Empréstimo

Empréstimo na conta de luz: o que é e como funciona?

Você conhece o empréstimo na conta de luz? Isso mesmo! É possível obter crédito e debitar as parcelas na sua conta de consumo de energia. Quer saber mais sobre essa modalidade? Então, continue a leitura e confira!

Anúncios

por Tathiane Mantovani

Publicado em 14/05/2021

Conheça o empréstimo na conta de luz

Conheça o empréstimo na conta de luz. Fonte: Pexels.
Conheça o empréstimo na conta de luz. Fonte: Pexels.

Você conhece o empréstimo na conta de luz? Isso mesmo! É possível solicitar um crédito que é debitado na sua conta de consumo de energia. Essa é uma modalidade de empréstimo nova que ajuda as pessoas, em especial as negativadas, a conseguirem dinheiro rápido para pagar as suas dívidas.

Esse tipo de empréstimo é recente, por isso muitas pessoas ainda não sabem como ele funciona. Pensando nisso, nós do Senhor Finanças resolvemos desmistificá-lo para que você possa ter mais uma opção de crédito.

Ficou curioso? Quer saber mais sobre o empréstimo na conta de luz? Então, continue a leitura e confira todas as informações que separamos para você. Vamos lá!

Anúncios

O que é o empréstimo na conta de luz?

O empréstimo na conta de luz é uma modalidade de crédito nova, já que chegou ao mercado em 2019. Por meio dele, você pode solicitar um valor e pagá-lo com os juros correspondentes na fatura da sua conta de consumo de energia.

Para saber as condições de crédito, como valor, taxa de juros, prazo de pagamento, valor das parcelas, Custo Efetivo Total, seguro, entre outros. É necessário fazer uma simulação nos bancos que oferecem essa modalidade.

Vale destacar que o valor das parcelas, geralmente, não podem ultrapassar duas vezes o valor médio da conta de energia elétrica. Isso ajuda a limitar os descontos, bem como evita a inadimplência.

É importante lembrar também que o valor da parcela é somado ao consumo mensal de energia. Portanto, você vai pagar o valor do consumo mais o valor da parcela. Diante disso, é essencial que faça um bom planejamento financeiro para não prejudicar o seu orçamento.

Como funciona o empréstimo na conta de luz?

Como funciona o empréstimo na conta de luz? Fonte: Pexels.
Como funciona o empréstimo na conta de luz? Fonte: Pexels.

Mas, afinal, como funciona o empréstimo na conta de luz? Primeiramente, é importante deixar claro que esse crédito é destinado para pessoas com baixa renda que tem problemas no momento de solicitar um empréstimo convencional.

Vale mencionar que você precisa ter idade entre 21 e 79 anos, CPF regular e conta bancária ativa para receber o valor do empréstimo. Assim como é necessário que a conta de energia esteja no seu nome.

Ademais, se você estiver com as contas em atraso, precisa regularizar a situação antes de solicitar o empréstimo. Já que não é possível fazer a solicitação com pendências na concessionária de energia.

Infelizmente, esse tipo de crédito ainda não está disponível para todo o Brasil. Até o momento somente São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e Rio Grande do Sul oferecem essa modalidade. 

Mas existe a possibilidade de que outros estados comecem a liberar esse tipo de empréstimo. Então, antes de pensar em solicitar o seu crédito verifique se o seu estado é contemplado por esse benefício.

Cuidados que você deve ter ao solicitar empréstimo

Está precisando de dinheiro urgente? Solicitar um empréstimo pode ser uma alternativa, mas você precisa ter alguns cuidados. Saiba quais são eles.

Anúncios

Quais as vantagens desse tipo de empréstimo?

É importante elencar as vantagens que qualquer produto financeiro pode oferecer antes de fechar o negócio. Por isso, destacamos, a seguir, os principais benefícios proporcionados pelo empréstimo na conta de luz aos seus clientes. Acompanhe!

  • Possibilidade do processo de solicitação ser online;
  • Taxa de juros menores;
  • Parcelas com valor limitado a duas vezes o valor médio da conta de energia elétrica;
  • Valor do empréstimo costuma variar entre R$ 500,00 e R$ 2.500,00;
  • O prazo de pagamento costuma variar entre 3 e 18 meses;
  • Liberação do dinheiro após a aprovação na análise de crédito;
  • Possibilidade de pessoas negativadas conseguirem o empréstimo;
  • Pagamento direto na conta de consumo de energia;
  • Entre outros.

Vale destacar que você precisa analisar com muito cuidado cada uma dessas vantagens para verificar se elas atendem às suas necessidades. Dessa forma, é possível ter certeza de que vai contratar um produto confiável.

Quais as desvantagens do empréstimo na conta de luz?

Quais as desvantagens do empréstimo na conta de luz? Fonte: Pexels.
Quais as desvantagens do empréstimo na conta de luz? Fonte: Pexels.

Assim como existem vantagens, também temos as desvantagens. Infelizmente, elas podem atrapalhar a sua contratação. Por isso, é essencial que você conheça elas antes de iniciar o processo de solicitação. Dentre as principais desvantagens podemos destacar:

  • Taxa de juros pode variar de acordo com o perfil do cliente;
  • Há processo de análise de crédito;
  • É obrigatório ter conta corrente ou poupança para a transferência do dinheiro;
  • O empréstimo é liberado apenas para pessoas com idade entre 21 e 79;
  • Se você tiver contas de energia em atraso não pode solicitar o crédito;
  • Esse empréstimo está disponível apenas para São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e Rio Grande do Sul;
  • A sua conta de energia ficará comprometida com as parcelas do empréstimo durante meses;
  • Entre outros.

Agora que você já sabe quais são as vantagens e as desvantagens fica mais fácil colocar essas informações na balança e verificar se é viável ou não contratar o empréstimo. Lembre-se de que cada caso é um caso e que algumas dessas vantagens ou desvantagens podem não se aplicar a você.

Como fazer o empréstimo na conta de luz?

O processo de solicitação do empréstimo na conta de luz depende da instituição financeira que está oferecendo essa modalidade de crédito. Geralmente, esse processo é online e pode ser feito tanto no site quanto no aplicativo para celular da instituição.

Para isso, você precisa ter em mãos os seus documentos pessoais, bem como o comprovante de renda e o comprovante de residência. Após acessar o site ou o app, basta localizar o empréstimo desejado e fazer a leitura de todas as informações fornecidas.

Na sequência, clique no botão para fazer a simulação e preencha todas as informações solicitadas. Feito isso, aparecerá na tela as condições de crédito, ou seja, a taxa de juros, o valor e a quantidade de parcelas, o Custo Efetivo Total, entre outras informações.

Depois que você analisá-las e decidir contratar o empréstimo, basta enviar a proposta e a documentação para a análise de crédito. Esse processo pode demorar um pouco, já que a empresa analisa o seu perfil e o seu histórico financeiro junto aos órgãos de proteção ao crédito, bem como solicita a autorização da concessionária de energia.

Se você for aprovado, basta assinar o contrato digitalmente e o dinheiro é transferido para a sua conta corrente indicada no cadastro. Dessa forma, você pode usufruir dele para pagar as suas dívidas ou concretizar um projeto pessoal ou profissional.

Solicitar empréstimo online com segurança

Está com dívidas e quer limpar o seu nome? Precisa trocar uma dívida cara por uma mais barata? Aprenda a solicitar empréstimo online.

Onde contratar o empréstimo na conta de luz?

Mas, afinal, onde contratar o empréstimo na conta de luz? Fonte: Unsplash.
Mas, afinal, onde contratar o empréstimo na conta de luz? Fonte: Unsplash.

É importante mencionar que o empréstimo na conta de luz não é solicitado diretamente na concessionária de energia. O processo de solicitação deve ser feito na instituição financeira vinculada à concessionária.

Por isso, não adianta procurar a empresa que fornece energia na sua cidade, você precisa pesquisar junto às instituições financeiras que oferecem esse tipo de empréstimo. Para isso, é possível utilizar a Internet, bem como entrar em contato pelos canais de atendimento para sanar as suas dúvidas.

Vale destacar que algumas das financeiras que oferecem o empréstimo na conta de luz são:  Piki, Consiga Cred, PlanCredi e MetaSimples. Ademais, faça pesquisas para verificar se essas empresas são vinculadas à concessionária da sua cidade.

Então, esse tipo de empréstimo vale a pena?

Será que o empréstimo na conta de luz vale a pena? Para você conseguir essa resposta precisa analisar muito bem os prós e os contras relacionados a essa modalidade de crédito. Assim, fica mais fácil entender se ele vai atender ou não as suas necessidades.

Como vimos anteriormente, esse crédito somente pode ser solicitado em alguns estados por pessoas com idade entre 21 e 79 anos sem pendências na concessionária de energia. Isso limita um pouco o público-alvo do empréstimo.

Ademais, ele costuma apresentar uma taxa de juros menor em comparação com o empréstimo pessoal, bem como o valor das parcelas é limitado a duas vezes o valor médio da conta de energia elétrica.

Diante disso, você precisa verificar se estas condições de crédito cabem no seu bolso. Já que não adianta nada fazer um empréstimo para pagar suas dívidas e, ao mesmo tempo, criar outra dívida maior ainda.

Agora que você já conhece o empréstimo na conta de luz, que tal descobrir como solicitar empréstimo online mesmo com score baixo? Então, leia o conteúdo recomendado e confira!

Como solicitar empréstimo online com score baixo

Está negativado ou não possui carteira assinada e precisa de empréstimo? Saiba que é possível, sim, solicitar um empréstimo online com score baixo!

Sobre o autor

Tathiane Mantovani

Jornalista (Mtb 0012333/PR), Estrategista de Conteúdo, Redatora SEO, Conteudista EAD e Escritora com mais de 9 livros publicados nas áreas de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Estudante de Jornalismo e Publicidade. Bacharel em Administração. Especialista em Marketing de Conteúdo, Design Instrucional, Gestão de Pessoas e Psicopedagogia Institucional. Apaixonada pela arte da escrita e amante dos livros técnicos.

Em Alta

content

Conheça o Cartão Decolar Santander Visa Platinum

Conheça as vantagens e desvantagens do cartão Decolar Santander Visa Platinum. Saiba quanto custa a anuidade e descubra como solicitar o seu.

Continue lendo
content

Como abrir conta na corretora Ativa Investimentos

Na corretora Ativa Investimentos você investe em fundos imobiliários e não paga taxa de corretagem nem custódia. Saiba como abrir a conta.

Continue lendo
content

Por que entrar no grupo WhatsApp Senhor Finanças?

Participe você também do grupo de WhatsApp do Senhor Finanças e fique por dentro dos novos cartões e dicas de finanças que preparamos.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar cartão Citi Chairman American Express

Veja como solicitar o luxuoso cartão Citi Chairman American Express. Um produto financeiro com limite alto e benefícios exclusivos. Confira aqui!

Continue lendo
content

É possível receber o Abono Salarial diretamente pelo Caixa Tem?

Uma dúvida de muitos beneficiários é se o Abono Salarial cai direto no Caixa TEM. Confira essa e outras respostas aqui!

Continue lendo
content

Como usar o cartão de crédito?

O cartão de crédito pode ser um grande aliado, mas, você sabe como usar o cartão de crédito de forma inteligente? Te contamos aqui, veja!

Continue lendo