Finanças

Aprenda a ganhar dinheiro no Instagram

Você sabia que o Instagram pode ser um grande aliado para aumentar sua renda mensal? Confira nesse post como ganhar dinheiro no Instagram!

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

11/03/2021 | Atualizado em 12/03/2021

Como ganhar dinheiro com redes sociais

Confira abaixo as dicas de como ganhar dinheiro no Instagram. | Imagem: <a href=Freepik” id=”25150″ src=”https://cdn.adtechpanda.com/f04f466f-5cba-41b1-9a39-73878215cab8/” class=”w-full sm:h-96 object-cover object-center border mx-auto uploadcare-image”/>
Confira abaixo as dicas de como ganhar dinheiro no Instagram. | Imagem: Freepik

As redes sociais são uma excelente forma de distração, informação e relacionamento nos dias atuais, fazendo com que pessoas gastem muitas horas do dia navegando-as. A comprovação disso é que, segundo pesquisas divulgadas pela agência We Are Social, mais de 60% da população brasileira está ativa nessas plataformas, sendo uma das principais o Instagram. Mas afinal, será que não tem como aproveitar desse número tão expressivo para ganhar dinheiro no Instagram?

A resposta para essa pergunta é sim! Isso é completamente possível, desde que você escolha uma forma viável e lucrativa e siga alguns passos para fazer com que a sua conta profissional seja atrativa. Quer saber quais são e como atingir bons resultados? Continue a leitura desse post e descubra!

Anúncios

Como usar o Instagram de forma comercial?

Veja quais são as formas de monetizar o seu perfil comercial no Instagram. | Imagem: Freepik
Veja quais são as formas de monetizar o seu perfil comercial no Instagram. | Imagem: Freepik

Antes de mais nada, no que se diz respeito ao Instagram comercial, é importante dizer que existem diversas maneiras possíveis para monetizar o seu perfil. Portanto, para que elas sejam executadas com sucesso, é essencial que você entenda da plataforma, seus recursos e o que você deve ser feito durante o processo.

São exemplos de formas de usar o Instagram de forma comercial: afiliação de produtos, criação de e-commerce, dropshipping, clube de assinatura ou infoproduto e outros. Falaremos cada um deles adiante.

Quantos seguidores você precisa para ganhar dinheiro no Instagram?

Qual a interferência do número de seguidores para ganhar dinheiro no Instagram. | Imagem: Pixabay
Qual a interferência do número de seguidores para ganhar dinheiro no Instagram. | Imagem: Pixabay

Diferente do que muita gente pensa, o número de seguidores não é um aspecto determinante para definir se você irá ou não ganhar dinheiro no Instagram. Dessa forma, muito mais importante que isso é ter um perfil com bom engajamento e boa quantidade de visitas diárias. Já a quantidade de seguidores irá depender do segmento que você atuará.

Por exemplo: é comum vermos por aí grandes influenciadores que possuem um grande volume de seguidores que permitem que eles ganhem milhares de reais com uma única publicação. Mas, ao mesmo tempo, podemos perceber perfis menores (com aproximadamente 5 mil seguidores) que possuem boas métricas de engajamento e já conseguem ver retorno financeiro através dos seus conteúdos.

Anúncios

O que é um microinfluenciador?

Veja qual é a definição de microinfluenciador no Instagram. | Imagem: Freepik
Veja qual é a definição de microinfluenciador no Instagram. | Imagem: Freepik

São considerados microinfluenciadores os influenciadores digitais que possuem entre 10 mil e 100 mil seguidores, mas que muitas vezes possuem engajamentos maiores do que os megainfluenciadores (aqueles que possuem milhões de seguidores).

Além disso, os microinfluenciadores não costumam ser considerados celebridades, mas isso não impede que eles usem do seu perfil para ganhar dinheiro no Instagram. Muito pelo contrário: um único post do microinfluenciador pode chegar até U$ 2.000.

Preparando-se para ganhar dinheiro no Instagram

Etapas para começar a ganhar dinheiro no Instagram. | Imagem: Pixabay
Etapas para começar a ganhar dinheiro no Instagram. | Imagem: Pixabay

Se você deseja ganhar dinheiro no Instagram, o primeiro passo que precisa ser avaliado é em relação ao uso da sua conta. Ela precisa passar credibilidade, confiança e segurança ao seu público-alvo e deve estar devidamente configurada. Veja abaixo o que precisa ser feito para que você esteja pronto(a) para usar a rede social profissionalmente:

Opte pela versão empresarial da rede social

Para ganhar dinheiro no Instagram, configure sua conta na versão empresarial. | Imagem: Pixabay
Para ganhar dinheiro no Instagram, configure sua conta na versão empresarial. | Imagem: Pixabay

Fundada em julho de 2016, a versão business do Instagram é a opção ideal para todo e qualquer usuário que deseja usar a rede social com fins profissionais. Através dela é possível que você tenha informações sobre o seu público e mensure os seus resultados para te ajudar nas estratégias digitais.

Para configurá-la, você deve acessar as configurações da conta e encontrar a opção “Mudar para conta profissional” para ir seguindo o passo a passo que, por sua vez, é bem prático e rápido.

Monte uma BIO direta e impactante

Incluir uma BIO direta e impactante irá te ajudar a ganhar dinheiro no Instagram. | Foto: Pixabay
Incluir uma BIO direta e impactante irá te ajudar a ganhar dinheiro no Instagram. | Foto: Pixabay

Após mudar para a versão empresarial, é hora de pensar na estruturação do seu perfil de forma que ele fique atrativo e direto. Nesse passo, lembre-se de colocar um nome, uma foto (que pode ser a sua logo ou uma foto profissional) e, na BIO, crie uma breve descrição do que se trata o perfil com informações pertinentes e impactantes para instigar os seus seguidores a quererem conhecer os seus serviços e/ou acompanhar os seus conteúdos mais a fundo.

Fique atento ao que fazer e ao que não fazer

Dicas sobre o que fazer e não fazer para ganhar dinheiro no Instagram. Imagem: Freepik
Dicas sobre o que fazer e não fazer para ganhar dinheiro no Instagram. Imagem: Freepik

Agora você já sabe como configurar sua conta empresarial e como deve se apresentar na BIO. Portanto, esse é só o primeiro passo para começar a ganhar dinheiro no Instagram. Antes de começar, de fato, com as estratégias e publicações é essencial que você saiba algumas regras básicas do que fazer e do que não fazer para obter sucesso nas suas publicações. Veja alguns exemplos:

  • Saiba equilibrar a quantidade de postagens no seu perfil profissional: da mesma forma que ficar longos períodos sem realizar nenhuma postagem pode ser muito prejudicial para o seu negócio, exagerar no número de posts também não é uma boa pedida (isso fará com que seus seguidores se sintam pressionados ou enjoam do seu conteúdo). Portanto, o indicado é que você poste uma a duas vezes diariamente, sempre alinhando o conteúdo com o seu público-alvo;
  • Saiba qual é o tamanho ideal de legendas para suas postagens: da mesma forma que a quantidade de postagens pode prejudicar o seu perfil, o tamanho das legendas também merece atenção para garantir que seus seguidores se entreterão com o conteúdo e permanecerão interessados com o seu perfil. Para isso, mantenha a quantidade de caracteres entre 138 a 150 e o uso de hashtags entre 5 ou 10.

Como ganhar R$ 100 por dia na Internet de casa

Imagine você ganhar dinheiro sem sair de casa usando apenas a Internet. Isso seria maravilhoso, né? Então, continue a leitura e confira como ganhar R$ 100 por dia.

7 formas de ganhar dinheiro no Instagram

Confira abaixo as formas de como é possível ganhar dinheiro no Instagram. | Imagem: Pixabay
Confira abaixo as formas de como é possível ganhar dinheiro no Instagram. | Imagem: Pixabay

Bom, com todas essas questões esclarecidas, é hora de você saber como você pode tornar o seu perfil no Instagram uma máquina de fazer dinheiro. Vale ressaltar que é muito importante que você escolha algum segmento que lhe desperte interesse e dedique bastante para que os resultados sejam de fato positivos.

Veja abaixo nossas recomendações de 7 formas para ganhar dinheiro no Instagram:

Faça posts patrocinados para marcas

Fazer posts patrocinados para marcas é uma maneira de ganhar dinheiro pelo Instagram. | Imagem: Freepik
Fazer posts patrocinados para marcas é uma maneira de ganhar dinheiro pelo Instagram. | Imagem: Freepik

Essa é uma das maneiras que você mais irá conseguir ganhar dinheiro no Instagram. No entanto, para que as marcas te notem e queiram firmar parceria com você, é ideal que você já tenha certa autoridade no seu segmento e que consiga preferencialmente comprovar o engajamento do perfil.

Saiba que para conseguir tal autoridade e engajamento, é ideal que você já entregue conteúdo para seus seguidores e tenha um relacionamento contínuo com eles (levando em conta a quantidade de postagens diárias que citamos anteriormente).

Ah, e mais uma dica muito importante: para que os posts patrocinados consigam atingir os objetivos propostos, você deve optar por empresas que sejam condizentes com o seu ramo. Por exemplo: se você é um(a) microinfiluenciador(a) de moda, são produtos e/ou serviços que você pode divulgar: roupas, sapatos, acessórios, maquiagem, procedimentos estéticos, entre outros.

Seja afiliado de algum produto

Seja afiliado digital e ganhe dinheiro nas redes sociais. | Imagem: Freepik
Seja afiliado digital e ganhe dinheiro nas redes sociais. | Imagem: Freepik

A afiliação de produtos também é uma estratégia que pode te render uma boa grana através da sua conta no Instagram. Funciona da seguinte forma: você escolhe um produto que você se identifica para se afiliar (que pode ser digital ou físico) e, a partir de um link personalizável, você divulgará o produto dentro de suas redes sociais. Quando os usuários clicarem no link e efetuarem a compra, você receberá uma comissão.

Parece simples, né? Não só parece, como é! E é por isso que o mercado de afiliados está cada vez mais sólido e com resultados surpreendentes. E caso você queira intensificar ainda mais o seu retorno financeiro, você pode optar pelo investimento em ADS para alcançar um número maior de pessoas e realizar ainda mais vendas.

São exemplos de plataformas que realizam a afiliação de produtos: Hotmart, Monetizze e Magazine Luiza.

Venda suas fotos

Venda suas fotos pelo Instagram. | Imagem: Pixabay
Venda suas fotos pelo Instagram. | Imagem: Pixabay

Essa dica é para aquelas pessoas que possuem conhecimento e aptidão para fotografar: já imaginou se você pudesse, além de registrar belos clicks em seu tempo livre, faturar com isso? Essa é uma opção completamente viável, tendo em vista que sites e bancos de imagens estão sempre em busca de boas fotos para adquirir.

Com isso, você pode utilizar sua própria conta do Instagram para divulgação desse material e até mesmo para localizar novos clientes. Para isso, lembre-se de montar um feed bem atrativo e organizado.

Crie uma loja online

Abra uma loja virtual no Instagram para começar a ganhar dinheiro. | Imagem: Pixabay
Abra uma loja virtual no Instagram para começar a ganhar dinheiro. | Imagem: Pixabay

Assim como os posts patrocinados, a criação de uma loja online é uma maneira que pode garantir retornos financeiros bastante sólidos. Para isso, faça uma pesquisa de mercado para entender qual produto você poderia vender e organize-se em relação à compra das mercadorias, precificação e estruturação geral da loja.

Em seguida, dentro do Instagram, você deve usar todos os recursos que ele te oferece para garantir a maximização dos resultados, como é o caso do Instagram Shopping. E se porventura você quiser garantir que o seu negócio atinja ainda mais pessoas e com o máximo de credibilidade, não deixe de considerar a criação de um site integrado à loja virtual.

Trabalhe com dropshipping

Trabalhe com dropshipping para ganhar dinheiro no Instagram. | Imagem: Freepik
Trabalhe com dropshipping para ganhar dinheiro no Instagram. | Imagem: Freepik

Você já ouviu falar em dropshipping? Essa é mais uma modalidade que tem ganhado muito espaço no mundo digital e que com certeza pode ser um grande aliado quando o assunto é ganhar dinheiro no Instagram.

Com ele, a pessoa também irá abrir uma loja virtual, mas, diferentemente da loja virtual convencional, ela não precisará se preocupar em relação ao estoque e ao envio das mercadorias (essa função fica por responsabilidade do seu fornecedor).

Veja como funciona o dropshipping: em um primeiro momento, você escolhe um segmento que deseja atuar, escolhe o fornecedor para te atender e abre a sua loja virtual (essa deve estar em uma plataforma que suporte esse tipo de modalidade, como a Shopify). Em seguida, o que precisa ser feito é a divulgação da loja para seus seguidores que, ao realizarem uma compra, você não precisará se preocupar quanto ao estoque e envio da mercadoria, já que é feito diretamente pelo seu fornecedor.

O Instagram então fará toda a diferença durante a divulgação da loja e comunicação com os seus clientes. Portanto, pensar em uma estratégia eficiente de postagens será determinante para o resultado das suas vendas.

Seja um embaixador de marca

Saiba como ganhar dinheiro no Instagram sendo embaixador de marca. | Imagem: Freepik
Saiba como ganhar dinheiro no Instagram sendo embaixador de marca. | Imagem: Freepik

À medida que você conseguir ganhar relevância na internet, você terá a chance de se tornar um embaixador de marca, o que significa que a empresa firmará uma parceria constante com você para que você divulgue os produtos e/ou serviços para seus seguidores através de postagens no feed e stories.

Essa opção é bastante vantajosa, tendo em vista que os valores estipulados em contrato costumam ser fixos e você poderá mensurar quanto você ganhará mensalmente. No entanto, para alcançar este patamar e fazer com que as empresas se interessem por você a ponto de você se tornar um embaixador, será necessário ter um perfil que seja realmente sólido e consistente.

Crie um clube de assinatura ou infoproduto

Criar um clube de assinaturas ou um infoproduto é mais uma opção de como ganhar dinheiro no Instagram. | Imagem: Freepik
Criar um clube de assinaturas ou um infoproduto é mais uma opção de como ganhar dinheiro no Instagram. | Imagem: Freepik

Mais uma dica de forma para ganhar dinheiro no Instagram é através da criação de um clube de assinatura ou infoproduto. Veja do que se trata cada uma dessas opções:

  • Clube de assinaturas: refere-se a um serviço de entrega periódica em que você seleciona itens de um determinado segmento para envio aos assinantes. Como por exemplo, o clube Wine. Ele é clube de assinaturas que visa conhecer o paladar dos assinantes e enviar vinhos mensais de acordo com o plano selecionado;
  • Infoproduto: refere-se a um produto não tangível que visa informar ou ensinar aos seguidores sobre determinado assunto. Aliás, como é o caso de cursos online ou e-books.

Em ambas as opções, você deve usar o seu perfil nas redes sociais como forma de divulgação. Dessa forma, é possível captar seguidores e fazer com que eles se interessem pelo que está sendo oferecido. Lembre-se que o produto precisa estar focado ao seu público e vice-versa, garantindo assim grandes chances de conversão.

Essas são as nossas dicas e esperamos que você possa ter compreendido quais são as principais formas de ganhar dinheiro no Instagram. Não se esqueça que, para que seus resultados sejam consistentes, você precisará se dedicar e escolher uma opção que vai realmente te envolver.

Portanto, leve em consideração suas habilidades, hobbies, profissão e desejos durante a escolha. Faça com que esse projeto seja realmente vantajoso para você, não apenas profissionalmente, mas também para seu crescimento profissional.

No mais, se você quiser continuar acompanhando dicas sobre finanças e investimentos, basta continuar acompanhando o nosso blog. Até a próxima!

Como ganhar dinheiro na internet

Quer ganhar dinheiro na internet para atingir sua independência financeira? Confira as nossas dicas aqui.

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária de profissão e de coração, estudante de RH, mãe de pet, e, nas horas vagas, amante da arte, do esporte e da moda. Prazer, Malu. (:

Em Alta

content

O empréstimo pessoal Just é confiável?

Descubra aqui se o empréstimo Just é confiável e conheça as suas vantagens, como liberação rápida e primeiro pagamento em 60 dias. Não perca!

Continue lendo
content

Quais as profissões mais bem pagas de 2021?

As profissões mais bem pagas de 2021 vão de áreas da tecnologia até gestão de recursos humanos, e precisam de adaptabilidade. Confira!

Continue lendo
content

Como juntar dinheiro em 2020?

Aprenda como juntar dinheiro em 2020, quais são os métodos e como fazer renda extra, além de fazer seu dinheiro render mais.

Continue lendo

Finanças

PIS/PASEP do ano vigente de 2020 começa a ser pago em 2022. Veja se você tem direito ao benefício!

Após decisão do Codefat, o abono salarial de 2021 com vigência de 2020 foi adiado para poupar os cofres públicos. Porém, os valores em atraso foram liberados para pagamento e o calendário do PIS/PASEP 2022 já está no ar. Entenda.

Com o pagamento do Pis Pasep adiado, muitos trabalhadores pensaram que haviam perdido o direito ao abono salarial. Porém, o Governo Federal já publicou o calendário de pagamento dos valores atrasados. Confira mais a seguir.

Pois bem, o abono salarial é um benefício oferecido a um grupo de trabalhadores do setor público e privado com pagamento anual através da Caixa Econômica Federal, e com valores que podem chegar a até um salário mínimo. Entretanto, por decisão do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o calendário do Pis Pasep de 2021 foi adiado para 2022. Veredito este que causou mal estar em grande parte da população que depende do auxílio financeiro para pagar suas contas. 

Mas, a boa notícia é que os pagamentos do ano vigente de 2020 devem começar ainda este mês. o Governo Federal já preparou o cronograma da remuneração, e você pode conferir se tem direito ao incentivo, bem como o valor disponibilizado, de forma simples e sem sair de casa. 

Antes de mais nada, é preciso se enquadrar em algumas situações que exigidas pelo Governo para receber o abono. Primeiramente, você precisa estar inscrito no PIS há pelo menos 5 anos. Além disso, não pode ter recebido mais do que dois salários mínimos por mês no ano vigente, e também precisa ter trabalhado por no mínimo 30 dias com carteira assinada. 

Não têm direito ao benefício os trabalhadores informais, empregadas domésticas, trabalhadores (urbanos e rurais) empregados por pessoas físicas e trabalhadores contratados por pessoas físicas mas equiparados a jurídica.

Como receber o seguro desemprego

Veja aqui como receber este benefício para colocar as contas em dia!

Então, existem diversas formas de consultar se você tem direito ao PIS. Nesse sentido, é possível se informar sobre o assunto através dos sites da Caixa Econômica Federal, do Ministério do Trabalho ou do Governo Federal. Além disso, se preferir também pode ligar no número 158 para maiores informações.

Porém, a forma mais simples e completa para saber sobre o abono salarial é através do aplicativo da carteira de trabalho digital. Para utilizá-lo, é necessário primeiro fazer um rápido cadastro no site do Governo Federal. Então, é só baixar o app em seu smartphone através da App Store ou Google Play e inserir os seus dados de CPF e senha. 

Com a CTPS digital você tem acesso a todas as suas informações profissionais como contratos de trabalho, alterações salariais e benefícios disponíveis em seu nome. Inclusive, é na aba “benefícios” que você fica sabendo se pode ou não receber o PIS, qual o valor disponível e em qual data ele será pago. Tudo de forma gratuita e em poucos cliques!

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão Credicard Beta

Aprenda o passo a passo para solicitar o cartão Credicard Beta online, pelo site, ou via telefone ou então pelo aplicativo agora mesmo.

Continue lendo
content

Empréstimo com garantia de celular: o que é e como funciona

O empréstimo com garantia de celular é uma nova modalidade de crédito com aprovação rápida e várias vantagens. Confira aqui!

Continue lendo
content

Iti Itaú: a maneira mais fácil de transferir seus recursos

Descubra porque a plataforma de pagamentos Iti Itaú é a maneira mais fácil de transferir seus recursos financeiros e como se cadastrar.

Continue lendo