha para login na plataforma digital.

Então, você receberá um e-mail e um SMS com os códigos que receber para fazer o login em sua conta digital diretamente no aplicativo no smartphone.

E, após uma rápida análise de seus documentos e informações pessoais, você poderá acessar sua conta digital e solicitar também o seu cartão de crédito BTG+ Black. Finalmente, após uma análise de crédito, você saberá se tem a aprovação ou não para ter um cartão da modalidade Black.

Assim, se você preencher todos os requisitos de score de crédito, o seu cartão vai chegar no endereço que está em seu cadastro na sua conta digital. E tudo o que ocorre com seu cartão pode ser administrado através do app do BTG+.

Solicitar via telefone

Solicitar via telefone

Já para quem ainda prefere fazer a solicitação do cartão BTG+ Black através do atendimento telefônico, também será possível. Para tanto, será preciso ligar diretamente com a Central de Relacionamento do BTG de segunda à sexta-feira (exceto feriados) das 08h às 22h, através dos seguintes números de telefone:

  • 3003-9500 - (Capitais e regiões metropolitanas)
  • 0800-777-9500 - (Demais localidades)

Dessa forma você irá conversar diretamente com um atendente, informando que você quer abrir uma conta digital e também solicitar um cartão de crédito na modalidade Black. Assim, você conseguirá fazer o seu cadastro na conta digital do BTG+ e também fazer a solicitação do cartão BTG+ Black em seguida..

Baixar aplicativo

Baixar aplicativo

Será sempre preciso fazer o download do aplicativo do banco, já que é somente através dele que você consegue gerenciar sua conta e cartão de crédito diretamente pelo celular.

E para fazer esse download você pode acessar diretamente o site do BTG+. Pois logo na página principal do site há um botão que te direciona para iniciar o download do aplicativo.

Assim, basta que você clique no botão “Baixe o app”. Mas caso prefira, também é possível realizar o download diretamente pela loja de apps do seu celular tanto para sistema IOS (Apple) ou para Android. Mas sempre se certifique de que acessou a página de downloads do aplicativo oficial do banco, tenha cuidado com falsos apps.

Então, após baixar o aplicativo você consegue fazer o seu cadastro para ter a sua conta digital BTG + e fazer a solicitação diretamente pelo app do seu cartão BTG+ Black.

Cartão BTG+ Platinum ou Cartão BTG+ Black?

Cartão BTG+ Platinum ou Cartão BTG+ Black?

De maneira geral os benefícios da versão Platinum e da BTG+ Black são bem semelhantes. Todavia, quem adquirir o Black irá ter acesso a algumas vantagens exclusivas, como as salas VIP no aeroporto de Guarulhos, e também os serviços da rede LougeKey..

Além disso, os clientes do BTG+ Black podem acessar o programa Invest+ com vantagens na pontuação em relação ao cartão Platinum. O sistema Invest + permite que parte dos gastos em compras com seu cartão de crédito sejam revertidos para um programa de cashback diretamente em um fundo de investimentos do BTG Pactual. 

Assim, quem tem o BTG+ Black consegue reverter 1% dos seus gastos com o cartão para esse fundo de investimentos. Ou seja, você gasta e ainda recebe 1% do que gastou de volta como um investimento!

E para que entenda, a versão do cartão de crédito Platinum conta com uma taxa de anuidade menor em relação à Black, mas possui menos vantagens e converte apenas 0,75% dos seus gastos em investimentos no sistema Invest+. 

Já o cartão BTG+ Black oferece mais benefícios adicionais, mas também cobra taxa de anuidade mais alta, no valor de 1080 reais, ou 12 vezes de 90 reais. 

BTG+ PlatinumBTG+ Black
Renda MínimaNão informadaNão informada
Anuidade12 x de R$45 reais ou R$540 reais12 x de R$90 reais ou R$1080 reais
BandeiraMastercardMastercard
CoberturaInternacionalInternacional
BenefíciosMastercard Surpreenda, Mastercard Rewards e Travel; Invest+ com 0,75% dos gastosMastercard Surpreenda, Mastercard Rewards e Travel, Sala VIP e Invest+ com 1% dos gastos
Continuar Lendo

Em Alta